Mercantilismo Mercantilismo Definio Conjunto de prticas adotadas pelos

  • Slides: 14
Download presentation
Mercantilismo

Mercantilismo

Mercantilismo Definição: Conjunto de práticas adotadas pelos Estados Nacionais entre os séculos XV e

Mercantilismo Definição: Conjunto de práticas adotadas pelos Estados Nacionais entre os séculos XV e XVIII que objetivavam o próprio enriquecimento. ¡ O Mercantilismo, é também classificado como uma política econômica ou a primeira fase do capitalismo comercial. ¡

Mercantilismo Principais Práticas: ¡ 1 - Sempre visava a Balança Comercial Favorável. ¡ E

Mercantilismo Principais Práticas: ¡ 1 - Sempre visava a Balança Comercial Favorável. ¡ E > I

Mercantilismo ¡ ¡ Quando E ( exportações ) é maior que I (importações), o

Mercantilismo ¡ ¡ Quando E ( exportações ) é maior que I (importações), o Estado tem um superávit em sua economia, por isso acumula capital, e dizemos que sua balança comercial é positiva. Quando E é menor que I, o Estado tem um déficit em sua economia, por isso não acumula capital, e dizemos que sua balança comercial é negativa.

Mercantilismo ¡ A Balança comercial negativa impede a acumulação mercantilista. E < I

Mercantilismo ¡ A Balança comercial negativa impede a acumulação mercantilista. E < I

Mercantilismo ¡ Principais Práticas ¡ Espanha ¡ ¡ BULIONISMO OU METALISMO Tratou-se da acumulação

Mercantilismo ¡ Principais Práticas ¡ Espanha ¡ ¡ BULIONISMO OU METALISMO Tratou-se da acumulação de metais preciosos graças ao pacto colonial vigente com as colônias.

Mercantilismo- Pacto Colonial. O Pacto Colonial também era denominado exclusivo comercial Metrópole Colônia Vende

Mercantilismo- Pacto Colonial. O Pacto Colonial também era denominado exclusivo comercial Metrópole Colônia Vende produtos industrializados, proibidos de serem produzidos nas colônias.

Mercantilismo- Pacto Colonial. O Pacto Colonial também era denominado exclusivo comercial Metrópole Colônia Vende

Mercantilismo- Pacto Colonial. O Pacto Colonial também era denominado exclusivo comercial Metrópole Colônia Vende produtos agrícolas e matérias - primas a preços bem baratos para a metrópole.

Mercantilismo ¡ ¡ França Colbertismo Balança Comercial Favorável. O Colbertismo ou Industrialismo priorizava a

Mercantilismo ¡ ¡ França Colbertismo Balança Comercial Favorável. O Colbertismo ou Industrialismo priorizava a indústria de luxo (perfumes, móveis, porcelanas, metais) e também a construção naval.

Mercantilismo ¡ Alemanha Cameralismo Proteção Alfandegária Os Estados Alemães optaram por estabelecer taxas alfandegárias

Mercantilismo ¡ Alemanha Cameralismo Proteção Alfandegária Os Estados Alemães optaram por estabelecer taxas alfandegárias altas para impedir que produtos estrangeiros concorressem com os produtos nacionais, evitando assim, a saída de capitais do país.

Mercantilismo ¡ Inglaterra Comercialismo Ênfase ao comércio marítimo através dos Atos de Navegação (1641)

Mercantilismo ¡ Inglaterra Comercialismo Ênfase ao comércio marítimo através dos Atos de Navegação (1641) que garantiam que mercadorias Importadas ou exportadas dos países, ou outros territórios pertencentes à Inglaterra só seriam transportadas em navios ingleses, de forma a facilitar a acumulação de capital. O comércio marítimo inglês alimentou-se também do corso- abordagem e roubo de navios, autorizado pela Coroa Inglesa.

Mercantilismo Nota-se um intervencionismo estatal - quer dizer, era o Estado Absolutista quem determinava

Mercantilismo Nota-se um intervencionismo estatal - quer dizer, era o Estado Absolutista quem determinava as regras que permitiam-no acumular capital. Não podemos falar de iniciativa privada, nessa época. ¡ Enfim, trata-se de um política econômica capitalista desenvolvida em benefício do Estado ¡

¡ 49. (Fgv 2013) Leia um fragmento do Ato de Navegação inglês de 1660.

¡ 49. (Fgv 2013) Leia um fragmento do Ato de Navegação inglês de 1660. Para o progresso do armamento marítimo e da navegação que soube a boa providência e proteção divina interessam tanto à prosperidade, à segurança e o poderio deste reino. . . nenhuma mercadoria será importada ou exportada dos países, ilhas, plantações ou territórios, pertencentes a Sua Majestade ou em possessão de Sua Majestade, na Ásia, América e África, noutros navios senão nos que sem nenhuma fraude pertencem a súditos ingleses, irlandeses ou gauleses, ou ainda a habitantes destes países, ilhas, plantações e territórios, e que são comandados por um capitão inglês e tripulados por uma equipagem com três quartos de ingleses. . . (English Historical Documents) ¡ A determinação inglesa pode ser considerada: a) liberal, uma vez que a interferência do Estado se resumira a estabilizar a entrada e a saída de mercadorias da nação b) fisiocrata, porque reforçou a tendência inglesa de buscar as rendas do Estado na produção agrícola. c) iluminista, já que atendeu às demandas camadas mais modernas da nobreza de terras e da burguesia industrial. d) monopolista, visto que permitiu a livre circulação de mercadorias pela maior parte do continente europeu e da Ásia. e) mercantilista, pois permitiu a proteção e a consequente prosperidade da marinha e do comércio britânicos. ¡ ¡ ¡

O historiador francês Fernand Braudel, referindo-se ao Mercantilismo, afirma que este "reagrupa comodamente uma

O historiador francês Fernand Braudel, referindo-se ao Mercantilismo, afirma que este "reagrupa comodamente uma série de atos de atitudes, de projetos, de ideias, de experiências que marcam, entre o século XVIII, a primeira afirmação do Estado Moderno em relação aos problemas concretos que ele tinha que enfrentar. " Assinale a alternativa que expressa CORRETAMENTE uma característica do Mercantilismo. a) Pacto colonial, permitindo o pleno desenvolvimento interno e a liberdade político-administrativa da Colônia. b) Não-intervencionismo estatal. c) Incentivo à manutenção de uma balança comercial favorável, importando mais que exportando. d) Intervenção do Estado, que se efetivou sob forma de protecionismo e de regulamentação da atividade econômica. e) Monopólio concedido pelo Estado, que permitia a qualquer companhia de comércio, sem autorização da metrópole, vender seus produtos na Colônia.