As Organizaes vistas como Culturas Organizaes como Culturas

  • Slides: 17
Download presentation
As Organizações vistas como Culturas

As Organizações vistas como Culturas

Organizações como Culturas z. Japão - uma pequena ilha sem recursos naturais, 110 milhões

Organizações como Culturas z. Japão - uma pequena ilha sem recursos naturais, 110 milhões de pessoas aglomeradas em 4 ilhas, saída das cinzas da II Guerra Mundial z É UMA DAS MAIORES POTÊNCIAS DO MUNDO MODERNO!! Que fenômeno é esse chamado CULTURA? ?

Organizações como Fenômeno Cultural z “Grandes Organizações são capazes de influenciar a maior parte

Organizações como Fenômeno Cultural z “Grandes Organizações são capazes de influenciar a maior parte do dia-a-dia das pessoas”; z “Por que tantas pessoas constroem as suas vidas em torno de conceitos distintos de trabalho e lazer, seguem rígidas rotinas de cinco ou seis dias por semana, aceitam autoridade? ” z Para alguém de fora isso pode parecer assustador!

Organizações como Fenômeno Cultural z O sociólogo francês Emile Durkheim mostrou que o desenvolvimento

Organizações como Fenômeno Cultural z O sociólogo francês Emile Durkheim mostrou que o desenvolvimento das sociedades organizacionais trouxe também uma “desintegração dos padrões tradicionais de ordem social, em terno de ideais comuns, crenças e valores dando lugar a padrões mais fragmentados e diferenciados de crença e prática baseada na estrutura ocupacional da nova sociedade”.

Organizações como Fenômeno Cultural Crenças e valores Tradicionais z Ajuda mútua; z Família; z

Organizações como Fenômeno Cultural Crenças e valores Tradicionais z Ajuda mútua; z Família; z O tempo corre mais devagar; z Mais trabalho e pouca especialização Novas crenças e valores z Cada um por si; z Carreira Profissional; z “Time is money”; z Mais Conhecimento; z Maior especialização.

Organizações como Fenômeno Cultural A vida organizacional aponta para a globalização em que há

Organizações como Fenômeno Cultural A vida organizacional aponta para a globalização em que há uma unificação dos sistema de produção e os traços nacionais já não têm o mesmo impacto. Ou seja, as diferenças entre as nações são mais ocupacionais do que nacionais.

Organizações e o contexto cultural “Caso se examine o conceito japonês de trabalho, bem

Organizações e o contexto cultural “Caso se examine o conceito japonês de trabalho, bem como as relações entre os empregados e as suas organizações, descobre-se que são muito diferente daquilo que prevalece no Ocidente”.

Organizações e o contexto cultural Como serão as organizações ocidentais? ? 6 VOLUNTÁRIOS SE

Organizações e o contexto cultural Como serão as organizações ocidentais? ? 6 VOLUNTÁRIOS SE APRESENTEM Dinâmica dos balões

Organizações e o contexto cultural z. As organizações Ocidentais: y. Individualistas; y. Capitalistas; y.

Organizações e o contexto cultural z. As organizações Ocidentais: y. Individualistas; y. Capitalistas; y. Pensam mais em si não na organização. z. As organizações Orientais: y. Pensamento Coletivo; y. Trabalho em equipe o tempo todo; y. A Organização é a extensão de sua casa.

Organizações e o contexto cultural RESULTADO MAIOR SUCESSO ORGANIZACIONAL!!

Organizações e o contexto cultural RESULTADO MAIOR SUCESSO ORGANIZACIONAL!!

Organizações e o contexto cultural z. Traços culturais do Japão; y. Proteção do empregado

Organizações e o contexto cultural z. Traços culturais do Japão; y. Proteção do empregado (lembrando os campos de arroz); y. Subserviência; y. Seu sucesso é servir dentro do sistema e não obter sucesso sozinho (status pessoal); y. Exemplo: trabalhadores da Honda que consertam pára-brisa dos veículos ao longo do caminho para casa ou para o trabalho.

Organizações e o contexto cultural A visão Cultural sob a perspectiva Americana “o desempenho

Organizações e o contexto cultural A visão Cultural sob a perspectiva Americana “o desempenho industrial e econômico é normalmentendido como um tipo de jogo. A orientação geral em muitas organizações é jogar o jogo para valer: colocar objetivos, esclarecer responsabilidades e ‘chutar o traseiro’, ou recompensar o sucesso, pródiga e visivelmente”.

Organizações e o contexto cultural O Reforço Positivo “A BANANA DE OURO” O caso

Organizações e o contexto cultural O Reforço Positivo “A BANANA DE OURO” O caso Foxboro z. Este é um exemplo que mostra a cultura de se recompensar o resultado positivo imprimindo a cultura de “somos o número 1”

Culturas e Subculturas nas Organizações z. As organizações são minissociedades; y. Pode haver: grupos

Culturas e Subculturas nas Organizações z. As organizações são minissociedades; y. Pode haver: grupos bem integrados; grupos “prepotentes” (somos os melhores); ou grupos divididos. z. Para se entender a cultura e subculturas da organização basta a observação.

Culturas e Subculturas nas Organizações z. Existem face pública e a face privada na

Culturas e Subculturas nas Organizações z. Existem face pública e a face privada na organização y“O caso da companhia de seguros” z. O caso HP - Motivação z. O caso ITT - Pressão (Harold Geneen)

Culturas e Subculturas nas Organizações Independente da Cultura adota na empresa, o que de

Culturas e Subculturas nas Organizações Independente da Cultura adota na empresa, o que de fato importa é adequar a abordagem gerencial à realidade do mercado, da empresa e, principalmente, das pessoas que trabalham na organização

Cultura: Obediência a regras ou Representação z. Agimos conforme padrões de comportamento não escritos.

Cultura: Obediência a regras ou Representação z. Agimos conforme padrões de comportamento não escritos. z. Da mesma forma, as organizações pautam sua rotina por esses padrões de comportamento.