O QUE DISCIPULADO CRISTO Aula 1 Joo 13

  • Slides: 18
Download presentation
O QUE É DISCIPULADO CRISTÃO Aula 1: João 13 -17 Texto Áureo: Jo. 13.

O QUE É DISCIPULADO CRISTÃO Aula 1: João 13 -17 Texto Áureo: Jo. 13. 15 Discipulado cristão Revista Atitude – 3 T 2018

Pra começar “Discípulo”, no original, significa “aprendiz”, “pupilo”, “aluno”, e traz a concepção de

Pra começar “Discípulo”, no original, significa “aprendiz”, “pupilo”, “aluno”, e traz a concepção de disciplina. Não se restringe a seguir o mestre, mas implica uma vida de aplicação ao aprendizado, demandando renúncia por parte do discípulo e do discipulador.

O amor pelo discípulo O termo “discípulo” aparece nos Evangelhos e em Atos, trazendo

O amor pelo discípulo O termo “discípulo” aparece nos Evangelhos e em Atos, trazendo as seguintes marcas distintivas: 1. Crença na doutrina de Cristo 2. Novo nascimento 3. Renúncia a tudo que seja empecilho para corresponder às expectativas do Mestre 4. Dedicação a uma vida sacrificial 5. Comprometimento com ampliação do número de discípulos.

O amor pelo discípulo Sem amor pelo discípulo, não há transformação. Isso implica cuidado,

O amor pelo discípulo Sem amor pelo discípulo, não há transformação. Isso implica cuidado, atenção, disponibilidade, paciência e preocupação com a transformação.

O valor do exemplo do discipulado Mais do que apontar o caminho, o discipulador

O valor do exemplo do discipulado Mais do que apontar o caminho, o discipulador precisa passar pelo caminho com o discípulo. Jesus fez isso ao destacar lições do reino pelo próprio exemplo (Jo. 13. 5 -17).

O valor do exemplo do discipulado Com o lava-pés, Jesus deixa uma lição de

O valor do exemplo do discipulado Com o lava-pés, Jesus deixa uma lição de humildade onde fica evidente que o discipulador deve assumir uma atitude de servo (“doulos”, escravo no original) de Deus e seus pares.

O valor do exemplo do discipulado No v. 16 também aparece o termo “enviado”

O valor do exemplo do discipulado No v. 16 também aparece o termo “enviado” (apostolos), que indica um enviado que não age por conta própria, estando subordinado ao seu Senhor. Essa sutileza diferencia “escravo” e “empregado”, pois este tem direitos, enquanto o outro não tem.

O valor do exemplo do discipulado Cristo, mesmo sendo Deus, se submete a dar

O valor do exemplo do discipulado Cristo, mesmo sendo Deus, se submete a dar o exemplo. Os discípulos devem fazer o mesmo. O discipulado cristão não se faz na veemência do discurso, mas no poder do exemplo.

A necessidade da advertência Um dos aspectos mais impressionantes acerca do discipulado é o

A necessidade da advertência Um dos aspectos mais impressionantes acerca do discipulado é o fato de que o erro tem a ver com a insistência em ignorar os sinais. Jesus adverte a Judas sobre as consequências de sua traição de forma pública, sem constrangimentos, lhe dando a chance de rever suas atitudes antes que fosse tarde demais.

A necessidade da advertência Satanás se apoderou de Judas pois havia brechas enormes em

A necessidade da advertência Satanás se apoderou de Judas pois havia brechas enormes em sua vida. Porém, Jesus demonstra cuidado em adverti-lo do perigo que corria e o honra dando o primeiro bocado de alimento. Discipulado demanda advertência contra o erro.

O auxílio pra tarefa de discipular O discipulado é um desafio, com o Espírito

O auxílio pra tarefa de discipular O discipulado é um desafio, com o Espírito Santo nos sustentando na missão de influenciar vidas pelo poder do evangelho. Ele nos consola, ensina e dá esperança pelos ensinamentos do Mestre.

O auxílio pra tarefa de discipular O Espírito Santo inspirou os autores da Bíblia.

O auxílio pra tarefa de discipular O Espírito Santo inspirou os autores da Bíblia. A igreja tem, pela ação do Espírito, tudo o que precisa saber sobre os caminhos de Deus, cabendo a obra de convencimento ao Espírito.

O auxílio pra tarefa de discipular O discipulador é um instrumento a serviço do

O auxílio pra tarefa de discipular O discipulador é um instrumento a serviço do Senhor como canal de bênção para o discípulo.

O auxílio pra tarefa de discipular Para que isso se torne realidade, é mister

O auxílio pra tarefa de discipular Para que isso se torne realidade, é mister deixar-se renovar pelo Espírito Santo que dá entendimento, a fim de que o mundo receba a transformação.

Uma chamada à obediência A base do discipulado é o amor. A obediência de

Uma chamada à obediência A base do discipulado é o amor. A obediência de um amigo verdadeiro de Jesus se dá em um ato de amor voluntário. Se o discipulado for feito por obrigação, deixa de ser discipulado.

Uma chamada à obediência No discipulado, honramos a vontade do Senhor, implicando em paciência

Uma chamada à obediência No discipulado, honramos a vontade do Senhor, implicando em paciência para ensinar, misericórdia para advertir e disposição para não se descuidar. Isso tudo demanda amor.

Uma preocupação presente Andar com Jesus significa andar na contramão do mundo. Na oração

Uma preocupação presente Andar com Jesus significa andar na contramão do mundo. Na oração sacerdotal, Jesus mostra que Deus precisa fortalecer os discípulos para que estes possam filtrar o que o mundo apresenta.

Uma preocupação presente A preocupação de Jesus se estendeu aos discípulos que viriam a

Uma preocupação presente A preocupação de Jesus se estendeu aos discípulos que viriam a crer nele por meio de sua Palavra. Sua oração era para que houvesse uma vida de santidade, algo essencial ao discipulado.