1 Domingo do Advento Estai atentos Vigiai Ano

  • Slides: 18
Download presentation
1º Domingo do Advento Estai atentos! Vigiai! Ano Litúrgico A

1º Domingo do Advento Estai atentos! Vigiai! Ano Litúrgico A

“O tempo do Advento possui dupla característica: Sendo um tempo de preparação para as

“O tempo do Advento possui dupla característica: Sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa”.

Coroa do Advento A ‘Coroa do Advento’ é o símbolo de nossa caminhada para

Coroa do Advento A ‘Coroa do Advento’ é o símbolo de nossa caminhada para o Natal. Nas quatro semanas que antecedem a grande festa, somos convidados a uma preparação próxima intensa para a celebração do nascimento de Jesus. Normalmente prepara-se uma coroa, sinal de esperança e vida, na qual colocam-se quatro velas. Em cada domingo do Advento, acende-se uma das velas.

Na primeira, recorda-se a promessa da vinda do Salvador. Na segunda, elevamos nosso pensamento

Na primeira, recorda-se a promessa da vinda do Salvador. Na segunda, elevamos nosso pensamento para a fé na esperança de salvação, anunciada pelos profetas. Na terceira, consideramos a realização da promessa do Salvador através de Maria. Na quarta, exultamos de alegria acendendo as quatro velas, símbolos de nossa fé em Jesus Cristo, luz que vem para iluminar o mundo!

Leituras da Liturgia Eucarística: Is 2, 1 -5 Sl 121 Rm 13, 11 -14

Leituras da Liturgia Eucarística: Is 2, 1 -5 Sl 121 Rm 13, 11 -14 a Mt 24, 37 -44

Evangelho - Mt 24, 37 -44 Disse um dia Jesus: “A vinda do Filho

Evangelho - Mt 24, 37 -44 Disse um dia Jesus: “A vinda do Filho do Homem se dará como no tempo de Noé. Nos dias que precederam o dilúvio, os homens comiam, bebiam, casavam-se até o dia em que Noé entrou na arca. Eles não perceberam nada até que veio o dilúvio e os devorou a todos. Do mesmo modo acontecerá quando vier o Filho do Homem. Então, de dois homens que estiveram lavrando o campo, um será levado e o outro deixado; de duas mulheres que estiverem trabalhando no moinho, uma será levada e a outra deixada.

Estejam, pois, atentos, porque vocês não sabem o momento da chegada do Senhor. Pensem

Estejam, pois, atentos, porque vocês não sabem o momento da chegada do Senhor. Pensem bem: se o dono da casa soubesse em que hora da noite chegaria o ladrão, ele ficaria de guarda e sua casa não seria assaltada. Por isso estejam sempre preparados, pois na hora em que vocês menos pensarem, o Filho do Homem virá.

Vivenciando. . . A vinda do Filho do Homem! O Filho do Homem que

Vivenciando. . . A vinda do Filho do Homem! O Filho do Homem que virá é Jesus. Quando será essa vinda, porém, ninguém sabe. No Evangelho não se encontra afirmado quando será. As pessoas que viveram na época de Noé não deram muita atenção às advertências que ele fazia. O resultado foi que muitos foram apanhados de surpresa. Jesus adverte que o mesmo acontecerá no dia do juízo final: muitos serão encontrados despreparados.

Jesus voltará! Jesus voltará visivelmente à terra no fim do mundo, para julgar os

Jesus voltará! Jesus voltará visivelmente à terra no fim do mundo, para julgar os vivos e os mortos. Para julgar toda a humanidade: os bons e os maus. Estará revestido de grande poder, majestade e glória. Será reconhecido por todos como Deus e Juiz.

Jesus não estará mais revestido de humildade e simplicidade como em Belém. Dessa vez,

Jesus não estará mais revestido de humildade e simplicidade como em Belém. Dessa vez, lançará mão de toda sua magnitude e justiça. A alusão a que um homem será levado e outro não, é uma linguagem simbólica para exprimir uma realidade muito séria. Jesus diz que, de dois homens que estiverem lavrando a terra, um será levado e outro deixado.

