Piaget Vygotsky e Wallon Profa Dra Mara Fernanda

  • Slides: 8
Download presentation
Piaget, Vygotsky e Wallon Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz

Piaget, Vygotsky e Wallon Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz

WALLON 1879 – 1962 PIAGET 1896 – 1980 Origem interna é biológica, e externa

WALLON 1879 – 1962 PIAGET 1896 – 1980 Origem interna é biológica, e externa é afetiva. Do estado orgânico para o cognitivo racional através do coletivo. A afetividade faz a criança emergir do mundo orgânico para conceitos coletivos. Afetividade é o motor do movimento e aproxima-se com o desenvolvimento gnósico. A inteligência do adulto é diferente da criança de forma qualitativa, a criança é inteligente ao seu modo. As emoções são responsáveis pelas aprendizagens (envolvimento). O ato mental se estabelece por atos motrizes, ação=pensamento Desenvolvimento mental se dá em acordo com períodos de idade, estágios. 04 estágios: sensoriomotor (0 a 2 anos), pré-operacional (2 a 7 anos), operações concretas (7 a 11 anos) e operações formais (11 anos em diante). Os estágios são em ordem seqüencial e seguem uma ordem preestabelecida. O processo da aprendizagem segue o do desenvolvimento. Independência entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem. Linearidade, continuidade e progressividade do desenvolvimento. Afetividade é destaque no desenvolvimento cognitivo. O jogo é o desenvolvimento da moral coletiva. Os padrões intelectivos seguem os motivos afetivos, alavancas do processo. VYGOTSKY 1896 – 1934 O processo relacional é a tônica do desenvolvimento humano Crença no método genético. Diferenças qualitativas entre o adulto e a criança. Os processos mentais resultam da inter-relação dos fatores internos e externos. A aprendizagem abre uma ilimitada gama de novas possibilidades mentais. Dois níveis de desenvolvimento – o real e o potencial. A Zona Proximal é o nível de desenvolvimento social. São as comunicações entre aquilo o que a criança já sabe e aquilo o que pode vir a saber. O jogo cria novas zonas proximais na criança. Ao interagir o adulto empresta novas capacidades às crianças. A ação surge no social, para depois se tornar movimento.

WALLON 1879 – 1962 Os processos superiores são arrolados através da afetividade, pelo caráter

WALLON 1879 – 1962 Os processos superiores são arrolados através da afetividade, pelo caráter contagioso e coletivo. A percepção se dá com as experiências do movimento. O jogo infantil coletivo, antes da escola, desperta a atenção e a concentração. Os processos do pensamento e da linguagem acontecem no coletivo. A linguagem é a expressão e estrutura do pensamento. Dois tipos de pensamento o Sincrético e o Categorial. O primeiro confunde sentimentos afetivos com os objetivos. O segundo forma categorias apoiadas sob um fundo simbólico estável. PIAGET 1896 – 1980 Ênfase na descoberta daquilo o que as crianças já tem, capacidades inatas. Crença no fato de que as crianças já nascem com diferentes capacidades intelectuais. O pensamento é concomitante a ação, ao agir pensa. Fala egocêntrica – posição genética e estrutural para a fala voluntária e para o pensamento. Subdivide a fala infantil em fala egocêntrica e fala socializada, ambas de origem biológica. Dualização entre o consciente e o inconsciente. o consciente é reconhecido como pensamento dirigido e social, o inconsciente como autista e individual. VYGOTSKY 1896 – 1934 Os processos psicológicos superiores tem sua origem no coletivo. Os processos mentais podem ser entendidos somente mediante a compreensão dos instrumentos e signos que atuam como mediadores. O pensamento e a linguagem nascem a partir do complexo das interrelações. A fala primitiva da criança é essencialmente social. A função da fala é a comunicação com o outro. A fala egocêntrica é a origem da fala interior e do pensamento. Subdivide a fala infantil em fala egocêntrica e fala comunicativa, ambas de origem social: a primeira como estabelecimento primitivo do pensamento e a segunda como necessidade de comunicação.

PIAGET Desenvolvimento WALLON • Sensório- motor • Estágio impulsivo • Pré-operatório emocional • Operações

PIAGET Desenvolvimento WALLON • Sensório- motor • Estágio impulsivo • Pré-operatório emocional • Operações • Estágio sensórioconcretas motor e projetivo • Operações • Estágio do formais Personalismo Desenvolvimento • Estágio Categorial mental dá-se • Estágio da espontaneamen Adolescência te a partir de As trocas relacionais suas da criança com os potencialidades outros são e da sua fundamentais para interação com o o desenvolvimento meio da pessoa. VYGOTSKY Zona de Desenvolviment o Real, Potencial e Proximal O conhecimento tem gênese nas relações sociais, sendo produzido na intersubjetividad e e marcado por condições culturais, sociais e históricas.

LINGUAGEM PIAGET WALLON Desenvolvimento linguístico depende do desenvolvimento da inteligência A linguagem tem um

LINGUAGEM PIAGET WALLON Desenvolvimento linguístico depende do desenvolvimento da inteligência A linguagem tem um papel decisivo no processo de identificação e localização dos objetos, pois instrumenta a criança a focalizar o objeto num conjunto perceptivo e a compará-lo a objetos semelhantes, ultrapassando sua impressão presente VYGOTSKY Principal instrumento simbólico de representação da realidade, desempenha papel fundamental

PIAGET APRENDIZAGEM Aprendizage m, se dá por assimilaç ão e acomod ação. WALLON Caracteriza-se

PIAGET APRENDIZAGEM Aprendizage m, se dá por assimilaç ão e acomod ação. WALLON Caracteriza-se pelo sincretismo, passando gradativamente para a diferenciação; VYGOTSKY A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação.

PIAGET PENSAMENTO Organização; adaptação; esquemas; assimilação e acomodação. equilíbrio WALLON VYGOTSKY É sincrético. Generalização

PIAGET PENSAMENTO Organização; adaptação; esquemas; assimilação e acomodação. equilíbrio WALLON VYGOTSKY É sincrético. Generalização da O termo se refere à principal linguagem característica do pensamento da criança: a ausência de diferenciação entre os elementos - as informações que ela recebe do meio, as experiências pessoais e as fantasias se misturam. O sincretismo corresponde a um momento da evolução do pensamento humano e possui uma lógica própria, diferente daquela observada na fase adulta, que é marcada pela categorização.

Concluindo • Piaget, Wallon e Vygotsky mostram que o conhecimento se dá a partir

Concluindo • Piaget, Wallon e Vygotsky mostram que o conhecimento se dá a partir do sujeito em sua ação no mundo e conferem a esse processo sujeito-mundo uma dialeticidade ímpar nas teorizações sobre como conhecê-lo.