CPA INTERATIVA NA ATIVIDADE DE EXTENSO O SISTEMA


















- Slides: 18
CPA INTERATIVA NA ATIVIDADE DE EXTENSÃO
O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES § Instituído pela Lei 10. 861, de 14 de abril de 2004. § OBJETIVOS: § Melhoria da qualidade da Educação Superior. § Expansão da Oferta. § Aumento permanente de sua eficácia institucional. § Efetividade Acadêmica e Social. § Aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO § Os instrumentos de avaliação, aplicados em diferentes momentos são: § a avaliação institucional (interna e externa), § a avaliação dos cursos de graduação. § e a avaliação do desempenho dos estudantes (ENADE).
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - FINALIDADE § O art. 11 da Lei 10. 861/04 estabelece a criação de uma CPA em cada IES, com a finalidade de: § Integrar as informações; § Analisar os resultados; § Propor metas e objetivos coerentes com as intenções educativas; § Direcionar as ações de responsabilidade sociais. § Reforçar o compromisso com as transformações sociais.
Quem participa da CPA § Corpo Diretivo Administrativo e Acadêmico § Corpo docente § Corpo discente § Corpo Docente e Discente da Pósgraduação Strictu Senso § Corpo Técnico-Administrativo § Egressos § Sociedade Civil Organizada
COMPOSIÇÃO DA CPA DA UNIP INTERATIVA § Coordenação: Prof. Francisco José Bastos § Representante do Corpo Docente: Prof. Santiago Valverde § Representante do Corpo Discente: Maiana Maciel da Silva Monte § Representante Técnico-Administrativo Claudia Baptista § Representante dos Egressos Eudes Batista § Representante da Sociedade Civil José Sapata Ocana Filho
AVALIAÇÃO INTERNA – AÇÕES DA CPA § A avaliação interna é um processo contínuo. § Cabe a CPA sistematizar informações. § Para conseguir eficiência nos resultados a CPA deve: § Elaborar plano de ação. § Estabelecer calendário para realização das tarefas. § Garantir a participação em eventos da instituição.
CPA na UNIP § O trabalho desenvolvido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIP, tornou um marco de referência para a Instituição e para todos os envolvidos no processo de avaliação Institucional.
A CPA na UNIP INTERATIVA § A avaliação interna da UNIP Interativa até o ano de 2012 fazia parte da avaliação Institucional da UNIP, com a mesma garantia de eficácia dos resultados. § Dentro deste mesmo espírito, a partir de 2013, devido ao grande número de POLOS e Alunos, a direção decidiu criar a CPA Regional do EAD.
UNIP INTERATIVA: SENSIBILIZAÇÃO § A sensibilização busca o envolvimento da comunidade acadêmica na construção da proposta avaliativa, realizada através de reuniões, palestras, seminários, entre outros § A sensibilização deve ser uma ação constante e presente em todo o processo de avaliação.
UNIP INTERATIVA: AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO § Reuniões entre CPA Central e CPAs Regionais. § Reunião entre CPA e NDE. § Reunião entre NDE, Coordenação e Corpo Docente. § Reunião com dirigentes dos Polos. § Reunião com o corpo técnicoadministrativo. § Apresentação da CPA através de videoconferência para todos os Polos com participação de todos os envolvidos
UNIP INTERATIVA: REALIZAÇÕES § Nesta fase de implantação estabeleceu-se como Plano de Ação: § De janeiro/2013 – composição da CPA § De Fevereiro a Abril/2013 – análise do PDI pelos membros e definição do Plano de ação. § Maio/2013 – elaboração dos questionários de pesquisa para: copro docente, corpo discente, pessoal técnico-administrativo e sociedade civil. § Junho e Julho/2013 – Aplicação dos questionários.
UNIP INTERATIVA: APLICAÇÃO DOS QUESTIONÀRIOS E RESULTADOS § Corpo Discente – interativa através do AVA. § Corpo Docente e Técnico-Administrativo fisicamente. § Sociedade Civil será aplicado fisicamente durante a Atividade de Extensão. § Egressos através de carta convite para participar. § A tabulação dos resultados encontra-se em fase de elaboração.
CPA – Participação nas atividades extracurriculares § A CPA tem papel importante nas atividades extratracurriculares com o objetivo de: § Participar na elaboração dos eventos. § Estar envolvida nas ações da instituição com a finalidade de avaliar seus propósitos e resultados. § Ser um organismo ativo e presente. § Divulgar seu trabalho e sensibilizar a participação de todos envolvidos na comunidade acadêmica.
CPA – EAD e a SOCIEDADE CIVIL § Através de eventos é que a CPA procura sensibilizar a sociedade civil a participar da avaliação. § Como exemplo a Atividade de Extensão realizada anualmente é onde a CPA tem presença marcante. § Ações: § Distribuição de folhetos explicativos sobre a CPA. § Aplicação de questionários. § Divulgação das ações e resultados alcançados
CPA-EAD e RESULTADOS § À medida que a tabulação dos questionários, das diferentes instâncias, são concluídos, a comissão se reúne e faz uma prévia de avaliação. Levantando os pontos fracos e as propostas de melhoria. § No final do ano letivo será realizada a reunião de fechamento da avaliação pela comissão e com base nos apontamentos, resultados e discussões será elaborado o relatório conclusivo. § O relatório final será apresentado para todos os segmentos da instituição e divulgado através dos murais e site
Considerações finais § A avaliação institucional contribui para que a Universidade repense suas práticas administrativas, técnicas, educativas. § A avaliação é um processo cíclico e contínuo, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a Instituição. § Entende-se que a Universidade é um agente transformador e em transformação, capaz de produzir mudanças na realidade social do seu locus.
ATÉ A PRÓXIMA!


