Ser levado ou não dependerá do procedimento de cada um. Quem merecer será levado

Ser levado ou não dependerá do procedimento de cada um. Quem merecer será levado para o céu, para a felicidade eterna. No Oriente eram muito comuns os pequenos moinhos manuais, movimentados por duas pessoas. Em geral eram tocados pelas mulheres. Jesus diz que uma mulher será levada e outra deixada. Não importa que estejam trabalhando. A situação de cada uma será definida pelas atitudes que tiverem. A que for encontrada preparada será feliz, receberá a recompensa dos eleitos.

Importa que todos estejam preparados para o encontro com Deus no fim da vida.

Importa que todos estejam preparados para o encontro com Deus no fim da vida. Cada um permanecerá para sempre no estado em que se encontrar no momento da morte. Jesus usa três comparações tiradas da vida cotidiana para ilustrar o que acontecerá com os homens no fim do mundo e o que acontecerá na hora de nossa morte. Fala de dois homens que estão arando o campo; cita duas mulheres trabalhando no moinho; faz uma comparação entre a vinda de um ladrão e a vigilância do dono da casa. Com isso tudo, Jesus quer dizer que precisamos estar sempre preparados. Assim, não seremos colhidos de surpresa.

Estejam atentos! O fim do mundo será realidade e o fato se dará por

Estejam atentos! O fim do mundo será realidade e o fato se dará por sinais claros, facilmente perceptíveis. Mas virá de surpresa. Ninguém sabe quando isso se dará. Porque não se sabe quando essas coisas acontecerão, muitos continuam a viver alheios a tudo. E estes serão colhidos de surpresa. Esta é a razão da insistência de Jesus: Estejam atentos! O “momento da chegada do Senhor” se refere, antes, à nossa morte, e também ao fim do mundo. Mas a insistência de Jesus é que todos estejam preparados para a morte, que corresponde ao fim do mundo para cada um em particular.

Alertando “estejam preparados”, Jesus quer dizer que nossa alma deve estar sempre livre de

Alertando “estejam preparados”, Jesus quer dizer que nossa alma deve estar sempre livre de qualquer perigo. Jesus não manda que vigiemos sobre nossas coisas, nossos pertences! Quer que vigiemos sobre nós mesmos. Vigiemos nossa inteligência, nossa vontade. Vigiemos nossos sentidos, nosso coração. Não podemos nos entregar ao mal. Não é próprio do ser humano perder tempo em julgamentos e críticas. Na hora em que menos pensarmos, o Filho do Homem virá. Estejamos preparados!

Haverá muita surpresa! Surpresa para muitos. Surpresa por não estarem preparados. Surpresa por viverem

Haverá muita surpresa! Surpresa para muitos. Surpresa por não estarem preparados. Surpresa por viverem preocupados apenas com coisas deste mundo. Somos convidados a nos arrependermos de nossos pecados e nos prepararmos para a morte. E, apesar dos avisos de Deus, muitos e muitos são colhidos de surpresa. No último dia, os bons serão separados maus. Os que souberam corresponder à graça de Deus e usaram de sua liberdade para o bem, serão escolhidos para o Céu. Os outros não!

Não haverá profissão nem posição social que possa influir na sentença. Nossas obras é

Não haverá profissão nem posição social que possa influir na sentença. Nossas obras é que pesarão na balança. Diante da realidade, Jesus nos convida à vigilância. Não sabemos quando ele virá. É necessário estarmos alerta e não descuidarmos, pois precisamos receber uma sentença de salvação. Preparemo-nos fazendo de nossa vida uma vida de oração. Sem a ajuda de Deus, é impossível perseverar no bem. Com a oração estaremos caminhando para a paz, a paz total, completa e real que é Deus!

Testemunhando. . . - Você está sempre alerta para o fim da vida? -

Testemunhando. . . - Você está sempre alerta para o fim da vida? - Faz de sua vida uma oração? - Em que consistem suas boas obras? - Como você encara a realidade da morte? - Dê um exemplo recente de morte que marcou sua vida.

CRÉDITOS Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues Formatação: Ana Almada Música: Cortazar

CRÉDITOS Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues Formatação: Ana Almada Música: Cortazar - Bethlehem’s Miracle Ilustrações: da Internet www. aparecidadasaguas. com vivencias@aparecidadasaguas. com © direitos reservados ©