Como e Porqu no usar Cera Estampada na

  • Slides: 38
Download presentation
Como e Porquê não usar Cera Estampada na Apicultura Por Michael Bush, direitos autorais

Como e Porquê não usar Cera Estampada na Apicultura Por Michael Bush, direitos autorais

Apresentações na internet Antes de fazer apontamentos detalhados, todas as apresentações estão na internet

Apresentações na internet Antes de fazer apontamentos detalhados, todas as apresentações estão na internet em: http: //www. bushfarms. com/beespresentations. htm

Porque não usar cera estampada

Porque não usar cera estampada

Sem cera estampada Quanto tempo demora a colocar cera estampada, colocar arame, retirar porque

Sem cera estampada Quanto tempo demora a colocar cera estampada, colocar arame, retirar porque cedeu e caiu, saltou do quadro ou a cera sobre ela foi mal puxada? Não faço muito disso ultimamente. Deixei de usar cera estampada na grande maioria dos quadros. E isso nem tem em conta o custo da cera estampada, quanto mais o custo da cera estampada de alvéolos pequenos. Poupa-me muito trabalho. E obtenho cera limpa em vez de cera contaminada.

A cera é uma esponja para muitos químicos Muitos acaricidas que usamos são lipofílicos

A cera é uma esponja para muitos químicos Muitos acaricidas que usamos são lipofílicos (“adoram” óleos) e são absorvidos pela cera. Muitos deles já contaminam a cera estampada que usamos e as concentrações sobem quando adicionamos mais cera estampada.

Usando alvéolos de tamanho natural contra a varroa? Se o tamanho dos alvéolos ajuda

Usando alvéolos de tamanho natural contra a varroa? Se o tamanho dos alvéolos ajuda ou não contra a varroa: Se sim, ajudou a resolver o problema da varroa; Se não, não agravou o problema da varroa.

Tamanho do alvéolo e tamanho da abelha O tamanho estandardizado da cera estampada foi

Tamanho do alvéolo e tamanho da abelha O tamanho estandardizado da cera estampada foi aumentado; Tal aumento causou o aumento das abelhas em 150% do seu tamanho natural; O facto de tal aumento da cera estampada fez abelhas maiores está bem documentado por Baudoux, Pinchot, Gontarski, Mc. Mullan e Brown.

Algumas referências Recentes: A influência de alvéolos pequenos favos de cria na morfologia das

Algumas referências Recentes: A influência de alvéolos pequenos favos de cria na morfologia das abelhas melíferas (Apis mellífera)--John B. Mc. Mullan e Mark J. F. Brown; As referências históricas estão numa lista em: www. bushfarms. com/beesnaturalcell. htm perto do fundo da página (incluíndo um atalho para o artigo mencionado).

Dimensão dos alvéolos Conforme Baudoux Alvéolos: Largura Volume 5. 555 mm 301 mm 3

Dimensão dos alvéolos Conforme Baudoux Alvéolos: Largura Volume 5. 555 mm 301 mm 3 5. 375 277 5. 210 256 5. 060 237 4. 925 222 4. 805 206 4. 700 192 De ABC XYZ of Bee Culture edição de 1945, página 126.

O que é um alvéolo do tamanho natural? É razoável supor que: Podemos assumir

O que é um alvéolo do tamanho natural? É razoável supor que: Podemos assumir que as abelhas sabem a resposta a esta questão? Podemos assumir que se as deixarmos em paz, elas vão responder à questão? Podemos assumir que se elas fizerem o que é natural, resultará no tamanho de alvéolos mais apropriado?

Desvantagens do favo de tamanho natural Mudar é difícil; Mais frágeis no início; As

Desvantagens do favo de tamanho natural Mudar é difícil; Mais frágeis no início; As colmeias têm de estar bem niveladas.

Vantagens do favo natural Menos trabalho para o apicultor; Cera limpa; Abelhas saudáveis.

Vantagens do favo natural Menos trabalho para o apicultor; Cera limpa; Abelhas saudáveis.

Cera limpa Favo natural é realmente a única forma de obter cera limpa nas

Cera limpa Favo natural é realmente a única forma de obter cera limpa nas suas colmeias; O Mercado da cera de abelha está contaminado e a cera estampada, desde que a tira da caixa, está contaminada com fluvalinato, coumaphos, amitraz e outros pesticidas lipofílicos; Apenas se já tem cera limpa e um molde pode fazer a sua própria cera estampada limpa.

Cera Contaminada Causa rainhas inférteis; Causa zangões inférteis; Causa frequentes trocas de rainha; Causa

Cera Contaminada Causa rainhas inférteis; Causa zangões inférteis; Causa frequentes trocas de rainha; Causa abelhas enfraquecidas.

Cinco formas diferentes de obter favos naturais Com os quadros estandardizados com cunha, retire

Cinco formas diferentes de obter favos naturais Com os quadros estandardizados com cunha, retire a cunha e pregue-a no mesmo sitio mas de lado. De qualquer forma ia pregá-la na mesma, certo? Com ripas com entalhe a meio, coloque paus de gelado dentro do entalhe ou metade de um pau de mexer tinta ou ainda cortando um pedaço de uma tábua de madeira ou tiras de choupo; Com cera puxada, corte o centro do favo mas deixe uma fila de alvéolos em volta; Com um quadro velho sem favo, basta colocar entre dois favos já com toda a cera puxada; Com plástico estampado, corte o centro do favo mas deixe uma fila de alvéolos em volta.

