Terceiro Trimestre de 2011 O ministrio cristo Quinto

  • Slides: 15
Download presentation
Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão Quinto domingo 07. Ago. 2011 2. Proclamação

Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão Quinto domingo 07. Ago. 2011 2. Proclamação Aconselhamento Intercessão 3. Adoração 1. Serviço Social Ensino Mordomia Liderança

Estudo 06 “Entrai em seus átrios com louvor” O ministério da adoração Textos bíblicos:

Estudo 06 “Entrai em seus átrios com louvor” O ministério da adoração Textos bíblicos: Êx 15. 1 -21 1 Sa 16. 21 -23 Mt 26. 17 -30 Ef 5. 18 -21 2 Ts 2. 13 -17 Rm 8. 31 -39 Ap 14. 1 -3 Texto áureo: Mt 26. 30: ”E tendo cantado um hino, sairam para o Monte das Oliveiras. ”

Introdução (I) O louvor é uma homenagem/adoração alegre, sincera e verdadeira (expressa por palavras,

Introdução (I) O louvor é uma homenagem/adoração alegre, sincera e verdadeira (expressa por palavras, ações ou atitudes), que deve ser prestada a Deus em reconhecimento à sua pessoa divina e em gratidão ao seu amor para conosco. O louvor, então, deve estar centrado na natureza, no caráter e nas ações de Deus! Uma das definições da palavra, LOUVOR, seria: “A homenagem prestada a Deus por suas criaturas, em adoração à sua pessoa e em ações de graças por seus favores e bênçãos. ”

Introdução (II) Biblicamente, o louvor foi um dos primeiros ministérios criados para o templo,

Introdução (II) Biblicamente, o louvor foi um dos primeiros ministérios criados para o templo, ainda em Jerusalém. Em 1 Crônicas 25, Davi define claramente a presença desse ministério dentro da casa do Senhor. Aliás, Davi, de tal maneira se identificou com este ministério que a maioria dos seus salmos são dedicados ao louvor e a exaltação ao Senhor Deus de Israel. Mais tarde a igreja cristã vai dar início à manifestação de louvor em seus cultos, como podemos abstrair das recomendações de Paulo aos crentes sobre a prática do louvor através dos “canticos espirituais”.

Introdução (III) Os textos que vamos ler nos evidenciarão a importância que se deu

Introdução (III) Os textos que vamos ler nos evidenciarão a importância que se deu ao ministério do louvor na formação inicial da igreja de Cristo: Se ele foi um dos primeiros ministérios instituidos no templo, será também o único que se apresentará na eternidade (Ap 4. 1 -3). O louvor a Deus vai se tornar uma ação normal na vida do crente, como se depreende do texto de Atos 2. 46, 47: “E perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus!”

Introdução (IV) Os textos que serão pesquisados demonstrarão claramente como na Palavra de Deus

Introdução (IV) Os textos que serão pesquisados demonstrarão claramente como na Palavra de Deus o ato do louvor foi se tornando algo presente e marcante na vida dos crentes, desde os tempos antigos: 1 2 3 4 5 6 7 – – – – Em Em Ex 15. 1 -21, ele surge espontâneo com Moisés; 1 Sa 16. 21 -23, ele surge como elemento de paz; Mt 26. 17 -30, ele surge mesmo na dificuldade; Ef 5. 18 -21, ele surge no conselho do apóstolo; 2 Ts 2. 13 -17, ele surge como expressão vocal; Rm 8. 31 -39, ele surge como um hino de vitória; Ap 14. 1 -3, ele surge na celebração celestial. Tais textos fundamentarão para nós o exercício do Ministério do Louvor na igreja de Cristo.

Vamos abrir as nossas Bíblias e acompanhar com a leitura atenta os ensinamentos nela

Vamos abrir as nossas Bíblias e acompanhar com a leitura atenta os ensinamentos nela contidos sobre a prática do ministério do louvor: Vamos ler os textos indicados com a certeza de que o Senhor nos estará ensinando sempre o melhor louvor.

Moisés diante da vitória alcançada com a travessia do Mar Vermelho canta um hino

Moisés diante da vitória alcançada com a travessia do Mar Vermelho canta um hino de louvor: “Então cantaram Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor, dizendo: Cantarei ao Senhor. . . ” Ministério Cristão 1) O louvor como reconhecimento ao poder de Deus Ex 15. 1 -21

Ministério Cristão 2) O louvor como instrumento de paz 1 Sa 16. 21 -23

Ministério Cristão 2) O louvor como instrumento de paz 1 Sa 16. 21 -23 O louvor trazia a paz ao coração de Saul: “E quando o espírito maligno da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele. ”

Ministério Cristão Até Cristo sentiu a necessidade dele no momento difícil que enfrentava! 30.

Ministério Cristão Até Cristo sentiu a necessidade dele no momento difícil que enfrentava! 30. “E, tendo cantado um hino, sairam para o Monte das Oliveiras”. 3) Louvor como preparo espiritual Mt 26. 30

Ministério Cristão 4) Paulo aconselha a sua prática na igreja Ef 5. 18 -21

Ministério Cristão 4) Paulo aconselha a sua prática na igreja Ef 5. 18 -21 18. “E não vos embriagueis com o vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito, 19. Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, 20. sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, 21. sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”

Ministério Cristão 13. Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos,

Ministério Cristão 13. Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu 5 – Paulo fala dele desde o princípio para a santificação como expressão vocal; do espírito e a fé na verdade, 2 Ts 2. 13 -17 14. e para isso vos chamou pelo nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. 15. Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa. 16. E o próprio Senhor nosso, Jesus Cristo, e Deus nosso Pai que nos amou e pela graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, 17. console os vossos corações e os confirme em toda boa obra e palavra.

Ministério Cristão 6 – Paulo o revela como um hino de vitória Rm 8.

Ministério Cristão 6 – Paulo o revela como um hino de vitória Rm 8. 31 -39 36. Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. 38. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, 39. nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

1. E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e

1. E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o nome dele e o nome de seu Pai. 2. E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão; e a voz que ouvi era como de harpistas, que tocavam as suas harpas. 3. E cantavam um cântico novo diante do trono, e diante dos quatro seres viventes e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil, aqueles que foram comprados da terra. Ministério Cristão 7 – Na visão de João, ele surge na celebração celestial Ap 14. 1 -3

Conclusão 1. Qual é para você o valor do louvor? 2. Você, intimamente, louva

Conclusão 1. Qual é para você o valor do louvor? 2. Você, intimamente, louva a Deus? 3. Ou você reserva o seu louvor apenas para os cultos públicos na igreja? 4. Como você vê certos exageros a título de louvor? 5. Como está o ministério do louvor em sua igreja?