EDUCAO A DIST NCIA NA AMAZNIA DESAFIOS E

  • Slides: 26
Download presentation
EDUCAÇÃO A DIST NCIA NA AMAZÔNIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA IMPLANTAÇÃO Aloir Pedruzzi Junior–

EDUCAÇÃO A DIST NCIA NA AMAZÔNIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA IMPLANTAÇÃO Aloir Pedruzzi Junior– IFRO - aloir. pedruzzi@ifro. edu. br Ana Cláudia Dias Ribeiro – IFRO - ana. ribeiro@ifro. edu. br Emi Silva de Oliveira – IFRO – emi. oliveira@ifro. edu. br Raimundo Gomes da Silva Junior – IFRO - raimundo. junior@ifro. edu. br Samuel dos Santos Junio – IFRO - samuel. santos@ifro. edu. br

Objetivo: apresentar o processo de implantação do Curso Técnico em Cooperativismo concomitante ao Ensino

Objetivo: apresentar o processo de implantação do Curso Técnico em Cooperativismo concomitante ao Ensino Médio ― modalidade a distância do Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte, na região Amazônica, uma das formas do Poder Público de investir em Políticas Públicas de desenvolvimento educacional do Estado de Rondônia.

Quem somos? http: //ddsoft. ru/search/Steel. Soft%20 TV/

Quem somos? http: //ddsoft. ru/search/Steel. Soft%20 TV/

Políticas Públicas A educação em áreas rurais do Estado de Rondônia é historicamente marcada

Políticas Públicas A educação em áreas rurais do Estado de Rondônia é historicamente marcada pela ausência de políticas educacionais que garantam o acesso ao ensino com qualidade. A maioria dos municípios rondonienses tem sua economia alicerçada em atividades tipicamente rurais, compreendendo os espaços da floresta, agropecuária, ribeirinhos, pesqueiros, extrativistas e quilombolas.

Com as transformações econômicas, sociais, políticas e culturais da sociedade se desenvolvem as políticas

Com as transformações econômicas, sociais, políticas e culturais da sociedade se desenvolvem as políticas públicas educacionais. Esta, geralmente, tem o condão de facilitar o trabalho dos gestores educacionais e possibilitar qualidade educacional ou qualidade de vida aos cidadãos.

Políticas Públicas X Campus Porto Velho Zona Norte. http: //ddsoft. ru/search/Steel. Soft%20 TV/

Políticas Públicas X Campus Porto Velho Zona Norte. http: //ddsoft. ru/search/Steel. Soft%20 TV/

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO No Estado

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO No Estado de Rondônia a educação presencial é a que prevalece, sendo o ensino à distância a exceção.

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO Pesquisa de

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO Pesquisa de demanda por intermédio de questionários distribuídos a 2700 alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio de 08 escolas públicas. A pesquisa demonstrou quais eixos tecnológicos comportavam os cursos de interesse da comunidade escolar pesquisada.

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO Além da

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO Além da pesquisa de demanda houve a solicitação da rede pública estadual de educação de alinhar os objetivos de promoção da educação, de qualificação do homem do campo e de melhoria na organização produtiva do Estado de Rondônia.

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO 2015: o

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO 2015: o Estado de Rondônia por intermédio da Secretaria Estadual de Educação firmou convênio com a União através do Instituto Federal de Rondônia – IFRO. 2016: inicio das aulas do Curso Técnico em Cooperativismo.

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO Dados gerais

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO Dados gerais do curso segundo o PPC: • Nome do Curso: Técnico em Cooperativismo Concomitante ao Ensino Médio • Modalidade de oferta: Educação a Distância; • Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios; • Habilitação: Técnico em Cooperativismo; • Carga Horária: 900 horas; • Requisito de Acesso: matriculados no Ensino Médio EAD;

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO • Turno:

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO • Turno: vespertino; • Campus sede: Porto Velho Zona Norte; • Regime de Matrícula semestral; • Prazo de integralização do Curso: No mínimo 4 e no máximo 8 semestres.

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO A Matriz

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO A Matriz Curricular compõe-se por esta divisão: cada disciplina tem 20% da carga horária executada de forma presencial e os demais 80% ofertados a distância.

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO Na metade

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO Na metade do curso o aluno realiza a prática profissional supervisionada no mínimo 100 horas de duração, requisito para obtenção de diploma.

