Antes crescei na graa e conhecimento de nosso

  • Slides: 25
Download presentation

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3: 18

CARTA À IGREJA DE PÉRGAMO

CARTA À IGREJA DE PÉRGAMO

INTRODUÇÃO As sete igrejas descritas em Apocalipse 2 -3 são sete igrejas literais no

INTRODUÇÃO As sete igrejas descritas em Apocalipse 2 -3 são sete igrejas literais no momento em que João, o apóstolo, estava escrevendo Apocalipse. As cartas foram escritas a mandado de Jesus, e um primeiro objetivo seria o de comunicar às igrejas as suas necessidades naquele momento. Um segundo propósito (segundo alguns teólogos) seria revelar sete tipos diferentes de igrejas ao longo da história, contudo, há um problema com essa interpretação, é que cada uma das sete igrejas apresenta problemas que sempre existiu na Igreja em todos os momentos da história.

Assim, o nosso foco deve estar nas lições extraídas da mensagem que Deus está

Assim, o nosso foco deve estar nas lições extraídas da mensagem que Deus está nos dando através de cada uma das sete cartas.

AUTOR O seu autor foi o apóstolo João. DATA O livro de Apocalipse foi

AUTOR O seu autor foi o apóstolo João. DATA O livro de Apocalipse foi escrito aproximadamente em 95 d. C. , na ilha de Patmos.

PANORAMA A maioria dos estudiosos acredita que as sete igrejas da Ásia estavam sendo

PANORAMA A maioria dos estudiosos acredita que as sete igrejas da Ásia estavam sendo perseguidas pelo imperador Domiciano (90 95 d. C. ). João havia sido exilado na ilha de Patmos.

CARTA À IGREJA DE PÉRGAMO "conheço o lugar em que habitas, onde está o

CARTA À IGREJA DE PÉRGAMO "conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de satanás" (Ap. 2: 13) 12. E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: 13. Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.

14. Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem

14. Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem. 15. Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio. 16. Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.

17. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que

17. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

PÉRGAMO Pérgamo foi nos tempos antigos uma importante cidade da Mísia, situada na Ásia

PÉRGAMO Pérgamo foi nos tempos antigos uma importante cidade da Mísia, situada na Ásia Menor, a 80 quilômetros ao norte de Esmirna e foi construída num monte, numa altitude de 350 metros. Por isso, o significado de Pérgamo é altura/elevação e/ou fortaleza. Era o centro de quatro grandes cultos pagãos: Zeus, Atenas, Dionísio e Esculápio.

Fundada no século V a. C. , começou a se destacar depois que o

Fundada no século V a. C. , começou a se destacar depois que o seu rei, Átalo III, em 133 a. C. legou em testamento o seu reino ao império romano. Pérgamo se tornaria, então, um verdadeiro elo entre a antiga Babilônia e a moderna Roma. Pérgamo era um grande centro de idolatria e de perseguição à igreja. Um lugar de grande cultos pagãos.

UMA ESPADA AFIADA DE DOIS GUMES A espada era um símbolo da mais elevada

UMA ESPADA AFIADA DE DOIS GUMES A espada era um símbolo da mais elevada ordem romana de autoridade oficial com a qual o procônsul da àsia era investido. O direito da espada significava o poder sobre a vida e a morte de alguém. Cristo se apresenta como aquele que tem "a espada afiada de dois gumes". As espadas que eram dois gumes eram particularmente mortais, uma vez que elas eram capazes de cortar de ambos os lados da lâmina.

Entendendo o gênero do Apocalipse sabemos que a espada de dois gumes é uma

Entendendo o gênero do Apocalipse sabemos que a espada de dois gumes é uma metáfora. A mensagem à transmitir é que a boca do Filho do Homem exerce grande poder, como o de uma espada de dois gumes que é capaz de ferir e matar os inimigos. Em 1 Enoque 62: 2 encontra-se a seguinte inscrição: “O Senhor dos Espíritos sentou-o no trono da Sua glória e o espírito de justiça foi derramado sobre ele e a palavra de sua boca mata todos os pecadores e todos os injustos são destruídos diante do seu rosto”.

Em Hebreus 4: 12 nós lemos: "Porque a palavra de Deus é viva e

Em Hebreus 4: 12 nós lemos: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. "

O TRONO DE SATANÁS Pérgamo era um lugar de grande cultos pagãos. Havia muitos

O TRONO DE SATANÁS Pérgamo era um lugar de grande cultos pagãos. Havia muitos templos dedicados a vários deuses, entre eles: Zeus, Atenas, Dionísio e Esculápio. Também foram erigidos templos em honra dos imperadores Augusto, Trajano e Sétimo Severo.

VIRTUDE DE PÉRGAMO A igreja em Pérgamo apesar de coexistir em meio a idolatria,

VIRTUDE DE PÉRGAMO A igreja em Pérgamo apesar de coexistir em meio a idolatria, permanecia fiel e não negará ao Senhor. Quando se exigia adoração aos deuses pagãos, a igreja se negava a abandonar o Senhor. "nos dias de Antipas": não há referências bíblicas acerca de quem foi Antipas, mas, o mais provável é que tenha sido um dos pastores daquela igreja.

Defeitos de Pérgamo: A situação em Pérgamo era pior do que em Éfeso. Jesus

Defeitos de Pérgamo: A situação em Pérgamo era pior do que em Éfeso. Jesus disse o seguinte à igreja de Éfeso: "que aborreces as obras dos nicolaítas" (v. 6). Para Pérgamo Ele escreveu: "tens também os que sustentam a doutrina de balão e dos nicolaítas".

A mudança de "aborreces" para "tens" e de "obras" para "doutrinas" é significativa, pois

A mudança de "aborreces" para "tens" e de "obras" para "doutrinas" é significativa, pois agora a igreja estava dando ouvidos a esses ensinamentos destrutivos. Conselhos à igreja em Esmirna: 1. Arrepende-te;

MANÁ ESCONDIDO: O livro de Êxodo nos conta que Deus lhes enviou pão do

MANÁ ESCONDIDO: O livro de Êxodo nos conta que Deus lhes enviou pão do céu. E isto aconteceu por um período de quarenta anos (Ex. 16: 11 -15). O maná foi pão que desceu do Céu. Fora guardado uma porção do maná dentro da arca da aliança (He. 9: 4). Em João 6: 51 lemos: "Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que deverei dar pela vida do mundo é a minha carne. "

A expressão "maná escondido" certamente se refere ao próprio Senhor Jesus que é o

A expressão "maná escondido" certamente se refere ao próprio Senhor Jesus que é o pão vivo, o maná que desceu do céu. Aquela geração não havia comido do maná no deserto, mas sabia do maná na arca e o Senhor faz referência a isso. Sabemos que o maná escondido é uma metáfora, e pode representar a participação na mesa do Senhor (Mt. 26: 29).

PEDRINHA BRANCA: Naqueles tempos havia um costume de, ao se fazer uma festa (VIP),

PEDRINHA BRANCA: Naqueles tempos havia um costume de, ao se fazer uma festa (VIP), dar-se uma pedrinha branca com o nome da pessoa escrito para que a pessoa apresentasse como prova de que tinha direito a entrar na mesma. Uma outra possibilidade considerada é que as pessoas que eram absolvidas nos julgamentos também recebiam uma pedrinha branca para provar, por onde andasse, que não devia nada à sociedade.

APLICAÇÃO 1. Como igreja devemos ter o cuidado para não nos conformamos com princípios

APLICAÇÃO 1. Como igreja devemos ter o cuidado para não nos conformamos com princípios mudanos e permitirmos que exista no seio da igreja práticas que desagradam a Deus. 2. Como crentes em Jesus Cristo devemos nos manter incontamináveis/puros das práticas mudanas. 3. De uma maneira geral, devemos estar atentos à promiscuidade espiritual, à vida de pecados e de falta de compromisso com o Senhor. "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas"

FIM Fonte: Bíblia de Estudos e Aplicação Pessoal. Ed. 1995. CPAD http: //www. ebdareiabranca.

FIM Fonte: Bíblia de Estudos e Aplicação Pessoal. Ed. 1995. CPAD http: //www. ebdareiabranca. com/EICristo. Licao 09 Ajuda 1. htm http: //verdadeemfoco. com. br/estudo. php? id=86