PULSANTE INDICAO O Kit Cnula Nucleotomor Pulsante um

  • Slides: 16
Download presentation
PULSANTE

PULSANTE

INDICAÇÃO: O Kit Cânula Nucleotomor Pulsante é um produto desenvolvido para efetuar uma descompressão

INDICAÇÃO: O Kit Cânula Nucleotomor Pulsante é um produto desenvolvido para efetuar uma descompressão de hérnias discais toraco-lombares por nucleotomia ou discectomia percutânea. É indicado na grande maioria dos pacientes com problemas de hérnias de discopatias degenerativas. Exemplos: • Hérnias discais contidas, • Hérnias foraminais sintomática e ciática, • Hérnias HIZ (higt intensity zone) disco preto zona de alta intensidade. O processo será realizado na região tóraco-lombar da coluna vertebral. É um procedimento minimamente invasivo, ou seja, com o mínimo de agressão ao organismo.

COMO FUNCIONA O aparelho possui um sistema de lâmina pulsante pneumática com frequência em

COMO FUNCIONA O aparelho possui um sistema de lâmina pulsante pneumática com frequência em torno de 130 p/m que permite um controle de corte preciso na remoção da hérnia discal. Além disso, permite uma maior eficácia na extração da parte afetada. O tecido retirado vai sendo sugado pela aspiração juntamente com irrigação de soro fisiológico e depositado em um retentor com filtro de partículas solidas, permitindo a visualização da quantidade retirada com duração do procedimento que varia em torno de dois a quatro minutos. O material retirado pode ser enviado para exame anatomopatológico caso haja necessidade solicitada pelo cirurgião.

O PROCEDIMENTO 1 - posicione o paciente sobre a mesa cirúrgica na posição decúbito

O PROCEDIMENTO 1 - posicione o paciente sobre a mesa cirúrgica na posição decúbito ventral É recomendado uma mesa de fibra de carbono adequada e a sua posição se dá em função de dobrar a bacia e o tórax para que abra o espaço.

2 - com o auxílio do intensificador de imagens, localize o local exato para

2 - com o auxílio do intensificador de imagens, localize o local exato para incisão da anestesia e da agulha.

Com auxílio de um marcador (de preferência de varizes) é procedida a anestesia local

Com auxílio de um marcador (de preferência de varizes) é procedida a anestesia local para realizar a entrada da agulha, com angulação de 45 graus entre o plano da coluna e o plano do paciente, e uma distância de 8 cm a 10 cm da linha média para que possa entrar exatamente no triângulo de segurança de kambin.

Na imagem perfil é indispensável que se faça aferição no ap, pois essa agulha

Na imagem perfil é indispensável que se faça aferição no ap, pois essa agulha deve estar entre a linha média interna do pedículo correspondente e a apófise espinhosa da mesma vértebra. Atenção: a agulha não pode ficar antes nem depois, sob pena de ter riscos de danos cirúrgicos quer sejam vasculares ou radiculares.

3 - pela incisão, insira o fio guia na direção pré-estabelecida pelo cirurgião.

3 - pela incisão, insira o fio guia na direção pré-estabelecida pelo cirurgião.

4 - com o fio inserido na direção e profundidade definidas pelo cirurgião, insira

4 - com o fio inserido na direção e profundidade definidas pelo cirurgião, insira a cânula perfuradora usando o fio como guia. Com a ponta da cânula podemos girar para cortar a parte fibrosa do disco. Atenção: confira no intensificador de imagem (uma vez colocada adequadamente a cânula) para ter certeza de que esta está entre o pedículo e a linha média da apófise espinhosa.

5 - após a cânula perfuradora estar posicionada, retire o fio guia e em

5 - após a cânula perfuradora estar posicionada, retire o fio guia e em seguida retira a cânula perfuradora, ficando apenas a cânula para introdução do nucleotomor pulsante. 6 - acople o soro à cânula para irrigação.

Posto isso, acione a drenagem do soro e verifique a aspiração. O flange é

Posto isso, acione a drenagem do soro e verifique a aspiração. O flange é padrão para soro. O soro deve ser aberto e ter vazão máxima ou a definida pelo cirurgião. A cânula deve estar cheia de soro antes da inserção do dissectomor percutâneo. 7 - Na parte lateral do recipiente transparente que faz parte do discectomor percutâneo, conecte e ligue o vácuo do hospital - em 30 cmhg ou -40 kpa (vácuo normal do hospital). 8 - Atenção: antes de liberar o ar para o dispositivo de acionamento pneumático, cerifique com o cirurgião se a posição está correta. Esse equipamento já está regulado na pressão correta.

9 - Monitore este movimento de introdução e rotação pelo intensificador de imagem. 10

9 - Monitore este movimento de introdução e rotação pelo intensificador de imagem. 10 - Realize a remoção com segurança do núcleo pulposo. 11 - OBS. : sinais de gordura no tubo significam que o disco está sendo absorvido. 12 - Após a remoção do tecido afetado, desligue o ar para remoção do discectomor, o soro e o vácuo. E dê um ponto na pele do paciente. 13 - O paciente é acordado tendo sua posição retomada, assim sendo encaminhado para a sala de recuperação, onde aguardará por 1 h 30 min a 2 h para passar o efeito da sedação. Após isso, ele pode ir para casa, onde passará 1 dia em repouso, no segundo já estará se mobilizando melhor.