Anatomia O que anatomia A anatomia o estudo

  • Slides: 71
Download presentation
Anatomia

Anatomia

O que é anatomia • A anatomia é o estudo do organismo, de suas

O que é anatomia • A anatomia é o estudo do organismo, de suas estruturas e funções.

Divisões do corpo • Inicialmente sabemos que nosso corpo é dividido em cabeça, pescoço,

Divisões do corpo • Inicialmente sabemos que nosso corpo é dividido em cabeça, pescoço, tronco e membros. Porem essas partes também são subdividas. • O Membro superior é dividido em ( ombro, braço, cotovelo, antebraço, punho e mãos e dedos) • O tronco por ser uma área extensa é dividido em ( tórax, abdome, pelve, períneo e dorso) • E o membro inferior em ( quadril, coxa, joelho, perna, tornozelo, pés e dedos).

Homeostasia Este termo foi criado por um fisiologista para designar como o estado de

Homeostasia Este termo foi criado por um fisiologista para designar como o estado de equilíbrio do corpo. Isso significa que mesmo que este organismo passe por perturbações ele encontrara formas de regular-se mantendo sua homeostasia.

Cavidades do corpo As cavidades são espaços no corpo que armazenarão os órgãos. São

Cavidades do corpo As cavidades são espaços no corpo que armazenarão os órgãos. São elas: Cavidade craniana Armazena encéfalo, nervos cranianos, vasos sanguíneos, meninges e liquido cerebroespinhal. Cavidade torácica Pulmões, coração, vasos sanguíneos, linfáticos, traqueia, esôfago. Cavidade abdominal Esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, pâncreas, vesícula biliar, fígado, baço, rim e ureteres. Cavidade pélvica Ureter, bexiga, uretra, órgão genital, parte do intestino grosso.

Posição anatômica A posição anatômica foi determinada universalmente para facilitar o estudo, e tendem

Posição anatômica A posição anatômica foi determinada universalmente para facilitar o estudo, e tendem a relacionar a estrutura com a posição. O individuo para estar em posição anatômica precisa estar de pé ( ortostático), com coluna ereta, cabeça voltada para frente, membros superiores pendentes ao corpo com a palma da mão voltada para frente, e membros inferiores justapostos com dedos voltados para frente.

Planos de delimitação Os planos vão delimitar o corpo em planos em relação a

Planos de delimitação Os planos vão delimitar o corpo em planos em relação a superfície, como linhas imaginárias. Existem os planos. Ventral ( anterior)- Plano vertical tangente ao ventre Dorsal ( posterior)- Plano vertical tangente ao dorso Lateral direito- Plano vertical tangente ao lado do corpo Lateral esquerdo- Plano vertical tangente ao lado do corpo Superior- Plano horizontal tangente à cabeça

Planos de secções A partir dos planos iniciais ou de inscrição conseguimos definir eixos

Planos de secções A partir dos planos iniciais ou de inscrição conseguimos definir eixos e novos planos que servirão como ponto de referencia. Assim Os planos de secção (ou de corte) dividem o corpo humano e são paralelos aos planos de delimitação. São três os planos de secção: Frontal - planos de secção paralelos aos planos ventral e dorsal, que divide o corpo de forma a separar os planos ventral e dorsal Sagital- planos de secção paralelos aos planos laterais que divide o corpo em metades direita e esquerda. Transversal- planos de secção paralelos aos planos cranial e podal, que divide o corpo horizontalmente

Termos utilizados para posições - Anterior: voltado ou mais próximo do plano anterior -

Termos utilizados para posições - Anterior: voltado ou mais próximo do plano anterior - Posterior: voltado ou mais próximo do plano posterior - Superior: voltado ou mais próximo do plano superior - Inferior: voltado ou mais próximo do plano inferior - Medial: mais próximo do plano mediano - Lateral: mais próximo do plano lateral - Intermédio: entre uma estrutura lateral e outra medial - Proximal: mais próximo da raiz do membro - Distal: mais distante da raiz do membro - Médio: entre uma estrutura proximal, distal; superior, inferior, anterior e posterior.

