ISLAMISMO CARACTERSTICAS Religio Monotesta 1 397 anos Fundada

  • Slides: 26
Download presentation
ISLAMISMO

ISLAMISMO

CARACTERÍSTICAS Religião Monoteísta 1. 397 anos Fundada por Maomé (principal) e Ali (discípulo) Centro

CARACTERÍSTICAS Religião Monoteísta 1. 397 anos Fundada por Maomé (principal) e Ali (discípulo) Centro de Adoração: MECA Hoje: 935 milhões seguidores; é a que mais cresce no mundo Islã = submissão Muçulmano é aquele que declara submisso ao poder e à vontade de Deus, Allah.

Um pouco da história O Império Árabe teve sua formação a partir da origem

Um pouco da história O Império Árabe teve sua formação a partir da origem do islamismo, religião fundada pelo profeta Maomé. Antes disso, a Arábia era composta por povos semitas que, até o século VII, viviam em diferentes tribos. Apesar de falarem a mesma língua, estes povos possuíam diferentes estilos de vida e de crenças.

Um pouco da história Arabia pré-islâmica Os beduínos eram nômades e levavam uma vida

Um pouco da história Arabia pré-islâmica Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no deserto, utilizando como meio de sobrevivência o camelo, animal do qual retiravam seu alimento (leite e carne) e vestimentas (feitas com o pêlo). Com suas caravanas, praticavam o comércio de vários produtos pelas cidades da região. Já as tribos coraixitas, habitavam a região litorânea e viviam do comércio fixo.

Conhecendo a história de Maomé nasce em 570 d. C. Filho de Mercadores, órfão

Conhecendo a história de Maomé nasce em 570 d. C. Filho de Mercadores, órfão aos 6 anos. Casa-se com Khadija, rica, que vai financiar sua vida religiosa. 40 anos: visão do Anjo Gabriel Profissão de Fé: “Há um só Deus, Ala, e um só mediador entre Deus e os Homens, Maomé”

Conhecendo a história de Maomé Perseguido por artesãos e comerciantes de artigos religiosos (politeístas),

Conhecendo a história de Maomé Perseguido por artesãos e comerciantes de artigos religiosos (politeístas), foge de Meca para Medina (HÉGIRA) em 20/06/622. Medina: organiza exército para lutar contra os “infiéis”. Reconquista Meca (627) Escreve o Corão entre 610 e 632. Morre em 632 d. C. em Jerusalém (Segundo Islã, é levado aos céus, como Jesus Cristo)

Livro Sagrado: Corão/Alcorão O nome, em árabe, significa ‘lido’ ou ‘recitado’. Esta palavra pode

Livro Sagrado: Corão/Alcorão O nome, em árabe, significa ‘lido’ ou ‘recitado’. Esta palavra pode ser uma forma arabizada de origem síria e se aplica ao livro que contém, para os muçulmanos, uma série de revelações de Alá (Deus) a Maomé. Estas revelações começaram nas primeiras décadas do século VII, quando Maomé já tinha 40 anos, e ocorreram em Meca (Makka), cidade natal do Profeta, e Medina (al. Madinah).

Livro Sagrado: Corão/Alcorão A composição do Alcorão As revelações foram feitas em árabe e,

Livro Sagrado: Corão/Alcorão A composição do Alcorão As revelações foram feitas em árabe e, segundo as crenças muçulmanas, através do arcanjo Gabriel (Yibrail). Quando Maomé as proclamou, os ouvintes memorizavam e, às vezes, escreviam-nas em folhas de palma, fragmentos de osso ou peles de animais. Após a morte de Maomé, no ano 632 d. C. , seus seguidores começaram a recolhê-las e, durante o califado de Omar, em 650, elas foram recompiladas no Alcorão, tal como o conhecemos hoje.

Livro Sagrado: Corão/Alcorão O Alcorão está dividido em 114 capítulos (suras), com títulos aleatórios

Livro Sagrado: Corão/Alcorão O Alcorão está dividido em 114 capítulos (suras), com títulos aleatórios que, geralmente, não estão associados ao texto. Os capítulos dividem-se em versículos (ayat), trabalho posterior à divisão em capítulos e que, dependendo da edição, nem sempre é igual. O Alcorão é similar, em número de palavras, ao Novo Testamento da Bíblia cristã.

