Arquitetura e Eficincia Energtica AEEL 5 Prof Dr

  • Slides: 28
Download presentation
Arquitetura e Eficiência Energética AEEL 5 Prof. Dr. Cesar da Costa 5. a Aula:

Arquitetura e Eficiência Energética AEEL 5 Prof. Dr. Cesar da Costa 5. a Aula: Conforto Visual

Conforto Visual q O conforto visual é o conjunto de qualidades do ambiente que

Conforto Visual q O conforto visual é o conjunto de qualidades do ambiente que o tornam agradável sob o aspecto da sua iluminação. Assim, há critérios objetivos, como a quantidade de luz necessária para as atividades desenvolvidas. q O Conforto Visual é um importante fator a ser considerado na determinação da necessidade de iluminação em um edifício. A boa iluminação deve ter direcionamento adequado e intensidade suficiente sobre o local de trabalho, bem como proporcionar boa definição de cores e ausência de ofuscamento.

Conforto Visual q Para obtermos um conforto visual adequado devemos escolher lâmpadas que reproduzam

Conforto Visual q Para obtermos um conforto visual adequado devemos escolher lâmpadas que reproduzam adequadamente as cores. E lâmpadas e luminárias que evitem o ofuscamento direto ou indireto. Devemos também lembrar que a luz mais confortável para nossos olhos é a luz natural (a qual deve ser explorada ao máximo, estimulando o consumo racional e sustentável de energia). q Os ambientes construídos (internos e externos) são iluminados para permitir o desenvolvimento de tarefas visuais (como leitura, visão, manufatura ou consertos). É, portanto, muito importante que se saiba o que influencia a habilidade das pessoas em desempenhar estas tarefas.

Conforto Visual q As condições, que estão relacionadas aos requisitos necessários para a ocorrência

Conforto Visual q As condições, que estão relacionadas aos requisitos necessários para a ocorrência tranquila do processo visual (visão), podem ser classificadas como seguem (European Commission Directorate 1994): v Iluminância suficiente; v Boa distribuição de iluminâncias; v Ausência de ofuscamento; v Contrastes adequados (proporção de luminâncias); v Bom padrão e direção de sombras.

Conforto Visual q No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da

Conforto Visual q No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da NBR 5413 (ABNT 1992), fixa as iluminâncias mínimas a serem atingidas em função do tipo de tarefa visual. q De forma simplificada pode ser feita uma verificação inicial do nível de iluminação necessário em um ambiente com a utilização de um luxímetro, medindo, segundo o procedimento exposto na NBR 152154 (ABNT 2005), a iluminância no local onde a tarefa visual é realizada e seguindo como diretriz os valores da Tabela 2 -3. q Entretanto, para uma verificação mais precisa, os valores constantes na NBR 5413 devem ser seguidos.

Luminância vs Iluminância q O que é iluminância? v A densidade da quantidade da

Luminância vs Iluminância q O que é iluminância? v A densidade da quantidade da luz que é refletida, “que cai”, em determinada superfície e em certa direção e distância, chama-se iluminância. v A unidade de medida da iluminância é expressa em lux, reconhecido mundialmente para a padronização. O símbolo da iluminância é a letra E. v Um Lux corresponde a uma unidade de iluminamento ou iluminância, ou seja, um lúmen para cada superfície de um metro quadrado.

Luminância vs Iluminância q Luxímetro v Para que a iluminância possa ser mais bem

Luminância vs Iluminância q Luxímetro v Para que a iluminância possa ser mais bem compreendida foi desenvolvido o luxímetro. v O luxímetro, também chamado de fotômetro é um aparelho que absorve e calcula a luminosidade de um local. Desenvolvido por Walter D. Ryan, desde o ano de 1909 é muito utilizado no ramo da construção civil e até na agricultura. v Com o luxímetro será possível definir a luz ideal para um show, evento, escritório e mesmo em residências, servindo também para efetuar as medições de iluminância não apenas de ambientes com luz artificial, mas também com luz natural.

Luminância vs Iluminância q Luxímetro Digital https: //www. sabereletrica. com. br/como-usar-luximetro/

Luminância vs Iluminância q Luxímetro Digital https: //www. sabereletrica. com. br/como-usar-luximetro/

Luminância vs Iluminância q Luxímetro Digital https: //www. sabereletrica. com. br/como-usar-luximetro/

Luminância vs Iluminância q Luxímetro Digital https: //www. sabereletrica. com. br/como-usar-luximetro/

Luminância vs Iluminância q Luxímetro Digital v Um aparelho Luxímetro é basicamente um aparelho

Luminância vs Iluminância q Luxímetro Digital v Um aparelho Luxímetro é basicamente um aparelho com funções de um mini amperímetro, porém ligado a uma célula fotoelétrica. v Dessa forma sua funcionalidade ocorrerá quando algum fecho de luz incidir sobre essa célula. Assim é gerada uma corrente elétrica, que vai carregar positivamente um semicondutor dessa célula fotoelétrica e a parte metálica ficará carregada negativamente, com isso ocorre uma diferença de potencial. v O aparelho por sua vez vai detectar essa diferença de potencial e converter para o valor equivalente em Lux, seja nos aparelhos digitais ou analógicos.

