Estrutura do Manual INTRODUO 03 PROPSITO 04 PAPIS

  • Slides: 19
Download presentation

Estrutura do Manual INTRODUÇÃO. . . . . . . . 03 PROPÓSITO. .

Estrutura do Manual INTRODUÇÃO. . . . . . . . 03 PROPÓSITO. . . . . . . . 04 PAPÉIS E RESPONSABILIDADES …………………………………………… 05 DIAGRAMA DA INTEGRAÇÃO VERTICAL E PROPÓSITOS DE CADA SEMESTRE. . . . . 06 DIRETRIZES. . . . . . . . 09 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE 6º SEMESTRE CALENDÁRIO DE OFICINAS, ENCONTROS E AVALIAÇÕES. . . 16 REFERÊNCIAS. . . . . . . . 19

INTRODUÇÃO O PIC (Projeto Integrador de Conteúdos) faz parte da natureza das Atividades Autônomas

INTRODUÇÃO O PIC (Projeto Integrador de Conteúdos) faz parte da natureza das Atividades Autônomas que, de acordo com o Projeto Pedagógico de Curso de Gestão Empresarial (2012, versão 4, p. p. 45 -46), “estão previstas no Regulamento da FATEC (Inciso VII do artigo 9º) como parte integrante das atividades curriculares do curso”. São atividades obrigatórias e centradas na produção do aluno, em que o docente ocupa um papel de mediador dessas atividades autônomas, orientando, analisando e avaliando-as. Diferente das demais disciplinas curriculares, o PIC é estabelecido para estimular a produção específica dos alunos. É então, uma atividade mais próxima da prática e dos dados de realidade, como situação econômica e política do país, mercados, concorrência, moedas e afins. Neste contexto, o aluno aplica os conhecimentos adquiridos em sala para a criação, análise e desenvolvimento de empresas (fictícias ou reais), e através de inúmeros e frequentes exercícios de pesquisa, proposição, prototipagem / experimentação, análise dos resultados e revisão, aperfeiçoa esta empresa continuamente. As disciplinas de PIC existentes em cada um dos 6 semestres, cujas ementas estão descritas neste Manual, tem contornos consultivos e finalidade de orientação. O conteúdo desenvolvido pelos alunos é fruto do trabalho de pesquisa, síntese e julgamento realizados pelos mesmos a partir das disciplinas do semestre equivalente, complementado pela adição e polimento de conteúdos de semestres anteriores. Assim, o trabalho é construído e integrado em dois eixos – horizontal, integrando disciplinas diversas de um dado semestre ao trabalho a ser apresentado, e vertical, ao incluir, reconfigurar e evoluir o trabalho de semestres anteriores nesta construção.

PROPÓSITO São prerrogativas do ensino superior em nível Tecnológico habilitar o profissional em análise

PROPÓSITO São prerrogativas do ensino superior em nível Tecnológico habilitar o profissional em análise e síntese de problemas e variáveis complexos, com rápida proposição de soluções contingenciais e estruturais. A abordagem mais pragmática e focada contribui para a construção de competências de nível tático, com significativa proposta de valor para as Organizações de pequeno, médio e grande portes. (CBO). FLEURY e FLEURY (2001, p. 188), baseando-se em Le Boterf (1995), definem competência como “um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao sujeito”. Pela perspectiva de Fleury, é possível então destacar que a competência profissional do Tecnólogo em Gestão Empresarial está vinculada a dois vetores de avaliação – a capacidade de gerar o valor econômico, o que pressupõe o domínio das variáveis financeiras e de mercado (valor) quando da aplicação de seus conhecimentos acadêmicos, e a de valor social, medida pela capacidade de progredir e perceber efeitos no meio em que convive. Para o desenvolvimento e a avaliação de competências, é necessária a prática. É para esta avaliação da prática que existem os Projetos Integradores de Conteúdos (PICs), cujos conteúdos, dinâmicas de desenvolvimento e processo de avaliação estão definidos neste Manual.

PAPÉIS E RESPONSABILIDADES O PIC, como definido em seu nome, é uma dinâmica integradora.

