Estrutura do Manual INTRODUO 03 PROPSITO 04 PAPIS

  • Slides: 19
Download presentation

Estrutura do Manual INTRODUÇÃO. . . . . . . . 03 PROPÓSITO. .

Estrutura do Manual INTRODUÇÃO. . . . . . . . 03 PROPÓSITO. . . . . . . . 04 PAPÉIS E RESPONSABILIDADES …………………………………………… 05 DIAGRAMA DA INTEGRAÇÃO VERTICAL E PROPÓSITOS DE CADA SEMESTRE. . . . . 06 DIRETRIZES. . . . . . . . 09 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE 4º SEMESTRE 5º SEMESTRE 6º SEMESTRE CALENDÁRIO DE OFICINAS, ENCONTROS E AVALIAÇÕES. . . 16 REFERÊNCIAS. . . . . . . . 19

INTRODUÇÃO O PIC (Projeto Integrador de Conteúdos) faz parte da natureza das Atividades Autônomas

INTRODUÇÃO O PIC (Projeto Integrador de Conteúdos) faz parte da natureza das Atividades Autônomas que, de acordo com o Projeto Pedagógico de Curso de Gestão Empresarial (2012, versão 4, p. p. 45 -46), “estão previstas no Regulamento da FATEC (Inciso VII do artigo 9º) como parte integrante das atividades curriculares do curso”. São atividades obrigatórias e centradas na produção do aluno, em que o docente ocupa um papel de mediador dessas atividades autônomas, orientando, analisando e avaliando-as. Diferente das demais disciplinas curriculares, o PIC é estabelecido para estimular a produção específica dos alunos. É então, uma atividade mais próxima da prática e dos dados de realidade, como situação econômica e política do país, mercados, concorrência, moedas e afins. Neste contexto, o aluno aplica os conhecimentos adquiridos em sala para a criação, análise e desenvolvimento de empresas (fictícias ou reais), e através de inúmeros e frequentes exercícios de pesquisa, proposição, prototipagem / experimentação, análise dos resultados e revisão, aperfeiçoa esta empresa continuamente. As disciplinas de PIC existentes em cada um dos 6 semestres, cujas ementas estão descritas neste Manual, tem contornos consultivos e finalidade de orientação. O conteúdo desenvolvido pelos alunos é fruto do trabalho de pesquisa, síntese e julgamento realizados pelos mesmos a partir das disciplinas do semestre equivalente, complementado pela adição e polimento de conteúdos de semestres anteriores. Assim, o trabalho é construído e integrado em dois eixos – horizontal, integrando disciplinas diversas de um dado semestre ao trabalho a ser apresentado, e vertical, ao incluir, reconfigurar e evoluir o trabalho de semestres anteriores nesta construção.

PROPÓSITO São prerrogativas do ensino superior em nível Tecnológico habilitar o profissional em análise

PROPÓSITO São prerrogativas do ensino superior em nível Tecnológico habilitar o profissional em análise e síntese de problemas e variáveis complexos, com rápida proposição de soluções contingenciais e estruturais. A abordagem mais pragmática e focada contribui para a construção de competências de nível tático, com significativa proposta de valor para as Organizações de pequeno, médio e grande portes. (CBO). FLEURY e FLEURY (2001, p. 188), baseando-se em Le Boterf (1995), definem competência como “um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao sujeito”. Pela perspectiva de Fleury, é possível então destacar que a competência profissional do Tecnólogo em Gestão Empresarial está vinculada a dois vetores de avaliação – a capacidade de gerar o valor econômico, o que pressupõe o domínio das variáveis financeiras e de mercado (valor) quando da aplicação de seus conhecimentos acadêmicos, e a de valor social, medida pela capacidade de progredir e perceber efeitos no meio em que convive. Para o desenvolvimento e a avaliação de competências, é necessária a prática. É para esta avaliação da prática que existem os Projetos Integradores de Conteúdos (PICs), cujos conteúdos, dinâmicas de desenvolvimento e processo de avaliação estão definidos neste Manual.

