Conto O conto um dos gneros narrativos mais

  • Slides: 5
Download presentation
 Conto O conto é um dos gêneros narrativos mais comuns na tradição literária

Conto O conto é um dos gêneros narrativos mais comuns na tradição literária brasileira. Grandes autores, como Álvares de Azevedo, Machado de Assis ou Mário de Andrade, são reconhecidamente excelentes contistas. Em virtude da importância do gênero, muitas faculdades e universidades solicitam aos candidatos, em seus vestibulares, que produzam contos. Existem, inclusive, alguns tipos ou subcategorias desse gênero, entre os quais estão: o conto de fadas ou o conto fantástico Características do conto A atual variedade literária permite que um conto se apresente de diversas formas. Como dito acima, as únicas características absolutas do estilo é a escrita em prosa e a narrativa curta, portanto, um conto pode seguir qualquer gênero ou estrutura sem que isso implique na sua classificação. No entanto, como consequência natural da narrativa curta, os contos apresentam alguns elementos que, independente do gênero e estrutura escolhidos pelo autor, acabam sendo recorrentes: Enredo único: ao contrário de romances, os contos tendem a focar em um enredo que não se desdobra em tramas menores. Muitas vezes a história gira em torno de uma única situação. Simplicidade: devido ao enredo único, os contos não costumam exigir grandes interpretações por parte do leitor. Curto espaço de tempo: os contos costumam apresentar tramas que não se estendem por longos períodos. É comum, por exemplo, que a história se passe em um só dia. Início próximo ao fim: geralmente os contos não dedicam tempo na introdução do ambiente e dos personagens, por isso, a história se inicia próxima ao clímax e ao desfecho. Poucos personagens: por serem mais objetivos, contos costumam apresentar um número bem reduzido de personagens.

 Final súbito: em contos, é normal que o fim aconteça imediatamente depois do

Final súbito: em contos, é normal que o fim aconteça imediatamente depois do clímax. Não há, portanto, uma fase da história em que podemos acompanhar as consequências da resolução do conflito. Objetivo único: por não possuir desdobramentos, o conto busca causar um sentimento único no leitor (alegria, indignação, melancolia, etc) ou, simplesmente, contar uma história. Essas características fazem com que o conto seja o gênero textual perfeito para conteúdos voltados ao público infantil, especialmente contos de fada. Vale esclarecer que estes elementos não são obrigatórios e a ausência de um ou mais deles não desqualifica o texto como conto. Exemplo de conto Veja como exemplo o conto da Princesa e a Ervilha. A historinha retrata um príncipe queria se casar com uma princesa. Em uma noite de tempestades fortes, uma moça que afirmava ser princesa pediu para dormir no seu castelo. A Rainha, mãe do príncipe, colocou, então, vinte colchões e vinte almofadões com uma ervilha debaixo para a princesa dormir. Acreditava-se que princesas não conseguiriam descansar bem com uma ervilha atrapalhando. Saiba agora no que resultou a história e perceba que apesar da ser pequena, possui início, meio e fim (ou climáx).

Atividades 1. Com relação ao gênero e a sua estruturação, responda: a) Qual é

Atividades 1. Com relação ao gênero e a sua estruturação, responda: a) Qual é o gênero textual? b) Qual é o tipo discursivo? c) Qual é o domínio discursivo desse gênero? (A) Literário (B)Jornalístico (C)Religioso (D)Poético. 2. Os personagens viviam: a) Em uma casa pequena. b) No mar. c) À beira mar. d) Em uma casa confortável. 3. No trecho “. . . muitos brinquedos e uma caminha muito fofinha. ” (l. 3), a palavra destacada indica: (D 11) a) Modo b) Lugar c) Intensidade d) Tempo 4. No trecho “Numa linda manhã de sol, cada um deles saiu da sua casinha. . . ” (l. 7), a expressão destacada indica: (D 11) r c) Intensidade d) Tempo 5. Na frase “O Eu, o Tu e o Ele sentiam que algo lhes faltava, mas não conseguiam descobrir o quê. ” (l. 5, 6), a palavra destacada indica: (D 11) a) Adição. b) Oposição. c) Conclusão. d) Consequência. 6. Qual é a informação principal no texto? (D 27) a) O Eu, o Tu e o Ele viviam sozinhos. b) Os três se encontraram à beira mar. c) O Eu, o Tu e o Ele precisavam de amigos. d) Eles nunca tinham se encontrado antes.

1. Atividades a) Qual é o gênero textual? R: Conto b) Qual é o

1. Atividades a) Qual é o gênero textual? R: Conto b) Qual é o tipo discursivo? R: Narrativo c) Qual é o domínio discursivo desse gênero? (A) Literário 2. Os personagens viviam: a) Em uma casa pequena. 3. No trecho “. . . muitos brinquedos e uma caminha muito fofinha. ” (l. 3), a palavra destacada indica: (D 11) c) Intensidade 4. No trecho “Numa linda manhã de sol, cada um deles saiu da sua casinha. . . ” (l. 7), a expressão destacada indica: (D 11) d) Tempo 5. Na frase “O Eu, o Tu e o Ele sentiam que algo lhes faltava, mas não conseguiam descobrir o quê. ” (l. 5, 6), a palavra destacada indica: (D 11) b) Oposição. 6. Qual é a informação principal no texto? (D 27) c) O Eu, o Tu e o Ele precisavam de amigos.