Anatomia e Fisiologia Humana Prof Micheline C Cmara

  • Slides: 25
Download presentation
Anatomia e Fisiologia Humana Profª Micheline C. Câmara Fisioterapeuta Email: mitchelba@yahoo. com. br

Anatomia e Fisiologia Humana Profª Micheline C. Câmara Fisioterapeuta Email: mitchelba@yahoo. com. br

Anatomia e Fisiologia Humana • Definições: • ANATOMIA: cortar em partes. • FISIOLOGIA: estudo

Anatomia e Fisiologia Humana • Definições: • ANATOMIA: cortar em partes. • FISIOLOGIA: estudo das funções.

Anatomia e Fisiologia Humana • Alguns conceitos: • NORMAL • VARIAÇÃO ANATÔMICA • ANOMALIA

Anatomia e Fisiologia Humana • Alguns conceitos: • NORMAL • VARIAÇÃO ANATÔMICA • ANOMALIA

Anatomia e Fisiologia Humana • Níveis de Organização do Corpo: Célula Tecido Orgão Sistema

Anatomia e Fisiologia Humana • Níveis de Organização do Corpo: Célula Tecido Orgão Sistema Aparelho ORGANISMO

Anatomia e Fisiologia Humana • Divisões do Corpo: • Cabeça, Pescoço, Tronco e Membros

Anatomia e Fisiologia Humana • Divisões do Corpo: • Cabeça, Pescoço, Tronco e Membros • TRONCO: torax, abdome, pelve, períneo e dorso. • Cavidades: • Craneana, Torácica, Abdominal e Pélvica

Anatomia e Fisiologia Humana • Posição anatômica + Termos de posição

Anatomia e Fisiologia Humana • Posição anatômica + Termos de posição

Anatomia e Fisiologia Humana • Planos e termos de posição

Anatomia e Fisiologia Humana • Planos e termos de posição

Anatomia e Fisiologia Humana Tecido Epitelial Compõe-se quase exclusivamente de células e tem a

Anatomia e Fisiologia Humana Tecido Epitelial Compõe-se quase exclusivamente de células e tem a função de cobrir superfície e constitui barreira de proteção contra a entrada de microorganismos no ser vivo (epiderme). É avascular, com pouca substância intesticial e muita coesão. Principais tipos são: Revestimento e Proteção – pele, pelos, mucosas e serosas Secreção ou Glândular – além de revestir, forma glândulas, que produzem e eliminam substâncias necessárias nas superfícies dos tecidos.

Anatomia e Fisiologia Humana Tecido Epitelial – Pele

Anatomia e Fisiologia Humana Tecido Epitelial – Pele

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema Tegumentar Epiderme A epiderme penetra na derme e origina

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema Tegumentar Epiderme A epiderme penetra na derme e origina os folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas. Na derme encontramos ainda: músculo eretor de pêlo, fibras elásticas (elasticidade), fibras colágenas (resistência), vasos sanguíneos e nervos. Camadas: 1. Córnea 2. Granular 3. Epinhosa 4. Basal (epitélio germinativo)

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema Tegumentar Derme A derme, localizada imediatamente sob a epiderme,

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema Tegumentar Derme A derme, localizada imediatamente sob a epiderme, é um tecido conjuntivo que contém fibras proteicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras elásticas (elasticidade) e colágenas (resistência) e de uma substância gelatinosa, a substância amorfa na qual os elementos dérmicos estão mergulhados. Tecido subcutâneo A derme está situada sobre a tela subcutânea. Esta última camada não é considerada como pertencente à pele e por isso é chamada de tela ou tecido subcutâneo ou hipoderme. O tecido subcutâneo é composto principalmente por tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo. Duas funções principais: auxilia a isolar o corpo das variações extremas do meio ambiente e fixa a pele às estruturas subjacentes. Poucas áreas do corpo não possuem esse tecido; nestes locais, a pele está fixada diretamente no osso, como a pele das articulações e dos dedos.

