GEOGRAFIA 8 ANO AMRICA Segregao Socioespacial Disponvel em

  • Slides: 10
Download presentation
GEOGRAFIA 8º ANO AMÉRICA Segregação Socioespacial Disponível em: https: //vermelho. org. br/2014/12/09/ocde-desigualdades-aumentaram-em-paises-desenvolvidos/ Acesso 09

GEOGRAFIA 8º ANO AMÉRICA Segregação Socioespacial Disponível em: https: //vermelho. org. br/2014/12/09/ocde-desigualdades-aumentaram-em-paises-desenvolvidos/ Acesso 09 de setembro de 2020. .

A urbanização da américa Latina é tardia quando comparada em relação à de países

A urbanização da américa Latina é tardia quando comparada em relação à de países europeus e dos Estados Unidos. A industrialização ocorrida entre os séculos XVIII e XX, com a consequente oferta de empregos, atraiu para as cidades, populações que viviam no campo, em busca de melhores condições de vida (êxodo rural). Aqui no Brasil, a taxa de urbanização na década de 1960 era de 45% e na América Latina, no mesmo período, era de 40%. Estimativas, apontam que em 2050, a América Latina alcançará, aproximadamente, a taxa de urbanização em 90%. Na américa Latina, quatro regiões metropolitanas possuem mais de 10 milhões de habitantes: Cidade do México, São Paulo, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Observe o mapa. Livro Expedições Geográficas 8º ano. Editora Moderna. São Paulo, 2018. 3º Edição. Página 75. PROBLEMAS DAS CIDADES LATINO-AMERICANAS

URBANIZAÇÃO TARDIA E ACELERADA Vale destacar que essa urbanização acelerada também é conhecida como

URBANIZAÇÃO TARDIA E ACELERADA Vale destacar que essa urbanização acelerada também é conhecida como urbanização excludente, sendo observada na maioria da população urbana latino-americana – indicando essa insuficiência dos investimentos públicos em infraestrutura e a falta de planejamento urbano. Disponível em : https: //educador. brasilescola. uol. com. br/estrategias-ensino/trabalho-campo-com-aula-sobre-as-desigualdades-sociais. htm Acesso 09 de setembro de 2020. . Disponível em: http: //www. rumosgeograficos. com/2012/08/america-latina-tem-80 -de-seus-moradores. html Acesso 09 de setembro de 2020. . A América Latina é a região do globo mais urbanizada, com cerca de 88% de sua população vivendo em cidades. Essa urbanização acelerada(que teve início apenas no século XX) e sem planejamento e investimentos públicos suficientes em infraestrutura como rede de água tratada e encanada, de esgoto, de eletricidade, de transporte coletivo e em moradias populares gerando uma série de problemas urbanos que marcam as paisagens das grandes cidades latino-americanas.

Muitos são os problemas enfrentados pela população urbana dos países da América Latina, como

Muitos são os problemas enfrentados pela população urbana dos países da América Latina, como também das cidades africanas, asiáticas e, em menor escala, os Estados Unidos, Canadá e países da Europa. Entre os maiores problemas, pode-se destacar: POBREZA A partir dos da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) cerca de 25% da população urbana vive abaixo da linha da pobreza, com renda insuficiente para atender ao conjunto de suas necessidades básicas de sobrevivência, como alimentação. Disponível em : https: //oglobo. com/mundo/brasil-venezuela-puxam-aumento-da-pobreza-na-america-latina-afirma-relatorio-1 -24106378 Acesso 09 de setembro de 2020. Disponível em: https: //observatorio 3 setor. org. br/noticias/america-latina-e-caribe-15 -milhoes-nao-tem-acesso-a-banheiros/ Acesso 09 de setembro de 2020. SANEAMENTO BÁSICO INSUFICIENTE População sem rede de água e esgoto, coleta de lixo, limpeza urbana, etc. Cerca de 106 milhões de latinos ainda necessitam desse saneamento de forma adequada.

DESEMPREGO E TRABALHO INFORMAL O desemprego é mais acentuado entre a população jovem (15

DESEMPREGO E TRABALHO INFORMAL O desemprego é mais acentuado entre a população jovem (15 a 29 anos). Esse desemprego leva a informalidade no trabalho para poder sobreviver e ajudar a família. Ou ainda muitos jovens se juntem a criminalidade. MOBILIDADE URBANA DEFICIENTE Foi consequência da multiplicação de veículos individuais (dobrou entre os anos de 2006 e 2016). As vias urbanas são inadequadas para o intenso tráfego, com grandes congestionamentos impedindo o transporte coletivo se deslocar com maior rapidez, prejudicando a população eu depende dele. Ainda existem muitos problemas como a pavimentação e iluminação pública deficientes; má conservação de ruas e avenidas; e sobretudo, crescimento de habitações precárias que retrata as desigualdades sociais que marcam as cidades latinas e outras do mundo. Disponível em: https: //www. brasildefato. com. br/2019/01/16/retratos-da-precarizacao-os-caminhos-que-levam-brasileiros-a-informalidade Acesso 09 de setembro de 2020. Disponível em: https: //economia. estadao. com. br/noticias/geral, metro-superlotado-reflete-o-caos-do-transporte-publico-no-pais, 155118 e Acesso 09 de setembro de 2020.

