MINORIAS TNICAS GEOGRAFIA 9 ANO MULTIPLICIDADE CULTURAL Disponvel

  • Slides: 11
Download presentation
MINORIAS ÉTNICAS GEOGRAFIA 9º ANO MULTIPLICIDADE CULTURAL Disponível em: https: //www. postallove. com/Postcards/Continents/Asia Acesso

MINORIAS ÉTNICAS GEOGRAFIA 9º ANO MULTIPLICIDADE CULTURAL Disponível em: https: //www. postallove. com/Postcards/Continents/Asia Acesso 30 set. 2020. Disponível em: https: //curtocienciablog. wordpress. com/2015/11/21/relativismo-e-multiculturalismo/ Acesso 30 set. 2020.

MULTICULTURALISMO E MINORIAS Minorias étnicas são grupos distintos dentro da população do Estado, possuindo

MULTICULTURALISMO E MINORIAS Minorias étnicas são grupos distintos dentro da população do Estado, possuindo particularidades étnicas, religiosas ou linguísticas que variam do resto da população, em princípio, numericamente menores ao resto da população. Multiculturalismo é a convivência entre povos com identidades culturais diversificadas em um mesmo território, país, região, etc. , sem que alguma delas predomine sobre as outras. Nos últimos anos, o multiculturalismo têm avançado, pois os imigrantes vêm de vários lugares do mundo e essas culturas se somam. Infelizmente, ainda há preconceito ou aversão a essas culturas que não são originárias do local – a xenofobia. As identidades culturais são constituídas por diversas simbologias, referências e experiências. Isso cria um sentimento de pertencimento do indivíduo a determinado povo que pode estar associado a valores religiosos, étnicos, territoriais, linguísticos, etc. A grande e rápida circulação da informação, aumento do comércio entre países e demais características ligadas a globalização permitem uma maior conexão entre as mais variadas identidades culturais do mundo. Na Ásia, a diversidade cultural não é uma novidade. É uma realidade primordial das sociedades contemporâneas como a oriental, o que contribui para o desenvolvimento das relações sociais, integração cultural e conhecimentos. Muitas vezes, essas trocas interculturais são acompanhadas de conflitos, exclusão e discriminação.

Disponível em: https: //viagenseoutrashistorias. com. br/desvendando-a-cultura-da-india/ Acesso 30 set. 2020. Disponível em: https: //br.

Disponível em: https: //viagenseoutrashistorias. com. br/desvendando-a-cultura-da-india/ Acesso 30 set. 2020. Disponível em: https: //br. pinterest. com/tecaufmg/hazarapeople/ Acesso em 30 set. 2020. Disponível em: https: //www. terramundi. com. br/blog/saiba-mais-sobre-cultura-da-tailandia/ Acesso em 30 set. 2020. Disponível em: https: //www. interculturalnews. com. br/2017/05/hinduismo-principal-religiao-indiana-e. html Acesso em 30 set. 2020. Disponível em: https: //www. institutopistissophia. com. br/jornada-espiritual-tibet/ Acesso em 30 de setembro de 2020. Disponível em: http: //wp. clicrbs. com. br/betonomundo/2015/02/04/diversidadeetnica/ Acesso em 30 de setembro de 2020. Disponível em: https: //www. esquerda. net/dossier/oscurdos-um-povo-sem-estado/34836 Acesso em 30 de setembro de 2020. Disponível em: https: //www. ufrn. br/imprensa/noticias/27247/culturajudaica-e-tema-de-evento-na-ufrn Acesso em 30 de setembro de 2020.

MULTICULTURALISMO E MINORIAS O termo minoria étnica refere-se a um grupo que possui particularidades

MULTICULTURALISMO E MINORIAS O termo minoria étnica refere-se a um grupo que possui particularidades culturais e que não faz parte do grupo dominante que detém o poder. As minorias étnicas, em geral, lutam para preservar tradições e características que as diferem do restante da população do país onde vivem. Muitos países asiáticos abrigam, em um mesmo território, minorias étnicas com culturas e idiomas distintos da língua oficial. Parte desses grupos que possuem uma história própria de luta atualmente pelo maior reconhecimento de sua identidade cultural, pela autonomia política. A atribuição de direitos comuns a essas minorias, além do reconhecimento de sua autonomia política e de especificidades culturais, é fundamental para evitar a discriminação, as tensões sociais e os movimentos separatistas. Criminalizar atitudes preconceituosas contra essas parcelas da população, cujos direitos são garantidos por lei, também é crucial. Muitos grupos sociais ainda apresentam resistência em conviver com as diferenças. A diversidade não representa a desigualdade entre povos ou etnias – pelo contrário, representa riqueza. Grande parte da sociedade ainda continua intolerante, mesmo com o passar de séculos com ações desrespeitosas e agressivas. No entanto, há discriminação religiosa, étnica, de classe social, de nível de instrução e outras que impedem e dificultam a convivência pacífica entre grupos sociais do mundo. A seguir, alguns exemplos das minorias asiáticas.

