LNGUA PORTUGUESA 7 ANO Morfossintaxe Uso da vrgula

  • Slides: 18
Download presentation
LÍNGUA PORTUGUESA 7º ANO Morfossintaxe Uso da vírgula no período simples

LÍNGUA PORTUGUESA 7º ANO Morfossintaxe Uso da vírgula no período simples

A vírgula [ , ] é um sinal de pontuação que separa elementos dentro

A vírgula [ , ] é um sinal de pontuação que separa elementos dentro de uma oração e orações dentro de um período. Marca uma pequena pausa. A vírgula é um dos elementos que causam mais confusão na Língua Portuguesa. Existem algumas regras para o uso da vírgula, e elas são baseadas na gramática. Vejamos algumas delas:

 USE A VÍRGULA PARA SEPARAR ELEMENTOS QUE VOCÊ PODERIA LISTAR Veja esta frase:

USE A VÍRGULA PARA SEPARAR ELEMENTOS QUE VOCÊ PODERIA LISTAR Veja esta frase: João Maria Ricardo Pedro e Augusto foram almoçar. Note que os nomes das pessoas poderiam ser separados numa lista: Foram almoçar: João Maria Ricardo Pedro Augusto Isso significa que devem ser separados por vírgula na frase original: João, Maria, Ricardo, Pedro e Augusto foram almoçar. Note que antes de “e Augusto” não tem vírgula. 1 - Regra geral, não se usa vírgula antes de “e”. Há um caso específico que explico mais à frente.

2. USE A VÍRGULA PARA SEPARAR EXPLICAÇÕES QUE ESTÃO NO MEIO DA FRASE Explicações

2. USE A VÍRGULA PARA SEPARAR EXPLICAÇÕES QUE ESTÃO NO MEIO DA FRASE Explicações que interrompem a frase são mudanças de pensamento e devem ser separadas por vírgula. Exemplos: Mário, o jovem que traz o pão , não veio hoje. Dá-se uma explicação sobre quem é Mário. Eu e tu, que somos amigos , não devemos guerrear. O trecho destacado explica algo sobre “eu e tu”, portanto deve estar entre vírgulas. A classificação do trecho seria oração adjetiva explicativa.

3. USE A VÍRGULA PARA SEPARAR O LUGAR, O TEMPO OU O MODO QUE

3. USE A VÍRGULA PARA SEPARAR O LUGAR, O TEMPO OU O MODO QUE VIER NO INÍCIO DA FRASE Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Noutras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado. Exemplos: Lá fora, o sol está de rachar! “Lá fora” é uma expressão que indica “lugar”. Um adjunto adverbial de lugar. Na semana passada, todos vieram jantar aqui em casa. “Na semana passada” indica tempo. Adjunto adverbial de tempo. De um modo geral, não gostamos de pessoas estranhas. “De um modo geral” é sinônimo de “geralmente”, adjunto adverbial de modo, por isso tem vírgula.

4. USE A VÍRGULA PARA SEPARAR ORAÇÕES INDEPENDENTES Orações independentes são aquelas que têm

4. USE A VÍRGULA PARA SEPARAR ORAÇÕES INDEPENDENTES Orações independentes são aquelas que têm sentido, mesmo estando fora do texto. Já vimos um tipo dessas, que são as orações coordenadas assindéticas, mas também há outros casos. Vamos ver os exemplos: Acendeu um cigarro, cruzou as pernas, estalou as unhas, demorou o olhar em Mana Maria. Neste exemplo, cada vírgula separa uma oração independente. Elas são coordenadas assindéticas. Eu gosto muito de chocolate, mas não posso comer para não engordar. Eu gosto muito de chocolate, porém não posso comer para não engordar. Eu gosto muito de chocolate, contudo não posso comer para não engordar. Eu gosto muito de chocolate, no entanto não posso comer para não engordar. Eu gosto muito de chocolate, entretanto não posso comer para não engordar. Eu gosto muito de chocolate, todavia não posso comer para não engordar. Entendeu? Antes de todas essas palavras, chamadas de conjunções adversativas, tem vírgula.

Só mais uma coisinha!!!!

Só mais uma coisinha!!!!

