4 Domingo do Advento Deus est conosco Ano

  • Slides: 21
Download presentation
4º Domingo do Advento Deus está conosco! Ano Litúrgico A

4º Domingo do Advento Deus está conosco! Ano Litúrgico A

“O tempo do Advento possui dupla característica: Sendo um tempo de preparação para as

“O tempo do Advento possui dupla característica: Sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa”.

Coroa do Advento A ‘Coroa do Advento’ é o símbolo de nossa caminhada para

Coroa do Advento A ‘Coroa do Advento’ é o símbolo de nossa caminhada para o Natal. Nas quatro semanas que antecedem a grande festa, somos convidados a uma preparação próxima intensa para a celebração do nascimento de Jesus. Normalmente prepara-se uma coroa, sinal de esperança e vida, na qual colocam-se quatro velas. Em cada domingo do Advento, acende-se uma das velas.

Na primeira, recorda-se a promessa da vinda do Salvador. Na segunda, elevamos nosso pensamento

Na primeira, recorda-se a promessa da vinda do Salvador. Na segunda, elevamos nosso pensamento para a fé na esperança de salvação, anunciada pelos profetas. Na terceira, consideramos a realização da promessa do Salvador através de Maria. Na quarta, exultamos de alegria acendendo as quatro velas, símbolos de nossa fé em Jesus Cristo, luz que vem para iluminar o mundo!

Leituras da Liturgia Eucarística: Is 7, 10 -14 Sl 23 Rm 1, 1 -7

Leituras da Liturgia Eucarística: Is 7, 10 -14 Sl 23 Rm 1, 1 -7 Mt 1, 18 -24

Evangelho - Mt 1, 18 -24 A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria,

Evangelho - Mt 1, 18 -24 A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo.

Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e

Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo de seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. Quando acordou, José fez como o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.

Vivenciando. . . Maria, noiva de José Depois de ter apresentado os ascendentes de

Vivenciando. . . Maria, noiva de José Depois de ter apresentado os ascendentes de José, esposo de Maria, o evangelista S. Mateus fala do nascimento de Jesus. Todos foram gerados de modo natural e ordinário. Jesus nasceu de modo singular e prodigioso. Entre os hebreus, com o noivado, o noivo e a noiva já estavam legalmente unidos em verdadeiro matrimônio.

Maria e José não eram simples noivos no sentido de hoje. Durante o noivado,

Maria e José não eram simples noivos no sentido de hoje. Durante o noivado, a noiva que não fosse viúva ficava ainda um ano na casa de seus pais, embora já pertencesse ao esposo. Só depois desse noivado é que o esposo a levava para sua casa e era celebrada a festa das núpcias.

Maria, grávida de Jesus Maria ficou grávida por obra do Espírito Santo, antes de

Maria, grávida de Jesus Maria ficou grávida por obra do Espírito Santo, antes de morar com José. Portanto, já eram noivos. Isso quer dizer que o fato se deu antes da realização do casamento propriamente dito. A concepção do Verbo Divino se realizou por obra do Espírito Santo. Dele provêm as manifestações de caridade e santificação.

Percebendo que Maria estava grávida, José não podia pensar mal dela, pois conhecia a

Percebendo que Maria estava grávida, José não podia pensar mal dela, pois conhecia a pureza e a virtude que sua noiva possuía. Contudo, não encontrando explicação para o fato, José queria abandoná-la secretamente. Com essa solução, pensava manter a própria honra e a de Maria.

José, homem justo A atitude nobre de José, diante de um fato estranho e

José, homem justo A atitude nobre de José, diante de um fato estranho e misterioso, é considerada como atitude de um homem justo. Foi justo porque orientou sua vida conforme a vontade de Deus. Foi justo porque cumpriu a lei com coração alegre. Foi justo porque sábio e bondoso. Foi agradável a Deus.

