ESTRUTURAS FUNCIONAIS DOS PEQUENOS GRUPOS Cho afirma que

  • Slides: 26
Download presentation
ESTRUTURAS FUNCIONAIS DOS PEQUENOS GRUPOS

ESTRUTURAS FUNCIONAIS DOS PEQUENOS GRUPOS

Cho afirma que sua igreja “ não tem uma porta dos fundos” por onde

Cho afirma que sua igreja “ não tem uma porta dos fundos” por onde os membros saem de sua comunhão. A igreja está estruturada para ministério pessoal num ambiente de pequenos grupos. Os membros são discipulados em mais de 50 mil pequenos grupos chamados de “células”.

O pastor Cho , colocou em prática a metodologia bíblica de pastoreio, dada por

O pastor Cho , colocou em prática a metodologia bíblica de pastoreio, dada por Deus a Moisés, e utilizada pelo próprio Cristo na formação da incipiente igreja Cristã e reiterada pelo espírito de profecia através da pena de Ellen White.

Jesus ascendeu ao céu seguro que a explosão de crescimento que sua nascente igreja

Jesus ascendeu ao céu seguro que a explosão de crescimento que sua nascente igreja experimentaria, estaria assegurada pela estrutura das igrejas de casa em casa.

I – As Estruturas Devem Enfatizar os Relacionamentos Tanto no Sentido Vertical (Deus) como

I – As Estruturas Devem Enfatizar os Relacionamentos Tanto no Sentido Vertical (Deus) como no Sentido Horizontal (próximo). Quais são as estruturas básicas de um pequeno grupo ? Antes de respondermos esta pergunta, devemos descobrir os objetivos de um PG.

O modelo dado por Deus de comunidade relacional é uma estrutura simples e funcional

O modelo dado por Deus de comunidade relacional é uma estrutura simples e funcional e revestida de singular beleza. Nas atividades diárias o primeiro par priorizava um tempo para entreter comunhão , instrução e meditação com Deus e os anjos “Uma porção de seu tempo devia ser ocupada com a feliz tarefa de cuidar do jardim, e a outra porção para receber a visita dos anjos, ouvir suas instruções, e em feliz meditação.

Uma outra atividade prazerosa do feliz trabalho de Adão e Eva era moldar em

Uma outra atividade prazerosa do feliz trabalho de Adão e Eva era moldar em belos caramanchéis os ramos das videiras, formando moradias de beleza natural, árvores vivas e folhagens, carregadas de fragrantes frutos. Foi neste cenário que se deu os primeiros pequenos grupos relacionais. (História da Redenção, 21)

Os PG tem dois aspectos vitais que são crescimento espiritual e evangelismo. O evangelismo

Os PG tem dois aspectos vitais que são crescimento espiritual e evangelismo. O evangelismo esta claro em atos 2: 46 e 47, as atividades de casa em casa realizada pelos apóstolos eram seguidas de novas adesões na fé.

Ellen White afirma que os PG(s) existem tanto para nutrição espiritual dos membros quanto

Ellen White afirma que os PG(s) existem tanto para nutrição espiritual dos membros quanto para o evangelismo: “ Se houver grande número na igreja, os membros devem ser dividido em pequenos grupos, afim de trabalharem não somente pelos outros membros, mas também pelos descrentes. ” (Evangelismo, 115)

Então o que é um PG? Kurt W. Jonhson (2000), define com “uma reunião

Então o que é um PG? Kurt W. Jonhson (2000), define com “uma reunião de 3 a 12 pessoas, com um propósito comum de desenvolver relacionamentos, suprir as necessidades sentidas dos membros do grupo, crescer espiritualmente e estabelecer planos para levar outros a aceitarem a Jesus como Senhor e salvador pessoal. ”

N o estágio atual do desenvolvimento e compreensão da metodologia de pequenos grupos aplicadas

N o estágio atual do desenvolvimento e compreensão da metodologia de pequenos grupos aplicadas na Igreja Adventista do Sétimo Dia , destaca-se as seguintes estruturas funcionais: 1 - Reunião semanal dos Pequenos Grupos; 2 - Reunião mensal dos pastores com os coordenadores e líderes;

3 - Festivais a nível de: igreja local, distrital, regional e associação 4 -

3 - Festivais a nível de: igreja local, distrital, regional e associação 4 - Forum estaduais a nível de união 5 - Retiros espirituais distritais; associação 6 - Pic-niques 7 -“Ajuntar panelas” 8 - Aniversariantes (mensal ou rimestral) 9 - Passeios ; etc.

Em Atos 2: 41 - 47 encontramos os princípios que podemos aplicar as estruturas

Em Atos 2: 41 - 47 encontramos os princípios que podemos aplicar as estruturas funcionais dos Pequenos Grupos, vejamos: