28 Domingo do Tempo Comum Ano Litrgico A

  • Slides: 18
Download presentation
28º Domingo do Tempo Comum Ano Litúrgico A Os convidados do Reino!

28º Domingo do Tempo Comum Ano Litúrgico A Os convidados do Reino!

Leituras da Liturgia Eucarística: Is 25, 6 -10 a Sl 22 Fl 4, 12

Leituras da Liturgia Eucarística: Is 25, 6 -10 a Sl 22 Fl 4, 12 -14. 19 -20 Mt 22, 1 -14 (breve 1 -10)

Evangelho - Mt 22, 1 -14 (breve 1 -10) Prosseguindo em sua exposição, Jesus

Evangelho - Mt 22, 1 -14 (breve 1 -10) Prosseguindo em sua exposição, Jesus falou-lhes ainda uma vez em parábolas. “O Reino do Céu, disse ele, é semelhante a um rei que celebrou a festa nupcial de seu filho. Mandou seus servidores chamarem às núpcias os convidados, mas estes não quiseram vir.

Mandou de novo outros servidores, recomendando-lhes: “Dizei aos convidados: Meu banquete está preparado, já

Mandou de novo outros servidores, recomendando-lhes: “Dizei aos convidados: Meu banquete está preparado, já estão prontas minhas reses e os outros animais cevados; tudo está pronto. Vinde às núpcias”.

Um foi para sua granja, outro para seus negócios. Outros agarraram os servidores, cobriram-os

Um foi para sua granja, outro para seus negócios. Outros agarraram os servidores, cobriram-os de injúrias e os mataram. O rei encheu-se de ira e mandou seus exércitos exterminarem aqueles assassinos e incendiar sua cidade!

Disse, então, a seus servidores: “O banquete de núpcias está pronto, mas os convidados

Disse, então, a seus servidores: “O banquete de núpcias está pronto, mas os convidados mostraram-se indignos. Ide, portanto, às esquinas das ruas e convidai para as núpcias todos os que encontrardes”. Saindo para as ruas, seus servidores reuniram todos os que encontraram, maus e bons, e a sala do banquete nupcial encheu-se de convivas.

Mas, quando o rei entrou para ver os que estavam à mesa, notou que

Mas, quando o rei entrou para ver os que estavam à mesa, notou que ali se encontrava um homem que não trajava a veste nupcial. “Meu amigo, diz-lhe, como entraste aqui sem ter a veste nupcial? ” E o homem emudeceu.

Disse, então, o rei aos que serviam: “Amarrai-lhe as mãos e os pés e

Disse, então, o rei aos que serviam: “Amarrai-lhe as mãos e os pés e lançai-o às trevas exteriores. Ali haverá choro e ranger de dentes. Porque muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos”.

Vivenciando. . . Em síntese. . . O rei é Deus. O casamento é

Vivenciando. . . Em síntese. . . O rei é Deus. O casamento é o símbolo da união de Jesus com a Igreja. Deus é o rei. Os primeiros convidados, os judeus, tornaram-se indignos. E então, abrem-se, as portas a todos os outros povos. Os servidores representam os apóstolos e os que assumem a missão de anunciar o Evangelho. Os servos que saem à procura de pessoas para o banquete representam os profetas. Tais servos são personalizados em João Batista, os apóstolos, os discípulos de Cristo. Muitos deles foram ultrajados, martirizados.

Convidai todos os que encontrardes! Deus quer que todos os seres humanos se salvem

Convidai todos os que encontrardes! Deus quer que todos os seres humanos se salvem e a todos dá os meios necessários. Ninguém é excluído deste banquete. O convite é dirigido a todos.

O sentido da veste nupcial! A veste nupcial representa a graça santificante que recebemos

O sentido da veste nupcial! A veste nupcial representa a graça santificante que recebemos no batismo e que é conservada pela prática das virtudes, pelas disposições morais necessárias para que participemos do Reino de Deus. A veste nupcial nos permite pertencer à “alma” da Igreja. O lugar de trevas e ranger de dentes designa, tradicionalmente, a condenação eterna.

Dois tipos de convidados A parábola nos apresenta dois tipos de convidados ao banquete:

Dois tipos de convidados A parábola nos apresenta dois tipos de convidados ao banquete: Uns desprezam o convite, outros injuriam e matam os servos que vão chamá-los. Esses convidados são duramente castigados. Em seus lugares são chamados todos os que estão pelas ruas. O outro tipo de convidado é aquele que entrou na sala do banquete sem o traje de festa de casamento e é mandado fora pelo rei.

Convite para o Reino! Com esta parábola, Jesus quer nos ensinar que muitos foram

Convite para o Reino! Com esta parábola, Jesus quer nos ensinar que muitos foram convidados ao reino do Messias, mas desprezaram o convite. Chegaram até a matar os próprios Apóstolos. Serão, por isso, condenados. Outros serão, então, convidados. Há ainda outro detalhe importante: Ai daqueles que, aceitando o convite, não forem encontrados por Deus com boas obras e hábitos puros!

Banquete reservado por Jesus! Para os que aceitam seu convite, Jesus nos apresenta seu

Banquete reservado por Jesus! Para os que aceitam seu convite, Jesus nos apresenta seu banquete: A Eucaristia. E não somente ela. Com ela, dá-nos graças especiais, os benefícios e consolo aos que o amam. Jesus insiste em seu convite: “Meu jugo é suave e meu peso leve. . . ” Muitos convidados, porém, têm outras preocupações e outros negócios, outros reinos com os quais se ocuparem!

Membros da Igreja Somos membros da Igreja que foi instituída não para uma nação

Membros da Igreja Somos membros da Igreja que foi instituída não para uma nação ou para um continente apenas, mas para todos os povos, como disse Jesus aos apóstolos: “Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mt 28, 19). Deus a fez apta a todos os homens, para todos os tempos e todos os lugares. Sua doutrina é sempre a mesma. A ninguém a Igreja exclui de sua missão. O Salvador morreu por todos.

O reino messiânico é comparado a um banquete e o Messias a um noivo,

O reino messiânico é comparado a um banquete e o Messias a um noivo, casado com o povo de Israel. O “rei” é Deus e o “filho”, o Messias. A salvação que Jesus traz ao mundo dirige-se a todos, sem distinção de raça ou condições. Cristo veio com uma mensagem que não é ouvida por todos. Os indignos serão excluídos. Não basta estarmos à mesa do banquete para recebermos os sacramentos. É necessário o “vestido da graça” que Deus nos concedeu no batismo. É necessário revestir-se do “homem novo”, viver a modéstia, o perdão mútuo, a caridade.

Testemunhando. . . - Que lugar ocupa a Eucaristia em sua vida? - Como

Testemunhando. . . - Que lugar ocupa a Eucaristia em sua vida? - Como deve se apresentar quem deseja participar da Eucaristia? - Diante do peso da vida, você se fortalece na Eucaristia? - Você procura participar da vida da Igreja? - Em sua vida, quais sacramentos já recebeu?

Créditos Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues www. aparecidadasaguas. com vivencias@aparecidadasaguas. com

Créditos Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues www. aparecidadasaguas. com vivencias@aparecidadasaguas. com Imagens: Internet Música: André Rieu - Greensleeves Formatação: Estela © direitos reservados ©