Apagar as luzes e acender as estrelas Oficina

  • Slides: 35
Download presentation
Apagar as luzes e acender as estrelas Oficina de formação para professores Nome: Alzira

Apagar as luzes e acender as estrelas Oficina de formação para professores Nome: Alzira da Conceição Tabuada Lopes e Marta Maria Justino Régio Salvado Agrupamento: Agrupamento de Escolas a Sudoeste de Odivelas Escola: Escola E. B. 1/J. I. de Famões Ano: 3º ano Número de alunos: 46

Apagar as luzes e acender as estrelas Oficina de formação para professores A planificação

Apagar as luzes e acender as estrelas Oficina de formação para professores A planificação de todas as atividades promoveu a interdisciplinaridade de algumas disciplinas que contemplam o programa curricular dos alunos: Português: Compreensão do oral - Escutar para aprender e construir conhecimento(s); Expressão oral - Falar para aprender (aprender a falar; construir e expressar conhecimento); leitura - Ler para aprender (aprender a ler, obter informação e organizar o conhecimento) ; Escrita - Escrever para aprender (para aprender a escrever; para construir e expressar conhecimento). Estudo do Meio: Bloco 4 - À descoberta do ambiente natural - O aluno relaciona a necessidade de preservação dos ecossistemas com a promoção da qualidade de vida ; 3 - Os astros: - reconhecer o Sol como fonte de luz e calor; distinguir estrelas de planetas. Expressão e Educação Plástica: BLOCO 2 – Descoberta e Organização Progressiva de Superfícies: 1. DESENHO. ACTIVIDADES GRÁFICAS SUGERIDAS. PINTURA DE EXPRESSÃO LIVREATIVIDADE DE PINTURA SUGERIDA. BLOCO 3 – Exploração de Técnicas Diversas de Expressão: 1. RECORTE, DOBRAGEM, COLAGEM 5. CARTAZES: Fazer composições com fim comunicativo (usando a imagem, a palavra, a imagem e a palavra): recortando e colando elementos , desenhando e escrevendo , imprimindo e estampando. Cidadania: A Sociedade - O respeito pelo Património coletivo e individual, cultural e ambiental.

Apagar as luzes e acender as estrelas Oficina de formação para professores Foram assim

Apagar as luzes e acender as estrelas Oficina de formação para professores Foram assim necessárias várias sessões de trabalho, onde os alunos trabalharam em grupo, intervindo de forma diversificada, participando e contribuindo de forma bastante positiva em todas as atividades propostas. Foi-se verificando nos alunos interesse, sensibilização e motivação por adquirir conhecimentos relativos a esta problemática e , como sabemos, é através de atividades diversificadas que conseguimos a atenção dos alunos e consequentemente despertar neles o interesse por qualquer conteúdo. Daí foram planificadas as seguintes atividades:

Sessão 1 –Promover nos alunos reflexão sobre a importância do meio ambiente Assembleia de

Sessão 1 –Promover nos alunos reflexão sobre a importância do meio ambiente Assembleia de turma A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE É UMA ATITUDE RESPONSÁVEL NA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS. TODO O CIDADÃO DEVE TER CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, DE FORMA A EVITAR CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA O AMBIENTE EVITANDO A POLUIÇÃO.

Sessão 2 –Proporcionar relatos orais por parte dos alunos sobre: O que é a

Sessão 2 –Proporcionar relatos orais por parte dos alunos sobre: O que é a poluição? Concluindo que: Poluição - significa sujidade, degradação, contaminação, doença. A acção do homem sobre o meio ambiente quase sempre tem efeitos negativos, porque não são usadas as devidas precauções.

Levar os alunos a identificar os diferentes tipos de poluição , consciencializandoos para os

Levar os alunos a identificar os diferentes tipos de poluição , consciencializandoos para os efeitos que a poluição causa no meio ambiente. Poluição hídrica

Poluição atmosférica

Poluição atmosférica

Poluição térmica

Poluição térmica

Poluição do solo

Poluição do solo

Poluição sonora

Poluição sonora

Poluição Visual

Poluição Visual

E finalmente. . . DO QUE SE TRATA?

