Unidade 3 Foras Movimentos e Energia Unidade 3

  • Slides: 12
Download presentation
Unidade 3 Forças, Movimentos e Energia

Unidade 3 Forças, Movimentos e Energia

Unidade 3 Forças, Movimentos e Energia 3. 5 Trabalho de uma força

Unidade 3 Forças, Movimentos e Energia 3. 5 Trabalho de uma força

F deslocamento d Quando uma força atua sobre um objeto, podem ocorrer transferências de

F deslocamento d Quando uma força atua sobre um objeto, podem ocorrer transferências de energia que levam à variação da energia do objeto. Neste caso, o rapaz aplica uma força sobre a caixa, fazendo-a mover-se.

F deslocamento d A força aplicada pelo rapaz transfere energia para a caixa. À

F deslocamento d A força aplicada pelo rapaz transfere energia para a caixa. À energia transferida entre sistemas por atuação de uma força, dá-se o nome de trabalho (W).

Nem todas as forças são capazes de realizar trabalho: F F A força exercida

Nem todas as forças são capazes de realizar trabalho: F F A força exercida pelo adulto provoca o deslocamento da bicicleta. O atleta exerce uma força para manter os halteres na mesma posição, mas não os desloca. A força transfere energia para a bicicleta e, por isso, realiza trabalho. A força não transfere energia para os halteres e, por isso, não realiza trabalho. Uma força realiza trabalho sobre um corpo apenas se for responsável pelo deslocamento do corpo.

N deslocamento d P Na caixa em movimento atuam várias forças em simultâneo: o

N deslocamento d P Na caixa em movimento atuam várias forças em simultâneo: o peso (P) e a força de reação normal (N), ambas perpendiculares ao deslocamento. Estas forças não transferem nem retiram energia ao corpo; por isso, não são responsáveis pelo deslocamento. Estas forças não realizam trabalho sobre o corpo.

F N deslocamento d P Na caixa em movimento atuam várias forças em simultâneo:

F N deslocamento d P Na caixa em movimento atuam várias forças em simultâneo: a força (F) exercida pelo rapaz, com a mesma direção e sentido do deslocamento. Esta força transfere energia para o corpo, contribuindo para o deslocamento efetuado. Como esta força transfere energia para o corpo, diz-se que realiza um trabalho potente.

F N deslocamento d Fa P Na caixa em movimento atuam várias forças em

F N deslocamento d Fa P Na caixa em movimento atuam várias forças em simultâneo: a força de atrito (Fa), com a mesma direção, mas sentido oposto ao do deslocamento. Esta força leva a que o corpo ceda energia, opondo-se ao deslocamento. Como esta força leva o corpo a ceder energia, diz-se que realiza um trabalho resistente.

F N deslocamento d Fa P No que toca às forças que têm a

F N deslocamento d Fa P No que toca às forças que têm a mesma direção do deslocamento, o trabalho (W) pode ser calculado da seguinte forma: Trabalho resistente (ex. : WFa) W=–Fxd W – trabalho realizado pela força (J); F – intensidade da força (N); d – deslocamento do corpo (d). Trabalho potente (ex. : WF ) W=Fxd O trabalho (W) é uma medida de transferência de energia e é expressa em joule (J).

F N deslocamento d Fa P No que toca às forças que têm a

F N deslocamento d Fa P No que toca às forças que têm a mesma direção do deslocamento, o trabalho (W) pode ser calculado da seguinte forma: Trabalho resistente (ex. : WFa) W=–Fxd W – trabalho realizado pela força (J); F – intensidade da força (N); d – deslocamento do corpo (d). Trabalho potente (ex. : WF ) W=Fxd Por convenção, diz-se que o trabalho resistente é negativo, enquanto o trabalho potente é positivo.

F N deslocamento d Fa P No que toca às forças que têm a

F N deslocamento d Fa P No que toca às forças que têm a mesma direção do deslocamento, o trabalho (W) pode ser calculado da seguinte forma: Trabalho resistente (ex. : WFa) W=–Fxd W – trabalho realizado pela força (J); F – intensidade da força (N); d – deslocamento do corpo (d). Trabalho potente (ex. : WF ) W=Fxd Quanto maior é a intensidade da força e o deslocamento efetuado, maior é a quantidade de energia transferida entre sistemas por realização de trabalho.

Conclusão À energia transferida entre sistemas por atuação de uma força, dá-se o nome

Conclusão À energia transferida entre sistemas por atuação de uma força, dá-se o nome de trabalho (W). O trabalho de uma força é potente quando esta transfere energia para o corpo. O trabalho de uma força é resistente quando esta leva o corpo a ceder energia.