USO DA VRGULA H certos recursos da linguagem

  • Slides: 11
Download presentation
USO DA VÍRGULA Há certos recursos da linguagem - pausa, melodia, entonação e até

USO DA VÍRGULA Há certos recursos da linguagem - pausa, melodia, entonação e até mesmo, silêncio - que só estão presentes na oralidade. Na linguagem escrita, para substituir tais recursos, usamos os sinais de pontuação. Eles também são usados para destacar palavras, expressões ou orações e esclarecer o sentido de frases, a fim de eliminar qualquer tipo de ambiguidade.

 REGRA GERAL: emprega-se vírgula nas pausas a partir de uma entonação natural do

REGRA GERAL: emprega-se vírgula nas pausas a partir de uma entonação natural do texto. 1. 2. Hoje, fará sol no sul. A vírgula é facultativa, pois o advérbio hoje é de pequena extensão. 1. Emprega-se vírgula quando houver adjuntos adverbiais deslocados ou orações subordinadas adverbiais inversas. Ele, após muitas manobras, conseguiu sair do atoleiro. Embora fizesse calor, levei agasalho. 1. 3. Pedro, em casa, estuda, todos os dias, matemática. As vírgulas são obrigatórias, pois as expressões adverbiais estão deslocadas e são de média extensão. Melhor redação: Pedro estuda matemática, em casa, todos os dias. Em casa, Pedro estuda matemática todos os dias.

VOCATIVO E APOSTO Emprega-se vírgula quando houver vocativo e aposto. Esses dois elementos sintáticos

VOCATIVO E APOSTO Emprega-se vírgula quando houver vocativo e aposto. Esses dois elementos sintáticos recebem vírgula obrigatória onde estiverem na oração. Se vierem no início ou final da frase, são separados por uma vírgula. Se estiverem no meio da frase, serão isolados por duas vírgulas. 2. “Varrei os mares, tufão” (Castro Alves). O vocativo tufão vem antecedido por uma vírgula. 3. Tiradentes, mártir da Independência, morreu enforcado. A expressão destacada é um aposto, por isso, vem separada por duas vírgulas, mas viria separada por uma vírgula se estivesse iniciando ou terminado a frase.

ORAÇÕES INTERCALADAS 4. Emprega-se vírgula quando houver orações intercaladas. São orações que ficam que

ORAÇÕES INTERCALADAS 4. Emprega-se vírgula quando houver orações intercaladas. São orações que ficam que nem sanduíche entre outras duas orações ou uma oração e um outro elemento gramatical. Pareço, disse o rapaz, um felizardo. A oração (disse o rapaz) está entre o verbo parecer e o seu complemento que é a expressão um felizardo, por isso veio separada por duas vírgulas obrigatórias. Dom Pedro I, que foi imperador, proclamou a Independência. A oração intercalada entre a principal, separada por vírgulas, é subordinada adjetiva explicativa.

ORAÇÕES COORDENADAS 5. Usa-se vírgula para separar algumas orações coordenadas. Explicativa - Vamos logo,

ORAÇÕES COORDENADAS 5. Usa-se vírgula para separar algumas orações coordenadas. Explicativa - Vamos logo, que o trem vai partir. Conclusiva - Estudou bastante, portanto fará uma boa prova. Alternativa -O professor ora brinca, ora fala sério. Adversativa - É simpático, mas tem seus inconvenientes. 5. 1 A PALAVRA E. A dica é você verificar se esse E separa orações com sentidos opostos, com sujeitos iguais ou diferentes. Com sujeitos iguais, não haverá vírgula; se forem diferentes, poderá haver uma vírgula facultativa. O mesmo ocorre quando o E tiver valor ADVERSATIVO. EXEMPLOS: Pedro estuda, e João trabalha. Foi ao cinema, e não assistiu ao filme. Pedro estuda e trabalha.

