Centro de Cincias Agrrias Engenharia Agrcola Engenharia Agronmica

  • Slides: 17
Download presentation
Centro de Ciências Agrárias Engenharia Agrícola Engenharia Agronômica O USO BIOMASSA DE LEGUMINOSAS ARBÓREAS

Centro de Ciências Agrárias Engenharia Agrícola Engenharia Agronômica O USO BIOMASSA DE LEGUMINOSAS ARBÓREAS PARA INCREMENTO DA MASSA SECA E PRODUÇÃO DE MILHO EM SOLO COESO Graduando: Luis Adriano Vaz Almeida Orientador: Emanoel Gomes de Moura

v INTRODUÇÃO ü Grande parcela da população agrícola do norte do Maranhão, na ausência

v INTRODUÇÃO ü Grande parcela da população agrícola do norte do Maranhão, na ausência de alternativas adequadas, ainda utiliza as queimadas como forma de preparo e fertilização dos solos para superar a insuficiência na disponibilidade de nutrientes do meio (MOURA et al. , 2013). Fonte: www. envolverde. com. br

v INTRODUÇÃO ü Além disso, a alta propensão à coesão dos solos dessa região

v INTRODUÇÃO ü Além disso, a alta propensão à coesão dos solos dessa região está presente como limitador da produção agrícola no trópico. ü Com isso, o acúmulo de matéria orgânica no perfil é sinalizado como uma das práticas viáveis para combater esse problema (MOURA et al. , 2013). ü O húmus ou a matéria orgânica do solo não é apenas um reservatório de nutrientes (RAIJ et al. ; 1986).

v HIPÓTESE O uso de biomassa de leguminosas como cobertura do solo e fornecimento

v HIPÓTESE O uso de biomassa de leguminosas como cobertura do solo e fornecimento de nutrientes associado com ureia pode aumentar a produção de matéria seca e o rendimento produtivo da cultura do milho em solos tropicais.

v OBJETIVO ü O objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos da aplicação de

v OBJETIVO ü O objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos da aplicação de ureia em combinação com a biomassa de leguminosas, sobre a produção de matéria seca e o rendimento produtivo da cultura do milho.

v METODOLOGIA § Caracterização da área experimental ü O clima da região na classificação

v METODOLOGIA § Caracterização da área experimental ü O clima da região na classificação de Köppen é do tipo AW’, ü As precipitações variam de 1700 a 2300 mm anuais, ü A temperatura média situa-se em torno de 26, 7º C, ü O solo da área experimental se caracteriza como um LATOSSOLO amarelo distrocoeso (EMBRAPA, 2013).

Figura 01. Localização da área experimental. Brasil, Maranhão, Brejo. Macedo, 2014

Figura 01. Localização da área experimental. Brasil, Maranhão, Brejo. Macedo, 2014

v METODOLOGIA

v METODOLOGIA

v Metodologia Sena, 2016

v Metodologia Sena, 2016

ü Tratamentos: T 1: G+N T 5: Solo sem cobertura + N ü q

ü Tratamentos: T 1: G+N T 5: Solo sem cobertura + N ü q q T 2: G+K T 6: Solo sem cobertura +K Adubação: 120 Kg ha -1 de P (P 2 O 5) 60 Kg ha-1 de K (K 2 O) 60 Kg ha-1 de N (Ureia) 200 Kg ha-1 de N (N orgânico) T 3: G T 7: Solo sem cobertura T 4: G+K+N T 8: Solo sem cobertura + N+ K Gliricídia Sepium (4% N)

v Metodologia § Análises: ü Determinação do rendimento produtivo do milho ü Determinação da

v Metodologia § Análises: ü Determinação do rendimento produtivo do milho ü Determinação da produção de matéria seca ü Análise estatística: análise de variância ANOVA pelo programa Info. Stat (DIRIENZO et al. , 2011). teste de Duncan ao nível de 5%. SIGMAPLOT 11. 0.

v Metodologia Solo sem cobertura Gliricidia

v Metodologia Solo sem cobertura Gliricidia

v Metodologia Solo sem cobertura + N Gliricidia + N

v Metodologia Solo sem cobertura + N Gliricidia + N

v Resultados e discursões Figura 02. Rendimento produtivo do milho em um sistema de

v Resultados e discursões Figura 02. Rendimento produtivo do milho em um sistema de plantio direto na palha de leguminosas arbóreas, Brejo – MA. ü MOURA et al. , 2013

v Resultados e discursões Figura 03. Produção de matéria seca em um sistema de

v Resultados e discursões Figura 03. Produção de matéria seca em um sistema de plantio direto na palha de leguminosas arbóreas, Brejo – MA. ü AGUIAR et al. ; 2010

v Conclusão ü Em solos coesos, a utilização de leguminosas arbóreas como fonte de

v Conclusão ü Em solos coesos, a utilização de leguminosas arbóreas como fonte de N orgânico combinada com o uso de N sintético foi essencial para o aumento da produção de massa seca e produtividade da cultura do milho.

Obrigado ! luisadriano 10@hotmail. com

Obrigado ! luisadriano 10@hotmail. com