Luminância vs Iluminância q Como efetuar as medições v Para fazer a medição do

Luminância vs Iluminância q Como efetuar as medições v Para fazer a medição do ambiente deve-se considerar diversos aspectos, como por exemplo a existência de luz externa ambiente ou artificial e alguns outros aspectos que são descritos na norma NBR 15215, a seguir apresenta-se os principais pontos a serem considerados nas medições: § Escala de leitura: Ajuste a escala de leitura do aparelho, assim como multímetros você deve ajustar a escala para que tenha uma leitura mais fiel; § Exposição do aparelho: No momento da medição evite fazer sombras sobre o sensor, a menos é claro que seja necessário; § Posição do sensor: O sensor deve sempre ficar paralelo à superfície que está sendo analisada, como uma mesa de escritório por exemplo;

Luminância vs Iluminância q Como efetuar as medições § Locais não especificados: Caso o

Luminância vs Iluminância q Como efetuar as medições § Locais não especificados: Caso o local estudado não tenha uma posição fixa como uma mesa, execute a medição com uma altura de 75 cm em relação ao piso e sempre em um plano horizontal; § Quantas vezes medir: A medição do ambiente deve ser executada em vários pontos, dessa forma você pode analisar se a densidade de luz está uniforme ou não, através dessa análise você poderá confrontar com a NBR 15215 e ver se o ambiente se enquadra nas especificações; § Medição com sensor na mão: Caso não seja possível apoiar o sensor horizontalmente em um local fixo, a medição poderá ser com o aparelho apoiado nas mãos, mas atente-se ao nivelamento, pois uma angulação poderá afetar o resultado da leitura devido o sensor não pegar a luminosidade de frente.

Luminância vs Iluminância q Como efetuar as medições

Luminância vs Iluminância q Como efetuar as medições

Luminância vs Iluminância q O que é luminância? q Quando observamos uma superfície que

Luminância vs Iluminância q O que é luminância? q Quando observamos uma superfície que está sendo iluminada, a intensidade luminosa que a superfície reflete se divide em várias áreas visíveis para os olhos, este é o fenômeno da luminância, ilustrada pela letra L, e o cálculo é definido pelo número de candelas por metro quadrado (cd/m² ). q O cálculo da luminância é muito importante, o exemplo a seguir ilustra muito bem sua relevância. Se não conhecemos as características da reflexão da luz e como se comportam, corremos o risco de aplicar uma iluminação precária que não atende as necessidades do viajante noturno, por exemplo.

Luminância vs Iluminância Luminância

Luminância vs Iluminância Luminância

Luminância vs Iluminância q Quais os índices ideais de iluminância e luminância para os

Luminância vs Iluminância q Quais os índices ideais de iluminância e luminância para os ambientes v Qualquer projeto de iluminação necessariamente precisa atender as normas estabelecidas na NBR 5413, essa é a garantia maior de que a observação da iluminação seguirá a qualidade desejada, onde: § Os projetos serão desenvolvidos com seriedade; § Consumo de energia será eficiente; § Sem riscos à saúde individual e coletiva.

Luminância vs Iluminância q Quais os índices ideais de iluminância e luminância para os

Luminância vs Iluminância q Quais os índices ideais de iluminância e luminância para os ambientes v Qualquer empresa que presta serviço de projetos em iluminação faz uso do Dialux, que é um software específico para calcular a iluminância, e para ilustrar confira algumas medidas de alguns ambientes. Ressaltamos que Em (lx) é a iluminância média ideal; fluxo luminoso medido em lux (lx).

Luminância vs Iluminância q Quais os índices ideais de iluminância e luminância para os

Luminância vs Iluminância q Quais os índices ideais de iluminância e luminância para os ambientes

Luminância vs Iluminância q Medidores de Luminância v Medidores de luminância são detectores de

Luminância vs Iluminância q Medidores de Luminância v Medidores de luminância são detectores de um elemento único que medem brilho fotométrico. O medidor de luminância mede a quantidade de luz emitida ou refletida em uma superfície. v Estes instrumentos exibem luminância cd/m 2 ou footcandles (ft-L) e são leves, compactos e portáteis. Eles podem ser conectados a um PC, que pode armazenar os dados de medição e controlar o dispositivo.