PAPÉIS E RESPONSABILIDADES O PIC, como definido em seu nome, é uma dinâmica integradora.

PAPÉIS E RESPONSABILIDADES O PIC, como definido em seu nome, é uma dinâmica integradora. Assim, os resultados são fruto do trabalho aplicado pelo corpo discente, e conta com a contribuição, em diferentes intensidades e momentos, do corpo docente do curso. Aqui, ficam definidas as contrbuições esperadas por cada um dos atores envolvidos. ALUNOS COORDENADORES DE PIC São os responsáveis exclusivos pela produção e conteúdo aplicado. Devem zelar pelo bom planejamento e funcionamento do grupo, pelas entregas nos prazos estabelecidos e, sempre que necessário, , solicitar auxilio dos coordenadores de PIC. São os responsáveis pela condução das atividades do semestre, pela análise da produção dos alunos e recomendação de eventuais ajustes/complementos. São também os responsáveis pela organização e condução das Bancas finais, que atribuem a nota ao PIC. Tem a responsabilidade de negociar e alinhar conteúdos junto aos demais professores do semestre e aos coordenadores dos pics anteriores e sucessores, quando houver. PROFESSORES DO SEMESTRE COORDENADOR DO CURSO São os responsáveis pelas disciplinas. Nela, definem o rítmo em que o conteúdo da ementa será ministrado. É prerrogativa do professor da disciplina utilizar ou não as notas do PIC em seu processo de avaliação. Devem zelar pelo conteúdo de suas disciplinas e esclarecer eventuais dúvidas (conteúdo) dos alunos quanto ao PIC. Métodos, prazos e processos de construção do PIC são de responsabilidade do Coordenador do PIC do semestre. Responsável por gerir a dinâmica de acordo com o PPC e os propósitos específicos da mesma para o Curso. Administra conflitos, avalia situações não planejadas e conduz fóruns de revisão/análise/decisão sobre o processo junto aos Coordenadores de PIC e ao NDE.

DIAGRAMA DE INTEGRAÇÃO

DIAGRAMA DE INTEGRAÇÃO

DIAGRAMA DA INTEGRAÇÃO E PROPÓSITOS POR SEMESTRE No primeiro ano, o aluno entende os

DIAGRAMA DA INTEGRAÇÃO E PROPÓSITOS POR SEMESTRE No primeiro ano, o aluno entende os componentes internos e externos de uma Organização, a relação entre investimento e retorno, a relação entre decisões e indicadores financeiros básicos através de uma empresa simples definida em conjunto com os professores. Compara a empresa teórica em que desenvolve o trabalho com fundamentos teóricos e modelos reais de outras empresas, inclusive de maior porte (S. A. s). No segundo ano, o aluno já reúne conhecimentos específicos suficientes para desenvolver sua própria ideia de negócio – então, começa a estruturar seu empreendimento desde a fase de pesquisa e levantamento de oportunidades até a construção de um sólido Plano de Negócios, que servirá de base para as decisões futuras no curso. No terceiro ano, o aluno enfrenta as dificuldades típicas de negócios que encontrará em sua profissão. Primeiro, precisa planejar como implementará sua empresa e validar se há capacidades suficientes para atender a demanda projetada. Em seguida, realiza mudanças profundas para internacionalizar a empresa. Com o plano de internacionalização pronto, consegue avaliar a viabilidade e a atratividade desta variante em relação à empresa doméstica.