PAPÉIS E RESPONSABILIDADES O PIC, como definido em seu nome, é uma dinâmica integradora. Assim, os resultados são fruto do trabalho aplicado pelo corpo discente, e conta com a contribuição, em diferentes intensidades e momentos, do corpo docente do curso. Aqui, ficam definidas as contrbuições esperadas por cada um dos atores envolvidos. ALUNOS COORDENADORES DE PIC São os responsáveis exclusivos pela produção e conteúdo aplicado. Devem zelar pelo bom planejamento e funcionamento do grupo, pelas entregas nos prazos estabelecidos e, sempre que necessário, devem solicitar auxilio dos coordenadores de PIC. São os responsáveis pela condução das atividades do semestre, pela análise da produção dos alunos e recomendação de eventuais ajustes/complementos. São também os responsáveis pela organização e condução das Bancas finais, que atribuem a nota ao PIC. Tem a responsabilidade de negociar e alinhar conteúdos junto aos demais professores do semestre e aos coordenadores dos pics anteriores e sucessores, quando houver. PROFESSORES DO SEMESTRE COORDENADOR DO CURSO São os responsáveis pelas disciplinas. Nela, definem o rítmo em que o conteúdo da ementa será ministrado. É prerrogativa do professor da disciplina utilizar ou não as notas do PIC em seu processo de avaliação. Devem zelar pelo conteúdo de suas disciplinas e esclarecer eventuais dúvidas (conteúdo) dos alunos quanto ao PIC. Métodos, prazos e processos de construção do PIC são de responsabilidade do Coordenador do PIC do semestre. Responsável por gerir a dinâmica de acordo com o PPC (Projeto Pedagógico do Curso) e os propósitos específicos da mesma para o Curso. Administra conflitos, avalia situações não planejadas e conduz fóruns de revisão/análise/decisão sobre o processo junto aos Coordenadores de PIC e ao NDE.

DIAGRAMA DE INTEGRAÇÃO

DIAGRAMA DE INTEGRAÇÃO

DIAGRAMA DA INTEGRAÇÃO E PROPÓSITOS POR SEMESTRE No primeiro ano, o aluno entende os

DIAGRAMA DA INTEGRAÇÃO E PROPÓSITOS POR SEMESTRE No primeiro ano, o aluno entende os componentes internos e externos de uma Organização, a relação entre investimento e retorno, a relação entre decisões e indicadores financeiros básicos através da idealização e estudo de uma empresa simples definida em conjunto com os coordenadores do PIC 1 e 2. Compara a empresa em que desenvolve o trabalho com fundamentos teóricos e modelos reais de outras empresas, inclusive de maior porte (S. A. ). No segundo ano, o aluno já reúne conhecimentos específicos derivados das disciplinas de primeiro ano suficientes para desenvolver melhor a sua própria ideia de negócio – então, revisa ou recomeça a estruturar seu empreendimento desde as fases de pesquisa, entendimento de mercado e levantamento de oportunidades até a construção de um sólido Plano de Negócios, que servirá de base para as decisões futuras no curso. No terceiro ano, o aluno enfrenta as dificuldades típicas de negócios que encontrará em sua profissão. Primeiro, precisa planejar como implementará sua empresa e validar se há capacidades suficientes para atender a demanda projetada (e justificada). Em seguida, realiza mudanças profundas para internacionalizar a empresa. Com o plano de internacionalização pronto, consegue avaliar a viabilidade e a atratividade desta variante em relação à empresa doméstica.

DIAGRAMA DA INTEGRAÇÃO E PROPÓSITOS POR SEMESTRE 1 ENTENDER os elementos básicos (demanda, produto,