- Superficial: mais próximo da superfície (acima da fáscia muscular) - Profundo: mais distante

- Superficial: mais próximo da superfície (acima da fáscia muscular) - Profundo: mais distante da superfície (abaixo da fáscia muscular) - Interno: no interior de um órgão ou de uma cavidade - Externo: externamente a um órgão ou a uma cavidade - Ipsilateral: do mesmo lado - Contralateral: do lado oposto - Oral: mais próximo da cavidade oral (utilizado para o trato gastrintestinal) - Aboral: mais distante da cavidade oral (utilizado para o trato gastrintestinal)

Sistema esquelético Serve principalmente para dar sustentação, movimentação, produção de glóbulos vermelhos e brancos,

Sistema esquelético Serve principalmente para dar sustentação, movimentação, produção de glóbulos vermelhos e brancos, proteção dos órgãos. E é composto por ossos e cartilagens e articulações. Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindo-se aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto. Cartilagem É um tecido que irá compor a articulação, porém ele se apresenta elástico permitindo a movimentação sem atrito.

Números de ossos Crânio e face 22 Pescoço 8 Tórax 37, sendo 12 vertebras,

Números de ossos Crânio e face 22 Pescoço 8 Tórax 37, sendo 12 vertebras, 24 costelas e o osso esterno Abdome 7, sendo 5 vertebras lombares, sacral e cocoxígea Membros superiores 32 cada um Membros inferiores 31 E o menor osso que são os ossículos do ouvido médio 3

Divisão de esqueleto É dividido em duas partes a) Axial Composta pelos ossos da

Divisão de esqueleto É dividido em duas partes a) Axial Composta pelos ossos da cabeça, pescoço e tronco b) Apendicular Composto por MMSS E MMII A união entre um e outro dá-se por meio da cintura escapular e pélvica.

Classificação dos ossos a) Longos Possuem o comprimento maior que a largura e duas

Classificação dos ossos a) Longos Possuem o comprimento maior que a largura e duas extremidades. b) Curtos São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. c) Planos São ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considerável proteção. d) Pneumáticos São osso ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa. e) Irregulares Apresentam formas complexas e não podem ser agrupados em Nenhuma das categorias prévias. f) Sesamoides Estão presentes no interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão e estresse físico, como as palmas e plantas. Eles podem variar de tamanho e número,

Nos ossos longos ainda temos uma divisão interna que permite a ligação de um

Nos ossos longos ainda temos uma divisão interna que permite a ligação de um osso longo em outro curto. As estruturas são Diáfase Representa o corpo do osso Epífise A extremidade alargada composta de cartilagem. Pode ser proximal e distal. Metafíse Parte dilatada anterior a cartilagem e epísife.

A mandíbula é um osso impar que forma a porção ventrocaudal da face e

A mandíbula é um osso impar que forma a porção ventrocaudal da face e contem os alvéolos dentários.

A coluna vertebral se estende desde a base do crânio até a extremidade caudal

A coluna vertebral se estende desde a base do crânio até a extremidade caudal do tronco. É constituída de 33 ou 34 vértebras superpostas e intercaladas por discos intervertebrais. As vértebras sacras soldam-se entre si, constituindo um único osso, o sacro, assim como as coccígeas, que formam o cóccix. Divide-se em coluna vertebral em cervical, torácica, lombar, sacral e coccígea. Sendo: Cervicais: 7 vértebras. Torácicas: 12 vértebras. Lombar: 5 vértebras. Sacro: 5 vértebras. Cóccix: 4 a 5 vértebras.

Funções • Protege a medula espinhal e os nervos espinhais. • Suporta o peso

Funções • Protege a medula espinhal e os nervos espinhais. • Suporta o peso do corpo. • Fornece um eixo parcialmente rígido e flexível para o corpo e um pivô para a cabeça. • Exerce um papel importante na postura e locomoção. • Serve de ponto de fixação para as costelas, a cintura pélvica e os músculos do dorso.