Fazendo quadros sem cera estampada Pode cortar um triângulo de um canto de uma

Fazendo quadros sem cera estampada Pode cortar um triângulo de um canto de uma tábua de 19 mm de espessura e obter um triângulo cujo lado mais largo tem 27 mm. Que pode ser pregado e colado no fundo de uma ripa para ter um vértice onde as abelham iniciam o favo. Algumas pessoas aplicam cera de abelha no vértice do triângulo, eu não perco tempo com isso. No fim de fazer tais quadros não vai precisar de colocar cera estampada neles. Ou pode apenas cortar a ripa de topo a 45º de ambos os lados antes de montar o quadro.

Fazendo quadros sem cera estampada Pode colocar quadros vazios sem guias entre quadros com

Fazendo quadros sem cera estampada Pode colocar quadros vazios sem guias entre quadros com cera toda puxada e pode também colocar quadros apenas com uma fila de alvéolos no topo onde colocaria quadros com cera estampada.

Quadro sem cera estampada

Quadro sem cera estampada

Quadro sem cera estampada

Quadro sem cera estampada

Perguntas frequentes Posso colocar arames neles? Posso extrair o mel? Apenas no primeiro ou

Perguntas frequentes Posso colocar arames neles? Posso extrair o mel? Apenas no primeiro ou segundo favo. Elas vão construir tudo mal? Faço-o muita vez. Elas vão fazer apenas alvéolos para zangão? Sim. Eu não o faço. Não com mais frequência do que usando cera estampada. Será que elas precisam da cera estampada para fazer os favos? Elas puxam favos há milhões de anos sem usarem cera estampada.

Em quanto tempo? Isto pode ser feito gradualmente. Pode colocar um quadro ou dois

Em quanto tempo? Isto pode ser feito gradualmente. Pode colocar um quadro ou dois por ano em cada colmeia até os ter trocado todos. Não é preciso trocar tudo de um dia para o outro.

O que fazer com cera estampada que já tem? Alguém provavelmente quer. Venda-a ao

O que fazer com cera estampada que já tem? Alguém provavelmente quer. Venda-a ao preço que lhe custou e entregue-a em mão. Fica mais barato pois não há custos de transporte.

A pior situação Assumindo que o tamanho dos alvéolos não conta para nada: Não

A pior situação Assumindo que o tamanho dos alvéolos não conta para nada: Não há problema em ter alvéolos naturais; Deve reciclar a cera velha de qualquer forma; É menos trabalho do que com fundação; Não está contaminado como a cera estampada; Tira assim os favos contaminados das colmeias; Sabemos que a contaminação causa rainhas que vivem menos tempo e são inférteis tal como os zangões.

A melhor situação Assumindo que o tamanho dos alvéolos conta: Cera limpa; Sem problemas

A melhor situação Assumindo que o tamanho dos alvéolos conta: Cera limpa; Sem problemas com a Varroa; Abelhas saudáveis; Menos trabalho.

Mais informação sobre favos naturais www. bushfarms. com/beesnaturalcell. htm www. bushfarms. com/HASNatural. Cell. Size.

Mais informação sobre favos naturais www. bushfarms. com/beesnaturalcell. htm www. bushfarms. com/HASNatural. Cell. Size. ppt

Certificados de sanidade apícola dos apiários de Michael Bush

Certificados de sanidade apícola dos apiários de Michael Bush

2004 Health Certificate

2004 Health Certificate

2005 Health Certificate

2005 Health Certificate

2006 Health Certificate

2006 Health Certificate

2007 Health Certificate

2007 Health Certificate

2008 Health Certificate

2008 Health Certificate

2009 Health Certificate

2009 Health Certificate

2010 Health Certificate

2010 Health Certificate

2011 Health Certificate

2011 Health Certificate

2012 Health Certificate

2012 Health Certificate

Contato e Informação Michael Bush bees at bushfarms dot com www. bushfarms. com Livro:

Contato e Informação Michael Bush bees at bushfarms dot com www. bushfarms. com Livro: The Practical Beekeeper (O Apicultor Prático)

“Será prontamente apreciado que durante muitos anos e com contato diário com as abelhas,

“Será prontamente apreciado que durante muitos anos e com contato diário com as abelhas, o apicultor professional irá através da necessidade ganhar um saber e compreensão sobre a vida misteriosa das abelhas melíferas, usualmente negado ao cientista no laboratório e ao amador que tenha algumas colmeias. Certamente, a experiência prática e limitada vai inevitávelmente conduzir a pontos de vista e conclusões, que muitas vezes estão completamente em desacordo com as descobertas da natureza na prática. O apicultor professional está sempre obrigado a avaliar as coisas de forma realista e a manter uma mente aberta em relação a todo o problema com o qual é confrontado. Ele é também obrigado a basear os seus métodos de gestão em resultados concretos e deve diferenciar nitidamente entre essenciais e não essenciais. “ -- Beekeeping at Buckfast Abbey, Brother Adam

Citações "Contradição não é sinal de falsidade, nem a falta de contradição sinal de

Citações "Contradição não é sinal de falsidade, nem a falta de contradição sinal de verdade. " --Blaise Pascal “Todos os modelos estão errados, mas alguns são úteis" --George E. P. Box “É como os nossos julgamentos e como os nossos relógios, nenhum funciona da mesma forma, mas cada um acredita no seu. " -Alexander Pope