DIAGRAMA DA INTEGRAÇÃO E PROPÓSITOS POR SEMESTRE 1 ENTENDER os elementos básicos (demanda, produto, processos, empreendedor, fornecedores) fornecidos pelo coordenadores de PIC e montar uma empresa que servirá de base – apresenta um balanço contábil e análise de investimentos simplificados, e realiza análises desta empresa de base com aspectos teóricos e empresas reais. Aproximar a construção do PIC aos elementos requeridos para a construção do PTG (Metodologia, Temas). 2 ENTENDER a empresa de base integrada e como as mudanças (oriundas de inovação) afetam os aspectos estudados no primeiro semestre. As empresas de base se reconfiguram e evoluem com a adição de conteúdos pertinentes ao segundo semestre, às revisões feitas pelos alunos e às inovações possíveis. O trabalho desenvolve um paralelo entre esta organização de base e uma empresa de maior porte (S. A. ), a fim de entender as semelhanças e diferenças provenientes do porte, setor/indústria e maturidade de processos. 3 CRIAR ideias inovadoras e alternativas para melhorar a empresa de base, com a adição de produtos ou serviços, mudança de mercados ou outras que signifiquem uma revisão mais profunda das estruturas da mesma – com a correspondente avaliação dos impactos financeiros. A partir de uma melhor compreensão dos mercados (DEMANDA), começam a identificar ideias para novas organizações, voltadas para a geração de valor e atendimento das demandas identificadas pelas pesquisas. Ao final, devem apresentar ideias para a revisão da empresa mais orientada à demanda e valor (com novos produtos e serviços), que desenvolverão a partir do quarto semestre. As ideias devem estar organizadas, baseadas em Pesquisas e ter claramente definidas as propostas de valor. Uma análise preliminar do investimento é desejável. 4 CRIAR o Plano de Negócios da empresa desejada, a partir da lista de ideias gerada no terceiro semestre e com o auxílio da Coordenação do PIC. Buscar maximizar o Valor, desdobrando isto em propostas financeiras mais robustas e viáveis. Desafiar o status quo com ideias de organizações, produtos e processos inovadores. Entender os conceitos de viabilidade, escalabilidade e monetização. 5 GERENCIAR a empresa criada no quarto semestre, refinando a análise de investimentos, o detalhamento dos processos de produção e as estratégias de implementação (com respectivos custos e impactos), de forma a tornar o plano detalhado e viável para implementação da empresa. Buscar a consistência entre a ideia (CRIAÇÃO) e sua implementação (GERENCIAMENTO) 6 GERENCIAR a “crise” criada pela mudança estratégica mais abrupta, através da internacionalização – alterações em todas as premissas e elementos do negócio estabelecido, o que possibilita uma conclusão sobre Viabilidade e Atratividade da Internacionalização, quando comparada à estratégia doméstica.

DIRETRIZES

DIRETRIZES

DIRETRIZES – 1º SEMESTRE Tema: Entender os elementos que compõe uma organização simples, criada

DIRETRIZES – 1º SEMESTRE Tema: Entender os elementos que compõe uma organização simples, criada em conjunto com a coordenação. Aproximar a construção do PIC ao TG (Metodologia e Temas) Coordenação : José William Pinto Gomes Disciplinas Informática aplicada à Gestão – Definir uma aplicação de software para resolver um problema organizacional. Exemplo – excel para rodar folha de pagamentos. Administração Geral – Fundamentos teóricos e princípios de organização do ambiente interno. Organograma, fluxograma. Contabilidade / Matemática : Base de indicadores financeiros. Balanço, DRE, estruturas de custos fixos e variáveis, receitas. Cálculos financeiros (fluxos descontados, empréstimos e juros, custos financeiros). Sociedade, Tecnologia e Inovação: Apoiar o aluno na compreensão do contexto (ambiente competitivo), dos competidores (rivalidade competitiva) e de aspectos menos tangíveis mas igualmente valiosos (ética, imagem, valor da marca) Comunicação e Expressão: Apoiar na construção da estrutura do trabalho (introdução, desenvolvimento, conclusões), e na organização dos argumentos (teóricos e empíricos). Ingles I – Preparar apresentação dos integrantes em inglês, para a banca final. Estrutura do trabalho (entrega) Introdução, desenvolvimento da base teórica, analogias e conexões com a empresa desenvolvida no semestre, conclusão e próximos passos.

DIRETRIZES – 2º SEMESTRE Tema: Entender as relações entre mudanças e impactos na organização