DIAGRAMA DA INTEGRAÇÃO E PROPÓSITOS POR SEMESTRE 1 2 3 4 ENTENDER os elementos

DIAGRAMA DA INTEGRAÇÃO E PROPÓSITOS POR SEMESTRE 1 2 3 4 ENTENDER os elementos básicos (demanda, produto, processos, empreendedor, fornecedores) fornecidos pelo coordenadores de PIC e montar empresas de base de matriz simples de diferentes setores – alimentação, confecção, educação, lazer e turismo, serviços – monta balanço contábil e análise de investimentos simplificados, e realiza análises desta empresa de base com aspectos teóricos e empresas reais. ENTENDER a empresa de base integrada e como as mudanças (oriundas de inovação) afetam os aspectos estudados no primeiro semestre. As empresas de base são mantidas, e evoluem com a adição de conteúdos pertinentes ao segundo semestre, às revisões feitas pelos alunos e às inovações possíveis. O trabalho desenvolve um paralelo entre esta organização de base e uma empresa de maior porte (S. A. ), a fim de entender as semelhanças e diferenças provenientes do porte, setor/indústria e maturidade de processos. Desenvolver Pesquisa de Mercado. CRIAR ideias e alternativas para melhorar a empresa de base, com a adição de produtos ou serviços, mudança de mercados ou outras que signifiquem uma revisão mais profunda das estruturas da mesma – com a correspondente avaliação dos impactos financeiros. A partir do exercício de Pesquisa de Mercado do Segundo semestre, começam a identificar ideias para novas organizações, baseadas em valor percebido e em demanda identificada pelas pesquisas. Ao final, devem apresentar a empresa de base desenvolvida (com novos produtos e serviços) e um conjunto de ideias para a nova organização, que montarão a partir do quarto semestre. As ideias devem estar organizadas, baseadas em Pesquisas e ter claramente definidas as propostas de valor. Uma análise preliminar do investimento é desejável. CRIAR o Plano de Negócios da empresa desejada, a partir da lista de ideias gerada no terceiro semestre e com o auxílio da Coordenação do PIC. Buscar maximizar o Valor, desdobrando isto em propostas financeiras mais robustas e viáveis. 5 GERENCIAR a empresa criada no quarto semestre, refinando a análise de investimentos, o detalhamento dos processos de produção e as estratégias de implementação (com respectivos custos e impactos), de forma a tornar o plano detalhado e viável para implementação da empresa. 6 GERENCIAR a “crise” criada pela mudança estratégica mais abrupta, através da internacionalização – alterações em todas as premissas e elementos do negócio estabelecido, o que possibilita uma conclusão sobre Viabilidade e Atratividade da Internacionalização, quando comparada à estratégia doméstica.

DIRETRIZES

DIRETRIZES

DIRETRIZES – 1º SEMESTRE Tema: Entender os elementos que compõe uma organização definida pela

DIRETRIZES – 1º SEMESTRE Tema: Entender os elementos que compõe uma organização definida pela coordenação. Coordenação : José Willian Pinto Gomes Disciplinas Informática aplicada à Gestão – Definir uma aplicação de software para resolver um problema organizacional. Exemplo – excel para rodar folha de pagamentos. Administração Geral – Fundamentos teóricos e princípios de organização do ambiente interno. Organograma, fluxograma. Contabilidade / Matemática : Base de indicadores financeiros. Balanço, DRE, estruturas de custos fixos e variáveis, receitas. Cálculos financeiros (fluxos descontados, empréstimos e juros, custos financeiros). Sociedade, Tecnologia e Inovação: Apoiar o aluno na compreensão do contexto (ambiente competitivo), dos competidores (rivalidade competitiva) e de aspectos menos tangíveis mas igualmente valiosos (ética, imagem, valor da marca) Comunicação e Expressão: Apoiar na construção da estrutura do trabalho (introdução, desenvolvimento, conclusões), e na organização dos argumentos (teóricos e empíricos). Ingles I – Preparar apresentação dos integrantes em inglês, para a banca final. Estrutura do trabalho (entrega) Introdução, desenvolvimento da base teórica, analogias e conexões com a empresa desenvolvida no semestre, conclusão e próximos passos.