Quando se usa vírgula antes de “e”? Vimos em cima que, regra geral, não

Quando se usa vírgula antes de “e”? Vimos em cima que, regra geral, não se usa vírgula antes de “e”. Há só um caso em que se usa vírgula, que é quando a frase depois do “e” fala de uma pessoa, coisa, ou objeto (sujeito) diferente da que vem antes dele. Assim: O sol já ia fraco, e a tarde era amena. Note que a primeira frase fala do sol, enquanto a segunda fala da tarde. Os sujeitos são diferentes. Portanto, usamos vírgula. A mulher morreu, e cada um dos filhos procurou o seu destino. O mesmo caso, a primeira oração diz respeito à mulher, a segunda aos filhos.

Não se usa a vírgula Com as regras acima, pode ter a certeza de

Não se usa a vírgula Com as regras acima, pode ter a certeza de que vai acertar 99% dos casos em que precisará da vírgula. Um erro muito comum que vejo é gente separando sujeito e predicado com vírgula. Isso é errado! Forma errada: João, gosta de comer batatas. Alice, Maria e Luísa, querem ir para a escola amanhã. Forma certa: João gosta de comer batatas. Alice, Maria e Luísa querem ir para a escola amanhã

EXERCÍCIOS Leia o texto abaixo e responda : A MÁQUINA Morreu uma tia minha.

EXERCÍCIOS Leia o texto abaixo e responda : A MÁQUINA Morreu uma tia minha. Ela morava sozinha, não tinha filhos. A família toda foi até lá, num final de semana, separar e dividir as coisas dela para esvaziar a casa. Móvel, roupa de cama, louça, quadro, livro, tudo espalhado pelo chão, uma tremenda confusão. Foi quando ouvi meus filhos me chamarem. – Mãe! Maiê! – Faaala. Eles apareceram, esbaforidos. – Mãe. A gente achou uma coisa incrííível. Se ninguém quiser, essa coisa pode ficar para a gente? Hein? – Depende. Que é? Eles falavam juntos, animadíssimos. – Ééé. . . uma máquina, mãe. – É só uma máquina meio velha. – É, mas funciona, está ótima!

Minha filha interrompeu o irmão mais novo, dando uma explicação melhor. – Deixa que

Minha filha interrompeu o irmão mais novo, dando uma explicação melhor. – Deixa que eu falo: é assim, é uma máquina, tipo um. . . teclado de computador, sabe só o teclado? Só o lugar que escreve? – Sei. – Então. Essa máquina tem assim, tipo. . . uma impressora, ligada nesse teclado, mas assim, ligada direto. Sem fio. Bem, a gente vai, digita. . . Ela ia se animando, os olhos brilhando. –. . . e a máquina imprime direto na folha de papel que a gente coloca ali mesmo! É muuuito legal! Direto, na mesma hora, eu juro! Ela jurava? Fiquei muda. Eu que jurava que não sabia o que falar diante dessa explicação de uma máquina de escrever, dada por uma menina de 12 anos. Ela nem aí comigo. Continuava. –. . . entendeu como é, ô mãe? A gente, zupt, escreve e imprime, até dá para ver a impressão tipo na hora, e não precisa essa coisa chatérrima de entrar no computador, ligaaar, esperar hóóóras, entrar no world, de escrever olhando na tela e sóóó depois mandar para a impressora, não tem esse monte de máquina tuuudo ligada uma na outra, não tem que ter até estabilizador, não precisa comprar cartucho caro, nada, mãe! É muuuito legal. E nem precisa de colocar na tomada! Funciona sem energia e escreve direto na folha da impressora! – Nossa, filha. . . (Lúcia Carvalho. Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 2007. Coleção Novo diálogo. )

QUESTÃO 1 - No trecho “Móvel, roupa de cama, louça, quadro, livro, tudo espalhado

QUESTÃO 1 - No trecho “Móvel, roupa de cama, louça, quadro, livro, tudo espalhado pelo chão, uma tremenda confusão”, as vírgulas foram empregadas para a) separar frases. b) isolar palavras. c) introduzir enumerações. d) intercalar termos. e) separar explicações. QUESTÃO 2 - A frase que expressa uma opinião é: a) “Morreu uma tia minha”. b) “Ela morava sozinha, não tinha filhos”. c) “Foi quando ouvi meus filhos me chamarem”. d) “É muuuito legal!”. e) “Fiquei muda”.