As vértebras cervicais são as menores, e a primeira( atlas), a segunda ( axis)

As vértebras cervicais são as menores, e a primeira( atlas), a segunda ( axis) e a sétima( proeminente), são diferentes. • Atlas Funciona como um apoio ao crânio, é a vértebra responsável por ser articular com o Áxis e permitir os amplos movimentos que possuímos entre a cabeça e a coluna vertebral.

 • Áxis É a segunda vértebra cervical e tem esse nome por formar

• Áxis É a segunda vértebra cervical e tem esse nome por formar um eixo de rotação para a cabeça (crânio), através do Atlas

O sacro é constituído por cinco vértebras fundidas. Porém, na juventude se encontram ainda

O sacro é constituído por cinco vértebras fundidas. Porém, na juventude se encontram ainda separadas e durante a puberdade as cartilagens que as separam sofrem o processo de ossificação produzindo um osso único. É grande e triangular, estando situado na parte posterior da pelve.

Tórax É formado através das costelas que recobrem o pulmão, tórax e outros órgãos.

Tórax É formado através das costelas que recobrem o pulmão, tórax e outros órgãos. Há doze de cada lado, existindo particularidades entre elas. As sete primeiras são verdadeiras, pois estão unidas ao esterno por cartilagem costal. A 8º, a 9º e a 10º são chamadas de falsas, pois só alcançam o esterno através da 7º cartilagem costal. A 11º e 12º são flutuantes, pois não se articulam anteriormente e por isso flutuam.

Externo É uma placa óssea alargada que forma a porção média da parede ventral

Externo É uma placa óssea alargada que forma a porção média da parede ventral do tórax

Membros superiores

Membros superiores

 • Clavícula É um osso longo e robusto com uma curvatura que lembra

• Clavícula É um osso longo e robusto com uma curvatura que lembra a letra S. Forma a parte ventral da cintura escapular.

Escápula É um osso chato e triangular. Forma a parte dorsal da cintura escapular

Escápula É um osso chato e triangular. Forma a parte dorsal da cintura escapular

Úmero É um osso longo e o maior do membro superior, formando a egião

Úmero É um osso longo e o maior do membro superior, formando a egião do braço.

Ulna É um osso longo que liga-se ao úmero, faz parte do antebraço junto

Ulna É um osso longo que liga-se ao úmero, faz parte do antebraço junto com o rádio. E possui a cavidade proximal mais larga que a distal.

Rádio É o osso longo que esta localizado lateralmente a ulna para compor o

Rádio É o osso longo que esta localizado lateralmente a ulna para compor o antebraço.

Membros inferiores Iniciado na cintura pélvica, forma o membro inferior

Membros inferiores Iniciado na cintura pélvica, forma o membro inferior

Sistema muscular

Sistema muscular

São estruturas individuais que cruzam uma ou mais articulação e pela sua contração produzem

São estruturas individuais que cruzam uma ou mais articulação e pela sua contração produzem o movimento, e é constituído pelas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica. O músculo vivo é de cor vermelha. Essa coloração avermelhada das fibras musculares se deve à mioglobina, proteína semelhante à hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos, que cumpre o papel de conservar algum O 2 proveniente da circulação para o metabolismo oxidativo. Os músculos representam 40 -50% do peso corporal total. O nosso sistema muscular é extenso e composto por vários tipos de músculos ao longo do corpo com o objetivo de • Movimentação do corpo • Estabilização e postura • Regulação de volume dos órgãos • Produção de calor

Características dos músculos • Contratilidade Capacidade de contração • Extensibilidade Capacidade de extensão do

Características dos músculos • Contratilidade Capacidade de contração • Extensibilidade Capacidade de extensão do músculo que apesar de individual, pode se estender em vários segmentos do corpo. • Excitabilidade Relacionado a capacidade de transformar substancias químicas em movimentação • Elasticidade Capacidade de se adaptar através de elasticidade ao movimento.

