Liderana situao Pensando em Liderana O lder como

  • Slides: 23
Download presentation
Liderança situação

Liderança situação

Pensando em Liderança. • “O líder como o chato” Já na liderança situacional. “trata

Pensando em Liderança. • “O líder como o chato” Já na liderança situacional. “trata o individuo de maneira direcionada e pessoal. . . ”

Segundo a prof. Rita Alonso “A Liderança Situacional não só sugere o estilo de

Segundo a prof. Rita Alonso “A Liderança Situacional não só sugere o estilo de liderança de alta probabilidade para os vários níveis de maturidade, como indica a probabilidade de sucesso das outras configurações de estilo, se o líder não for capaz de adotar o estilo desejável. Estes conceitos são válidos em qualquer situação em que alguém pretende influenciar o comportamento de outras pessoas. Num contexto geral, ela pode ser aplicada em qualquer tipo organizacional, quer se trate de uma organização empresarial, educacional, governamental ou militar e até mesmo na vida familiar”.

Dinâmica da bola de fogo

Dinâmica da bola de fogo

Liderança situacional Øidentificar a maturidade do individuo Øtratar individualmente cada um de seus funcionários

Liderança situacional Øidentificar a maturidade do individuo Øtratar individualmente cada um de seus funcionários Øformas de tratar individualmente cada funcionários Ø Um líder situacional muda de estilo de acordo com a pessoa com quem trabalha e com a situação que esta lidando, ou seja, pessoas diferentes. . métodos diferentes.

Dentro da teoria Situacional são propostos quatro estilos de liderança: Determinar – para baixa

Dentro da teoria Situacional são propostos quatro estilos de liderança: Determinar – para baixa maturidade – as pessoas não tem nem vontade nem capacidade, O líder é quem determina suas tarefas, o que fazer quando onde, e assim por diante. Persuadir – maturidade entre baixa e moderada – os funcionários não tem capacidade mas tem vontade. Nesse caso o líder da espaço para o funcionário mas as decisões ainda são tomadas por ele. Compartilhar – maturidade entre moderada e alta – os funcionários tem capacidade mas pouca vontade de assumir responsabilidades, o funcionário é orientado mas uma parte das decisões ainda é tomada pelo líder. Delegar – maturidade alta – funcionários com capacidade e disposição para assumir responsabilidades, não é necessário uma comunicação acima do normal e nem apoio do líder.

Ilustrativo Karate Kid

Ilustrativo Karate Kid

"Maturidade" Maturidade de trabalho – capacidade de fazer alguma coisa relacionada a conhecimento e

"Maturidade" Maturidade de trabalho – capacidade de fazer alguma coisa relacionada a conhecimento e a capacidade técnica. Pode executar uma tarefa sem o direcionamento de outro. EX – “meus conhecimentos permitem que meu trabalho seja realizado por conta própria sem muita ajuda do chefe”

"Maturidade" Maturidade Psicológica – disposição ou motivação para fazer algo Esta ligada a confiança

"Maturidade" Maturidade Psicológica – disposição ou motivação para fazer algo Esta ligada a confiança em si mesmo no seu empenho. Julgam a responsabilidade importante, são seguras e senten-se bem com o seu trabalho EX – “Meu chefe não precisa ficar em cima de mim ou me incentivando nessa área”

Dinâmica da construção das torres

Dinâmica da construção das torres

Na Liderança Situacional está implícita a idéia de que o líder deve ajudar os

Na Liderança Situacional está implícita a idéia de que o líder deve ajudar os liderados a amadurecer até o ponto em que sejam capazes e estejam dispostos a fazê-lo, esse desenvolvimento deve ser realizado ajustando-se o comportamento de liderança. Independente do nível de maturidade do indivíduo ou grupo, podem ocorrer algumas mudanças. Sempre que, por qualquer razão, o desempenho de um liderado começar a regredir e sua capacidade ou motivação diminuir, o líder deverá fazer uma reavaliação do nível de maturidade e dar o apoio sócio-emocional e a direção apropriada que o (s) liderado (s) necessitar.