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO Projeto Integrador

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO Projeto Integrador na pesquisa, ensino e extensão que visa orientar os professores ministrantes das aulas no desenvolvimento das atividades da Prática Profissional Supervisionada.

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO Projetos: I

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO Projetos: I Ciclo de Palestras composto de três etapas: 1ª direcionada aos alunos e visou sensibilizar e conscientizar os participantes para a importância de desenvolver a liderança no setor cooperativismo, bem como os meios de busca de desenvolvimento nos ramos escolhidos. Ainda uma mesa redonda que objetivou apresentar experiências de técnicos em cooperativas no mercado de trabalho,

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO 2ª: desenvolvida

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO 2ª: desenvolvida com os Coordenadores Estaduais, Professores Presenciais e Professores à distância toda visando à prática profissional supervisionada. 3ª: Constituição de uma cooperativa, através de simulações do processo de Criação.

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO Projeto: Acolhimento

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO Projeto: Acolhimento e integração dos alunos do curso técnico em Cooperativismo ao campus Porto Velho Zona Norte. Projeto: Cápsula do tempo Projeto de extensão: Visita Técnica a Rural Show Coopavel. Projeto de Extensão: Aula de Campo, ocorrido na Feira Agropecuária do Município de Espigão do Oeste/RO.

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO Projeto: Conhecendo

Experiência do Curso Técnico concomitante ao Ensino Médio Ea. D no IFRO Projeto: Conhecendo o meu lugar e as minhas raízes educacionais. Projeto de extensão: Visita Técnica a Cooperativa da minha região.

Escola Jorge Teixeira Jaru/RO

Escola Jorge Teixeira Jaru/RO

Escola Paulina Mafini da CRE de Ariquemes

Escola Paulina Mafini da CRE de Ariquemes

Escola Rocha Leal, Distrito do Iata, Guajará-Mirim, nos trilhos da Madeira. Mamoré, próximo a

Escola Rocha Leal, Distrito do Iata, Guajará-Mirim, nos trilhos da Madeira. Mamoré, próximo a um restaurante , á margem do rio.

Escola Alkindar Brasil de Arouca

Escola Alkindar Brasil de Arouca

Escola 15 de Outubro, Campo Novo de Rondônia

Escola 15 de Outubro, Campo Novo de Rondônia

REFERÊNCIAS: BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

REFERÊNCIAS: BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. RASIL. Presidência da República. Lei 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em <http: //www. planalto. gov. br/ccivil_03/leis/l 9394. htm>. Acesso em: 25 de abril de 2017. ______. Presidência da República. Decreto 5. 154, de 23 de julho de 2004. Disponível em <http: //www. planalto. gov. br/ccivil_03/_ato 2004 -2006/2004/Decreto/D 5154. htm>. Acesso em: 25 de abril de 2017. ______. Ministério da Educação. Decreto 5. 622, de 19 de dezembro de 2005. Disponível em <http: //www. planalto. gov. br/ccivil_03/_Ato 2004 -2006/2005/decreto/D 5622. htm>. Acesso em: 25 de abril de 2017. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas. 1999. IBGE. PIB Municípios (2005 -2009). Disponível em < http: //www. ibge. gov. br/home/download/estatistica. shtm>. Acesso em: 25 de abril de 2017. SILVEIRA, Francisco Emanoel Cooperativismo no Estado de Rondônia: Principais Ramos de Atividades. / Francisco Emanoel Silveira. – Porto Velho, RO: UNIR, 2008. SOUZA. Celina. Estado da Arte da Pesquisa em Políticas Públicas. In: Políticas Públicas no Brasil. / organizado por Gilberto Hochman, Marta Arretche e Eduardo Marques – Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2007. SELLTIZ, C. ; JAHODA, M. ; DEUTSCH, M. ; COOK, S. Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais. São Paulo: E. P. U. / EDUSP. 1975 (Apêndice C, pp. 613 -657). http: //www. rondonia. ro. gov. br/diof/sobre/historia/ Acesso em: 24 de abril de 2017. http: //portal. ifro. edu. br/sobre-o-ifro>. Acesso em: 25 de abril de 2017. http: //www. diariodaamazonia. com. br/mediacao-tecnologica-nao-e-negociavel/ https: //avaliacaoeducacional. com/2016/01/24/rondonia-ensino-medio-on-line/ http: //www. sintero. org. br/noticia/2016/06/23/mediacao-tecnologica-e-criticada-em-audiencia-publica-na-ale. html PPC