Discipulado Discipulado Portanto ide fazei discpulos de todas

  • Slides: 41
Download presentation
Discipulado

Discipulado

Discipulado “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai,

Discipulado “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. ” Mateus 28: 19 “o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem a outros. ” II Tim 2: 2

Algumas considerações Para haver um discipulado eficaz. Algumas posturas devemos ter: • Gal 4.

Algumas considerações Para haver um discipulado eficaz. Algumas posturas devemos ter: • Gal 4. 19 • I Tm 1. 2 • Tito 1. 4 • João 13. 1

Discipulado • Objetivo desta Aula: Conceituar discipulado e propor formas para praticar o discipulado

Discipulado • Objetivo desta Aula: Conceituar discipulado e propor formas para praticar o discipulado no dia-a-dia Quando vocês ouvem a palavra Discipulado, o que vem à mente?

O QUE NÃO É DISCIPULADO: • Escola Dominical ou Aula no Seminário – “Eu

O QUE NÃO É DISCIPULADO: • Escola Dominical ou Aula no Seminário – “Eu aprendo sobre a palavra de Deus” – isto é ensinamento. • Atendimento à comunidade – “Eu prego o evangelho na comunidade onde moro” – isto é evangelismo. • Pequeno grupo – “Eu encontro com meus amigos para falar sobre a Bíblia e sobre a minha vida” - isto é comunhão.

O QUE NÃO É DISCIPULADO: • Não é controlar a vida das pessoas- ´´Como

O QUE NÃO É DISCIPULADO: • Não é controlar a vida das pessoas- ´´Como discipulador se deve entender que não somos chefes e nem donos dos nossos discípulos. Nossa responsabilidade não é manipular - manter as pessoas na rédea- controlando até a cor do sapato que ele vai comprar, mas somente cuidar e orientar na vida espiritual. • Não é fazer discípulos de si mesmo- ´´O seu alvo principal não é levar o seu discípulo se tornar parecido com você, por exemplo, torcer pelo mesmo time, gostar dos mesmos filmes, falar como você fala, orar como você ora, ter as mesmas experiências que você teve, mas se tornar parecido com Jesus.

Conclusão do que não é discipulado: Não devemos nos reproduzir na pessoa, mas reproduzir

Conclusão do que não é discipulado: Não devemos nos reproduzir na pessoa, mas reproduzir o caráter de Jesus, Jesus não nos mandou fazer nossos discípulos, mas discípulos Dele e para Ele. Nossos discípulos devem continuar sendo quem são com a sua própria personalidade. Por isso suas preferências, gostos e opiniões devem ser respeitados, quando as mesmas não são contrárias a palavra de Deus e não são pecaminosas

Conclusão do que não é discipulado: OBS: é natural que com a convivência o

Conclusão do que não é discipulado: OBS: é natural que com a convivência o discípulo comece a se tornar parecido com o seu discipulador (até as vezes nos vários aspectos mencionados no slide anterior), isso não é necessariamente errado, quando isso acontece de forma muito natural (IGREJA DA PAZ. )

O QUE SIGNIFICA DISCÍPULO : (no dicionário) ü Pessoa que recebe instrução (em relação

O QUE SIGNIFICA DISCÍPULO : (no dicionário) ü Pessoa que recebe instrução (em relação a quem lhe dá). ü Aquele que aprende. ü Aluno. ü Aquele que segue as doutrinas de outrem.

O QUE SIGNIFICA DISCÍPULO : (Na Bíblia não aparece o termo discipulado) ü Discipulo-

O QUE SIGNIFICA DISCÍPULO : (Na Bíblia não aparece o termo discipulado) ü Discipulo- Grego: ´´mathetes``. Aprende, Aquele que se entrega ao ensino de alguém, aquele que se assenta aos pés de um mestre para aprender com ele. ü Discípulo`` era uma palavra usada nos tempos do novo testamento. Tanto que o termo não foi usado apenas para designar seguidores de Jesus. Antes, há menção aos discípulos de João Batista (BÍBLIA, N. T, Mateus 9. 14) de Moisés (BÍBLIA, N. T, João 9. 28)) e também dos fariseus (BÍBLIA, N. T, Marcos 2. 18)

O QUE É DISCIPULADO : O coração do discipulado é o evangelho – a

O QUE É DISCIPULADO : O coração do discipulado é o evangelho – a história da suficiência e o valor do sacrificio e ressurreição de Jesus. Nós temos que viver vidas que tenham a cruz de Jesus como tema, a ressurreição como a esperança e a volta d. Ele como certeza. A base do discipulado bíblico está na grande comissão dada por Jesus que se encontra no livro de Mateus 28. 18 -20.