CURDOS Os curdos compõem o quarto maior grupo étnico do Oriente Médio, mas nunca

CURDOS Os curdos compõem o quarto maior grupo étnico do Oriente Médio, mas nunca conseguiram um país próprio. Na luta contra o Estado Islâmico na Síria, passaram a comandar uma vasta área no país, mas agora o domínio está ameaçado pela ofensiva turca. No início do século 20, muitos curdos começaram a considerar a criação de um Estado, geralmente conhecido como Curdistão. Depois da Primeira Guerra Mundial e da derrota do Império Otomano, os países ocidentais vitoriosos fizeram uma provisão para a criação de um Estado curdo em 1920 no Tratado de Sèvres. O Tratado de Lausanne que estabeleceu as fronteiras da Turquia atual, não tratou de um Estado curdo e os deixou com status minoritário em seus respectivos países. Nos últimos 80 anos, qualquer ação dos curdos para estabelecer um Estado independente foi brutalmente anulada. Os curdos estão presentes de forma significativa na Turquia (10 milhões de curdos), no Iraque (aproximadamente 8 milhões) e na Síria (cerca de 2 milhões). Disponível em: https: //www. bbc. com/portuguese/internacional-50012988 Acesso 30 set. 2020. Os curdos formam uma população estimada em 35 milhões de pessoas que habitam uma região montanhosa que se espalha pelos territórios da Turquia, Iraque, Síria, Irã e Armênia. Os curdos são um dos povos originários das planícies da Mesopotâmia (território entre os rios Tigre e Eufrates), regiões que ocupam ainda nos dias de hoje. Formam uma comunidade unida por raça, cultura e linguagem, ainda que não tenham um dialeto padrão. Eles têm diversas religiões e credos, mas a maioria é muçulmana sunita.

POVO HAZARA (Afeganistão e Mongólia) Disponível em: https: //saberesnet. webnode. pt/noticias/os%20 hazaras, %20 povo%20

POVO HAZARA (Afeganistão e Mongólia) Disponível em: https: //saberesnet. webnode. pt/noticias/os%20 hazaras, %20 povo%20 esquecido%20 afeganist%C 3%A 3 o/ Acesso 30 set. 2020. Disponível em: https: //www. coladaweb. com/geografia/paises/afeganistao Acesso 30 set. 2020. O Afeganistão é um país Oriente Médio, localizado ao longo de rotas comerciais históricas e aquelas usadas por militares durante invasões. Compreende uma mistura de culturas europeias e asiáticas. Uma das minorias que vivem por lá são os hazaras de origem da Mongólia e de traços asiáticos, representam 8% da população do Afeganistão. Instalaram-se no centro do país, na área estratégica que se estende ao oeste de Cabul, principalmente em Bamiyan. São muçulmanos xiitas e dizem ser descendentes de Genghis Kan (imperador da Mongólia séc. XIII). Como resultado, eles são vistos como estranhos. Trabalham em empregos menos desejáveis devido à sua baixa classificação no sistema de castas. Uma teoria sustenta que eles descendem das tribos mongóis que invadiram o Afeganistão no século XIII.

UIGURES Os uigures são mulçumanos que habitam a região autônoma de Xinjiang (noroeste da

UIGURES Os uigures são mulçumanos que habitam a região autônoma de Xinjiang (noroeste da China) e compõem cerca de 45% da população. A língua é próxima a turca e o povo se vê culturalmente e etnicamente mais ligados a Ásia Central do que a China. Por muitos séculos, suas atividades econômicas da região foram a agricultura e o comércio. Disponível em: https: //ywamnews. billhutchison. org/pt/article/os-uigures/ Acesso 30 set. 2020. Disponível em: https: //share. america. gov/pt-br/quem-sao-os-uigures/ Acesso 30 set. 2020. No início do século XX, os uigures se declararam independentes, mas em 1949 a região passou a ser controlada pela China Comunista. Há pouco tempo, a região presenciou uma intensa migração de chineses da etnia han, e assim, vários uigures passam a sofrer discriminação. A China foi acusada de intensificar a repressão contra os uigures depois de protestos de rua nos anos de 1990 e até mesmo nas semanas eu antecederam os Jogos Olímpicos de Pequim (2008). O governo chinês também é acusado de tentar diluir a influência uigur na região, promovendo migrações em massa de chineses han para a região. Na última década, vários uigures foram presos ou tiveram que buscar asilo no exterior, após serem acusados de terrorismo.

POVO HINDU Disponível em: https: //www. fundospaisagens. com/imagens-taj-mahal-jpg-1920 x 1080 Acesso 30 set. 2020.

