Esquizofrenia Quando serviu A esquizofrenia uma doena mental

  • Slides: 8
Download presentation
Esquizofrenia

Esquizofrenia

Quando serviu? A esquizofrenia é uma doença mental que foi descrita e definida em

Quando serviu? A esquizofrenia é uma doença mental que foi descrita e definida em 1911 pelo psiquiatra suíço Eugene Bleuler. Invariavelmente esse tipo de psicose surpreende a família, pois, até que o primeiro surto se manifeste, a maioria de seus portadores não dá pistas do que está para vir. Revelam, no máximo, problemas como timidez excessiva e dificuldade de aprendizado. Porém, subitamente, o paciente começa a relatar histórias dissociadas do real e se diz perseguido por vozes, vultos e ameaças permanentes. O mundo do esquizofrênico é freqüentemente muito confuso, pontuado de vozes estranhas, pensamentos ilógicos e paranóia (do grego, paránoia, demência, loucura).

Esquizofrenia A esquizofrenia é uma desordem cerebral crônica, grave e incapacitante. Pessoas com esquizofrenia

Esquizofrenia A esquizofrenia é uma desordem cerebral crônica, grave e incapacitante. Pessoas com esquizofrenia podem escutar vozes e acreditar que outros estão lendo e controlando seus pensamentos ou conspirando para prejudicá -las. Pessoas com esquizofrenia podem ter falas que não fazem sentido, ficarem sentadas por horas sem se mover ou falando muito pouco, ou podem parecer perfeitamente bem até falarem o que realmente estão pensando. Uma vez que muitas pessoas com esquizofrenia podem ter dificuldade de manter um emprego ou cuidar de sim mesmas.

Os sintomas da esquizofrenia: * Sintomas positivos, que são pensamentos e percepções diferentes como

Os sintomas da esquizofrenia: * Sintomas positivos, que são pensamentos e percepções diferentes como alucinações, delírios e desordens no pensamento e movimento. * Sintomas negativos, que representam a perda ou diminuição na capacidade de iniciar planos, falar, expressar emoções ou encontrar prazer na vida cotidiana. Esses sintomas são difíceis de reconhecer como parte da esquizofrenia e podem ser confundidos por preguiça ou depressão. * Sintomas cognitivos, que são problemas com: atenção, certos tipos de memória e funções de execução que nos permite planejar e organizar. Déficits cognitivos também podem ser difíceis de reconhecer como parte da esquizofrenia, porém são os mais incapacitantes para levar um vida normal.

Quando a esquizofrenia começa? Sintomas psicóticos, como alucinações e delírios, geralmente aparecem nos homens

Quando a esquizofrenia começa? Sintomas psicóticos, como alucinações e delírios, geralmente aparecem nos homens durante a adolescência tardia vinte e poucos anos, e nas mulheres entre 25 e trinta e poucos anos. Esquizofrenia raramente aparece depois dos 45 anos de idade ou antes da puberdade, embora já tenham sido registrados casos em crianças de 5 anos. Em adolescentes os primeiros sinais da esquizofrenia incluem mudança de amigos, queda no desempenho escolar, problemas para dormir e irritabilidade. O diagnóstico pode ser difícil de fazer nesse estágio. Pesquisas têm mostrado que a esquizofrenia afeta igualmente homens e mulheres.

Tipos de esquizofrenia • Paranóide: delírios perseguição, vozes alucinatórias, alucinações olfativas ou gustativas, alucinações

Tipos de esquizofrenia • Paranóide: delírios perseguição, vozes alucinatórias, alucinações olfativas ou gustativas, alucinações visuais. • Hebefrênica: afeto superficial, alucinações, pensamento desorganizado discurso incoerente. • Catatônica: perturbações psicomotoras • Indiferenciada: não há características aparentes as outras esquizofrenias • Residual: sintomas psicóticos • Simples : conduta estranha e incapaz de atender as exigências da sociedade e um declínio no desempenho total.

Tratamento da esquizofrenia A esquizofrenia pode ser controlada com terapia e medicamentos, mas não

Tratamento da esquizofrenia A esquizofrenia pode ser controlada com terapia e medicamentos, mas não há cura. Procure atendimento médico. É importante fazer exames para descartar outras doenças. É necessário que o paciente e seus familiares procurem terapia. Em tempos de crise, o paciente e seus familiares devem evitar situações de estresse, como mudar de casa. Pessoas próximas não devem fazer cobranças exageradas a quem é portador da esquizofrenia. O tratamento medicamentoso é necessário, assim como a terapia, e nunca interrompido.

Vídeos

Vídeos