A Cadeia Produtiva da Laranja 5 Srie volume

  • Slides: 19
Download presentation

A Cadeia Produtiva da Laranja 5ª Série – volume 4 – página 17 Ensino

A Cadeia Produtiva da Laranja 5ª Série – volume 4 – página 17 Ensino Fundamental Situação de Aprendizagem 2

Objetivo: Construir com os alunos o conceito de agroindústria e a importância de tudo

Objetivo: Construir com os alunos o conceito de agroindústria e a importância de tudo que se relaciona por esse meio. • Competências e Habilidades: Identificar características e dinâmicas dos fluxos de produção agropecuária, relacionando-os com a constituição do espaço geográfico contemporâneo. • Conteúdos: A geografia da produção da laranja, a cadeia produtiva agroindustrial da laranja.

RECURSOS SUGERIDOS: • Caderno do Professor e do aluno • Vídeo: Um Pé de

RECURSOS SUGERIDOS: • Caderno do Professor e do aluno • Vídeo: Um Pé de Quê? “Laranjeira” com Regina Casé • Textos Atualizados: http: //www. noticiasagricolas. com. br/noticias. php? id=618 00 • Letra e música de Ataulfo Alves : Laranja Madura • Biografia do autor.

Desenvolvimento da Aprendizagem • Trabalhar o caderno do professor como base teórica, aproveitando todas

Desenvolvimento da Aprendizagem • Trabalhar o caderno do professor como base teórica, aproveitando todas sugestões; questionamentos, leitura de mapas, gráficos e imagens. • Na possibilidade de contar com outro material de igual ou melhor teor, poderá aproveitá-lo. • O mesmo serve para o caderno do aluno e seus questionamentos • Na análise das imagens: Antes das Fazendas Nas Fazendas Após as Fazendas • Propor ao aluno que repare o que está faltando neste processo.

Na continuidade das atividades. . . Apresentar o vídeo “Um Pé de Quê? Laranjeira”

Na continuidade das atividades. . . Apresentar o vídeo “Um Pé de Quê? Laranjeira” para EJA com os devidos recortes Data – 22/07/2003 Duração – 22 min 14 seg. Explorando todo seu conteúdo: • • História da laranja e como chegou ao Brasil; A “Guerra da Laranja”, concorrência internacional com os E. U. A Diferentes tipos do produto Pragas e doenças na planta Mão-de-Obra barata no Brasil Industrialização do produto Termos econômicos como: Dumping Marketing do suco brasileiro com Emerson Fittipaldi

 • Como o vídeo é antigo, fica a sugestão para atualizar dados com

• Como o vídeo é antigo, fica a sugestão para atualizar dados com textos da internet(site já sugerido nos recursos). • Os alunos poderão fazer as pesquisas em grupos e trocar as informações. • A partir do vídeo, da leitura do material pesquisado e das discussões, levantar os seguintes questionamentos: O que mudou em termos de produção econômica no Brasil, desde a realização do filme? E no espaço geográfico da região Sudeste houve alguma alteração até os dias atuais? Fale um pouco sobre a questão do consumo e da exportação. Refletir sobre o consumo do produto natural e do industrializado.

Bagaço Da Laranja Zeca Pagodinho Composição: Arlindo Cruz/ Zeca Pagodinho Fui no pagode Acabou

Bagaço Da Laranja Zeca Pagodinho Composição: Arlindo Cruz/ Zeca Pagodinho Fui no pagode Acabou a comida Acabou a bebida Acabou a canja Sobrou pra mim O bagaço da laranja (BIS) Me disseram que no céu A mulher do anjo é anja Eu falei pra você Sobrou pra mim O bagaço da laranja Vou engomar meu vestido Todo enfeitado de franja Eu falei pra você Sobrou pra mim O bagaço da laranja Fui no pagode Acabou a comida Acabou a bebida Acabou a canja Sobrou pra mim O bagaço da laranja Eu te dou muito dinheiro E tudo você esbanja Eu já disse à você Sobrou pra mim O bagaço da laranja Olha lá seu Coronel O soldado que é peixe, se enganja E o que sobrô pra mim O bagaço da laranja