Os músculos assim como os ossos, são divididos em grupos, são eles: a) Cabeça

Os músculos assim como os ossos, são divididos em grupos, são eles: a) Cabeça b) Pescoço c) Tórax d) Abdome e) Região Posterior do Tronco f) Membros Superiores g) Membros Inferiores h) Órgãos dos Sentidos i) Períneo

Classificação dos músculos Quanto a situação • Superficiais/cutâneos São superficiais, estando localizados logo após

Classificação dos músculos Quanto a situação • Superficiais/cutâneos São superficiais, estando localizados logo após a pele, porem uma de suas porções encontra-se na camada mais profunda da derme. Ex: músculos da cabeça, face, pescoço e mão. • Profundos/subaponeuróticos Não apresentam porções na derme mas em ossos diretamente, estão loca. Lizados abaixo da fascia superficial. Ex: Pronador quadrado.

Quanto a forma • Longos: São encontrados especialmente nos membros. Os mais superficiais são

Quanto a forma • Longos: São encontrados especialmente nos membros. Os mais superficiais são os mais longos, podendo passar duas ou mais articulações. Exemplo: Bíceps braquial. • Curtos: Encontram-se nas articulações cujos movimentos tem pouca amplitude, o que não exclui força nem especialização. Exemplo: Músculos da mão. • Largos: Caracterizam-se por serem laminares. São encontrados nas paredes das grandes cavidades (tórax e abdome). Exemplo: Diafragma

Existem três tipos de músculos, são eles liso, estriado esquelético e cardíaco. 1 -

Existem três tipos de músculos, são eles liso, estriado esquelético e cardíaco. 1 - Músculo liso É o músculo involuntário localiza-se na pele, órgãos internos, aparelho reprodutor, grandes vasos sanguíneos e aparelho excretor. O estímulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso. A estriação não existe nos músculos viscerais, que se chamam, portanto, músculos lisos. Os músculos viscerais são também constituídos de fibras Fusiformes. Tem, além disso, um só núcleo e não são comandados pela vontade, ou seja, sua contração lenta e involuntária, além de lenta. As fibras lisas recebem, também, vasos e nervos sensitivos e motores provenientes do sistema nervoso autônomo.

2 - Músculo estriado esquelético O sistema muscular esquelético constitui a maior parte da

2 - Músculo estriado esquelético O sistema muscular esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo, Essa musculatura recobre totalmente o esqueleto e está presa aos ossos, sendo responsável pela movimentação corporal. O músculo é constituído de várias fibras, essas fibras são formadas por células e proteínas, as principais são miosina e actina. A contração do musculo esquelético e voluntaria e ocorre pelo deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina.

O estímulo para a contração muscular é geralmente um impulso nervoso, que chega à

O estímulo para a contração muscular é geralmente um impulso nervoso, que chega à fibra muscular através de um nervo. O impulso nervoso propaga-se pela membrana das fibras musculares (sarcolema) e atinge o retículo sarcoplasmático, fazendo com que o cálcio ali armazenado seja liberado no hialoplasma. Ao entrar em contato com as miofibrilas, o cálcio desbloqueia os sítios de ligação da actina e permite que esta se ligue à miosina, iniciando a contração muscular. Quando a miosina não desliga-se da actina a acontece a rigidez muscular. Sua contração é rápida e voluntária 3 - Músculo cardíaco O tecido muscular cardíaco forma o musculo do coração (miocardio). Apesar de apresentar estrias transversais, suas fibras contraem-se independentemente da nossa vontade, de forma rápida e ritmica, características estas, intermediarias entre os dois outros tipos de tecido muscular. A contração é rápida e involuntária.

Sistemas • Os sistemas conforme já vimos é o conjunto de órgãos, para manutenção

Sistemas • Os sistemas conforme já vimos é o conjunto de órgãos, para manutenção e realização de funções no organismo humano. Existem vários tipos de sistema, entre eles nervoso, tegumentar, conjuntivo, respiratório.

1 - Sistema nervoso • O sistema nervoso permite receber variações dos meios internos

1 - Sistema nervoso • O sistema nervoso permite receber variações dos meios internos e externos, manter a homeostase e produzir respostas relacionados as variações. • O sistema nervoso é formado por células neurais ( neurônios) , que pode exercer suas funções através de dois mecanismos. • Irritabilidade que é a capacidade de perceber a vibração e permitir que as células reajam. E condutibilidade que é o mecanismo elétrico que permitirá a passagem da informação neural.