DIRETRIZES – 2º SEMESTRE Tema: Entender as relações entre mudanças e impactos na organização estabelecida, e comparar com uma empresa real (SA). Entender Inovação. Coordenação : Barbara Regina Lopes Costa (vespertino); Alexandre Rodrigues (noturno) Disciplinas Comportamento Organizacional – Compreender o comportamento humano nas organizações. O indivíduo e a organização, comportamento humano, mudanças comportamentais, aprendizagem e comportamentos organizacionais, processos motivacionais, grupos e equipes, liderança, negociação, administração de conflitos e mudança organizacional Métodos para a produção do conhecimento – Pesquisa científica; metodologia. Sociologia das Organizações: Relações internas, valores, formação de equipes, performance. Novas relações da Organização – compliance, diversidade e inclusão. Economia: Ambientes competitivos (macro e micro), aspectos fundamentais da economia brasileira (crédito, inflação). Gestão Ambiental: Sustentabilidade empresarial, com ênfase na ISO 14. 000. Projeto socioambiental com ênfase em educação ambiental, realizando campanha de arrecadação em linha com a tendência das organizações modernas. Estatística : aplicação estatística sobre a demanda, sobre a pesquisa de mercado (quantitativo e qualitativo), sobre efeitos econômicos (variação cambial, variação da inflação) Inglês II : Resumo em inglês – apresentação do grupo; glossário. Estrutura do trabalho (entrega) Introdução, desenvolvimento da base teórica, analogias e conexões com a empresa desenvolvida no semestre, conclusão sobre os impactos das mudanças e quais cuidados o gestor deve ter.

DIRETRIZES – 3º SEMESTRE Tema: Criar alternativas de produtos e serviços mais valiosos do

DIRETRIZES – 3º SEMESTRE Tema: Criar alternativas de produtos e serviços mais valiosos do que a empresa de base do primeiro ano. Comparar com empresa de base. Coordenação : Rogério Alves Disciplinas Organização, Sistemas e Métodos – Revisão da estrutura interna da empresa de base do primeiro ano – ajustes no organograma, via hierárquica, processos de decisão e comunicação (interna e externa) Gestão de Marketing – Fundamentos teóricos (4 P´s, Ciclo de vida do produto). Proposta de Valor e Fontes de Vantagem Competitiva. Construir ideias para novos negócios (inovadoras + viáveis). Gestão de Pessoas : construção de times de alta performance; subsistemas e processos de RH; liderança e conflitos; alternativas aos organogramas clássicos (células, liderança situacional, matriz, organização por projetos). Matemática Financeira: Valor presente, análise de retorno, investimentos progressivos, fluxo de caixa, juros, inflação e correção de preços e custos. Sistemas de Informação: Identificar sistemas possíveis e aplicações na empresa de base. Entender princípios de decisão de investimentos sobre sistemas para a nova empresa a ser criada. Inglês III – Preparar resumo do trabalho e apresentação dos integrantes em inglês, para a banca final. Pesquisa de referências internacionais (artigos ou revistas) Estrutura do trabalho (entrega) Introdução, desenvolvimento da base teórica, analogias e conexões com a empresa desenvolvida no primeiro ano, e propostas para novos negócios baseadas em pesquisa e valor agregado.

DIRETRIZES – 4º SEMESTRE Tema: Criar um Plano de negócios para uma nova empresa

DIRETRIZES – 4º SEMESTRE Tema: Criar um Plano de negócios para uma nova empresa diferenciada no mercado local. Gerar Valor através da Inovação (Processos, Produtos, Serviços). Coordenação : Viviane di Battisti Disciplinas Planejamento de Marketing - Apoiar o processo de análise do ambiente do negócio e o mercado, em termos específicos, a dimensão dos clientes, neste caso, capturando inclusive os aspectos subjetivos, a concorrência e a cadeia matriz de fornecimento ligada a empresa Direito empresarial: Apoiar a interpretação dos alunos sobre a composição da empresa, documentação legal e as soluções jurídicas que se aplicam ao negócio. Gestão financeira: Apoiar as reflexões dos alunos sobre o dimensionamento financeiro para a composição operacional da empresa, discutindo a dimensão instrumental, por exemplo, os cálculos para composição do capital de giro, a contabilização dos ativos fixos e circulantes, e, sobretudo, o entendimento as perspectivas de geração de valor e os retornos. Comunicação empresarial: Apoiar o planejamento e a organização da comunicação da empresa por meio inclusive de tecnologias de informação. Inglês IV – Preparar resumo do trabalho e apresentação dos integrantes em inglês, para a banca final. Pesquisa de referências internacionais (artigos ou revistas) Logística: Desenvolver os processos operacionais conforme o Canal definido na dimensão 3 do quadro de modelo de negócios – business model canvas – de modo que se reflita na dimensão 6 dos recursos-chave, seja por meio de prestadores de serviços ou ativos próprios e seja toda a operação logística desenhada de forma que esteja na dimensão 7 das atividades-chave em conformidade como parte da entrega do valor da dimensão 3. O que pode ser entendido em perguntas elementares: Como transporta? Como armazena? Como processa os pedidos? E nas perguntas secundárias: Como embala? Como controla os estoques? Como recebe? Como expede? Como faz a gestão do ativo fixo? Como faz a gestão do ativo circulante? (O que traduz nos inventários do ativo fixo e do circulante). Entretanto se o modelo de negócios for um operador logístico a modelação das perguntas segue o tradicional do business model canvas. Estrutura do trabalho (entrega) Modelo de um plano de negócios com Sumário executivo, documentos de abertura da empresa, plano de marketing e comunicação empresarial, plano financeiro e logístico.

