Universidade Federal do Paran UFPR Centro de Estudos

  • Slides: 6
Download presentation
Universidade Federal do Paraná – UFPR Centro de Estudos do Mar – CEM Setor

Universidade Federal do Paraná – UFPR Centro de Estudos do Mar – CEM Setor Litoral Bloco 8 de Power Points APRESENTAÇÃO EM EVENTOS Grupo de Pesquisa: Educação e Emancipação da Ciência e da Tecnologia Laboratório Educação e Emancipação – LEEMA Apresentação 8. 6. 2 Abordagem de Ciência amparada na Fenomenologia Schiller-Goethiana. Prof. Dr. Ernesto Jacob Keim Praia de Leste e Matinhos, PR Março de 2020 ernestojacobk@gmail. com

UNIVILLE 18 de março de 2020 ABORDAGEM de ciência amparada na fenomenologia Schiller-Goethiana 1

UNIVILLE 18 de março de 2020 ABORDAGEM de ciência amparada na fenomenologia Schiller-Goethiana 1 - O que vem a ser Fenomenologia Schiller-Goethiana. 2 - Diferenciar Investigação Científica como postura de Pesquisa amparada em metodologia. 3 - Ciência como linguagem a favor da Emancipação da Vida ou da Barbárie. 4 - Ciência e ética e estética – Ciência e Arte como manifestação a favor da Emancipação da Vida 5 - Abordagem Schiller-Goethiana de ciência (Paranauê)

A Complexidade Ambiental, e a vida com Dignidade Toda ação que ocorre como relação

A Complexidade Ambiental, e a vida com Dignidade Toda ação que ocorre como relação entre diferentes elementos, que interajam entre si, de forma simultânea e concomitante, é considerada como complexa. Partindo dessa premissa, todas as ações que ocorrem no âmbito da vida e dos diferentes ambientes da biosfera, podem ser considerados como ações complexas e pelo fato de estarem em permanente processo eco-reorganizativo (desorganizativo/organizativo), apresentam um complexo e dinâmico equilíbrio ou harmonia, os quais se caracterizam como processo de equivalência de tensões que estão presentes em todas as dimensões cósmicas. Assim a vida e as relações ambientais estão sempre em processo dinâmico de mudanças que podem ser considerados como infinitas e eternas, pois não se tem possibilidade de estabelecer o início e o final desses processos. Com essa posição questionamos a referência, de a vida se realizar com base na auto organização.

ABORDAGEM DE INVESTIGAÇÃO E PESQUISA CIENTÍFICA NO CONTEXTO PARANAUÊ COMO POSTURA PESSOAL do INVESTIGADOR

ABORDAGEM DE INVESTIGAÇÃO E PESQUISA CIENTÍFICA NO CONTEXTO PARANAUÊ COMO POSTURA PESSOAL do INVESTIGADOR E do PESQUISADOR: Mergulhar em si e se ver na investigação e pesquisa; Abrir-se para a intuição e percepção acurada; Compreender-se em processo de metamorfose; Ser sereno para incluir, perceber e contextualizar; Refinar os sentidos e sentimentos. COMO POSTURA INVESTIGATIVA do PESQUISADOR: A investigação complexificação e não simplificação. Tempo, espaço e conhecimento como referencial para: Superar as percepções sensoriais que se manifestam como aparências e potencias. Compreender a historicidade, a cultura e a cosmovisão do tema em estudo. Identificar o ritmo e intensificação que caracterizam as metamorfoses. COMO RESPONSABILIDADE INVESTIGATIVA ASSUMIDA PELO INVESTIGADOR E PESQUISADOR: Compreender a responsabilidade, inerente à pesquisa, mediadas pela consciência crítica, ao lidar com a política e a ideologia próprias das investigações, referenciando-as em tríades e não em dualidades. Prerrogativas para a Pesquisa Como Postura Pessoal Como Postura Investigativa SINTONIA COM O TEMA mediado por: INTENSIFICAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO E RITMO Como Responsabilidade Investigativa Como atitude na Dinâmica Investigativa COMO DIN MICA DA PESQUISA CONDUZIDA PELO PESQUISADOR: Agir na pesquisa como processo interativo que pode promover: Diversidade de abordagens teóricas simultaneamente ou não; Metamorfoses caracterizadas como incompletas, inconclusas e inacabadas; Relação de materialidade, imaterialidade e não materialidade; Encontros complexos com múltiplas abordagens e abrangências; Aprimoramento de percepção dos ritmos, das sensibilizações e da intensificação do tema e de seus correlatos.

ABORDAGEM DE INVESTIGAÇÃO E PESQUISA CIENTÍFICA NO CONTEXTO PARANAUÊ Prerrogativas para a Pesquisa Como

ABORDAGEM DE INVESTIGAÇÃO E PESQUISA CIENTÍFICA NO CONTEXTO PARANAUÊ Prerrogativas para a Pesquisa Como Postura Pessoal Como Postura Investigativa Como Responsabilidade Investigativa SINTONIA COM O TEMA mediado por: INTENSIFICAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO E RITMO Como Atitude na Dinâmica Investigativa A INVESTIGAÇÃO COMO AÇÃO OBJETIVA TEORIA FUNDAMENTAL (o que já é conhecido) O QUE BUSCAMOSS (o problema) O QUE SUSPEITAMOS QUE ARGUMENTOS ACRESCENTAMOS AO JÁ CONHECIDO O QUE OBSERVAMOS E DEDUZIMOS Nuvens que se encontram e se somam e interagem entre si. Essas nuvens estão interligadas por curvas espirais andinas, sem estabelecer uma sequencia diretiva e pré estabelecida. Durante o processo investigativo as interações se retraem e se ampliam em ritmo complexo e caótico. Prof. Dr. Ernesto Jacob Keim Prof. Dr. Jonas Bach Jr.

que se mostram alinhadas com os poderes dominantes, ou seja: Consciência Asséptica, Romântica, Alienada,

que se mostram alinhadas com os poderes dominantes, ou seja: Consciência Asséptica, Romântica, Alienada, Ingênua e a Mítica; e as consciências alinhadas como posturas de resistência ou seja: consciência crítica e fenomenológica. Segundo Ernesto Keim com base em Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire (2011) a consciência Asséptica está vinculada ao fato de as ações humanas com matriz em poder apontam para condutas edificantes e bem intencionadas, as quais sempre prevaleceram diante de ações negativas ou mal intencionadas. A consciência Romântica baseia-se que todo e qualquer fato por mais negativo ou improdutivo que possa ser, tudo dará certo no final das contas, isto é, que todo e qualquer processo ou circunstância desfavorável voltará a seu estado de origem, como a Síndrome da Cinderela, a qual sempre terá um final feliz. A consciência Alienada, não acredita que uma determinada situação contrária a suas convicções possa ocorrer, apesar de estar acontecendo diante de “seus olhos”, mas sua percepção é desfocada da realidade. A consciência dita como Ingênua, se dá quando a pessoa tem plena convicção de estar mergulhada em um contexto no qual prevalece tudo como deve ser estando tudo estabelecido por uma ordem estabelecida e imutável. A consciência Mítica, possui uma concepção alegórica de que fatos e ações já consumadas pela racionalidade, serão alteradas por algo transcendente e que está acima de tudo e todos.