A Polis Grega 6 ANO Nascimento e Desenvolvimento
- Slides: 10
A Polis Grega - 6º ANO -
Nascimento e Desenvolvimento da Polis ► As polis surgem no século VIII a. C. e atingem seu apogeu nos séculos VI e V a. C. Anteriormente, as pessoas se reuniam em pequenas aldeias (comunidade gentílicas agrícolas denominadas “genos”) com terras de uso coletivo, as quais floresceram durante o período homérico. ► A expansão demográfica e do comércio foram as principais causas para o surgimento da Polis, que incluía o campo e a cidade (centro). Foram, portanto, essenciais para fortalecer a organização dos membros da sociedade grega.
► A polis era controlada por uma oligarquia aristocrática e possuía uma organização própria e, portanto, independência social, política e econômica. A organização social da polis era constituída basicamente por homens livres (os cidadãos gregos) nascidos na polis, mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos. ► Nem todos os Homens poderiam ser cidadãos, havia restrições que reduzia a um pequeno número o privilégio, que, praticamente, era concebido para os proprietários de terras – homens livres para os negócios públicos. Eram excluídos as mulheres, escravos, crianças, velhos, comerciantes, artesãos e estrangeiros.
Principais Polis ATENAS ► Em Atenas os denominados Eupátridas ou “Bem-nascidos” pertenciam a pequena classe dominante que detinham as maiores terras sendo responsáveis por administrar a política da polis. ► Depois deles, estavam os Georgoi, agricultores proprietários de terra. E, por fim, os Thetas (ou marginais), os trabalhadores que não detinham nenhum poder sobre as terras e que representavam a maior parte da população grega. ► Atenas foi uma das principais Polis da Antiga Grécia e ficou conhecida por sua Filosofia e pela “criação da Democracia” ou poder do povo em sua administração.
ESPARTA Principais Polis ► Em Esparta A população foi dividida em três classes: a dos espartanos, ou cidadãos, com todos os direitos civis e políticos; a dos periecos, homens livres, antigos habitantes da região, possuidores de terras, sem direitos políticos mas obrigados ao serviço militar e responsáveis pelo comércio e indústria, atividade vedada aos espartanos, proibidos de acumular riquezas; e os hilotas, escravos do estado, que cultivavam as terras dos espartanos. ► Numericamente inferiores, os espartanos se impuseram uma severíssima disciplina militar, sobre a qual se assentava sua organização político-social. Isentos de tarefas agrícolas, dedicavam-se ao governo, à caça e ao treinamento militar e desportivo, entendidas essas atividades como necessárias para a disciplina pessoal e social. ► Em Esparta a administração ficava por conta de uma Diarquia formada pela Ápela e pela Gerúsia. ► A Apela era uma Assembleia Popular formada por todos os cidadãos espartanos com mais de 30 anos, que tinha como função rejeitar ou aprovar projetos feitos pela Gerúsia ► Acima da Apela havia a Gerúsia , um Conselho formado por 28 anciões (cidadãos idosos) chamados de gerontes , que tinham funções legislativas e também judiciárias, julgando conflitos dos espartanos. Decidiam sobre assuntos de política externa
► As polis gregas eram divididas em duas partes: a Ástey (zona urbana) e a Khora (zona rural), sendo formadas por casas, ruas, muralhas e espaços públicos.
Agora Responda! 1 - A Grécia Antiga não conheceu um Estado centralizado. Organizou-se por meio de cidades-estados, denominadas de pólis. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta : a) A pólis era uma construção social e política autodeterminada; todavia, a disputa pela hegemonia na antiga Grécia a movia. b) Na pólis, não havia espaço para cultos, deuses e santuários, nem mesmo para consulta aos oráculos anteriormente à tomada de decisões. c) A pólis expressava uma cultura e uma identidade próprias, marcadamente urbanas, denominadas de ethos. d) Nas pólis, a norma jurídica (lei), promulgada nos regimes democráticos ou outorgada nos regimes aristocráticos, era reconhecida como ato orientado pela razão e, portanto, humano.
2 - A pólis grega possuía estruturas que acomodavam a atividade política, os espetáculos públicos, as atividades religiosas etc. O Partenon de Atenas, isto é, o Panteão de templos dedicados aos deuses, ficava na estrutura chamada: a) Heliponto b) Petrópolis c) Acrópole d) Heliópolis 3 - Nas cidades-estados da Grécia Antiga, sobretudo em Atenas, a discussão política entre os homens livres ocorria em ambiente público. Esse ambiente era conhecido como: a) Campos Elísios b) Coreto c) Praça Cidadã d) Ágora 4 - No processo de formação da pólis grega, os parentes mais próximos do pater transformaram-se nos integrantes da classe dos Eupátridas, termo grego que significava o mesmo que “bem-nascido”. Logo em seguida havia os Georgoi (“agricultores”), que formavam a classe de pequenos proprietários de terras ainda existentes. Por fim, no estrato mais baixo dessa formação social estavam os Thetas (“marginais”), que não tinham qualquer tipo de propriedade agrícola. Essa configuração da pólis grega era decorrente de uma formação social mais primitiva conhecida como: a) Escravismo b) Comunismo primitivo c) Anarquismo d) Regime senhorial
5 - Observe a imagem abaixo: O edifício é o Parthenon, localizado na Acrópole de Atenas, o local mais alto da cidade. Nele se reunia o Conselho que governava a cidade no Período Homérico, composto por aristocratas que eram conhecidos como: a)Genos b) Georgóis c) Thetas d) Eupátridas Parthenon em Atenas, Grécia
Gabarito Resposta 1: LETRA B. Deve ser marcada pois está incorreta porque era fundamental, na pólis grega, os espaços para os cultos aos deuses, consultas a oráculos, bem como para espetáculos como o teatro, entre outras atividades. A religião tinha um papel vital na estrutura das cidades-estados. Resposta 2: Letra C - A Acrópole era a região mais alta de uma pólis. Era nessa região em que eram construídos os santuários, templos e, por vezes, palácios e centros políticos. Resposta 3: Letra D - Ágora era o termo usado tanto para a reunião dos homens livres com o objetivo de deliberação sobre assuntos políticos quanto para denominar o lugar em que elegesse reuniam, isto é, em alguma praça central da pólis. Resposta 4: Letra B. No processo de formação da pólis grega, a união dos indivíduos de um grupo familiar levou à formação dos genos, que em seu processo de desenvolvimento constituíram as fratrias como forma de proteção militar. Da união das fratrias formaram-se as tribos. Entretanto, a desintegração social dos genos, com uma nova divisão social, levou com que o demos (o povo) passasse a se organizar de forma distinta, agora nas cidades-estados, controladas pelos aristocratas. Resposta 5: Letra D - Os eupátridas eram os “bem-nascidos”, os parentes mais próximos do pater, que passaram a deter as principais terras, transformando-se na classe social mais poderosa da sociedade grega do período.
- A grécia antiga não conheceu um estado centralizado
- Uri ng talumpati ayon sa paghahanda
- O nascimento do pensamento moderno
- Nascimento de jesus
- Marilena chaui nascimento
- A filosofia como conhecemos hoje
- Ariel nascimento
- Miguel nascimento dentiste
- Lev vygotsky nascimento
- Marcus vinicius do nascimento
- O nascimento da filosofia ocidental