CONNEPI Congresso NorteNordeste de Pesquisa e Inovao Recife

  • Slides: 19
Download presentation
CONNEPI Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação Recife - Olinda 28 de novembro de

CONNEPI Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação Recife - Olinda 28 de novembro de 2018

Desvendando o Céu Austral Antônio Carlos Miranda – Departamento de Física

Desvendando o Céu Austral Antônio Carlos Miranda – Departamento de Física

Criado em 2014, por meio do Edital do MEC/SESu - Pro. Ext. Vinculado à

Criado em 2014, por meio do Edital do MEC/SESu - Pro. Ext. Vinculado à PRAE, DF e Ea. D sob o título: “Desvendando o Céu Austral: Ciência, Tecnologia e Inclusão Social”.

 • Curso de Introdução à Astronomia (20 h): 24ª turma na CECINE/UFPE, 22ª

• Curso de Introdução à Astronomia (20 h): 24ª turma na CECINE/UFPE, 22ª turma na UFRPE, 2ª no CODAI e 5ª no IFPE Pesqueira, 1ª UFPE Caruaru, 1ª CDM. • Observações astronômicas na Torre Malakoff: domingos. • Nas escolas: oficina de montagem e lançamento de foguetes educativos, palestras, observações astronômicas, clube de Astronomia.

 • Semana da Popularização da Ciência do Semiárido: (Ibimirim, Floresta, Itacuruba, Monteiro, Paulo

• Semana da Popularização da Ciência do Semiárido: (Ibimirim, Floresta, Itacuruba, Monteiro, Paulo Afonso, Serra Talhada 2019) (Parceria: UFRPE – INSA – ON/OASI – Espaço Ciência- CECINE) Caravana da Astronomia – SNCT. ØTurismo Astronômico: Observatório de Marcgrave; Torre Malakoff ; Observatório/Cometa Olinda; Monumentos pelos Trânsitos de Vênus; Espaço Ciência. Teatro Científico. Visitas ao Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI/ON), Itacuruba-PE.

Parceiros • Espaço Ciência • CECINE/UFPE • Torre Malakoff/FUNDARPE • Instituto Nacional do Semiárido

Parceiros • Espaço Ciência • CECINE/UFPE • Torre Malakoff/FUNDARPE • Instituto Nacional do Semiárido (INSA) • Observatório Nacional (OASI/ON) • Clube de Astronomia Veja - IFPE Pesqueira • Clube de Astronomia Noronha nas Estrelas – FN • Clube de Astronomia ODYSSEY - EREM BCM e EPITÁCIO --X--

Sobre a SNCT 2018: “O tema está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Sobre a SNCT 2018: “O tema está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela ONU, especificamente o de número 10 – Redução das Desigualdades”. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável Em 2015, a ONU aprovou um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a chamada Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. A Plataforma Agenda 2030 é um convite a todas e todos para embarcar nessa jornada coletiva - sem deixar ninguém para trás.

O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (17 ODS) e 169 Metas, para

O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (17 ODS) e 169 Metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos. Os 17 Objetivos são integrados e indivisíveis, e mesclam as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. São como uma lista de tarefas a serem cumpridas pelos governos, a sociedade civil, o setor privado e todos os cidadãos na jornada coletiva para um 2030 sustentável. São eles: . . .

Os 17 ODS e suas 169 metas

Os 17 ODS e suas 169 metas

Objetivo 10 Redução das Desigualdades

Objetivo 10 Redução das Desigualdades

O mundo é mais desigual hoje do que em qualquer momento da história!

O mundo é mais desigual hoje do que em qualquer momento da história!

A desigualdade de renda e na distribuição da riqueza dentro dos países têm DISPARADO,

A desigualdade de renda e na distribuição da riqueza dentro dos países têm DISPARADO, incapacitando os esforços de alcance dos resultados do desenvolvimento e de expansão das oportunidades e habilidades das pessoas, especialmente dos mais vulneráveis. A desigualdade é um problema global que requer soluções integradas. A visão estratégica deste objetivo: erradicação da pobreza em todas suas dimensões, na redução das desigualdades socioeconômicas e no combate às discriminações de todos os tipos

UM foco importante do ODS 10 é: O desafio contemporâneo das migrações e fluxos

UM foco importante do ODS 10 é: O desafio contemporâneo das migrações e fluxos de pessoas deslocadas entre países e regiões devido a conflitos, eventos climáticos extremos ou perseguições de quaisquer tipo. --X--

E aí? Como a popularização da ciência e a divulgação científica podem REDUZIR AS

E aí? Como a popularização da ciência e a divulgação científica podem REDUZIR AS DESIGUALDADES? Capacitando mais pessoas? Usando a máxima do Espaço Ciência: “Ciência Liberta!”

Mas, . . . A ciência pode REDUZIR AS DESIGUALDADES? Que ciência? A Física?

Mas, . . . A ciência pode REDUZIR AS DESIGUALDADES? Que ciência? A Física? A Química? A Biologia? . . . A ciência política?

A ciência política!!!! A História!!!!

A ciência política!!!! A História!!!!

Pra quê? Para injetar, na veia, uma tal de politização cidadã E tentar garantir

Pra quê? Para injetar, na veia, uma tal de politização cidadã E tentar garantir uma sobrevida a uma senhora chamada DEMOCRACIA, DEMOCRACIA E DEMOCRACIA (A solução está na política) É uma dica para se combater as desigualdades geradas pelo capitalismo

Referência básica ODSs

Referência básica ODSs