Um neurônio e uma célula composta de um corpo celular (onde esta o núcleo,

Um neurônio e uma célula composta de um corpo celular (onde esta o núcleo, o citoplasma e o citoesqueleto), e de finos prolongamentos celulares denominados neuritos, que podem ser subdivididos em dendritos e axônios.

O sistema nervoso e dividido em duas partes SNC e SNP. O impulso elétrico

O sistema nervoso e dividido em duas partes SNC e SNP. O impulso elétrico é realizado através de íons presentes na membrana plasmática do neurônio, onde estão presentes o sódio ( Na+) e potássio( K +), estes ions farão funcionar a bomba de sódio e potássio. O meio intracelular é positivo e possui sódio este é bombeado para fora da fibra, enquanto o potássio é bombeado para dentro. . Isso ocorre que uma um axônio passa a informação para outro neurônio. Agora no repouso o canal de cálcio fecha-se impedindo-o de ser levado para fora da fibra, neste momento chamamos de despolarização. Sistema Nervoso Central é consituído por neurônios e nele encontram-se as estruturas do encéfalo e medula (tronco cerebral).

No SNC, existem as chamadas substâncias cinzenta e branca. A substância cinzenta é formada

No SNC, existem as chamadas substâncias cinzenta e branca. A substância cinzenta é formada pelos corpos dos neurônios e a branca, por seus prolongamentos. , a substância cinzenta ocorre mais externamente e a substância branca, mais internamente. Os órgãos do SNC são protegidos por estruturas esqueléticas (caixa craniana protegendo o encéfalo; e coluna vertebral, protegendo a medula - também denominada (raque) e por membranas denominadas meninges, situadas sob a proteção esquelética: dura-máter (a externa), aracnóidea (a do meio) e piamáter (a interna). Entre as meninges aracnóidea e pia-máter há um espaço preenchido por um líquido denominado líquido cefalorraquidiano ou líquor.

O SNC possui estruturas como: diencefalo, córtex cerebral, tálamo e hipotálamo ( ligação com

O SNC possui estruturas como: diencefalo, córtex cerebral, tálamo e hipotálamo ( ligação com o sistema endócrino), cerebelo Córtex: Pensamento • Movimento voluntario • Linguagem • Julgamento • Percepçao Tronco encefálico: Respiraçao • Ritmo dos batimentos cardiacos • Pressao Arterial Cerebelo: Movimento • Equilibrio • Postura • Tonus muscular

Mesencefalo: Visao • Audição • Movimento dos Olhos • Movimento do corpo

Mesencefalo: Visao • Audição • Movimento dos Olhos • Movimento do corpo

Sistema tegumentar Formado pelo órgão da pele e seus anexos tem função de Proteção

Sistema tegumentar Formado pelo órgão da pele e seus anexos tem função de Proteção Perda de líquido Barreira para invasão de microorganismos e radiação Percepção sensorial Síntese de vitamina D Termoregulação É formado pela pele, unha, pelos, glândulas sebáceas, mamária e sudoríparas.

a) Pele É o maior órgão do nosso corpo. É composta pela epiderme, de

a) Pele É o maior órgão do nosso corpo. É composta pela epiderme, de epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, e pela derme, de tecido conjuntivo. Subjacente, unindo-a aos órgãos, há a hipoderme (ou fáscia subcutânea), de tecido conjuntivo frouxo e adiposo. Epiderme Camada mais superficial e externa da pele, possui os melanócitos( que secretam a dopa em melanina) resultando numa cor pardo-amarelado a marrom-escuro, células de Merkel que na base da célula, formam junções sinápticas com terminações nervosas sensitivas. Essas células são receptores táteis e são abundantes nas pontas dos dedos e na base dos folículos pilosos. E as células de langehan que fagocitam os corpos estranhos para que os linfócitos iniciem o processo de resposta imunológica.