Livro Sagrado: Corão/Alcorão O Alcorão consiste num conjunto de preceitos e recomendações éticas e

Livro Sagrado: Corão/Alcorão O Alcorão consiste num conjunto de preceitos e recomendações éticas e morais, advertências sobre a chegada do último dia e Juízo Final, histórias sobre profetas anteriores a Maomé e povos a quem foram enviados, preceitos sobre religião, vida social, matrimônio, divórcio ou herança. A mensagem, em essência, é que existe um só Deus, criador de todas as coisas, ao qual há que se servir, praticando o culto e observando conduta correta. Deus é sempre misericordioso e tem se dirigido à humanidade para que ela O venere nas pessoas dos diversos profetas enviados por Ele.

Livro Sagrado: Corão/Alcorão Os islâmicos acreditam que o Alcorão é A Palavra de Deus.

Livro Sagrado: Corão/Alcorão Os islâmicos acreditam que o Alcorão é A Palavra de Deus. Por isto, é o centro da vida religiosa, sendo comparável à Torá dos judeus ou ao Novo Testamento cristão. A oração diária obrigatória inclui a recitação de versículos e capítulos. A educação dos jovens muçulmanos inclui sua aprendizagem de memória. Para os seguidores do Islã, o Alcorão é a fonte principal do Direito do Islã, juntamente com a sunna (comportamento e práticas do Profeta).

Base da Fé Islâmica Um só Deus (ALÁ) e um só mediador entre Deus

Base da Fé Islâmica Um só Deus (ALÁ) e um só mediador entre Deus e os homens (MAOMÉ) Anjos (diferente do cristianismo/judaísmo) Corão – único livro sagrado Maomé – último e mais importante dos profetas Predestinação – tudo está escrito e não pode ser mudado. Ressurreição dos mortos para julgamento do bem e do mal.

Base da Fé Islâmica Os pilares da prática espiritual Profissão de Fé (não há

Base da Fé Islâmica Os pilares da prática espiritual Profissão de Fé (não há outro Deus senão Alá e Maomé é seu profeta) deve ser repetido cinco vezes ao dia; Oração: deve orar cinco vezes ao dia, sempre se posicionado em direção a Meca e ajoelhados.

Base da Fé Islâmica Jejum: no livro sagrado é ressaltado a observância do jejum,

Base da Fé Islâmica Jejum: no livro sagrado é ressaltado a observância do jejum, não consumir carne de porco e nem álcool. Durante o período do Ramadã entre o nascer e o por do sol é proibido comer, beber, fumar e ter relações sexuais. São dispensados do jejum apenas os enfermos, mulheres que estão amamentando que poderão cumprir o jejum em outro tempo

Base da Fé Islâmica Esmola/caridade: A caridade é, na verdade, uma taxa ou um

Base da Fé Islâmica Esmola/caridade: A caridade é, na verdade, uma taxa ou um imposto formal sobre a riqueza e a propriedade. Está fixada em 1/40, ou seja, 2, 5%, mas as pessoas são incentivadas a dar mais. De acordo com Maomé, essa taxa deve ser tirada dos ricos e dada aos pobres.

Base da Fé Islâmica "Devem-se dar esmolas apenas aos pobres destituídos; àqueles que se

Base da Fé Islâmica "Devem-se dar esmolas apenas aos pobres destituídos; àqueles que se empenham na administração das esmolas e àqueles cujos corações são simpáticos à Fé; para a libertação dos escravos e dos devedores; para o avanço da causa de Deus; e para o viajante em necessidade. "

Base da Fé Islâmica Peregrinação a Meca: Todo muçulmano adulto que dispõe de meios

Base da Fé Islâmica Peregrinação a Meca: Todo muçulmano adulto que dispõe de meios para realizar uma peregrinação a Meca, deve fazê-lo pelo menos uma vez na vida. Ali se encontra o santuário sagrado mais antigo do islã, a Caaba. Trata-se de um edifício quadrado coberto por um pano negro. Num canto da Caaba fica uma pedra negra incrustada na parede; essa pedra tem um enorme significado simbólico.