Questão 3: Use a vírgula quando necessário: a) Se estudares serás aprovado; do contrário

Questão 3: Use a vírgula quando necessário: a) Se estudares serás aprovado; do contrário não cursarás medicina o que te deixará frustrado. b) Logo depois do nascimento do filho em 21 de janeiro de 2000 os pais foram para o interior. c) No primeiro dos três artigos que publicou na imprensa O presidente nefasto são numerosos os argumentos contra a venda de empresas estatais. d) Porque os pais estavam desempregados o menino vendia balas na rua mas o seu sonho era frequentar a escola. e) Depois quando já tinham vendido todas as empresas nacionais deram-se conta de que os compradores remeteriam o lucro para o exterior onde ficavam as matrizes. f) Sexta-feira às 12 horas iremos espera-los no aeroporto. g) Ele era honesto; o banqueiro desonesto.

� Leia: O gato e a globalização Depois de ser perseguido durante um bom

� Leia: O gato e a globalização Depois de ser perseguido durante um bom tempo por um gato, o rato esconde-se numa toca e fica ali durante horas. Até que, ao ouvir latidos de cachorro, pensou que o gato tivesse ido embora e resolveu sair para passear. No entanto, assim que pôs a cabeça para foi pego pelas garras do gato. – Você imita latidos? – perguntou o rato espantado. – E o gato: – Meu amigo, neste mundo globalizado, quem não fala duas línguas morre de fome! “Almanaque Brasil de Cultura Popular”, set. 2000. Questão 4 - Predomina no texto: ( ) a narração dos fatos. ( ) a descrição do ambiente onde ocorreram os fatos. ( ) a exposição de um ponto de vista.

Questão 5 -Registra-se uma opinião em: ( ) “[…] o rato esconde-se numa toca

Questão 5 -Registra-se uma opinião em: ( ) “[…] o rato esconde-se numa toca e fica ali durante horas. ” ( ) “[…] assim que pôs a cabeça para foi pego pelas garras do gato. ” ( ) “- Meu amigo, neste mundo globalizado, quem não fala duas línguas morre de fome!”

GABARITO Questão 1 - As vírgulas foram usadas para enumerar os itens citados pela

GABARITO Questão 1 - As vírgulas foram usadas para enumerar os itens citados pela narradora, os quais indicam as coisas que pertenciam à sua tia e foram separadas pela família para esvaziar a casa. Resposta: C. Questão 2 - O trecho “É muuuito legal” revela a opinião da filha da narradora sobre a máquina de escrever encontrada na casa da falecida tia. Resposta: D Questão 3 - a) Se estudares, serás aprovado; do contrário, não cursarás medicina, o que te deixará frustrado. b) Logo depois do nascimento do filho, em 21 de janeiro de 2000, os pais foram para o interior. c) No primeiro dos três artigos que publicou na imprensa, O presidente nefasto, são numerosos os argumentos contra a venda de empresas estatais. d) Porque os pais estavam desempregados, o menino vendia balas na rua, mas o seu sonho era frequentar a escola.

e) Depois, quando já tinham vendido todas as empresas nacionais, deram-se conta de que

e) Depois, quando já tinham vendido todas as empresas nacionais, deram-se conta de que os compradores remeteriam o lucro para o exterior onde ficavam as matrizes. f) Sexta-feira, às 12 horas, iremos esperá-los no aeroporto. g) Ele era honesto; o banqueiro, desonesto. Questão 4 -( x ) a narração dos fatos. ( ) a descrição do ambiente onde ocorreram os fatos. ( ) a exposição de um ponto de vista. Questão 5 - ( ) “[. . . ] o rato esconde-se numa toca e fica ali durante horas. ” ( ) “[. . . ] assim que pôs a cabeça para foi pego pelas garras do gato. ” ( x )“— Meu amigo, neste mundo globalizado, quem não fala duas línguas morre de fome!”