DIRETRIZES – 2º SEMESTRE Tema: Entender as relações entre mudanças e impactos na organização

DIRETRIZES – 2º SEMESTRE Tema: Entender as relações entre mudanças e impactos na organização estabelecida. Coordenação : Barbara Regina Lopes Costa (vespertino); Alexandre Rodrigues (noturno) Disciplinas Comportamento Organizacional – Compreender o comportamento humano nas organizações. O indivíduo e a organização, comportamento humano, mudanças comportamentais, aprendizagem e comportamentos organizacionais, processos motivacionais, grupos e equipes, liderança, negociação, administração de conflitos e mudança organizacional Métodos para a produção do conhecimento – Pesquisa científica; metodologia. Sociologia das Organizações: Relações internas, valores, formação de equipes, performance. Economia: Ambientes competitivos (macro e micro), aspectos fundamentais da economia brasileira (crédito, inflação) e pesquisa de mercado. Gestão Ambiental: Sustentabilidade empresarial, com ênfase na ISO 14. 000. Projeto socioambiental com ênfase em educação ambiental, realizando campanha de arrecadação em linha com a tendência das organizações modernas. Estatística : aplicação estatística sobre a demanda, sobre a pesquisa de mercado (quantitativo e qualitativo), sobre efeitos econômicos (variação cambial, variação da inflação) Inglês II : Resumo em inglês – apresentação do grupo. Estrutura do trabalho (entrega) Introdução, desenvolvimento da base teórica, analogias e conexões com a empresa desenvolvida no semestre, conclusão sobre os impactos das mudanças e quais cuidados o gestor deve ter.

DIRETRIZES – 3º SEMESTRE Tema: Criar alternativas de produtos e serviços mais valiosos do

DIRETRIZES – 3º SEMESTRE Tema: Criar alternativas de produtos e serviços mais valiosos do que a empresa de base do primeiro ano. Comparar com empresa de base. Coordenação : Rogério Alves Disciplinas Organização, Sistemas e Métodos – Revisão da estrutura interna da empresa de base do primeiro ano – ajustes no organograma, via hierárquica, processos de decisão e comunicação (interna e externa) Gestão de Marketing – Fundamentos teóricos (4 P´s, Ciclo de vida do produto). Proposta de Valor e Fontes de Vantagem Competitiva. Construir ideias para novos negócios (inovadoras + viáveis). Gestão de Pessoas : construção de times de alta performance; subsistemas e processos de RH; liderança e conflitos; alternativas aos organogramas clássicos (células, liderança situacional, matriz, organização por projetos). Matemática Financeira: Valor presente, análise de retorno, investimentos progressivos, fluxo de caixa, juros, inflação e correção de preços e custos. Sistemas de Informação: Identificar sistemas possíveis e aplicações na empresa de base. Entender princípios de decisão de investimentos sobre sistemas para a nova empresa a ser criada. Inglês III – Preparar resumo do trabalho e apresentação dos integrantes em inglês, para a banca final. Pesquisa de referências internacionais (artigos ou revistas) Estrutura do trabalho (entrega) Introdução, desenvolvimento da base teórica, analogias e conexões com a empresa desenvolvida no primeiro ano, e propostas para novos negócios baseadas em pesquisa e valor agregado.

DIRETRIZES – 4º SEMESTRE Tema: Criar um Plano de negócios para uma nova empresa

DIRETRIZES – 4º SEMESTRE Tema: Criar um Plano de negócios para uma nova empresa diferenciada no mercado local Coordenação : Viviane di Battisti Disciplinas Planejamento de Marketing - Apoiar o processo de análise do ambiente do negócio e o mercado, em termos específicos, a dimensão dos clientes, neste caso, capturando inclusive os aspectos subjetivos, a concorrência e a cadeia matriz de fornecimento ligada a empresa Gestão financeira: Apoiar as reflexões dos alunos sobre o dimensionamento financeiro para a composição operacional da empresa, discutindo a dimensão instrumental, por exemplo, os cálculos para composição do capital de giro, a contabilização dos ativos fixos e circulantes, e, sobretudo, o entendimento as perspectivas de geração de valor e os retornos. Direito empresarial: Apoiar a interpretação dos alunos sobre a composição da empresa, documentação legal e as soluções jurídicas que se aplicam ao negócio. Comunicação empresarial: Apoiar o planejamento e a organização da comunicação da empresa por meio inclusive de tecnologias de informação. Inglês IV – Preparar resumo do trabalho e apresentação dos integrantes em inglês, para a banca final. Pesquisa de referências internacionais (artigos ou revistas) Estrutura do trabalho (entrega) Modelo de um plano de negócios com Sumário executivo, documentos de abertura da empresa, plano de marketing e comunicação empresarial, plano financeiro e logístico.