Base da Fé Islâmica Para os muçulmanos, Meca e a Caaba são o centro

Base da Fé Islâmica Para os muçulmanos, Meca e a Caaba são o centro do mundo. Não só os fiéis se voltam para Meca quando oram; também as mesquitas são construídas com o eixo mais longo apontando para lá. Os mortos são enterrados voltados para Meca, e a cidade é o destino das peregrinações.

XIITAS E SUNITAS Xiitas Seguidores de Ali (tio de Maomé). Autoridade passada a Ali.

XIITAS E SUNITAS Xiitas Seguidores de Ali (tio de Maomé). Autoridade passada a Ali. Fiéis são independentes Hoje – São os mais radicais, guiados por Alá. Sunitas Seguem os Califas, sendo dependentes deles para suas decisões. Líderes (califas) são escolhidos pelo povo. Hoje – são os menos radicais, dependentes dos líderes.

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES DEUS Judaísmo: Jeová Cristianismo: Deus Islamismo: Alá MEDIADORES Judaísmo: Moisés Cristianismo:

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES DEUS Judaísmo: Jeová Cristianismo: Deus Islamismo: Alá MEDIADORES Judaísmo: Moisés Cristianismo: Jesus Cristo Islamismo: Maomé

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES ESCRITURAS Judaísmo: Torá ou Talmud Cristianismo: Bíblia Islamismo: Corão ou Alcorão

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES ESCRITURAS Judaísmo: Torá ou Talmud Cristianismo: Bíblia Islamismo: Corão ou Alcorão PATRIARCA Abrahão para as três

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES DIAS SANTOS Judaísmo: Sábado Cristianismo: Domingo Islamismo: Sexta-feira PRINCIPAIS FESTAS: Judaísmo:

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES DIAS SANTOS Judaísmo: Sábado Cristianismo: Domingo Islamismo: Sexta-feira PRINCIPAIS FESTAS: Judaísmo: Yon Kipour Cristianismo: Natal e Páscoa Islamismo: Ramadã

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES DIVISÕES Judaísmo: Tradicionais e Ortodoxos Cristianismo: Católicos e Protestantes Islamismo: Xiitas

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES DIVISÕES Judaísmo: Tradicionais e Ortodoxos Cristianismo: Católicos e Protestantes Islamismo: Xiitas e Sunitas MUTILAÇÕES Judaísmo: Circuncisão (homens) Cristianismo: Não tem Islamismo: Retirada do Clitóris* (mulheres)

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES SACERDOTES Judaísmo: Rabinos Cristianismo: Padres, bispos, cardeais e Papa Islamismo: Mulás,

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES SACERDOTES Judaísmo: Rabinos Cristianismo: Padres, bispos, cardeais e Papa Islamismo: Mulás, Xeiques, Califas* CIDADES SAGRADAS Judaísmo: Jerusalém Cristianismo: Jerusalém e Vaticano (Católicos) Islamismo: Meca e Jerusalém

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES SÍMBOLO PRINCIPAL Judaísmo: Estrela de Davi Cristianismo: Cruz Islamismo: Estrela de

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES SÍMBOLO PRINCIPAL Judaísmo: Estrela de Davi Cristianismo: Cruz Islamismo: Estrela de Ali (5 pontas) SEGUIDORES HOJE Judaísmo: 18 milhões (5ª mundo) Cristianismo: 2, 1 bilhões (1ª mundo) Islamismo: 935 milhões (2ª mundo)

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES TEMPLOS Judaísmo: Sinagogas Cristianismo: Capelas, Catedrais Islamismo: Mesquitas ESPERANÇA NO FUTURO

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES TEMPLOS Judaísmo: Sinagogas Cristianismo: Capelas, Catedrais Islamismo: Mesquitas ESPERANÇA NO FUTURO Judaísmo: Vinda do Messias e Ressurreição Cristianismo: Vinda de Cristo (2ª) e Ressurreição Islamismo: Converter o mundo ao Islã e Ressurreição