O QUE É DISCIPULADO : Como fazer? Pode-se ver que dentro da base do

O QUE É DISCIPULADO : Como fazer? Pode-se ver que dentro da base do discipulado, estão envolvidos nessa grande comissão a tríplice tarefa deixada por Jesus para os discípulos que é: 1 - fazer discípulos, que é levar pecadores a um relacionamento pessoal correto com Deus. 2 - Batizar estes discípulos, que é levá-los a relacionamento correto com a igreja de Deus. 3 -Ensinar estes discípulos a obedecer todas as coisas que ele nos ensinou, que é levá-los a um relacionamento correto com a palavra de Deus através do discipulado.

ELEMENTOS ESSENCIAIS DO DISCIPULADO 1. O ponto de partida: Lucas- 5. 1 -11 •

ELEMENTOS ESSENCIAIS DO DISCIPULADO 1. O ponto de partida: Lucas- 5. 1 -11 • • • Conversão – Lc 5. 8 Aceitar o convite- Lc 5. 10 Seguir a Cristo- Lc 5. 11

ELEMENTOS ESSENCIAIS DO DISCIPULADO 1. Os Termos do discipulado- Lucas 9. 18 -27 •

ELEMENTOS ESSENCIAIS DO DISCIPULADO 1. Os Termos do discipulado- Lucas 9. 18 -27 • 1 - O desejo consciente de seguir á Jesus, ou seja, se alguém quiser ir até Jesus • 2 - O querer renunciar ao senhorio próprio diariamente, ou seja, negar a si mesmo • 3 - E a atitude obediente de se lançar ao senhorio de Cristo a despeito de todas ás intempéries que se levanta na caminhada do discipulado bem como, se desligar dos valores mortos desse mundo, não se envergonhando do seu mestre e seu ensino. • (MAC, 1979, p. 6 -7. O discipulo)

RESPONSABILIDADES DO DISCIPULADOR 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Escutar. Submete

RESPONSABILIDADES DO DISCIPULADOR 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Escutar. Submete a Cristo em obediência pelas disciplinas espirituais; Assume uma posição proativa na vida do discípulo. Cria o caminho e não somente pergunta o que eles desejam fazer; Ora e jejua em prol deles; Cria um ambiente de contabilidade; Faz perguntas que os força a pensar, deixando que eles mesmos respondam; Conforta e enfrenta-os com a Verdade; Investe financeiramente; Escutar.

Uma boa conclusão sobre os termos. . O salvador não está procurando homens e

Uma boa conclusão sobre os termos. . O salvador não está procurando homens e mulheres que lhe dêem escassas noites ou os seus fins de semana ou os anos de sua aposentadoria. Antes, procura os que hão de dar-lhe o primeiro lugar em suas vidas. `` Procura hoje, como sempre o fez, não multidões que sigam suas pegadas sem objetivo, só porque se deixam levar pela corrente, mas procura individualmente homens e mulheres cuja imorredoura adesão provém do fato de reconhecerem que Ele quer para Si aqueles que estão prontos para seguir o caminho da renúncia que ele trilhou antes deles- H. A Evans Hopkins. Nada menos que a submissão incondicional poderia ser adequada resposta ao seu sacrifício no Calvário. Tão admirável e divino amor jamais poderia satisfazer-se com menos que nossas almas, nossas vidas, todo o nosso ser. (MAC e HOPKINS, 1979, p. 5. O discipulado)

Uma boa conclusão sobre os termos. . ´´Soa o chamado, e imediatamente segue o

Uma boa conclusão sobre os termos. . ´´Soa o chamado, e imediatamente segue o ato obediente da pessoa que foi chamada. A resposta do discípulo não é uma confissão oral da fé em Jesus, mas sim um ato de obediência``. (BONHOEFFER, O discipulado, 2011)

RESPONSABILIDADES DO DISCÍPULO 1. 2. 3. 4. Segue. Vai para onde ele vai. Submete.

RESPONSABILIDADES DO DISCÍPULO 1. 2. 3. 4. Segue. Vai para onde ele vai. Submete. Nem sempre vai fazer sentido. Disciplinas estruturam a identidade. “ Eu acredito para saber. ” Agostinho; Aprende proativamente. Faz perguntas; Respeita. Respeito é uma disciplina aprendida – não é um privilégio merecido.