Derme A delimitação da derme para a epiderme é bem irregular, devido as papilas

Derme A delimitação da derme para a epiderme é bem irregular, devido as papilas dérmicas as fibras colágenas que conferem resistência, a derme também possui terminações nervosas, vasos sanguíneos. Hipoderme Formada por tecido conjuntivo ela fixa e derme e epiderme ao contato com regiões internas do corpo. A hipoderme apresenta a função de isolamento térmico, modelagem da superfície corporal, absorção de choques e preenchimento para a fixação de órgãos. Pelos Os pelos desenvolvem-se dos folículos pilosos, invaginações da epiderme na derme e na hipoderme, é abundante no couro cabeludo e em outras partes não como face, lábio.

Glândulas sebáceas São encontradas anexas aos pelos em todas as regiões do corpo, sendo

Glândulas sebáceas São encontradas anexas aos pelos em todas as regiões do corpo, sendo mais numerosas, mas de menor volume, nas regiões onde os pelos são abundantes. Sua secreção é uma mistura complexa de lipídios cuja função é a lubrificação da pele, além da ação bactericida. Unha São lâminas córneas formadas pela camada córnea. Em sua extremidade proximal uma estreita prega da epiderme se estende, formando o eponíquo. Possuem coloração rosada e crescem cerca de 1 mm por semana. Glândulas sudoríparas Estas glândulas possuem a importante função de secretar o suor, possibilitando a regulação da temperatura corporal e a eliminação de substâncias tóxicas ao organismo.

Sistema endócrino Assim como o sistema nervoso, ele também faz controle e regulação do

Sistema endócrino Assim como o sistema nervoso, ele também faz controle e regulação do corpo, só que ao invés de usar transmissores, usa sinais químicos através dos hormônios. É mais lento porém mais duradouro. O sistema endócrino é formado por glândulas endócrinas, que produzem hormônios e estão amplamente distribuídas pelo corpo. As glândulas endócrinas são glândulas sem ductos, isto é, elas secretam hormônios diretamente no interior de capilares (sanguíneos). Hormonios são mensageiros químicos que controlam atividades de tecidos e órgãos. A maioria dos hormônios é transportada pelo sangue a outras partes do corpo, exercendo efeitos em tecidos mais distantes.

As principais glândulas endócrinas são: 1 - Hipófise 2 - Glândula Tireoide 3 -Glândulas

As principais glândulas endócrinas são: 1 - Hipófise 2 - Glândula Tireoide 3 -Glândulas Supra-renais 4 -Pâncreas 5 - Gônadas (Ovários e Testículos) 6 - Timo 7 - Glândula Pineal 1 - Hipófise É uma pequena glândula que está localizada abaixo do hipotálamo. A hipófise está fixada à superfície inferior do hipotálamo, por uma curta haste denominada infundíbulo. Ela possui duas partes: uma anterior, a adenohipófise, e outra posterior, a neuro-hipófise. A hipófise secreta oito hormônios e, portanto, afeta quase todas as funções do corpo.

A adeno-hipófise é constituída por células epiteliais, é altamente vascularizada. Sintetiza e libera homonios

A adeno-hipófise é constituída por células epiteliais, é altamente vascularizada. Sintetiza e libera homonios como: Somatotropina (STH), envolvida no controle do crescimento do corpo; – Mamotropina (LTH), que estimula o crescimento e a secreção da mama feminina; – Adrenocorticotropina (ACTH), que controla a secreção de alguns hormônios corticais da glândula supra-renal; – Tirotropina (TSH), que estimula a atividade da glândula tireóide; – Hormônio estimulador do folículo (FSH), que estimula o crescimento e a secreção de estrógenos folículos ováricos e a espermatogênese nos testículos; – Hormônio das células intersticiais (ICSH), que ativa a secreção de andrógenos através do testículo; – Hormônio Luteinizante (LH), que induz a secreção de progesterona pelo corpo lúteo; – Hormônio estimulador de melanócitos (MSH), que aumenta a pigmentação

Neuro-hipófise Secrta e libera os hormônios abaixo e é estimulada pelo hipotálamo. -Vasopressina (ADH),

