SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO ANO A I Leitura

  • Slides: 13
Download presentation
SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO ANO -A

SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO ANO -A

I Leitura – Is 11, 1 -10 Salmo 71 (72) II-Leitura Rom 15, 4

I Leitura – Is 11, 1 -10 Salmo 71 (72) II-Leitura Rom 15, 4 -9 EVANGELHO – Mt 3, 1 -12

Tema do 2. º Domingo do Advento A liturgia deste domingo convida-nos a despir

Tema do 2. º Domingo do Advento A liturgia deste domingo convida-nos a despir dos valores efêmeros e egoístas a que, às vezes, damos uma importância excessiva e a realizar uma revolução da nossa mentalidade, de forma a que os valores fundamentais que marcam a nossa vida sejam os valores do “Reino”.

Na primeira leitura, O profeta Isaías apresenta um enviado de Jahwéh, da descendência de

Na primeira leitura, O profeta Isaías apresenta um enviado de Jahwéh, da descendência de David, sobre quem repousa a plenitude do Espírito de Deus; a sua missão será construir um reino de justiça e de paz sem fim, de onde estarão definitivamente banidas as divisões, as desarmonias, os conflitos.

Que a realidade do “Reino” se concretize ou não, depende também daquilo que faço

Que a realidade do “Reino” se concretize ou não, depende também daquilo que faço ou não faço. Em termos pessoais: o que é que, nas minhas atitudes, nos meus comportamentos, é contra testemunho e impede o nascimento do “Reino” da felicidade e da paz?

A segunda leitura Dirige-se àqueles que receberam de Jesus a proposta do “Reino”: sendo

A segunda leitura Dirige-se àqueles que receberam de Jesus a proposta do “Reino”: sendo o rosto visível de Cristo no meio dos homens, eles devem dar testemunho de união, de amor, de partilha, de harmonia entre si, acolhendo e ajudando os irmãos mais Debilitados, a exemplo de Jesus.

Convém não esquecer que a conversão à harmonia, à partilha com os mais pobres,

Convém não esquecer que a conversão à harmonia, à partilha com os mais pobres, ao amor fraterno, ao dom da vida é algo exigente, que não pode ser feito contando apenas com a boa vontade do homem; mas é algo que só pode ser feito com a força e com a ajuda de Deus…

Lembro-me de pedir a Deus a sua ajuda para vencer o meu egoísmo e

Lembro-me de pedir a Deus a sua ajuda para vencer o meu egoísmo e a minha autossuficiência e para amar verdadeiramente os meus irmãos? Estou disposto a ir ao seu encontro e a deixar que Ele converta o meu coração e a minha vida?

No Evangelho João Baptista anuncia que a concretização desse “Reino” está muito próxima… Mas,

No Evangelho João Baptista anuncia que a concretização desse “Reino” está muito próxima… Mas, para que o “Reino” se torne realidade viva no mundo, João convida os seus contemporâneos a mudar a mentalidade, os valores, as atitudes, a fim de que nas suas vidas haja lugar para essa proposta que está para chegar… “Aquele que vem” (Jesus) vai propor aos homens um batismo “no Espírito Santo e no fogo” que os tornará “filhos de Deus” e capazes de viver na dinâmica do “Reino”.

João deixa claro que receber o batismo de Jesus é receber o batismo do

João deixa claro que receber o batismo de Jesus é receber o batismo do Espírito… Equivale a aceitar ser “filho de Deus”, a viver em comunhão com Deus, amor e na partilha com os irmãos que caminham ao nosso lado. É esse o caminho que eu procuro, dia a dia, percorrer?

Marineves Marina

Marineves Marina