Conto de Natal Trs famlias estavam reunidas para

  • Slides: 22
Download presentation
Conto de Natal

Conto de Natal

Três famílias estavam reunidas para o Natal: uma em Nablus, na Palestina, outra em

Três famílias estavam reunidas para o Natal: uma em Nablus, na Palestina, outra em Luanda, em Angola, e outra na cidadezinha de Margarida, aqui perto, no Brasil. Embora a razão da festa fosse a mesma, cada uma comemorava a seu modo.

Na casa de Nablus não havia árvore de Natal, na de Luanda não se

Na casa de Nablus não havia árvore de Natal, na de Luanda não se comia peru na ceia, na de Margarida o ponto alto era a troca de presentes. Mas algo em comum todas tinham: um presépio

O presépio palestino mostrava uma caverna, e dentro dela o recém-nascido Jesus no colo

O presépio palestino mostrava uma caverna, e dentro dela o recém-nascido Jesus no colo da mãe, cercado de uns vinte camelos. No presépio africano, os três reis magos eram negros.

No brasileiro, um anjo gordo sobrevoava a manjedoura, e Maria estava ajoelhada, em vez

No brasileiro, um anjo gordo sobrevoava a manjedoura, e Maria estava ajoelhada, em vez de confortavelmente sentada. E nos três havia o mesmo burrinho e o mesmo boi, com expressão tranquila e refestelada.

Então aconteceu algo imprevisto.

Então aconteceu algo imprevisto.

À meia-noite em ponto, coincidentemente, bateram na porta das três casas. Quer dizer, bater

À meia-noite em ponto, coincidentemente, bateram na porta das três casas. Quer dizer, bater não é a melhor palavra. Em Nablus, jogaram uma pedra na janela. Em Margarida, pularam no quintal. Em Luanda, ouviu-se um barulho de fogo de artifício.

As famílias foram ver o que era, todas igualmente amoladas com a interrupção da

As famílias foram ver o que era, todas igualmente amoladas com a interrupção da festa, apesar de separadas pela distância de continentes.

O invasor de Nablus era um menino árabe, com um capuz improvisado no rosto

O invasor de Nablus era um menino árabe, com um capuz improvisado no rosto e um estilingue bem visível. Pretendia continuar atirando pedras, mas se não se escondesse logo certamente levaria um tiro.

Na soleira da porta da casa africana estava caído, com o tornozelo torcido, um

Na soleira da porta da casa africana estava caído, com o tornozelo torcido, um menino que fazia parte da milícia da facção contrária a do poder. Estava fugindo do tiroteio em sua vila.

No quintal de Margarida havia um garoto, já crescido, que tentava arrombar a janela

No quintal de Margarida havia um garoto, já crescido, que tentava arrombar a janela dos fundos.

Por outra dessas maravilhosas coincidências, os pais das três famílias se chamavam José.

Por outra dessas maravilhosas coincidências, os pais das três famílias se chamavam José.

-Nós não temos nada com esta nova intifada, disse José 1, eles que se

-Nós não temos nada com esta nova intifada, disse José 1, eles que se arranjem entre eles. -Não respeitam nem esta data sagrada, reclamou José 2, tranquem as janelas que eu tranco a porta. - Vou chamar a polícia, avisou José 3.

O clima festivo tinha sumido. Em seu lugar, um ar carregado de apreensão tamanha,

O clima festivo tinha sumido. Em seu lugar, um ar carregado de apreensão tamanha, que tudo ficou quieto. Pararam de comer, de conversar e brincar. Praticamente tudo se congelou nas três casas, inclusive as luzes da árvore de Natal, o piado do pássaro na gaiola, a música que antes tocava alto. No silêncio absoluto, o boi de madeira do presépio de Nablus disse ao burrinho: -Está na hora. É bom avisar nosso pessoal.

O burrinho africano de palha cutucou o boi. -Nenhum minuto de atraso. O boi

O burrinho africano de palha cutucou o boi. -Nenhum minuto de atraso. O boi de porcelana comentou com o burrinho brasileiro: -Você está pronto? Vamos ver se desta vez eles nos escutam. Assim, exatamente à meia-noite e quinze, em Nablus, Luanda e Margarida – e em todos os lugares do mundo, dos mais esquecidos aos mais famosos, com fusos horários mais diferentes – burros e bois de presépio ganharam o dom da fala, e disseram numa só voz: -Não desistam de novo. Esta chance é só uma vez por ano!

Embora os Josés não tenham ouvido nada, sentiram um impulso esquisito. de abrir a

Embora os Josés não tenham ouvido nada, sentiram um impulso esquisito. de abrir a porta e deixar o intruso entrar. O menino árabe largou o estilingue e correu para brincar com os que estavam na casa. O menino africano, depois de ter seu tornozelo enfaixado, sentou-se à mesa e comeu como um leão faminto. O menino brasileiro ia pular de volta a cerca quando se viu descoberto, mas José agarrou-o pelo braço e disse: -Tocar a campainha é mais prático que saltar muro. Entra e vem jantar com a gente.

A festa do Natal continuou bem normal nas três casas. Como todo ano, teve

A festa do Natal continuou bem normal nas três casas. Como todo ano, teve cantoria, arrelia, discussão, abraço. Quase não notaram os três invasores, agora que eles tinham se tornado convidados, inclusive para dormir lá mesmo e partir no dia seguinte. Um deitou no beliche, outro numa esteira, o terceiro numa cama de armar.

Na manhã seguinte, os três Josés cristãos mal acordaram, começaram uma conversa diferente: -

Na manhã seguinte, os três Josés cristãos mal acordaram, começaram uma conversa diferente: - Vou dar emprego para aquele árabe que me procurou outro dia. Faz seis meses que ele não trabalha. - Decidi. Vou abrir a escola para meninos de rua. -Com tanto orfão desta guerra aqui em Angola, a gente pode adotar o menino que passou o Natal conosco.

José africano foi até a esteira para contar as boas novas para o garoto,

José africano foi até a esteira para contar as boas novas para o garoto, mas ele tinha desaparecido. Procurou pela casa toda. Finalmente achou, embolada no lençol, uma das figuras do presépio. No beliche e na cama de armar foi a mesma coisa. Em vez de crianças de verdade, estava a figura de outro menino, um de madeira, outro de porcelana.

Os três Josés correram para o presépio. O boi e o burro tinham mudado

Os três Josés correram para o presépio. O boi e o burro tinham mudado de posição. O lugar de Jesus estava vazio. Então perceberam que a visita da noite, disfarçada, tinha sido Ele. Finalmente acolhido.

Vamos enfeitar a casa, a árvore de Natal, comprar presentes, preparar a festa, mas

Vamos enfeitar a casa, a árvore de Natal, comprar presentes, preparar a festa, mas não nos esqueçamos de convidar o aniversariante, afinal Ele é a pessoa mais importante, aquela para qual a festa deve ser preparada.

Um Feliz Natal, repleto de bençãos. Click Para Rever Texto: recebido por e-mail Música:

Um Feliz Natal, repleto de bençãos. Click Para Rever Texto: recebido por e-mail Música: First of May (Bee Gees) Imagens: Regis e Yahoo Formatação: Regis reginaldorepres@yahoo. com. br