Amrica Latina lutas pela emancipao poltica Amrica Latina

  • Slides: 15
Download presentation
América Latina: lutas pela emancipação política

América Latina: lutas pela emancipação política

América Latina espanhola

América Latina espanhola

> Após a ocupação espanhola, houve o surgimento de uma nova estrutura social (espanhóis,

> Após a ocupação espanhola, houve o surgimento de uma nova estrutura social (espanhóis, nativos e africanos escravizados); > ELITE SOCIAL: Criollos – filhos de pais espanhóis que colonizavam a região; > Criollos estavam descontentes com o monopólio do comércio e queriam ocupar altos cargos na administração da colônia; e > Independência das Treze Colônias, a Revolução Francesa e os ideais iluministas contribuíram para o avanço dos movimentos de emancipação.

Estopim para o início das lutas > Invasão de Napoleão Bonaparte ao território espanhol;

Estopim para o início das lutas > Invasão de Napoleão Bonaparte ao território espanhol; > Espanha ficou enfraquecida e direcionou seus esforços para tentar controlar a situação na Europa; e > Criollos deram início as lutas por independência.

Emancipação política das colônias espanholas > Vice - Reino da Nova Espanha 1. 1816

Emancipação política das colônias espanholas > Vice - Reino da Nova Espanha 1. 1816 iniciou-se o movimento de libertação no atual México; 2. Padres Hidalgo e Morelos e o camponês Guerrero queriam emancipação política, reformas sociais, reforma agrária e o fim das distinções jurídicas entre as pessoas;

3. Seus interesses eram contrários ao da elite criolla, queria a independência sem alterar

3. Seus interesses eram contrários ao da elite criolla, queria a independência sem alterar a estrutura social; 4. General Agustín de Iturbide, membro da elite criolla, combateu a revolta indígena, proclamou a independência e tornou-se imperador; mas 5. Vários criollos eram republicanos e não concordavam com a monarquia. Assassinaram Iturbide, elegendo em 1824 seu primeiro presidente.

> Capitania Geral da Guatemala 1. 1821 - Tornou-se independente da Espanha, mas ainda

> Capitania Geral da Guatemala 1. 1821 - Tornou-se independente da Espanha, mas ainda respondia ao México; 2. 1823 - Tornou-se independente do México, configurando as Províncias Unidas do Centro da América; 3. Fragmentou-se em vários países: Honduras (1838), Costa Rica (1838), Nicarágua (1838), São Salvador (1841), Guatemala (1847 -48) e Panamá (1903).

> Capitania Geral da Venezuela 1. Independência proclamada em 1811 pelo general Francisco de

> Capitania Geral da Venezuela 1. Independência proclamada em 1811 pelo general Francisco de Miranda; 2. Espanha não aceitou a declaração e enviou tropas; 3. Miranda foi capturado e morreu na prisão; e 4. Simón Bolívar assumiu a liderança, estabeleceu alianças com a elite criolla e libertou a Venezuela.

> Vice-Reino de Nova Granada 1. Também liderado por Simón Bolívar; 2. Após libertar

> Vice-Reino de Nova Granada 1. Também liderado por Simón Bolívar; 2. Após libertar a Venezuela, promoveu lutas em prol da libertação da Colômbia e Equador; 3. Atingiu seus objetivos, e em 1823 Venezuela, Colômbia e Equador formavam a Grã-Colômbia; e 4. Mais tarde tornaram-se Estados soberanos.

> Vice-Reino do Rio da Prata 1. Iniciou-se na Argentina em 1810; 2. Elite

> Vice-Reino do Rio da Prata 1. Iniciou-se na Argentina em 1810; 2. Elite criolla organizou-se em um cabildo (conselho que deveria decidir como ficaria a organização local após a ruptura com os espanhóis); 3. Alguns queriam manter os criollos no poder, outros queriam o fim de qualquer vestígio do colonialismo; e 4. Criollos mantiveram-se no poder, 1816 declararam sua independência formando as Províncias Unidas do Rio da Prata.

5. No Paraguai , os próprios paraguaios tomaram o poder das mãos de Velasco

5. No Paraguai , os próprios paraguaios tomaram o poder das mãos de Velasco (representante da coroa espanhola) em 1811; 6. No Uruguai , José Artigas representava as classes mais humildes e buscava a expulsão dos espanhóis e uma reforma social; 7. A postura de Artigas gerou oposição com a elite criolla e ele foi obrigado a se exilar no Paraguai; 8. Em 1816, os portugueses invadiram o território e o anexaram ao Brasil, com o nome de Província Cisplatina; e 9. Conseguiram sua independência em 1828.

> Capitania Geral do Chile 1. Iniciou-se em 1810, quando a França invadiu a

> Capitania Geral do Chile 1. Iniciou-se em 1810, quando a França invadiu a Espanha; 2. Primeiros levantes foram contidos pelos espanhóis, graças a intervenção do vice-rei do Peru Abascal que conseguiu se manter no poder; 3. Sob o comando do chileno Bernardo O’Higgins e do argentino José de San Martín conseguiram derrotar o exército espanhol e chegar a independência; e 4. O’Higgins assumiu a presidência.

> Vice-Reinado do Peru 1. San Martín partiu do Chile para o Peru e

> Vice-Reinado do Peru 1. San Martín partiu do Chile para o Peru e enfrentou dificuldades para vencer os espanhóis; 2. Com reforços levados por Simón Bolívar venceram os espanhóis; e 3. O local em que se deu a última batalha entre espanhóis e latino-americanos foi chamado de Bolívia em homenagem a líder venezuelano.

> Capitania Geral de Cuba e República Dominicana 1. A República Dominicana proclamou sua

> Capitania Geral de Cuba e República Dominicana 1. A República Dominicana proclamou sua independência em 1821, mas foi dominada pelo Haiti, permanecendo sob sua tutela até 1844; 2. Em Cuba a luta começou em 1850, mas a liberdade só aconteceu em 1901 com o apoio dos Estados Unidos; e 3. José Martí liderou o movimento em busca de reformas sociais, mas só com a intervenção dos EUA junto à Coroa, fez com que a Espanha reconhecesse a independência de Cuba.

Emancipação política do Haiti 1. Por quais motivos a revolução que obteve a independência

Emancipação política do Haiti 1. Por quais motivos a revolução que obteve a independência em São Domingos tornou-se um modelo mal visto pela elite criolla? 2. Quem foi Toussaint L’Oouverture? 3. Quem foi Jean Jacques Dessalines? 4. Qual o nome foi dado a São Domingos após a independência?