Mudanas climticas e as influncias antrpicas Geografia 1

  • Slides: 16
Download presentation

Mudanças climáticas e as influências antrópicas Geografia – 1ª série do Ensino Médio –

Mudanças climáticas e as influências antrópicas Geografia – 1ª série do Ensino Médio – 4º bimestre Professor Regente Prof. Antonio Russo Junior Equipe Geografia – COPED/CMSP Professora Moderador(a) Prof. ª Luize Coutinho Equipe História – COPED/CMSP

O que vamos trabalhar? Ensino Médio: 1ª série – 4º bimestre Habilidades do currículo:

O que vamos trabalhar? Ensino Médio: 1ª série – 4º bimestre Habilidades do currículo: utilizar e interpretar diferentes escalas de tempo para situar e descrever transformações antrópicas responsáveis pelas alterações climáticas globais. Temas/Conteúdo: Os biomas terrestres/clima e cobertura vegetal.

Vídeo Mudanças climáticas Canal do You. Tube: INPEvideoseduc Duração: 8 min 50 s https:

Vídeo Mudanças climáticas Canal do You. Tube: INPEvideoseduc Duração: 8 min 50 s https: //youtu. be/ssv. Fq. YSl. Mho INPEvideoseduc. Mudanças Climáticas. Licença CC BY-NC-ND 3. 0 BR. Disponível em: https: //www. youtube. com/watch? v=ssv. Fq. YSl. Mho&feature=youtu. be Acesso em: 15 nov. 2020.

“Estamos aqui porque o mundo está a enfrentar uma grave crise climática. A ruptura

“Estamos aqui porque o mundo está a enfrentar uma grave crise climática. A ruptura do clima está a acontecer agora e está a acontecer com todos nós. Estamos numa batalha pelas nossas vidas. Mas é uma batalha que ainda podemos vencer. ”, declarou António Guterres, durante a Reunião do Clima de Abu Dhabi, em junho de 2019. Fonte: Nações Unidas. Disponível em <https: //unric. org/pt/mundo-espera-solucao-para-alteracoes-climaticas-diz-ban-ki-moon-7/ >. Acesso em: 15 nov. 2020.

Os gases do efeito estufa (GEEs) são responsáveis por manter a temperatura da Terra,

Os gases do efeito estufa (GEEs) são responsáveis por manter a temperatura da Terra, já que eles impedem que parte da irradiação solar seja refletida de volta ao espaço. Com isso, podemos dizer que eles são essenciais para a vida na Terra, pois, sem esses gases, a temperatura seria muito mais baixa, impossibilitando a sobrevivência de seres vivos como conhecemos hoje. Esses gases são emitidos naturalmente através da superfície terrestre. Contudo, a emissão de gases do efeitos estufa aumenta na mesma medida em que aumentam as populações e as economias, já que a industrialização, o desflorestamento e a produção agrícola tem um impacto no aumento direto da produção desses gases. Elaborado especialmente para o CMSP.

Quais as causas das mudanças climáticas e do aquecimento global? As mudanças climáticas podem

Quais as causas das mudanças climáticas e do aquecimento global? As mudanças climáticas podem ter causas naturais, como alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da Terra, ou podem ser consequência das atividades humanas. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas responsável por produzir informações científicas, afirma que há 90% de certeza de que o aumento da temperatura na Terra está sendo causado pela ação dos seres humanos. A partir da Revolução Industrial, os seres humanos passaram a emitir quantidades significativas de gases de efeito estufa (GEE), em especial o dióxido de carbono. Neste período, a concentração original de 280 ppm 4 destes gases cresceu até os atuais 400 ppm 5 , intensificando significativamente o efeito estufa. Assim, as atividades humanas passaram a ter uma influência importante nas mudanças climáticas. Fonte: WWF. Disponível em <https: //www. wwf. org. br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos 2/clima/mudancas_climaticas 2/>. Acesso em: 15 nov. 2020.

Quais são os países que mais emitem gases de efeito estufa? Historicamente, por conta

Quais são os países que mais emitem gases de efeito estufa? Historicamente, por conta do desenvolvimento industrial, os países desenvolvidos tem sido responsáveis pela maior parte das emissões de GEE, mas os países em desenvolvimento vêm aumentando consideravelmente suas emissões. Atualmente, a China ocupa o primeiro lugar do ranking, seguido por Estados Unidos, União Europeia e pelo Brasil. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas responsável por produzir informações científicas, afirma que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação dos seres humanos. Fonte: WWF. Disponível em <https: //www. wwf. org. br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos 2/clima/mudancas_climaticas 2/>. Acesso em: 15 nov. 2020.

Vídeo Aprendendo a enfrentar as mudanças climáticas Canal do You. Tube: ONU Brasil Duração:

Vídeo Aprendendo a enfrentar as mudanças climáticas Canal do You. Tube: ONU Brasil Duração: 4 min 21 s https: //youtu. be/UK_1 BWLk. Y_U ONU Brasil. Aprendendo a enfrentar a mudança climática. Licença Creative Commons. Disponível em: https: //www. youtube. com/watch? v=UK_1 BWLk. Y_U&feature=youtu. be Acesso em: 15 nov. 2020.