DIRETRIZES – 5º SEMESTRE Tema: Gerenciar as capacidades produtivas e o projeto de implantação

DIRETRIZES – 5º SEMESTRE Tema: Gerenciar as capacidades produtivas e o projeto de implantação da empresa criada no semestre anterior Coordenação : Wylds Giusti Disciplinas Gestão da Produção – desdobrar ideia de produto e volumes em processos produtivos, avaliando coerência, aderência aos limites financeiros (investimentos e fontes de financiamento) e aos atributos competitivos (qualidade, custo, flexibilidade) estabelecidos no plano de negócios. Gestão de Projetos Empresariais - Apoiar o planejamento para implantação da empresa (orçamento, prazos, sequência e controles) de acordo com o plano de negócios estabelecido no semestre anterior. Análise de Investimentos: Apoiar a revisão sobre a lógica de investimentos (montante inicial, investimentos progressivos, capital de giro e créditos). Cálculo do retorno sobre o investimento e critérios de decisão pela perspectiva do investidor/ empreendedor. Fundamentos da Gestão da Qualidade: Apoiar a revisão dos investimentos e decisões que suportam o padrão adequado de qualidade para o setor/indústria escolhido; controles e processos complementares necessários. Espanhol I: Cultura latino-americana e oportunidades de negócios em escala regional (Mercosul). Resumo em Espanhol. Inglês V – Preparar resumo do trabalho e apresentação dos integrantes em inglês, para a banca final. Pesquisa de referências internacionais (artigos ou revistas) Estrutura do trabalho (entrega) Introdução, plano de implantação, detalhamento do ambiente interno (processos produtivos e valor agregado), fontes de vantagem competitiva mapeados, detalhamento do plano financeiro, conclusão (pontos fortes e pontos fracos do negócio até o momento) e próximos passos.

DIRETRIZES – 6º SEMESTRE Tema: Gerenciar as mudanças impostas por uma alteração significativa na

DIRETRIZES – 6º SEMESTRE Tema: Gerenciar as mudanças impostas por uma alteração significativa na estratégia da empresa, através da internacionalização. Coordenação : Alexandre Serrano Disciplinas Negócios Internacionais – suporte teórico e metodológico para o processo de internacionalização das empresas do PIC. Planejamento e Gestão Estratégica - Apoiar a revisão da estratégia da empresa do PIC e aplicar ferramentas pertinentes – CANVAS, Forças de Porter, SWOT, dentre outras, a fim de permitir a análise comparativa entre a estratégia doméstica e a de internacionalização. Desenvolvimento de Negócios : Descrever a história do empreendimento, estabelecer a relação entre os investidores e o plano de negócios, avaliar novas fontes de financiamento. Sistemas Integrados de Gestão: Apoiar a revisão dos sistemas utilizados pela empresa estudada, definindo novos investimentos em ERP, CRM ou qualquer outra aplicação que traga valor à mesma. Espanhol II: Cultura latino-americana e oportunidades de negócios em escala regional (Mercosul). Cartas de contato e comerciais para validação de premissas de negociação. Resumo em Espanhol. Inglês VI – Preparar resumo do trabalho e apresentação dos integrantes em inglês, para a banca final. Pesquisa de referências internacionais (artigos ou revistas) Estrutura do trabalho (entrega) Introdução, desenvolvimento da base teórica, detalhamento dos indicadores financeiros antes e depois da internacionalização (DRE, ROI, Viabilidade, Lucratividade) , detalhamento do processo de internacionalização (escolha do mercado, do produto, processos para internacionalizar), fontes de vantagem competitiva mapeados, conclusão (análise comparativa entre as estratégias doméstica e internacional).