Luminância vs Iluminância q Medidores de Luminância - Luminancimetro https: //sensing. konicaminolta. us/br/technologies/luminance-color-meters/

Luminância vs Iluminância q Medidores de Luminância - Luminancimetro https: //sensing. konicaminolta. us/br/technologies/luminance-color-meters/

Luminância vs Iluminância q Resumo v A iluminância, por exemplo, é determinante de como

Luminância vs Iluminância q Resumo v A iluminância, por exemplo, é determinante de como as pessoas serão vistas dentro do ambiente, sem aquela “neblina”, ou desconforto visual, que muitas vezes acontece com tamanha intensidade que dificulta abrir os olhos. v A Luminância, por sua vez, determina a distribuição da luz pelo ambiente. Não somente a iluminação uniforme do ambiente, mas iluminações complementares como de paredes e áreas de trabalho.

Softwares para Cálculo Luminotécnico q Existem hoje em dia uma variada gama de softwares

Softwares para Cálculo Luminotécnico q Existem hoje em dia uma variada gama de softwares específicos para o trabalho do Light Designer. v Os designers de iluminação usam os softwares como uma ferramenta de design para complementar e contribuir para o processo luminotécnico, desde cálculos complexos até renderizações de apresentação. v Os softwares são utilizados para realizar cálculos luminotécnicos, auxiliar na análise espacial ou podendo até fornecer ao cliente uma renderização foto-realista.

Softwares para Cálculo Luminotécnico q Todas as opções de software de iluminação disponíveis usam

Softwares para Cálculo Luminotécnico q Todas as opções de software de iluminação disponíveis usam um dos dois métodos de cálculo – radiosidade ou raytracing. q Todos os softwares de iluminação usam uma ou ambas as opções para calcular a iluminância (a quantidade de fluxo luminoso por unidade de área) e luminância (a intensidade da luz emitida por uma superfície por unidade de área em uma determinada direção) de superfícies.

Softwares para Cálculo Luminotécnico q A seguir, uma visão geral dos três principais pacotes

Softwares para Cálculo Luminotécnico q A seguir, uma visão geral dos três principais pacotes de software de cálculo mais usados em escritórios de projetos de iluminação: v Dialux; v Realux; v AGI 32.

Softwares para Cálculo Luminotécnico q Software Dialux v O DIALux, criado em 1994, é

Softwares para Cálculo Luminotécnico q Software Dialux v O DIALux, criado em 1994, é um software gratuito de cálculo de iluminação de radiosidade baseado no Windows XP. v A versão atual, pode ser baixada no site da DIAL e está disponível em 26 idiomas. v Os recursos incluem cálculos de iluminação natural, assistentes de iluminação de emergência e de rua, planejamento de cena de interiores e documentação, e imagens foto-realizadas com um módulo de raytracing adicionado para visualização de superfícies especulares e transparentes.

Softwares para Cálculo Luminotécnico q Software Realux v RELUX é uma solução de software

Softwares para Cálculo Luminotécnico q Software Realux v RELUX é uma solução de software de planejamento de iluminação gratuita ideal para planejadores de sensores e planejadores de iluminação. v Esta é uma das opções de software mais populares no campo da iluminação. O RELUX vem com todos os dados e ferramentas necessários para a criação do seu plano de iluminação profissional. v Os profissionais usam o software para criar simulações de luz artificial para projetos externos e internos. Ele pode exportar e importar funções para DWG, DXF e alguns outros formatos de arquivo, o que torna esse software de planejamento muito útil.

Softwares para Cálculo Luminotécnico q Software AGI 32 v A versão mais recente do

Softwares para Cálculo Luminotécnico q Software AGI 32 v A versão mais recente do conhecido software para cálculo luminotécnico AGI 32, calcula tanto a luz elétrica quanto o programa de imagem baseado em radiosidade 3 D, o que seria a luz do dia na maioria dos ambientes. v O software inclui um mecanismo de raytracing que pode ser executado em vistas renderizadas para visualizar materiais como vidro e pedra polida. v O AGI 32 é útil para todas as necessidades de cálculo de iluminação, incluindo cálculos simples de superfície grandes e em espaços mais complexos com a utilização de luz refletida e luz do dia.

Arquitetura e Eficiência Energética q BIBLIOGRAFIA: n prg. usp. br/wp-content/uploads/medicaoecalculolumi_proed. pdf n fau. usp.

Arquitetura e Eficiência Energética q BIBLIOGRAFIA: n prg. usp. br/wp-content/uploads/medicaoecalculolumi_proed. pdf n fau. usp. br/cursos/graduacao/arq_urbanismo/disciplinas/aut 0213/Ma terial_de_Apoio/03__Ia. _Conceito_Fundamentais_(grandezas_Luminosas). pdf n percepcao. typepad. com/percepcao/t%C 3%A 9 cnica-epr%C 3%A 1 tica/ n www. iar. unicamp. br/lab/luz/ld/Arquitetural/tabelas/luminotecnica. pdf