Sobrô pra mim O bagaço da laranja Toma cuidado Pretinha Que a polícia já

Sobrô pra mim O bagaço da laranja Toma cuidado Pretinha Que a polícia já te manja Eu já disse à você Sobrou pra mim O bagaço da laranja Não lhe dou mais um tostão Vê se você se arranja Eu falei prá você Sobrou pra mim O bagaço da laranja Só caroço de azeitona Que veio na minha canja Eu já disse à você Sobrou pra mim O bagaço da laranja Vou vender minha fazenda Vou vender a minha granja Eu falei pra você Sobrou pra mim O bagaço da laranja Você sempre foi solteira Um marido não arranja Eu já disse à você Sobrou pra mim O bagaço da laranja Fui no pagode Acabou a comida Acabou a bebida Acabou a canja Sobrou pra mim O bagaço da laranja (BIS)

Na sequência sugere-se também trabalhar a música “Laranja Madura” relacionada ao tema. É antiga

Na sequência sugere-se também trabalhar a música “Laranja Madura” relacionada ao tema. É antiga justamente para analisar sua letra no sentido poético literário. O compositor fala através de metáforas e vale a pena fazer uma interpretação. Oferecer aos alunos a oportunidade de assistir ao vídeo com o autor cantando a música e apresentar a letra. http: //www. paixaoeromance. com/60 decada/laranjamadura/h_laranja_madura. htm

Laranja Madura (1966) Samba Você diz que me dá casa e comida, Boa vida

Laranja Madura (1966) Samba Você diz que me dá casa e comida, Boa vida e dinheiro pra gastar, O que é que há, minha gente, O que é que há, Tanta bondade Que me faz desconfiar. Laranja madura Na beira da estrada, Tá bichada Zé, Ou tem Marimbondo no pé, Laranja madura Na beira da estrada, Tá bichada Zé, Ou tem marimbondo no pé.

Santo que vê muita esmola Na sua sacola, Desconfia, E não faz milagre, não,

Santo que vê muita esmola Na sua sacola, Desconfia, E não faz milagre, não, Gosto de Maria Rosa, Mas quem me dá prosa É Rosa Maria, Vejam só que confusão Laranja madura Na beira da estrada, Tá bichada Zé, Ou tem marimbondo no pé.

Você diz que me dá casa e comida, Boa vida, e dinheiro pra gastar,

Você diz que me dá casa e comida, Boa vida, e dinheiro pra gastar, O que é que há, minha gente, O que é que há, Tanta bondade Que me faz desconfiar. Laranja madura Na beira da estrada, Tá bichada Zé, Ou tem marimbondo no pé, Laranja madura Na beira da estrada, Tá bichada Zé, Ou tem marimbondo no pé. Composição: Ataulfo Alves Interpretação: Ataulfo Alves

Biografia do Autor Ataulfo Alves de Souza nasceu em 02/05/1909 em Miraí- MG. Aos

Biografia do Autor Ataulfo Alves de Souza nasceu em 02/05/1909 em Miraí- MG. Aos 18 anos foi para o Rio de Janeiro tentar melhor sorte na vida. Começou a trabalhar como ajudante de farmácia mas já fazia suas músicas. Nessa mesma época conheceu uma moça, chamada Maria do Carmo que gostaria de ser artista. Essa moça viria a ser Carmem Miranda. Ataulfo casou-se aos 19 anos com Judite tiveram 5 filhos. Foi um dos brilhantes compositores da MPB. Deixou gravada 400 composições suas com diversos parceiros e também solo. As de maior sucesso foram: “Ai que saudades da Amélia” e “Atire a primeira pedra” ambas com Mário Lago. Era o compositor predileto do presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira.

AVALIAÇÃO A avaliação deve ser contínua, ou seja, feita durante o processo (passo a

AVALIAÇÃO A avaliação deve ser contínua, ou seja, feita durante o processo (passo a passo) tudo deve ser avaliado. Mas fica aqui mais uma sugestão, fechar com uma consideração final dos alunos. Uma produção de texto do que ficou de aprendizado para todos.

Trocando Idéias Escolham um SA e organizem uma Sequência Didática para EJA utilizando recursos

Trocando Idéias Escolham um SA e organizem uma Sequência Didática para EJA utilizando recursos variados. Lembrando que uma Sequência Didática contempla várias etapas: Levantamento de Conhecimentos Prévios, situação- problema, contextualização, análise, discussão, proposta de soluções e sistematização do novo conhecimento.

 • Registrar por escrito e socializar com os demais colegas. • BOM TRABALHO!!!

• Registrar por escrito e socializar com os demais colegas. • BOM TRABALHO!!!