HIDROSTTICA Mecnica dos fluidos Densidade Definese densidade de

  • Slides: 12
Download presentation
HIDROSTÁTICA Mecânica dos fluidos

HIDROSTÁTICA Mecânica dos fluidos

Densidade • Define-se densidade de um corpo pela razão entre sua massa (m) e

Densidade • Define-se densidade de um corpo pela razão entre sua massa (m) e o seu volume (V). d = m V Se o corpo for maciço e homogêneo, a densidade pode ser chamada de massa específica ( ), dado pela expressão. d = densidade absoluta (g/cm 3) m = massa (g) V = volume (cm 3) 1 g/cm³ = 1000 kg/m³

Pressão é a força que um fluido exerce sobre a superfície dos corpos. A

Pressão é a força que um fluido exerce sobre a superfície dos corpos. A pressão é diretamente proporcional a força e inversamente proporcional a área de contato.

 • Um líquido exerce uma pressão em todos os pontos de seu interior

• Um líquido exerce uma pressão em todos os pontos de seu interior que é dada por: h P A

Lei de Stevin Pressão hidrostática Consideremos um líquido homogêneo, cuja densidade é d, em

Lei de Stevin Pressão hidrostática Consideremos um líquido homogêneo, cuja densidade é d, em equilíbrio sob a ação da gravidade, sendo a aceleração da gravidade. Sendo p. A a pressão em um ponto A (Fig. 2) e p. B a pressão em um ponto B, temos: p. B = p. A + dgh

Pressão Atmosférica Quando a superfície líquida estiver exposta à pressão atmosférica, a pressão total,

Pressão Atmosférica Quando a superfície líquida estiver exposta à pressão atmosférica, a pressão total, no fundo do recipiente, será a soma da pressão atmosférica mais a pressão hidrostática.

Uma variação de pressão num ponto no interior de um líquido homogêneo e em

Uma variação de pressão num ponto no interior de um líquido homogêneo e em equilíbrio se transmite integralmente a todos os pontos do líquido. É utilizado na prensa hidráulica.

VASOS COMUNICANTES No caso dos vasos comunicantes ( dois ramos de um tubo em

VASOS COMUNICANTES No caso dos vasos comunicantes ( dois ramos de um tubo em U ), as alturas medidas a partir do nível de separação dos dois líquidos são inversamente proporcionais às massas específicas dos líquidos. Tomando os pontos A e B, na mesma horizontal e no mesmo líquido, temos:

Princípio de Arquimedes • Quando um corpo está total ou parcialmente imerso em um

Princípio de Arquimedes • Quando um corpo está total ou parcialmente imerso em um fluido em equilíbrio, este exerce sobre o corpo uma força, denominada EMPUXO, que tem as seguintes características: • 1ª Sentido oposto ao peso do corpo ; • 2ª Intensidade dada por E = PF onde PF é o peso do fluido deslocado.

 • Quando mergulhamos um corpo em um líquido, notamos que o seu peso

• Quando mergulhamos um corpo em um líquido, notamos que o seu peso aparente diminui. Esse fato se deve à existência de uma força vertical de baixo para cima, exercida pelo líquido sobre o corpo, à qual damos o nome de empuxo.

O empuxo equivale ao peso do líquido deslocado.

O empuxo equivale ao peso do líquido deslocado.