Luxo e Requinte nos anos 60 A Simca






































- Slides: 38
Luxo e Requinte nos anos 60
A Simca do Brasil foi uma subsidiária brasileira da Simca francesa, fundada em 5 de maio de 1958 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Todavia, por motivos operacionais e logísticos (proximidade dos fornecedores de autopeças e do maior mercado consumidor do país etc), a empresa decidiu fechar o escritório mineiro e concentrar suas atividades em São Paulo, onde construiu a primeira grande fábrica de automóveis do ABC Paulista, em São Bernardo do Campo.
O modelo básico produzido pela empresa a partir de 1959, foi o Simca Chambord, inspirado no Simca Vedette Chambord francês. O primeiro Chambord a sair da linha de produção foi oficialmente entregue ao presidente Juscelino Kubitschek no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.
No auge da produção (19641965), a empresa chegou a ter 2. 300 funcionários. Em 1965, começaram a circular boatos de que a empresa estaria para ser vendida para a estadunidense Chrysler, o que acabou ocorrendo no segundo semestre de 1966. Durante alguns meses, a nova controladora ainda produziu veículos com a marca Simca, mas, a partir de agosto de 1967, a Chrysler extinguiu definitivamente a marca no Brasil.
Lançamento da linha Chambord 1960 - evento realizado na fábrica
Lançamento da linha Présidence no Clube Transatlântico, São Paulo, 30 de agosto de 1960
Simca Chambord 1962 2ª série, 1963 e 1964 - 1ª série - Linha 3 Andorinhas
Simca Chambord 1962 2ª série, 1963 e 1964 - 1ª série - Linha 3 Andorinhas
Chambord 1964 2ª série e 1965 1ª série
Simca Chambord 1966 2ª série Linha Emi-Sul propaganda oficial da fábrica na Revista "Seleções" de agosto de 1966
Simca Rallye Tufão - Propaganda oficial da fábrica Revista Quatro Rodas de maio de 1964
Simca do Brasil - Lançamento da Linha Tufão, em 1964
A Jangada apresentada pela Simca em 1962, foi a primeira perua construída a partir de um automóvel de série.
Simca Jangada 3 Andorinhas - Propaganda oficial da fábrica Revista Quatro Rodas de junho de 1963
Simca Jangada 3 Andorinhas Capa da Revista Quatro Rodas de setembro de 1963
Simca Esplanada - Revista Quatro Rodas de dezembro de 1966
Esplanada, propaganda oficial da Chrysler - Revista Quatro Rodas de novembro de 1967
Esplanada produzido pela Chrysler, capa da Revista Mecânica Popular em abril de 1968
Regente 1969 - propaganda oficial da Chrysler - Revista Auto-Esporte, maio de 1969
GTX - propaganda oficial da Chrysler - Revista Manchete
1965 - GP IV Centenário do Rio de Janeiro - Equipe Simca de Competição 88 - Simca - Walter Hanh Jr. 44 - Abarth - Ciro Cayres 64 - Simca - Pedro Jaú
VIGILANTE RODOVIÁRIO, o primeiro herói a gente nunca esquece. Na série tínhamos o policial rodoviário, Carlos (Carlos Miranda) que patrulhava as estradas de São Paulo a bordo de um carro Simca Chambord ou de sua moto Harley tendo companhia seu fiel amigo o cão Lobo. Seguindo uma narrativa didática, a série fez parte da infância de uma geração que hoje encontra-se na faixa dos 40 anos ou mais.
Imagens: GOOGLE Música: SIMCA CHAMBORD - Camisa de Vênus Pesquisa e Formatação: REGIS reginaldorepres@yahoo. com. br click aqui para rever






































