GEOGRAFIA 8 ANO RECURSOS HDRICOS DA AMRICA LATINA

  • Slides: 12
Download presentation
GEOGRAFIA 8º ANO RECURSOS HÍDRICOS DA AMÉRICA LATINA Disponível em: https: //br. freepik. com/fotos-premium/casa-flutuante-no-rio-amazonas_8863329.

GEOGRAFIA 8º ANO RECURSOS HÍDRICOS DA AMÉRICA LATINA Disponível em: https: //br. freepik. com/fotos-premium/casa-flutuante-no-rio-amazonas_8863329. htm Acesso 14 de outubro de 2020.

HIDROGRAFIA DA AMÉRICA LATINA O relevo do continente americano é bastante diversificado, com uma

HIDROGRAFIA DA AMÉRICA LATINA O relevo do continente americano é bastante diversificado, com uma tendência a apresentar menores latitudes a leste e pontos mais elevados a oeste, onde há zonas de encontro entre placas tectônicas. No norte, o tectonismo proporcionou a formação de relevos como as Montanhas Rochosas, já no sul, a gênese da Cordilheira dos Andes. Disponível em: https: //pt. slideshare. net/PAULOIVER/hidrografiado-brasil-22405325 Acesso 14 de outubro de 2020. Toda a parte oeste do continente americano se distingue pela presença de montanhas recentes e altos planaltos. É a partir deles que nascem os rios que percorrem o continente em direção aos oceanos. Os rios que correm para o Atlântico constituem grandes bacias hidrográficas, enquanto os rios que correm em direção aos oceanos Pacífico e Glacial Ártico são de curta extensão e encachoeirados. A cadeia montanhosa que se estende desde o extremo sul do Chile até o Alasca recebe diferentes nomes: Cordilheira dos Andes (América do Sul), Serra Madre (México) e Montanhas Rochosas (América do Norte).

O continente americano possui grandes bacias fluviais e extensas, e numerosos depósitos lacustres. A

O continente americano possui grandes bacias fluviais e extensas, e numerosos depósitos lacustres. A disposição de suas cordilheiras, situadas principalmente na borda ocidental, determina um maior desenvolvimento das bacias para a vertente do Atlântico, enquanto que, na do Pacífico, os rios são em geral curtos, rápidos e mais irregulares. Disponível em: https: //pt. calameo. com/read/002899327 c 779 a 847 ed 96? authid=knj. BPo. AJnwrs Acesso 14 de outubro de 2020. O norte e o sul do continente americano representam áreas em que se nota uma abundância de bacias hidrográficas, com grande potencial tanto para a navegação e transporte quanto para a produção de energia elétrica. Os principais cursos d'água são os rios Mississipi e Missouri, nos Estados Unidos; o Amazonas, no lado sul-americano; e o Rio da Prata, no Cone Sul. Esse último é alimentado por rios brasileiros, como o Paraná e seus afluentes. Ao todo, os rios da América representam 20% da água doce de todo o planeta.

Principais Rios – América Latina A bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo,

Principais Rios – América Latina A bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo, irriga uma área de mais sete milhões de quilômetros quadrados e representa cerca de 20% toda a água doce do planeta. Possui rios navegáveis e fartos em peixes, favorecendo a pesca. A maior parte dessa bacia está em território brasileiro. A bacia Platina é composta por rios de planalto, como o rio Paraná, e de planície, como o rio Paraguai. Esses rios banham as regiões mais industrializadas da América do Sul: Região Sudeste Brasil e província de Buenos Aires, situada na Argentina, na foz rio da Prata. A vertente do Atlântico recolhe as águas procedentes das altas cordilheiras ocidentais (Montanhas Rochosas ou Andes), formando rios e lagos caudalosos. Na região do Golfo do México e da América Central os rios são mais curtos. Destacam-se o Pánuco, o Papaloapan e o Usumacinta, no México; o Motágua, na Guatemala; o Patuca, em Honduras; o Coco, na fronteira entre Honduras e Nicarágua e o Grande, na Nicarágua. A vertente oriental (leste) da América do Sul beneficia-se da altitude dos Andes e do regime pluviométrico equatorial e tropical que domina a maior parte do território. O Magdalena (Colômbia) e o Orinoco (Venezuela) são os principais rios do norte desse subcontinente. Um pouco mais ao sul da linha do equador corre o Amazonas, maior rio do mundo em volume de água e que apresenta também a maior bacia hidrográfica do planeta. Os rios Negro, Putumayo, Marañón, Purus, Madeira, Tapajós e Xingu são seus principais afluentes. O Parnaíba e o São Francisco constituem os principais rios do planalto Brasileiro, juntamente com o Tocantins (que desemboca no grande delta do Amazonas) e o Paraná, Paraguai e Uruguai, que formam o amplo e profundo estuário do rio da Prata. O leito do Paraná-Paraguai é navegável até Corrientes, onde os dois rios se unem. A cordilheira da Patagônia dá origem ao Colorado, ao Negro e ao Chubut.