POVO HINDU Disponível em: https: //www. fundospaisagens. com/imagens-taj-mahal-jpg-1920 x 1080 Acesso 30 set. 2020. Disponível em: https: //live. fanato. com. br/a-india-do-hinduismo-e-do-yoga/ Acesso 30 set. 2020. O termo “hindu” é antigo e tem origem persa, que significa “o (povo) que vive do outro lado do rio (Indo)”. Um dos povos mais importantes da Ásia já existia antes de Cristo, quando os dravidas iniciaram a ocupação da região da Índia conhecida como Punjab, próximo ao Rio Indo. As cidades dravidas tinham ruas largas e casas de pedras que contavam com saneamento, além de grandes espaços voltados para a plantação. Eles também tinham um forte comércio com os povos vizinhos. Mas por volta do século XVIII A. C. os arianos invadiram a região, escravizaram o povo dravida e a partir desta invasão, dando início da civilização e do povo hindu. Os invasores sentiram a necessidade de legitimar a ocupação, e para isto foi criado o sistema de castas, onde cada pessoa já nascia determinada a viver em uma classe social até sua morte. Os hindus vivem, além da Índia, pelos atuais territórios do Paquistão, Nepal, Singapura, Bangladesh e Sri Lanka, entre outros países asiáticos, além dos milhares de imigrantes que vivem em outros continentes.

POVO HINDU: SISTEMAS DE CASTAS NA ÍNDIA Disponível em: https: //www. borboleteandoporai. com/viaje-paraa-india-casta-o-sabio-o-guerreiro-o-empresario-o-trabalhador-eos-outros/ Acesso

POVO HINDU: SISTEMAS DE CASTAS NA ÍNDIA Disponível em: https: //www. borboleteandoporai. com/viaje-paraa-india-casta-o-sabio-o-guerreiro-o-empresario-o-trabalhador-eos-outros/ Acesso 30 set. 2020. Disponível em: https: //blogbrasilcomz. com/2015/06/16/entendendoum-pouco-do-sistema-de-castas/ Acesso 30 set. 2020. A casta é como uma classe social, já herdado desde o nascimento. Um cidadão indiano nasce numa casta e morre na mesma casta, independente de quanto rico e famoso possa se tornar um dia. Esse sistema se utiliza de critérios de natureza religiosa e hereditária para formar seus grupos sociais. Além de diferentes papéis sociais, as castas também tem diferentes valores e mentalidades. A sociedade indiana de religião hindu se distingue, principalmente, pelo sistema social dividido por castas, seguido por 80% da população indiana. São 5 grupos: brâmanes – o mais alto grupo de castas, agrupa funções ligadas ao sacerdócio da religião hindu e às atividades intelectuais; xátrias, grupo mais alto após os brâmanes, agrupa as funções ligadas ao militarismo e à guerra; vaisias, agrupa castas associadas às funções de comércio e negócios; sudras – agrupa as castas associadas aos trabalhos manuais e operacionais; e os dalits/párias, grupo sem casta, literalmente à margem da sociedade. O sistema de castas indianas vigora há muitos séculos. Apesar de ter origem na fé hindu, foi incentivado e até mesmo reforçado pelos britânicos durante a colonização, transformando-o em algo muito mais rígido.

Disponível em: https: //www. jesuitasbrasil. org. br/2018/01/09/minorias-religiosas-da-asia-uma-preocupacao-de-francisco/ Acesso 30 set. 2020.

Disponível em: https: //www. jesuitasbrasil. org. br/2018/01/09/minorias-religiosas-da-asia-uma-preocupacao-de-francisco/ Acesso 30 set. 2020.

ATIVIDADES 1 - Explique “minorias étnicas”. 2 - Como são constituídas as identidades culturais?

ATIVIDADES 1 - Explique “minorias étnicas”. 2 - Como são constituídas as identidades culturais? 3 - Que aspectos étnicos-culturais diferenciam os uigures de Xinjiang do restante da população da China? 4 - Explique o “sistemas de castas”. GABARITO 1 - Refere-se a um grupo que possui particularidades culturais e que não faz parte do grupo dominante que detém o poder. As minorias étnicas, em geral, lutam para preservar tradições e características que as diferem do restante da população do país onde vivem. 2 - São constituídas por diversas simbologias, referências e experiências. Isso cria um sentimento de pertencimento do indivíduo a determinado povo que pode estar associado a valores religiosos, étnicos, territoriais, linguísticos, etc. 3 - Os uigures são mulçumanos e sua língua é parente da língua turca, além de eles possuírem uma identidade étnico-cultural relacionada mais a Ásia Central do que o resto da China. 4 - A casta é como uma classe social, já herdado desde o nascimento. Um cidadão indiano nasce numa casta e morre na mesma casta, independente de quanto rico e famoso possa se tornar um dia. Esse sistema se utiliza de critérios de natureza religiosa e hereditária para formar seus grupos sociais.