Surge o Anjo do Senhor José procurava uma solução para o problema e queria

Surge o Anjo do Senhor José procurava uma solução para o problema e queria resolvê-lo do modo mais secreto possível. Como homem virtuoso, quer fazer justiça e para consegui-la age com prudência. Enquanto imaginava uma solução, o Anjo do Senhor veio até ele em sonho e a situação foi esclarecida.

O Anjo revela que Maria terá um filho. O nome dele será Jesus e

O Anjo revela que Maria terá um filho. O nome dele será Jesus e ele salvará o povo. José fica sabendo que sua esposa é a Virgem privilegiada, anunciada pelo profeta Isaías (7, 14). São José não foi pai de Jesus segundo a natureza ou geração, não foi pai verdadeiro. Foi pai adotivo.

Jesus Salvador! Isaías profetizara que Maria teria um filho, cujo nome seria designado por

Jesus Salvador! Isaías profetizara que Maria teria um filho, cujo nome seria designado por Deus. Este nome foi revelado a José. “Jesus” é palavra hebraica e significa: Deus é salvação, Deus é auxiliador e salvador, Deus é redentor. Jesus é o portador da salvação. Ele salvará o povo de seus pecados.

Jesus é o portador da salvação. Ele salvará o povo de seus pecados. O

Jesus é o portador da salvação. Ele salvará o povo de seus pecados. O Filho de Deus se fez homem para nos salvar, para nos redimir do pecado e nos reconquistar a Felicidade eterna. “Deus se fez homem - escreve Santo Agostinho - para que o homem se tornasse Deus!” Jesus assumiu nossa natureza humana para que ela fosse nele imortalizada. Por meio dele nós nos tornamos imortais.

Emanuel= Deus conosco! O profeta anunciou que a Virgem conceberá e dará à luz

Emanuel= Deus conosco! O profeta anunciou que a Virgem conceberá e dará à luz um filho. O nome desse filho é Emanuel, que significa “Deus Conosco”. Esse nome traz em si todo o significado do acontecimento. Na realidade, pela Encarnação, Deus está conosco, o Verbo de Deus habita e se comunica com os seres humanos. Jesus é o Verbo de Deus feito homem, o Emanuel. Em Jesus, Deus está conosco porque assumiu nossa natureza, porque é senhor de todos e permanece conosco, de modo especial na Eucaristia.

A figura de José, noivo de Maria, não está a par do mistério da

A figura de José, noivo de Maria, não está a par do mistério da encarnação. Notando que Maria está grávida, perturba-se. Conhece a santidade de Maria e dela não duvida. Encontrase diante de um mistério e não encontra explicação. Deus se faz presente e revela a José o que está acontecendo. José crê. Crê em Deus e naquilo que ele manifesta. Demonstrando essa fé, dá condições para que se realize a santa vontade de Deus. José era um homem justo e, por vontade de Deus, passa por uma provação.

Em José nos espelhamos Deus serve-se da dor e tribulação para nos provar. São

Em José nos espelhamos Deus serve-se da dor e tribulação para nos provar. São meios de purificação. Muitas vezes Deus permitirá que o mundo não nos compreenda. Que até os bons duvidem de nossa retidão, de nosso zelo, de nossa boa vontade. Diante disso, confiemos no Senhor! Assim como falou a José, um anjo de Deus fala dentro de nós, pela voz de nossa consciência. Saibamos ouvir. Haverá sempre paz em nossa vida, se procurarmos ouvir sempre a voz de nossa consciência. Renovemo-nos. . . porque é quase Natal!

TESTEMUNHANDO. . . - Já é Natal em seu coração? - Sua presença é

TESTEMUNHANDO. . . - Já é Natal em seu coração? - Sua presença é a presença de Cristo em seu mundo? - Você deixa Cristo renascer em sua vida? - O que sua comunidade faz de especial neste tempo? - Que significa José para você?

CRÉDITOS Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues Formatação: Ana Almada Música: Kenny

CRÉDITOS Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues Formatação: Ana Almada Música: Kenny G - Miracles Ilustrações: da Internet www. aparecidadasaguas. com vivencias@aparecidadasaguas. com © direitos reservados ©