Rio Pánuco/ México Disponível em: https: //arar. facebook. com/huapangoculturaytradicion/posts/1481385491991129/ Acesso 14 de outubro de

Rio Pánuco/ México Disponível em: https: //arar. facebook. com/huapangoculturaytradicion/posts/1481385491991129/ Acesso 14 de outubro de 2020. Disponível em: https: //www. akatu. org. br/noticia/agua-do-rioamazonas-para-o-resto-do-brasil/ Acesso 14 de outubro de 2020. Disponível em: https: //br. pinterest. com/pin/43143083927449895 3/? nic_v 2=1 a 5 zjs. XRo Acesso 14 de outubro de 2020. Rio Orinoco/ Venezuela Rio Amazonas/ Brasil

Disponível em: https: //informeavina 2013. org/oportunidades-agua-por. html Acesso 14 de outubro de 2020. Questão

Disponível em: https: //informeavina 2013. org/oportunidades-agua-por. html Acesso 14 de outubro de 2020. Questão da água na América Latina

Disponível em: https: //informeavina 2013. org/avina-por. html Acesso 14 de outubro de 2020.

Disponível em: https: //informeavina 2013. org/avina-por. html Acesso 14 de outubro de 2020.

Disponível em: https: //informeavina 2013. org/avina-por. html Acesso 14 de outubro de 2020.

Disponível em: https: //informeavina 2013. org/avina-por. html Acesso 14 de outubro de 2020.

Aquíferos Nas regiões entre os países Paraguai, Uruguai, Argentina e parte do Brasil se

Aquíferos Nas regiões entre os países Paraguai, Uruguai, Argentina e parte do Brasil se localiza parte de um dos maiores reservatórios de águas subterrâneas do mundo: o Aquífero Guarani. O Brasil abriga cerca de 70% desse aquífero. A água armazenada nos poros das rochas sedimentares, abastece muitos municípios por meio de poços artesianos. Disponível em: http: //g 1. globo. com/pa/santarem-regiao/bomdia-santarem/videos/v/aquifero-alter-do-chao-e-a-maiorreserva-de-agua-descoberta-ate-o-momento/6599709/ Acesso 14 de outubro de 2020. O Sistema Aquífero Grande Amazônia (também chamado de Alter do Chão) é menor que o Aquífero Guarani em extensão, mas tem maior volume de água. Dados preliminares, afirmam que o Sistema Amazônia possui o dobro da quantidade de água que o Guarani. Assim, o Sistema Amazônia passaria a ser o maior aquífero do mundo.

Disponível em: https: //pt. calameo. com/read/002899327 c 779 a 847 ed 96? authid=knj. BPo.

Disponível em: https: //pt. calameo. com/read/002899327 c 779 a 847 ed 96? authid=knj. BPo. AJnwrs Acesso 14 de outubro de 2020. Expedições Geográficas 8° ano 3° Ed. São Paulo, 2018. Página 126 e 127.

A Lei das Águas foi criada em 1997, de nº 9. 433, que instituiu

A Lei das Águas foi criada em 1997, de nº 9. 433, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). A proteção legal das águas brasileiras seguiu um caminho semelhante ao da proteção ao meio ambiente: ela se dava de forma indireta. A água, ainda quando era tratada com um bem foi alvo de legislação própria, o Código das Águas de 1934. Foi a partir da Constituição de 1988 e, mais tarde a lei de 1997, que houve o reconhecimento da necessidade de proteger as águas dentro da estrutura global ambiental, a partir da gestão que se preocupasse em integrar os recursos hídricos ao meio ambiente, para garantir o desenvolvimento sustentável e à manutenção do meio ambiente ecologicamente equilibrado. A Lei das Águas surgiu em um contexto em que a água se torna cada vez mais escassa, com a preocupação de que a sua distribuição seja equitativa. Disponível em: https: //www. oeco. org. br/dicionario-ambiental/28797 -o-que-e-a-lei-das-aguas/ Acesso 14 de outubro de 2020. Disponível em: https: //agua-sua-linda. tumblr. com/ Acesso 14 de outubro de 2020. Lei das Águas no Brasil

ATIVIDADES 1 - A disposição das cordilheiras na América, é favorável em relação as

ATIVIDADES 1 - A disposição das cordilheiras na América, é favorável em relação as bacias hidrográficas? 2 - Descreva a maior bacia hidrográfica do mundo: a Amazônica. 3 - Existe desigualdade na distribuição da água na América Latina? 4 - Aponte relações entre a disponibilidade de recursos hídricos na América Latina e a inserção dessa região na economia mundial. GABARITO 1 - Sim, principalmente as situadas na borda ocidental, determina um maior desenvolvimento das bacias para a vertente do Atlântico, enquanto que, na do Pacífico, os rios são em geral curtos, rápidos e mais irregulares. 2 - A bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo, irriga uma área de mais sete milhões de quilômetros quadrados e representa cerca de 20% toda a água doce do planeta. Possui rios navegáveis e fartos em peixes, favorecendo a pesca. 3 - Sim, mesmo sendo rica no recurso água, a América Latina a desigualdade nessa distribuição. Além disso, os diversos usos e as discordâncias quanto às formas de gestão geram conflitos de interesse na região. 4 - Espera-se que o aluno identifique a América Latina é uma grande exportadora de bens agrícolas e minerais, importantes itens da balança comercial dos países da região, e eu esses bens exigem grande quantidade de água para serem produzidos, o que é possibilitado pela disponibilidade de recursos hídricos na América Latina.