E finalmente. . . DO QUE SE TRATA?

Dar a conhecer aos alunos uma problemática existente, mas desconhecida por muita gente. De

Dar a conhecer aos alunos uma problemática existente, mas desconhecida por muita gente. De poluição luminosa. . .

Instigar os alunos para a existência da Poluição Luminosa, abrindo assim um debate para

Instigar os alunos para a existência da Poluição Luminosa, abrindo assim um debate para o entendimento desta problemática

Sessão 3 – Apresentação de informação recolhida por parte dos alunos relativa à grande

Sessão 3 – Apresentação de informação recolhida por parte dos alunos relativa à grande problemática: Poluição Luminosa. O que é a poluição luminosa?

Sessão 4 – Proporcionar aos alunos conhecimentos referentes à Poluição Luminosa; efeitos nocivos da

Sessão 4 – Proporcionar aos alunos conhecimentos referentes à Poluição Luminosa; efeitos nocivos da poluição luminosa ( saúde, fauna, flora e ambiente); consequências da poluição luminosa do ponto de vista energético e do céu noturno – debate. A poluição luminosa é o excesso de luz. Pode ser emitida de diversas formas, como através de grandes anúncios publicitários, luzes externas nos edifícios, entre outros, mas a principal fonte desta poluição reside na iluminação pública. A poluição luminosa é um problema global que precisa de ser combatido, pelas seguintes razões: É responsável pelo desperdício de energia e dinheiro; Afeta os seres vivos e a qualidade de vida das pessoas; Impede as pessoas de verem as estrelas e as observações astronómicas.

Apresentação aos alunos da imagem do nosso planeta visto do espaço É verdade, visto

Apresentação aos alunos da imagem do nosso planeta visto do espaço É verdade, visto da Estação Espacial Internacional, parece uma árvore de Natal. Esta iluminação, visível a partir do espaço, é poluição luminosa provocada por candeeiros e projetores exteriores que iluminam para cima ou para os lados, tornando o céu noturno mais claro.

Informação dada aos alunos sobre o projeto Dark Skies Rangers É um projeto internacional

Informação dada aos alunos sobre o projeto Dark Skies Rangers É um projeto internacional que pretende promover a luta contra a poluição luminosa, alertando as populações para a possibilidade de haver soluções inteligentes de iluminação exterior, economicamente viáveis e em harmonia com o ambiente, e contribuir para devolver às pessoas e aos seres vivos o céu noturno, o maior património da Humanidade que deve ser preservado. De modo a promover o projeto Dark Skies Rangers em Portugal, a Reserva Dark Sky Alqueva e o NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia organizam o concurso Dark Skies Rangers para alunos e professores, com os seguintes objetivos: Estimular o interesse pela investigação sobre a poluição luminosa; Promover a produção de trabalhos sobre poluição luminosa; Desenvolver competências na área do e. Learning, escrita, fotografia, vídeo e expressão artística; Contribuir para o desenvolvimento de cidadãos informados, participativos e com espírito crítico.

Distribuição do caderno de atividades: O Cosmos no teu bolso – onde se pretende

Distribuição do caderno de atividades: O Cosmos no teu bolso – onde se pretende que os alunos realizem as diferentes atividades, adquirindo conhecimentos e interesse por novos temas.

Levar os alunos a reconhecer o Sol como fonte de luz e calor e

Levar os alunos a reconhecer o Sol como fonte de luz e calor e distinguir estrelas de planetas.

Sessão 5 – Apresentação de um filme sobre a orientação das tartarugas em direção

Sessão 5 – Apresentação de um filme sobre a orientação das tartarugas em direção ao mar como efeito nocivo da poluição luminosa - debate - Reflexão sobre os efeitos nocivos que a poluição luminosa causa nos ecossistemas.