ARMADILHAS SOFRIDAS PELO DISCIPULADOR 1. Ego a) O Discipulador – Idéia de legado e

ARMADILHAS SOFRIDAS PELO DISCIPULADOR 1. Ego a) O Discipulador – Idéia de legado e influência. (Marcos 10: 42 – 45) b) O Discípulo – Começa a se ver como um projeto. (Mat 11: 29) 2. Transferência de informação ao em vez de Transformação da Vida (Sustento de missões) Aqueles que ensinam pela doutrina tem que ensinar pelas vidas deles, ou eles derrubam com uma mão o que eles estão construindo com a outra. - Matthew Henry

ARMADILHAS SOFRIDAS PELO DISCIPULADOR 3. Dar foco nas respostas ao em vez das perguntas

ARMADILHAS SOFRIDAS PELO DISCIPULADOR 3. Dar foco nas respostas ao em vez das perguntas – Mulher perguntando, “Em qual vestido eu apareço mais gorda? ” 4. Processual ao em vez de Interpessoal – Pessoas que advocam um processo como chave.

ARMADILHAS SOFRIDAS PELO DISCIPULADOR 5. Dúvida de Si Mesmo – “Será que eu tenho

ARMADILHAS SOFRIDAS PELO DISCIPULADOR 5. Dúvida de Si Mesmo – “Será que eu tenho alguma coisa para oferecer? ” 6. A idéia de que o discipulado acontence naturalmente (Paul J Bucknell, Biblical Foundations for Freedom);

ARMADILHAS SOFRIDAS PELO DISCIPULADOR 7. Foco limitado para área espiritual; 8. Clonar em vez

ARMADILHAS SOFRIDAS PELO DISCIPULADOR 7. Foco limitado para área espiritual; 8. Clonar em vez de estimular para crescimento.

UM MODELO DE DISCIPULADO ü ü ü Orar juntos; Prestar contas; Servir aos outros

UM MODELO DE DISCIPULADO ü ü ü Orar juntos; Prestar contas; Servir aos outros juntos; Atividades de lazer; Planejamento para o futuro.

Vamos orar! Intervalo VAMOS ORAR?

Vamos orar! Intervalo VAMOS ORAR?

DISCIPULADO PARA ADOLESCENTES E JOVENS O processo de ajudar o crescimento de uma Adolescente

DISCIPULADO PARA ADOLESCENTES E JOVENS O processo de ajudar o crescimento de uma Adolescente e Jovem até a maturidade espiritual, edificando os princípios da Palavra de Deus na vida desta pessoa.

FUNDAMENTOS BÍBLICOS Moisés com Josué Números 27: 15 -20 Disse o Senhor a Moisés:

FUNDAMENTOS BÍBLICOS Moisés com Josué Números 27: 15 -20 Disse o Senhor a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em que há o Espírito, e impõe-lhe as mãos. . . Põe sobre ele da tua autoridade, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.

DISCIPULADO NO VT Elias com Eliseu 2 Reis 2: 9 Havendo eles passado, Elias

DISCIPULADO NO VT Elias com Eliseu 2 Reis 2: 9 Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu Espírito.

DISCIPULADO NO VT Daniel e seus amigos Daniel 1. 4 -21; 3. 7 -8;

DISCIPULADO NO VT Daniel e seus amigos Daniel 1. 4 -21; 3. 7 -8; 14 -18. 5 E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei.

Discipulado no NT Barnabé com Paulo Mas Barnabé tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos. Atos

Discipulado no NT Barnabé com Paulo Mas Barnabé tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos. Atos 9: 27 E partiu Barnabé para Tarso à procura de Saulo: tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniam naquela igreja e ensinavam numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discipulos pela primeira vez, chamados cristãos. Atos 25 -26

Discipulado no NT Barnabé com Paulo: Vamos observar este ciclo? 1. 2. 3. 4.

Discipulado no NT Barnabé com Paulo: Vamos observar este ciclo? 1. 2. 3. 4. 5. 6. Atos 9. 20 -31 Atos 11. 23 -24 Atos 9. 30 -31; 12. 24 -25 Atos 13. 2; 7 -8 Atos 13. 43, 46; 14. 1 Atos 15. 39 -41

O MODELO DE DISCIPULADO DE JESUS • • • Ministrou ao Mundo Ministrou aos

O MODELO DE DISCIPULADO DE JESUS • • • Ministrou ao Mundo Ministrou aos 120 (At 1: 15) Ensinou e delegou autoridade aos 70 (Lc 10: 1 - 3 a) Investiu pessoalmente nos 12 Investiu especialmente em Pedro, Tiago e João (Mt 26: 37 e Mc 5: 37)

O CICLO DE DISCIPULADO DE JESUS 1. 2. 3. 4. 5. Convocação- Mateus 4.