DIRETRIZES – 5º SEMESTRE Tema: Gerenciar as capacidades produtivas e o projeto de implantação

DIRETRIZES – 5º SEMESTRE Tema: Gerenciar as capacidades produtivas e o projeto de implantação da empresa criada no semestre anterior Coordenação : Wylds Giusti Disciplinas Gestão da Produção – desdobrar ideia de produto e volumes em processos produtivos, avaliando coerência, aderência aos limites financeiros (investimentos e fontes de financiamento) e aos atributos competitivos (qualidade, custo, flexibilidade) estabelecidos no plano de negócios. Gestão de Projetos Empresariais - Apoiar o planejamento para implantação da empresa (orçamento, prazos, sequência e controles) de acordo com o plano de negócios estabelecido no semestre anterior. Análise de Investimentos: Apoiar a revisão sobre a lógica de investimentos (montante inicial, investimentos progressivos, capital de giro e créditos). Cálculo do retorno sobre o investimento e critérios de decisão pela perspectiva do investidor/ empreendedor. Fundamentos da Gestão da Qualidade: Apoiar a revisão dos investimentos e decisões que suportam o padrão adequado de qualidade para o setor/indústria escolhido; controles e processos complementares necessários. Espanhol I: Cultura latino-americana e oportunidades de negócios em escala regional (Mercosul). Resumo em Espanhol. Inglês V – Preparar resumo do trabalho e apresentação dos integrantes em inglês, para a banca final. Pesquisa de referências internacionais (artigos ou revistas) Estrutura do trabalho (entrega) Introdução, plano de implantação, detalhamento do ambiente interno (processos produtivos e valor agregado), fontes de vantagem competitiva mapeados, detalhamento do plano financeiro, conclusão (pontos fortes e pontos fracos do negócio até o momento) e próximos passos.

DIRETRIZES – 6º SEMESTRE Tema: Gerenciar as mudanças impostas por uma alteração significativa na

DIRETRIZES – 6º SEMESTRE Tema: Gerenciar as mudanças impostas por uma alteração significativa na estratégia da empresa, através da internacionalização. Coordenação : Alexandre Serrano Disciplinas Negócios Internacionais – suporte teórico e metodológico para o processo de internacionalização das empresas do PIC. Planejamento e Gestão Estratégica - Apoiar a revisão da estratégia da empresa do PIC e aplicar ferramentas pertinentes – CANVAS, Forças de Porter, SWOT, dentre outras, a fim de permitir a análise comparativa entre a estratégia doméstica e a de internacionalização. Desenvolvimento de Negócios : Descrever a história do empreendimento, estabelecer a relação entre os investidores e o plano de negócios, avaliar novas fontes de financiamento. Sistemas Integrados de Gestão: Apoiar a revisão dos sistemas utilizados pela empresa estudada, definindo novos investimentos em ERP, CRM ou qualquer outra aplicação que traga valor à mesma. Espanhol II: Cultura latino-americana e oportunidades de negócios em escala regional (Mercosul). Cartas de contato e comerciais para validação de premissas de negociação. Resumo em Espanhol. Inglês VI – Preparar resumo do trabalho e apresentação dos integrantes em inglês, para a banca final. Pesquisa de referências internacionais (artigos ou revistas) Estrutura do trabalho (entrega) Introdução, desenvolvimento da base teórica, detalhamento dos indicadores financeiros antes e depois da internacionalização (DRE, ROI, Viabilidade, Lucratividade) , detalhamento do processo de internacionalização (escolha do mercado, do produto, processos para internacionalizar), fontes de vantagem competitiva mapeados, conclusão (análise comparativa entre as estratégias doméstica e internacional).