Neuro-hipófise Secrta e libera os hormônios abaixo e é estimulada pelo hipotálamo. -Vasopressina (ADH), antidiurético, que controla a absorção de água através do túbulos renais; - Ocitocina, que promove a contração do músculo não estriado do útero e da mama. 2 - Tireóide A tireoide possui dois lobos (direito e esquerdo) que são conectados entre si por uma parte central denominada istmo da glândula tireoide. Cada lobo possui aproximadamente 5 cm de comprimento. A glândula está envolvida por uma cápsula de tecido conjuntivo e contém dois tipos de células: as células foliculares, localizadas nos folículos tireoidianos, e as células parafoliculares, localizadas entre os folículos. Folículo Tireoidiano: a glândula tireóidea é composta por muitas unidades secretoras chamadas folículos. As células foliculares secretam e armazenam dois hormônios tireoidianos: – Triiodotironina (T 3)

Dos dois hormônios tireóideos, a T 3 é provavelmente o estimulador principal do ritmo

Dos dois hormônios tireóideos, a T 3 é provavelmente o estimulador principal do ritmo metabólico da célula, com ação muito poderosa e imediata, enquanto a T 4 é poderosa, porém menos rápida 3 - Supra renais São pequenos corpos que localizam-se na parte antero-superior dos rins, possui a parte mais externa que chama córtex supra renal que é , uma fina camada externa (periférica), mostra três zonas celulares: as zonas glomerulosa (mais externa), fasciculada (mais larga) e reticulada (mais interna). O córtex secreta os hormônios chamados esteróides. Aldosterona (mineralocorticóide), que tem função importante na regulação do volume e da pressão do sangue, e na concentração do equilíbrio eletrolítico do sangue. Em geral, a aldosterona retém o sódio e a água e elimina potássio. Cortisol que é que mantêm o equilíbrio dos carboidratos, proteínas e

A medula espinhal é a parte interna da glândula e secreta hormônios como a

A medula espinhal é a parte interna da glândula e secreta hormônios como a --Epinefrina (Adrenalina), que possui efeito acentuado sobre o metabolismo de carboidratos, dilatação brônquica. , produção de ATP. --Norepinefrina (Noradrenalina), que produz aceleração do coração vasoconstrição e pressão sanguínea elevada 4 - Pâncreas O pâncreas é um órgão alongado que se situa transversalmente na parte superior do abdome, estende-se do duodeno até o baço. Ele secreta os hormônios Insulina e Glucagon Insulina: diminui os níveis de glicose através de dois mecanismos: 1) aumenta o transporte de glicose do sangue para o interior das células; 2) estimula as células a queimar glicose como combustível. A insulina é o único hormônio que diminui a glicose sanguínea.

Glucagon esse hormônio aumenta a glicose sanguínea de duas maneiras: 1) estimulando a conversão

Glucagon esse hormônio aumenta a glicose sanguínea de duas maneiras: 1) estimulando a conversão de glicogênio em glicose no fígado; 2) estimulando a conversão de proteínas em glicose. 5 - Gônadas São as glândulas sexuais (ovários e testículos) que além de produzir os gametas óvulos e espermatozoides. Secretam os hormônios. Estrógeno e a progesterona, que participam do desenvolvimento e do funcionamento dos órgãos genitais femininos e da expressão das características sexuais femininas, sendo que tais características desenvolvem-se principalmente em resposta ao estrógeno. Elas incluem: – Desenvolvimento das mamas; – Distribuição da gordura nos quadris, coxas e mamas;

– Distribuição de pelos em áreas específicas do corpo; – Maturação de órgãos genitais;

– Distribuição de pelos em áreas específicas do corpo; – Maturação de órgãos genitais; – Fechamento das cartilagens epifisiais dos ossos longos. Testículos Secretam a testosterona que auxilia na maturação dos espermatozoides e é responsável pelas características sexuais masculinas, tais como: – Crescimento e desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos; – Crescimento musculoesquelético; – Crescimento e distribuição dos pelos; – Aumento da laringe, acompanhado por alterações da voz.