O CICLO DE DISCIPULADO DE JESUS 1. 2. 3. 4. 5. Convocação- Mateus 4. 19 -22; 9. 9 Preparação- Mateus 5. 1; 10. 1, 5 Emancipação- Mateus 10. 5; Prestação de contas- Lucas 10. 1, 17 Ajustes- João 21. 15 -17

O CICLO DE DISCIPULADO DE PAULO 1. 2. 3. 4. 5. Convocação- Atos 16.

O CICLO DE DISCIPULADO DE PAULO 1. 2. 3. 4. 5. Convocação- Atos 16. 3 Preparação- Atos 16. 6 -10; 11 -15; 19 -40; 17. 1 -9 Emancipação- Atos 19. 22 Prestação de contas- 20. 17? Ajustes- I Timóteo 1. 2, 18; II Tm 1. 6; 2. 1

PROPOSTA DE DISCUSSÃO • Você já levou pessoas para Cristo? • De todas as

PROPOSTA DE DISCUSSÃO • Você já levou pessoas para Cristo? • De todas as pessoas que você levou a Cristo, quantas você discipulou pessoalmente? • Se não o fez, quais foram as razões? • Que decisões você sente que precisa fazer para que esta proposta de discipulado torne-se uma realidade em sua vida?

DISCIPULADO, UM PROCESSO RELACIONAL QUE: • Um relacionamento que ajuda o discipulo a alcançar

DISCIPULADO, UM PROCESSO RELACIONAL QUE: • Um relacionamento que ajuda o discipulo a alcançar seu potencial dado por Deus. • Uma experiência relacional onde uma pessoa capacita outra compartilhando os recursos dados por Deus. • Um processo de relacionamento que transfere experiência que facilita a capacitação.

PONTAPÉ INICIAL: • Postura encarnacional: “NASCER NO MUNDO DO OUTRO PARA, JUNTO COM ELE,

PONTAPÉ INICIAL: • Postura encarnacional: “NASCER NO MUNDO DO OUTRO PARA, JUNTO COM ELE, ACHAR O CAMINHO DE VOLTA PARA O PAI. ” (Rubem Amorese) • Aprender a comunicação: ”QUANDO FOR ENSINAR, LEVE EM CONSIDERAÇÃO O CONHECIMENTO DO OUTRO” (Paulo Freire)

REFLEXÕES • Todos os novos cristãos devem ser discipulados para estabelecê-los nos fundamentos da

REFLEXÕES • Todos os novos cristãos devem ser discipulados para estabelecê-los nos fundamentos da vida cristã. • Todos os cristãos precisam de um discipulador para ajudá-lo a continuar amadurecendo na fé e na vida. • Todos os cristãos podem discipular a outrem. As experiências da vida nos qualificam.

PARA QUEM BUSCA UM DISCIPULADOR 1. Ore. Peça que Deus o leve à pessoa

PARA QUEM BUSCA UM DISCIPULADOR 1. Ore. Peça que Deus o leve à pessoa quer discipular você. 2. Formalmente ou não, fale com ele sobre o processo de discipulado. 3. Encontrem-se e peça conselho sobre tuas prioridades. 4. Peça que Deus confirme a pessoa ou procure por outro discipulador.

INICIANDO UM DISCIPULADO 1. Ore. 2. Faça duas perguntas simples: Quais são suas prioridades?

INICIANDO UM DISCIPULADO 1. Ore. 2. Faça duas perguntas simples: Quais são suas prioridades? Como posso ajudá-lo? 3. Comecem a se encontrar.

REFLEXÃO Se você pudesse ter qualquer discipulador no mundo…qual pessoa você pediria?

REFLEXÃO Se você pudesse ter qualquer discipulador no mundo…qual pessoa você pediria?

CONSIDERAÇÃO FINAL Cristianismo sem discipulado é sempre Cristianismo sem Cristo. (Dietrich Bonhoeffer)

CONSIDERAÇÃO FINAL Cristianismo sem discipulado é sempre Cristianismo sem Cristo. (Dietrich Bonhoeffer)