CALENDÁRIO DE OFICINAS E AVALIAÇÕES

CALENDÁRIO DE OFICINAS E AVALIAÇÕES

CALENDÁRIO agosto Até 31/8* – Contratos pedagógicos e planejamento inicial (a) setembro 12/09* –

CALENDÁRIO agosto Até 31/8* – Contratos pedagógicos e planejamento inicial (a) setembro 12/09* – Oficina – Trabalho em equipe- Ética e Compliance (b) Até 26/9* – Primeira entrega (plano do grupo para o semestre) (a) TBD* - Oficina – Marketing e Proposta de Valor / CANVAS (a partir do segundo semestre) (b) outubro 17/10 – Oficina – Indicadores Financeiros / Operacionais (a partir do segundo semestre) (b) TBD – Reunião Coordenadores de PIC – evolução parcial (c) novembro dezembro 07/11 – Oficina – Técnicas de apresentação (diferir por ano) (b) até 14/12– ATRIBUIÇÃO DE NOTAS (a) até 28/11(*) – entrega final – texto e video de apresentação para banca TBD* – Reunião coordenadores de PIC – revisão de processos e planejamento próximo ciclo (a) Eventos de participação obrigatória para todos os semestres – Coordenadores de PIC e Alunos (b) Oficinas complementares – participação de cada semestre definida pelos respectivos coordenadores de PIC. (c) Eventos destinados aos professores, coordenadores de PIC e NDE. (*) data limite. Coordenadores de PIC de cada semestre definem critérios de participação e pontuação pelo percurso (CONTRATOS PEDAGÓGICOS)

AVALIAÇÕES DISCIPLINAS A avaliação (nota) de cada disciplina do curso de Gestão Empresarial é

AVALIAÇÕES DISCIPLINAS A avaliação (nota) de cada disciplina do curso de Gestão Empresarial é definida pelo professor titular da mesma, que pode ou não utilizar o conteúdo apresentado no PIC como parte da fórmula estabelecida no SIGA. De qualquer forma, o critério de avaliação da disciplina é independente do critério de avaliação do PIC – TRABALHO ESCRITO A avaliação do PIC de cada semestre é responsabilidade exclusiva do Coordenador de PIC, que atribui a nota ao trabalho escrito e compartilha suas impressões e critérios com os Professores do semestre e Coordenador de Gestão Empresarial. Esta é a primeira parcial da nota final do aluno, é igual para todos os membros do grupo, com peso a ser definido pelo Coordenador de PIC, no Contrato Pedagógico estabelecido. PIC – BANCA E PERCURSO A formação da Banca de avaliação é definida pelo Coordenador de PIC do semestre em conjunto com o Coordenador do Curso, e estabelecida no Contrato Pedagógico do semestre em questão. Neste período de Pandemia, as avaliações de Banca serão virtualizadas (apresentações por video ou por Teams – a critério do coordenador do PIC de cada semestre). A avaliação (nota) da Banca e do percurso (quando aplicável, baseada no diário de bordo e/ou outras ferramentas de registro das atividades individuais) é atribuída para cada aluno do grupo, e será diferente pois respeitará os critérios de percurso e performance estabelecidos. Assim, as medias finais de PIC são individuais, uma vez que combinam a nota do trabalho escrito e a nota de Banca e Percurso.

REFERÊNCIAS HARTMAN, M. F. G. L, SERRANO, A. , Os Projetos Integradores de Conteúdo

REFERÊNCIAS HARTMAN, M. F. G. L, SERRANO, A. , Os Projetos Integradores de Conteúdo e a interdisciplinaridade: o desenvolvimento de competências profissionais nos futuros tecnólogos, REVERTE CENTRO PAULA SOUZA. Projeto Pedagógico de Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos gerenciais). São Paulo: 2012, 107 p. v 4. http: //www. fatecid. com. br/site/wpcontent/uploads/downloads/tg/MANUAL_NORMAS_18032016. pdf - <acesso em 14/05/2019> http: //www. fatecid. com. br/site/wp-content/uploads/2019/03/Calend%C 3%A 1 rio-escolar. pdf <acesso em 17/05/2019> Versão: 7 Data de Atualização: 27 de agosto de 2020 Atualizado por: Alexandre Serrano Validação NDE Aprovação Coordenação do Curso: –