Exerccios de fixao unidade 7 PROFESSORA VIVIAN VENTURA

  • Slides: 7
Download presentation
Exercícios de fixação – unidade 7 PROFESSORA VIVIAN VENTURA

Exercícios de fixação – unidade 7 PROFESSORA VIVIAN VENTURA

LEIA O TEXTO – DEUS QUER OTIMISMO Procópio acordava cedinho, abria a janela, exclamava:

LEIA O TEXTO – DEUS QUER OTIMISMO Procópio acordava cedinho, abria a janela, exclamava: – Que dia maravilhoso! O dia mais belo da minha vida! Às vezes, realmente, a manhã estava lindíssima, porém outras vezes a natureza mostrava-se carrancuda. Procópio nem reparava. Sua exclamação podia variar de forma, conservando a essência: – Estupendo! Sol glorioso! Delícia de vida! Choveu o mês inteiro e Procópio saudou as trinta e uma cordas-d’água com a jovialidade de sempre. Para ele não havia mau tempo. A família protestava contra a sua disposição fagueira e inalterável. A população erguia preces ao Senhor, rogando que parasse com o dilúvio. Um dia Procópio abriu a janela e foi levado pelas águas. Ia exclamando: – Sublime! Agora é que sinto realmente a beleza do bom tempo integral! O azul é de Sèvres! Chove ouro líquido! Sou feliz! Os outros, que não acreditavam nisto, submergiram, mas Procópio foi depositado na crista de um pico mais alto que o da Neblina, onde faz sol para sempre. Merecia. Carlos Drummond de Andrade

Questão 1 Para indicar sua alegria com a vida, a personagem principal do texto

Questão 1 Para indicar sua alegria com a vida, a personagem principal do texto utiliza diversas ferramentas gramaticais ao construir seu discurso. Indique dois recursos linguísticos empregados por Procópio que explicitem esse comportamento, retirando dois exemplos diferentes de cada um deles. R: O uso de exclamações, interjeições e adjetivações.

Questão 2 a) Indique a ideia representada pelo sufixo de diminutivo na palavra “cedinho”.

Questão 2 a) Indique a ideia representada pelo sufixo de diminutivo na palavra “cedinho”. Ideia de muito cedo. b) No processo de formação de palavras, o acréscimo do sufixo “mente” a um adjetivo, como no caso de feliz + mente = felizmente, faz com que esta palavra mude de classe e se transforme em advérbio.

Questão 3 Indique os elementos mórficos das seguintes palavras. a) acordava – - acord

Questão 3 Indique os elementos mórficos das seguintes palavras. a) acordava – - acord (radical) + - a (vogal temática) + - va (desinência verbal modo-temporal). b) azul – radical c) tempo – - temp (radical) + - o (vogal temática) d) Penso – - Pens (radical)+ - o (desinência verbal 1ª pessoa do singular do presente do modo indicativo). Na palavra inalterável, o elemento mórfico em destaque é um prefixo e acrescenta ao radical o sentido de negação.

Questão 4 Considere as palavras abaixo. Assinale a alternativa em que não ocorre duas

Questão 4 Considere as palavras abaixo. Assinale a alternativa em que não ocorre duas palavras cognatas. a) Vidente – vida. b) Pedra – pedregulho. c) Felicidade – infelicidade.

Questão 5 Analise as alternativas abaixo e verifique se estão corretas ou incorretas. a)

Questão 5 Analise as alternativas abaixo e verifique se estão corretas ou incorretas. a) Na palavra meninas, temos: menin (radical) + a (desinência nominal de gênero) + s (desinência nominal de número). b) Na forma verbal estudamos, temos estud (radical) + a (vogal temática) + mos (desinência verbal número-pessoal). c) Na forma verbal amava, temos: am (radical) + a (vogal temática) + va (desinência verbal modo-temporal). d) Na palavra menino, o elemento mórfico em destaque é uma vogal temática.