Para escolher qual o padrão de liderança que desenvolverá em relação aos seus subordinados,

Para escolher qual o padrão de liderança que desenvolverá em relação aos seus subordinados, considere e avalie três forças: Forças no administrador, como: • Seu sistema de valores e convicções pessoais; • sua confiança nos subordinados; • suas inclinações pessoais a respeito de como liderar; • seus sentimentos de segurança em situações incertas.

2. Forças nos subordinados, como: • sua necessidade de liberdade ou de orientação superior;

2. Forças nos subordinados, como: • sua necessidade de liberdade ou de orientação superior; • sua disposição de assumir responsabilidade; • sua segurança na incerteza; • seu interesse pelo problema ou pelo trabalho; • sua compreensão e identificação do problema; • seus conhecimentos e experiência para resolver o problema; • sua expectativa de participação nas decisões.

3. Forças na situação, como: • o tipo de empresa, seus valores e tradições,

3. Forças na situação, como: • o tipo de empresa, seus valores e tradições, suas políticas e diretrizes; • a eficiência do grupo de subordinados; • o problema a ser resolvido ou a complexidade do trabalho; • a premência de tempo.

4. Da abordagem situacional, pode-se inferir as seguintes proposições: a) Quando as tarefas são

4. Da abordagem situacional, pode-se inferir as seguintes proposições: a) Quando as tarefas são rotineiras e respectivas, a liderança é geralmente limitada e sujeita a controles pelo chefe b) Um líder pode assumir diferentes padrões de liderança para cada um de seus subordinados, de acordo com as forças acima. c) Para um mesmo subordinado, o líder também pode assumir diferentes padrões de liderança, conforme a situação envolvida. Em situações em que o subordinado apresenta alto nível de eficiência, o líder pode dar-lhe maior liberdade nas decisões, mas se o subordinado apresenta erros seguidos e imperdoáveis, o líder pode impor-lhe maior autoridade pessoal e menor liberdade de trabalho.

VARIEDADES DE PODER INDIVIDUAL. Poder Legítimo É o poder inerente à estrutura organizacional em

VARIEDADES DE PODER INDIVIDUAL. Poder Legítimo É o poder inerente à estrutura organizacional em si. Poder de Recompensa Também é inerente à estrutura organizacional. Poder Coercitivo Está relacionado à habilidade do gerente em punir um funcionário. .

VARIEDADES DE PODER INDIVIDUAL. Poder de Especialização Deriva dos talentos especiais, do conhecimento, das

VARIEDADES DE PODER INDIVIDUAL. Poder de Especialização Deriva dos talentos especiais, do conhecimento, das habilidades e da experiência anterior de um indivíduo. Poder de Referência Também chamado de carisma pessoal, é o poder de um indivíduo de influenciar um outro por sua força de caráter. Poder de Informação Deriva da posse de informação importante em um momento crítico quando esta é necessária ao funcionamento da organização.

Dinâmica • Triplo espelho

Dinâmica • Triplo espelho

O líder é um sujeito que. . .

O líder é um sujeito que. . .

E você, conseguiu enquadrar-se nas definições como um líder? CHEFE O chefe conduz; O

E você, conseguiu enquadrar-se nas definições como um líder? CHEFE O chefe conduz; O chefe inspira medo; O chefe diz “EU”; O chefe se preocupa com coisas; O chefe colhe o lucro; O chefe enxerga o hoje; X ↔ ↔ ↔ ↔ LIDER O líder aconselha; O líder entusiasmo; O líder “nos”; O líder se preocupa com pessoas; O Líder os distribui; O líder contempla o amanhã;

Se eu fosse você!

Se eu fosse você!

Liderança na Prática • Aberto a mudanças • Disposto para novos desafios • Estar

Liderança na Prática • Aberto a mudanças • Disposto para novos desafios • Estar atento as necessidades individuais de cada subordinado

Obrigado pela participação de todos!

Obrigado pela participação de todos!