CALENDÁRIO DE OFICINAS E AVALIAÇÕES

CALENDÁRIO DE OFICINAS E AVALIAÇÕES

CALENDÁRIO fevereiro março Até 21/2* – Evento inaugural – Contratos pedagógicos e planejamento inicial

CALENDÁRIO fevereiro março Até 21/2* – Evento inaugural – Contratos pedagógicos e planejamento inicial (a) 07/3* – Oficina – Trabalho em equipe- Ética e Compliance (b) 29/02 – Oficina de orientação de PIC para estudantes dos 1ºs semestres Até 13/3* – Primeira entrega (plano do grupo para o semestre) (a) 21/3* - Oficina – Marketing e Proposta de Valor / CANVAS (a partir do segundo semestre) (b) abril 04/4* – Oficina – Indicadores Financeiros / Operacionais (a partir do segundo semestre) (b) 25/04* – Reunião Coordenadores de PIC – evolução parcial (c) maio junho De 02 a 09/05* – (dois terços) – BANCA DE QUALIFICAÇÃO (a) 22 a 27/06 – BANCAS FINAIS E ATRIBUIÇÃO DE NOTAS (a) 30/05* – Oficina – Técnicas de apresentação (diferir por ano) (b) TBD* – Ajustes do Manual e das Práticas (oficinas e bancas) para o semestre seguinte (c) (a) Eventos de presença obrigatória para todos os semestres – Coordenadores de PIC e Alunos (b) Oficinas complementares – participação de cada semestre definida pelos respectivos coordenadores de PIC. (c) Eventos destinados aos professores, coordenadores de PIC e NDE. (*) data limite. Coordenadores de PIC de cada semestre definem critérios de participação e pontuação pelo percurso.

AVALIAÇÕES DISCIPLINAS A avaliação (nota) de cada disciplina do curso de Gestão Empresarial é

AVALIAÇÕES DISCIPLINAS A avaliação (nota) de cada disciplina do curso de Gestão Empresarial é definida pelo professor titular da mesma, que pode ou não utilizar o conteúdo apresentado no PIC como parte da fórmula estabelecida no SIGA. De qualquer forma, o critério de avaliação da disciplina é independente do critério de avaliação do PIC – TRABALHO ESCRITO A avaliação do PIC de cada semestre é responsabilidade exclusiva do Coordenador de PIC, que atribui a nota ao trabalho escrito e compartilha suas impressões e critérios com os Professores do semestre e Coordenador de Gestão Empresarial. Esta é a primeira parcial da nota final do aluno, é igual para todos os membros do grupo, com peso a ser definido pelo Coordenador de PIC, no Contrato Pedagógico estabelecido. PIC – BANCA E PERCURSO A formação da Banca de avaliação é definida pelo Coordenador de PIC do semestre em conjunto com o Coordenador do Curso. A avaliação (nota) da Banca e do percurso (quando aplicável, baseada no diário de bordo e/ou outras ferramentas de registro das atividades individuais) é atribuída para cada aluno do grupo, e será diferente pois respeitará os critérios de percurso e performance estabelecidos. Assim, as medias finais de PIC são individuais, uma vez que combinam a nota do trabalho escrito e a nota de Banca e Percurso.

REFERÊNCIAS HARTMAN, M. F. G. L, SERRANO, A. , Os Projetos Integradores de Conteúdo

REFERÊNCIAS HARTMAN, M. F. G. L, SERRANO, A. , Os Projetos Integradores de Conteúdo e a interdisciplinaridade: o desenvolvimento de competências profissionais nos futuros tecnólogos, REVERTE CENTRO PAULA SOUZA. Projeto Pedagógico de Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos gerenciais). São Paulo: 2012, 107 p. v 4. http: //www. fatecid. com. br/site/wpcontent/uploads/downloads/tg/MANUAL_NORMAS_18032016. pdf - <acesso em 14/05/2019> http: //www. fatecid. com. br/site/wp-content/uploads/2019/03/Calend%C 3%A 1 rio-escolar. pdf <acesso em 17/05/2019> Versão: 5 Data de Atualização: 03 de fevereiro de 2020 Atualizado por: Alexandre Serrano / Maria Fernanda Grosso Lisboa Validação NDE Aprovação Coordenação do Curso: –