Sessão 6 – Desenho do céu noturno que os habitantes das grandes cidades conseguem

Sessão 6 – Desenho do céu noturno que os habitantes das grandes cidades conseguem ter – debate sobre as consequências da poluição luminosa do ponto de vista energético e do céu noturno Temos que ajudar o nosso planeta. . .

A iluminação pública inadequada não alumia onde deve e causa poluição luminosa

A iluminação pública inadequada não alumia onde deve e causa poluição luminosa

Sessão 7 – Desenho do céu noturno a que todos os habitantes do planeta

Sessão 7 – Desenho do céu noturno a que todos os habitantes do planeta Terra têm direito: “O céu noturno é o maior património da Humanidade que tem de ser preservado” – debate. O céu noturno. . .

É o maior património da Humanidade.

É o maior património da Humanidade.

Sessão 8 – Início da elaboração de um cartaz, dando a conhecer a problemática

Sessão 8 – Início da elaboração de um cartaz, dando a conhecer a problemática da: Poluição Luminosa, a toda a comunidade escolar. As tartarugas

Sessão 9 – Continuação da elaboração do cartaz de sensibilização à Poluição Luminosa

Sessão 9 – Continuação da elaboração do cartaz de sensibilização à Poluição Luminosa

Continuação da elaboração do cartaz de sensibilização à Poluição Luminosa.

Continuação da elaboração do cartaz de sensibilização à Poluição Luminosa.

Continuação da elaboração do cartaz de sensibilização à Poluição Luminosa. Candeeiros e carros

Continuação da elaboração do cartaz de sensibilização à Poluição Luminosa. Candeeiros e carros

Sessão 10 – Apresentação do cartaz a toda a comunidade escolar.

Sessão 10 – Apresentação do cartaz a toda a comunidade escolar.

Sessão 11 e 12 – Elaboração e colocação da notícia no Jornal Escolar de

Sessão 11 e 12 – Elaboração e colocação da notícia no Jornal Escolar de parede, onde toda a comunidade escolar terá oportunidade de saber mais sobre este grande tema: Poluição Luminosa.

São as estrelas é verdade consegues vê-las se não houver luminosidade

São as estrelas é verdade consegues vê-las se não houver luminosidade

Concluindo: Os alunos do 3ºano da nossa escola abordaram nas suas aulas durante este

Concluindo: Os alunos do 3ºano da nossa escola abordaram nas suas aulas durante este ano letivo, questões relacionadas com o meio ambiente e chegaram à conclusão que todo o cidadão deve ter consciência ambiental, de forma a evitar consequências negativas, evitando assim a Poluição. Foram analisados os vários tipos de poluição, no entanto um deles despertou-nos muita atenção, ou seja, nunca tinhamos ouvido falar nele: Poluição Luminosa. E vocês sabem do que se trata?

ANEXOS Pois bem nós explicamos: A poluição luminosa é o excesso de luz. Pode

ANEXOS Pois bem nós explicamos: A poluição luminosa é o excesso de luz. Pode ser emitida de diversas formas, como através de grandes anúncios publicitários, luzes externas nos edifícios, entre outros, mas a principal fonte desta poluição reside na iluminação pública. Para que a iluminação seja suficiente, a luz deve vir do topo e dirigir-se única e exclusivamente para baixo, ou seja, para as ruas, onde os seres vivos e os transportes circulam. No entanto, boa parte dos candeeiros não foram desenhados nesse sentido.

ANEXOS A poluição luminosa é um problema global que precisa de ser combatido, pelas

ANEXOS A poluição luminosa é um problema global que precisa de ser combatido, pelas seguintes razões: É responsável pelo desperdício de energia e dinheiro; Afeta os seres vivos e a qualidade de vida das pessoas; Impede as pessoas de verem as estrelas e as observações astronómicas. Descobrimos também que o nosso planeta visto da Estação Espacial Internacional, parece uma árvore de Natal. Esta iluminação, é poluição luminosa provocada por candeeiros e projetores exteriores que iluminam para cima ou para os lados, tornando o céu noturno mais claro.