Nota-se que nas cidades da América Latina há uma coexistência de bairros ou condomínios

Nota-se que nas cidades da América Latina há uma coexistência de bairros ou condomínios luxuosos e áreas pobres e comunidades, locais em que a segregação urbana é percebida pela enorme distância entre essas áreas e bairros nobres, que apresentam maior policiamento, ou uma quantidade maior de equipamentos de cultura, lazer e entretenimento, além de redes de eletricidade e saneamento básico, com bons hospitais e escolas, etc. As áreas mais carentes dessas cidades apresentam altos índices de violência urbana. Essa percepção sobre o espaço foi diagnosticado numa classificação das cidades mais violentas do mundo e que mostrou a América Latina possuía 42 das 50 cidades mais violentas do mundo. A América Latina possui cerca dos 33% dos homicídios ocorridos no mundo e a maior taxa de feminicídio (assassinatos de mulheres). As medidas governamentais colocadas em prática, geralmente após a ocorrência de catástrofes naturais (enchentes, etc. ) ou dramas humanos (incêndios em comunidades, matanças em bairros pobres) são paliativas. Faltam políticas públicas que levem à maioria da população os direitos sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais. Disponível em: http: //anpur. org. br/xviiienanpur/anaisadmin/capapdf. php? reqid=321 Acesso 09 de setembro de 2020.

Enclaves Fortificados Segregar significa separar. Falar em segregação urbana em Geografia é perceber essa

Enclaves Fortificados Segregar significa separar. Falar em segregação urbana em Geografia é perceber essa separação espacial entre zonas ou bairros cuja população possuiu maior renda , renda intermediária, menor renda e baixa renda. Sabendo que o espaço urbano está interligado pelo capitalismo na aquisição de lotes, casas, apartamentos, terrenos – são mercadorias de compra ou venda como qualquer outra e quem possuir a melhor renda, adquiri o melhor pedaço. Sem contar as famílias cuja renda mal conseguem sobreviver e se instalam nas periferias do espaço urbano ou cortiços ou favelas, ao lado de construções milionárias. Os enclaves fortificados são a nova segregação espacial e transforma a qualidade da vida pública em muitas cidades do mundo. Os enclaves fortificados são espaços criados por conta do medo da violência e que vêm atraindo cada vez mais criando uma violência simbólica; geram cidades fragmentadas onde é difícil manter até os princípios básicos de livre circulação. Disponível em: http: //www. mesalva. com/forum/t/a-formacao-de-enclavesfortificados-no-espaco-urbano-e-resultado-da/12579 Acesso 09 de setembro de 2020. Disponível em: http: //urbecarioca. com. br/reclamilda-em-transe/ Acesso 09 de setembro de 2020. Disponível em: https: //casavogue. globo. com/Arquitetura/Cidade/noticia/2018/08/com-drone -fotografo-registra-desigualdade-em-cidades-pelo-mundo. html Acesso 09 de setembro de 2020.

Disponível em: http: //georesumos 2014. blogspo. com/2014/08/populacao-e-distribuicao-populacional. html Acesso 09 de setembro de 2020.

Disponível em: http: //georesumos 2014. blogspo. com/2014/08/populacao-e-distribuicao-populacional. html Acesso 09 de setembro de 2020.

Baixada Fluminense/ RJ A integração do município do Rio de Janeiro com a Baixada

Baixada Fluminense/ RJ A integração do município do Rio de Janeiro com a Baixada Fluminense se fez através da expansão das unidades produtivas. Alguns fatores favoreceram a formação de áreas industriais na Baixada Fluminense como grande quantidade de pessoas para a mão-de-obra (e sem líderes sindicais), salários mais baixos, alta disponibilidade de água, terras de valores baixos, facilidade de acesso a transportes (ferroviário e rodoviário). Um exemplo, é a construção da Rodovia Presidente Dutra (1951) permitiu a incorporação de novas áreas industriais nas cidades – atraídas pelos incentivos fiscais. A Baixada Fluminense começa a alterar a sua imagem de “cinturão de pobreza e violência” por conta de investimentos realizados na região. A elevação dos padrões de consumo da população originária da própria baixada fez surgir pequenos e médios comerciantes que acumularam riqueza graças ao adensamento populacional da região, bem como a mão-de-obra especializada empregada nas novas indústrias. Os problemas urbanos ainda continuam em muitas áreas da Baixada, aguardando a chegada das políticas públicas. Disponível em: https: //www. meiahora. com. br/rio-de-janeiro/o-dia-na-baixada/2018/03/5524654 -sujeira. html Acesso 09 de setembro de 2020. Disponível em: https: //mesquitaonline. com/2019/04/10/alagamentos-em-mesquita-e-mesquita-poderiam-ser-evitados/ Acesso 09 de setembro de 2020.

EXERCÍCIOS Realiz e os ex no cad ercícios erno! 1 - Entre os problemas

EXERCÍCIOS Realiz e os ex no cad ercícios erno! 1 - Entre os problemas das cidades latino-americanas, aponte qual deles você acredita ser o mais grave. Justifique. 2 - Explique enclaves fortificados. 3 - Reflita e comente: quais são os motivos para a elevada criminalidade nas cidades latino-americanas? Gabarito 1 - Resposta Pessoal. Espera-se que o aluno identifique o mais grave dos problemas, a pobreza. Ela priva parte significativa da população de suprir necessidades básicas como a alimentação em quantidade e qualidade que assegure a saúde de todos. Pode-se apontar outros problemas. 2 - Os enclaves fortificados são a nova segregação espacial e transforma a qualidade da vida pública em muitas cidades do mundo. Os enclaves fortificados são espaços criados por conta do medo da violência e que vêm atraindo cada vez mais criando uma violência simbólica; geram cidades fragmentadas onde é difícil manter até os princípios básicos de livre circulação. 3 - Resposta Pessoal. Espera-se que o aluno mencione determinas fragilidades urbanas, como a presença de instituições sólidas de segurança e justiça, o alto desemprego entre jovens e, principalmente, a desigualdade social e de renda. Mencionar a segregação e exclusão que existe nas cidades da região.