ORAÇÕES COORDENADAS 5. 2 As coordenadas assindéticas (sem conjunção) separamse por vírgulas. Olhou as

ORAÇÕES COORDENADAS 5. 2 As coordenadas assindéticas (sem conjunção) separamse por vírgulas. Olhou as árvores, não viu as folhagens. 5. 3 As coordenadas sindéticas aditivas NÃO devem separadas com vírgulas, exceto nestes casos: Quando as orações ligadas pela conjunção e tiverem os sujeitos diferentes. O menino não se mexeu, e Paulo desejou matá-lo. Quando se deseja realçar a oração iniciada pela conjunção E. Repugnava-lhe a ideia de recuar, e foi andando. Quando a conjunção E e o Nem vierem repetidos, constituindo uma figura de linguagem, o polissíndeto. Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!

PONTO E VÍRGULA 6. PONTO E VÍRGULA O ponto-e-vírgula é um sinal utilizado quando

PONTO E VÍRGULA 6. PONTO E VÍRGULA O ponto-e-vírgula é um sinal utilizado quando a pausa desejada não é nem tão breve quanto a vírgula, nem tão longa quanto o ponto. O ponto-e-vírgula é, pois, uma pausa intermediária entre o ponto e a vírgula. QUANDO USÁ-LO? 6. 1. Em enumerações, principalmente, se os elementos enumerados forem relativamente extensos e numerosos. Exemplos: textos jurídicos, leis, artigos, decretos e livros didáticos.

USO DA VÍRGULA 6. 2. EXCESSO DE VÍRGULAS: se uma ficar muito perto da

USO DA VÍRGULA 6. 2. EXCESSO DE VÍRGULAS: se uma ficar muito perto da outra, apele ao ponto-e-vírgula entre orações ou termos mais extensos. Eles sabiam de tudo o que se passava no colégio interno, mas, como já era de se esperar, nunca fizeram nada. EXEMPLO: Eles sabiam de tudo o que se passava no colégio interno; mas, como já era de se esperar, nunca fizeram nada. ATENÇÃO: Esse não é um caso obrigatório. O sinal, neste caso, enfatiza o caráter adversativo (contrário) da oração introduzida pelo mas, porém poderia ter sido empregada a vírgula também.

CONJUNÇÕES INTERCALADAS 6. 3. CONJUNÇÕES INTERCALADAS. Quando optamos por colocar conectivos entre vírgulas (em

CONJUNÇÕES INTERCALADAS 6. 3. CONJUNÇÕES INTERCALADAS. Quando optamos por colocar conectivos entre vírgulas (em posição não-inicial na oração), o ponto-e-vírgula é uma ótima opção para marcar a pausa entre as orações. Jonas tem muito dinheiro; não pode, porém, desfrutar da riqueza que pertence. Ele é teu pai; respeita-lhe, pois, a vontade. SÍNTESE: O ponto-e-vírgula é uma pausa que se faz antes de uma vírgula obrigatória.

ATIVIDADES PROPOSTAS Com base nos conceitos adquiridos nesta aula, INTERPRETE as frases a seguir:

ATIVIDADES PROPOSTAS Com base nos conceitos adquiridos nesta aula, INTERPRETE as frases a seguir: PAUSA Não, espere. Não espere. ERRO NA CONTA 23, 4. 2, 34. MORTE E VIDA Atire, não mate. Atire não, mate. AUTORITARISMO Aceito, obrigado. Aceito obrigado. SALVAÇÃO Este, juiz, é corrupto. Este juiz é corrupto. PERDAS E GANHOS Vamos perder, nada foi resolvido. Vamos perder nada, foi resolvido MUDANÇA DE OPINIÃO Não queremos saber. Não, queremos saber.

ATIVIDADE PROPOSTA O TESTAMENTO Um homem rico, estando muito mal de saúde, pediu que

ATIVIDADE PROPOSTA O TESTAMENTO Um homem rico, estando muito mal de saúde, pediu que lhe trouxessem papel e tinta. Escreveu o seguinte: Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada dou aos pobres. Deu o último suspiro antes de ter podido fazer a pontuação. No dia seguinte, os quatro citados, ao receberem o papel, leram o texto com a pontuação e a interpretação que lhes favorecia. A quem, afinal, deixava sua fortuna? Pontue de forma que favoreça: a) A irmã b) O sobrinho c) O alfaiate d) Os pobres