Atividade O que pode ser feito para amenizar as mudanças climáticas no planeta?

Atividade O que pode ser feito para amenizar as mudanças climáticas no planeta?

A camada de ozônio O ozônio (O 3) é um dos gases que compõe

A camada de ozônio O ozônio (O 3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada camada de ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos. [. . . ] Nos seres humanos, a exposição à radiação UV-B está associada aos riscos de danos à visão, ao envelhecimento precoce, à supressão do sistema imunológico e ao desenvolvimento do câncer de pele. Os animais também sofrem as consequências do aumento da radiação. Os raios ultravioletas prejudicam os estágios iniciais do desenvolvimento de peixes, camarões, caranguejos e outras formas de vida aquáticas, além de reduzir a produtividade do fitoplâncton, base da cadeia alimentar aquática, provocando desequilíbrios ambientais. [. . . ] Ministério do Meio Ambiente (MMA). A Camada de Ozônio. Disponível em https: //www. mma. gov. br/clima/protecao-da-camada-deozonio/a-camada-de-ozonio Acesso em: 15 nov. 2020.

Buraco da camada de ozônio O “buraco da camada de ozônio” é o fenômeno

Buraco da camada de ozônio O “buraco da camada de ozônio” é o fenômeno de queda acentuada na concentração do ozônio sobre a região da Antártica. A cor azul tendendo para o violeta indica a baixa concentração de ozônio, de acordo com a escala Dobson. O processo de diminuição da concentração de ozônio vem sendo acompanhado desde o início da década de 1980, em vários pontos do mundo, inclusive no Brasil. Diante dos esforços realizados no mundo todo para cumprir com as metas de eliminação das substâncias destruidoras do ozônio, no âmbito do Protocolo de Montreal, espera-se que a camada de ozônio recupere-se aos níveis registrados no início da década de 1980 apenas em meados do século XXI (2050 2060). Ministério do Meio Ambiente (MMA). A Camada de Ozônio. Disponível em https: //www. mma. gov. br/clima/protecao-da-camada-deozonio/a-camada-de-ozonio Acesso em: 15 nov. 2020.

Buraco da camada de ozônio Fonte: NASA Ministério do Meio Ambiente (MMA). A Camada

Buraco da camada de ozônio Fonte: NASA Ministério do Meio Ambiente (MMA). A Camada de Ozônio. Disponível em https: //www. mma. gov. br/clima/protecao-da-camada-deozonio/a-camada-de-ozonio Acesso em: 15 nov. 2020.

Destruição do ozônio Em 1928, quando se desenvolveu os CFCs, o pesquisador Thomas Midgley

Destruição do ozônio Em 1928, quando se desenvolveu os CFCs, o pesquisador Thomas Midgley acreditava que tais substâncias seriam inofensivas à atmosfera terrestre por serem quimicamente inertes, além de serem fáceis de estocar, de produção barata, estáveis e bastante versáteis. Em 1974, Molina e Rowland propuseram que o ozônio estratosférico estava sendo destruído em escala maior do que ocorria naturalmente, e que a diminuição da concentração do ozônio era devido à presença de substâncias químicas halogenadas contendo átomos de cloro (Cl), flúor (F) ou bromo (Br), emitidas pela atividade humana. Os gases contendo esses átomos permanecem na atmosfera por vários anos e, ao subirem até a estratosfera, sofrem a ação da radiação ultravioleta, liberando radicais livres que destroem de forma catalítica as moléculas de ozônio. A diminuição da concentração de ozônio persiste devido à contínua emissão de substâncias halogenadas e sua longa vida na atmosfera, a exemplo dos clorofluorcarbonos (CFCs), que podem permanecer ativos de 80 a 100 anos. Ministério do Meio Ambiente (MMA). A Camada de Ozônio. Disponível em https: //www. mma. gov. br/clima/protecao-da-camada-deozonio/a-camada-de-ozonio Acesso em: 15 nov. 2020.

Vídeo Mudanças climáticas, ação do homem causa interferência no clima (10/09/2019) Duração: 5 min

Vídeo Mudanças climáticas, ação do homem causa interferência no clima (10/09/2019) Duração: 5 min 03 s https: //youtu. be/F 9 jh. SB_-1 u. E Rolim Notícias. Mudanças climáticas, ação do homem causa interferência no clima (10/09/2019). Licença Creative Commons. Disponível em: https: //www. youtube. com/watch? v=F 9 jh. SB_-1 u. E&feature=youtu. be. Acesso em: 15 nov. 2020.

Saiba mais! MMA – Ministério do Meio Ambiente https: //www. mma. gov. br/clima/protecao-da-camada-de-ozonio/acamada-de-ozonio

Saiba mais! MMA – Ministério do Meio Ambiente https: //www. mma. gov. br/clima/protecao-da-camada-de-ozonio/acamada-de-ozonio