Ficai atentos e orai I Domingo do Advento

  • Slides: 7
Download presentation
Ficai atentos e orai! I Domingo do Advento

Ficai atentos e orai! I Domingo do Advento

Caríssimos “Neste Advento, o profeta João Batista pode dar-nos algo de sua coragem, para

Caríssimos “Neste Advento, o profeta João Batista pode dar-nos algo de sua coragem, para que, ao mesmo tempo em que celebramos com alegria o Novo que vem, não recuemos diante do compromisso de abrir a boca e dizer a verdade, aplainando os ásperos caminhos da mentira e da corrupção, da injustiça e da violência, do terror e da iniquidade. Em suma, das velhas coisas que se recusam a deixar o campo livre para a celebração da verdade e da luz do Natal”. Maria Clara Lucchetti Bingener - teóloga

“Estamos iniciando o novo Ano Litúrgico, com a celebração do primeiro domingo do Advento.

“Estamos iniciando o novo Ano Litúrgico, com a celebração do primeiro domingo do Advento. A Igreja nos ensina que “o tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa” (Normas sobre o Ano Litúrgico, n. 39).

A cor litúrgica roxa, utilizada neste tempo litúrgico, nos convida à penitência e à

A cor litúrgica roxa, utilizada neste tempo litúrgico, nos convida à penitência e à conversão, em vista do advento de Cristo. O modo como iremos celebrar e viver o Natal dependerá muito de como nos dispomos a viver este tempo do Advento. Um Natal feliz, tal como sempre desejamos a todos, dependerá de um Advento vivido de modo frutuoso e, por isso, feliz. Além disso, de acordo com o espírito deste tempo litúrgico, precisamos também nos preparar, ao longo de toda a vida, para o encontro definitivo com o Senhor, no dia do juízo.

A Liturgia da Palavra nos mostra como deve ser a nossa preparação para o

A Liturgia da Palavra nos mostra como deve ser a nossa preparação para o Advento do Senhor. No Evangelho, Jesus Cristo nos diz: “ficai atentos e orai a todo o momento” (Lc 21, 34). Ao invés do medo, as nossas atitudes devem ser: a vigilância sobre a própria conduta e a oração, assim como, a prontidão e a confiança em Deus, segundo a palavra proclamada: “levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima” (Lc 21, 28). A Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses nos exorta a viver “na santidade, sem defeito aos olhos de Deus”, através do amor entre nós e para com todos (1 Ts 3, 12).

Ninguém deverá jamais se acomodar em seu itinerário de vida cristã, mas deverá crescer

Ninguém deverá jamais se acomodar em seu itinerário de vida cristã, mas deverá crescer sempre em santidade, “fazendo progressos ainda maiores”. Para tanto, suplicamos com o salmista: “mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada!” (Sl 24). Necessitamos da sabedoria e da graça de Deus para viver bem este Advento e, assim, preparar bem o nosso encontro com o Senhor. Seja este Advento, tempo de reconciliação e de paz, a começar da nossa vida em família. ”

Texto - I Domingo do Advento (02/12/2012) Ficai atentos e orai! + Sergio da

Texto - I Domingo do Advento (02/12/2012) Ficai atentos e orai! + Sergio da Rocha - Arcebispo de Brasília http: //www. arquidiocesedebrasilia. org. br/palavra-do-pastor. php? cod=64 Imagem – Google Música – Pai Clemente – Banda Romanos Formatação - Graziela