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema Tegumentar Unhas e Pêlos (Anexos da Epiderme) Unhas e

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema Tegumentar Unhas e Pêlos (Anexos da Epiderme) Unhas e pelos são constituídos por células epidérmicas queratinizadas, mortas e compactadas. Na base da unha ou do pêlo há células que se multiplicam constantemente, empurrando as células mais velhas para cima. Estas, ao acumular queratina, morrem e se compactam, originando a unha ou o pelo. Cada pelo está ligado a um pequeno músculo eretor, que permite sua movimentação, e a uma ou mais glândulas sebáceas, que se encarregam de sua lubrificação. Outros exemplo de anexos da epiderme são os dentes e chifres. 1 - Pelo 2 - Superfície da pele 3 - Sebo 4 - Folículo piloso 5 - Glândula sebácea

Anatomia e Fisiologia Humana Tecido Muscular Os tecidos musculares relacionam-se com a locomoção e

Anatomia e Fisiologia Humana Tecido Muscular Os tecidos musculares relacionam-se com a locomoção e outros movimentos do corpo, como a contração dos órgãos do tubo digestório, do coração e das artérias. As células dos tecidos musculares são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos. Em seu citoplasma, são ricas em dois tipos de filamentos proteicos: os de actina e os de miosina, responsáveis pela grande capacidade de contração e distensão dessas células. Quando um músculo é estimulado a se contrair, os filamentos de actina deslizam entre os filamentos de miosina. A célula diminui em tamanho, caracterizando a contração. Há basicamente três tipos de tecido muscular: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema Muscular Músculo liso: o músculo involuntário localiza-se na pele,

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema Muscular Músculo liso: o músculo involuntário localiza-se na pele, órgãos internos, aparelho reprodutor, grandes vasos sangüíneos e aparelho excretor. O estímulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso vegetativo. Músculo estriado esquelético: é inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se músculo voluntário. As contrações do músculo esquelético permitem os movimentos diversos ossos e cartilagens do esqueleto. Músculo cardíaco: este tipo de tecido muscular forma a maior parte do coração dos vertebrados. O músculo cardíaco não carece de controle voluntário. É inervado pelo sistema nervoso vegetativo.

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema Muscular

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema Muscular

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema Muscular O sistema muscular esquelético constitui a maior parte

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema Muscular O sistema muscular esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo, formando o que se chama popularmente de carne. Essa musculatura recobre totalmente o esqueleto e está presa aos ossos, sendo responsável pela movimentação corporal.

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético Além de dar sustentação ao

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. Constitui-se de peças ósseas (ao todo 208 ossos no indivíduo adulto) e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético O esqueleto humano pode ser

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes: 1 -Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica.

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético 2 -Esqueleto apendicular: compreende a

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético 2 -Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético 2 -2 - Juntas e

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético 2 -2 - Juntas e articulações Junta é o local de junção entre dois ou mais ossos. Algumas juntas, como as do crânio, são fixas; nelas os ossos estão firmemente unidos entre si. Em outras juntas, denominadas articulações, os ossos são móveis e permitem ao esqueleto realizar movimentos. 2 -3 - Ligamentos Os ossos de uma articulação mantêm-se no lugar por meio dos ligamentos, cordões resistentes constituídos por tecido conjuntivo fibroso. Os ligamentos estão firmemente unidos às membranas que revestem os ossos.

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético Classificação dos Ossos: A -

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético Classificação dos Ossos: A - Longos: têm duas extremidades ou epífises; o corpo do osso é a diáfise; entre a diáfise e cada epífise fica a metáfise. A diáfise é formada por tecido ósseo compacto, enquanto a epífise e a metáfise, por tecido ósseo esponjoso. Exemplos: fêmur, úmero. B- Curtos: têm as três extremidades praticamente equivalentes e são encontrados nas mãos e nos pés. São constituídos por tecido ósseo esponjoso. Exemplos: calcâneo, tarsos, carpos. C - Planos ou Chatos: são formados por duas camadas de tecido ósseo compacto, tendo entre elas uma camada de tecido ósseo esponjoso e de medula óssea Exemplos: esterno, ossos do crânio, ossos da bacia, escápula.

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético Revestindo a diáfise, existe uma

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético Revestindo a diáfise, existe uma delicada membrana - o periósteo responsável pelo crescimento em espessura do osso e também pela consolidação dos ossos após fraturas (calo ósseo). As superfícies articulares são revestidas por cartilagem. Entre as epífises e a diáfise encontra-se um disco ou placa de cartilagem nos ossos em crescimento, tal disco é chamado de disco metafisário (ou epifisário) e é responsável pelo crescimento longitudinal do osso. O interior dos ossos é preenchido pela medula óssea, que, em parte é amarela, funcionando como depósito de lipídeos (gorduras), e, no restante, é vermelha e gelatinosa, constituindo o local de formação das células do sangue, ou seja, de hematopoiese. O tecido hemopoiético é popularmente conhecido por "tutano". As maiores quantidades de tecido hematopoético estão nos ossos da bacia e no esterno. Nos ossos longos, a medula óssea vermelha é encontrada principalmente nas epífises.

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético

Anatomia e Fisiologia Humana Sistema de Sustentação - Esquelético