PROCESSOS DE FORMAO DE PALAVRAS PROFESSORA VIVIAN VENTURA

  • Slides: 13
Download presentation
PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS PROFESSORA VIVIAN VENTURA

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS PROFESSORA VIVIAN VENTURA

DERIVAÇÃO Derivação é o processo de formação de palavras que ocorre a partir de

DERIVAÇÃO Derivação é o processo de formação de palavras que ocorre a partir de uma palavra primitiva. Em língua portuguesa, há cinco tipos de derivação: sufixal, prefixal, parassintética, imprópria e regressiva.

Derivação sufixal acrescenta-se o elemento sufixo a uma palavra primitiva. Observe.

Derivação sufixal acrescenta-se o elemento sufixo a uma palavra primitiva. Observe.

Derivação prefixal Nesse caso, acrescenta-se o elemento prefixo a uma palavra primitiva. Veja.

Derivação prefixal Nesse caso, acrescenta-se o elemento prefixo a uma palavra primitiva. Veja.

Derivação parassintética acrescenta-se, ao mesmo tempo, um sufixo e um prefixo a uma palavra

Derivação parassintética acrescenta-se, ao mesmo tempo, um sufixo e um prefixo a uma palavra primitiva. Veja os exemplos.

Derivação imprópria Esse tipo de derivação ocorre quando uma palavra muda de classe gramatical,

Derivação imprópria Esse tipo de derivação ocorre quando uma palavra muda de classe gramatical, mas sem alterar sua forma e, geralmente, por meio da substantivação de outras classes de palavras. Veja o exemplo.

Derivação regressiva Esse tipo de derivação consiste na redução da palavra derivante, isto é,

Derivação regressiva Esse tipo de derivação consiste na redução da palavra derivante, isto é, a palavra que se forma é menor que a original. Observe:

COMPOSIÇÃO No processo de composição há a união de duas ou mais palavras. A

COMPOSIÇÃO No processo de composição há a união de duas ou mais palavras. A composição pode se dar por justaposição ou aglutinação. Justaposição: duas ou mais palavras se juntam sem sofrer alteração. Aglutinação: duas ou mais palavras se juntam, sofrendo alteração.

ONOMATOPEIA As onomatopeias são palavras imitativas que buscam reproduzir de forma aproximada um som

ONOMATOPEIA As onomatopeias são palavras imitativas que buscam reproduzir de forma aproximada um som ou ruído: de um objeto, de um ser vivo, de um fenômeno natural, dentre outros. Veja alguns exemplos: tique-taque (som de relógio); miau (som do miado de gato).

ABREVIAÇÃO A abreviação é um dos processos de redução em que grafamos algumas sílabas

ABREVIAÇÃO A abreviação é um dos processos de redução em que grafamos algumas sílabas de palavras. Veja os exemplos: pneumático – pneu; motocicleta – moto; metropolitano – metrô; fotografia–foto; telefone – fone.

SIGLA A sigla é uma palavra formada pelas iniciais de um longo título. Em

SIGLA A sigla é uma palavra formada pelas iniciais de um longo título. Em relação à grafia, usam-se todas as letras em maiúsculas se a sigla tiver até três letras ou se tiver mais letras e sua leitura for soletrada: OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Mas se a sigla tiver mais de três letras e for pronunciada como uma palavra, apenas a primeira letra é grafada com maiúscula: Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Abreviatura Diferentemente da abreviação, as abreviaturas são reduções de palavras ou locuções na língua

Abreviatura Diferentemente da abreviação, as abreviaturas são reduções de palavras ou locuções na língua escrita por meio de letras ou sílabas seguidas de ponto-final abreviativo. Exemplos:

Hibridismo O hibridismo é um processo de formação de palavras com elementos de línguas

Hibridismo O hibridismo é um processo de formação de palavras com elementos de línguas diferentes. Existem muitas palavras na língua portuguesa que foram criadas por esse processo e já se consolidaram no nosso idioma. Veja os exemplos, a seguir, observando a origem de cada elemento das palavras.