NATUREZA HUMANA GOVERNO DAS LEIS OU GOVERNO DOS

  • Slides: 12
Download presentation
NATUREZA HUMANA GOVERNO DAS LEIS OU GOVERNO DOS HOMENS. NAYIVE CASTELLANOS VILLAMIL

NATUREZA HUMANA GOVERNO DAS LEIS OU GOVERNO DOS HOMENS. NAYIVE CASTELLANOS VILLAMIL

SOBRE A NATUREZA HUMANA: MORAL E ÉTICA EM MARX, WEBER, DURKHEIM E PARSONS Natureza

SOBRE A NATUREZA HUMANA: MORAL E ÉTICA EM MARX, WEBER, DURKHEIM E PARSONS Natureza humana: Marx e Weber, ao contrário de Durkheim, afirmam que o homem é bom apesar do contexto. Moral e Ética • Marx: fora do sistema capitalista com relações de trabalho igualitárias • Weber: tomando cuidado com os meios no caminho de alcançar os fins • Durkheim: coesão social – diminui a desorganização social. • Parsons: instintos sociedade reprime

KARL MARX (1818 -1883) Visão do autor Negação da existência de moralidade e eticidade

KARL MARX (1818 -1883) Visão do autor Negação da existência de moralidade e eticidade no sistema de produção capitalista. Questão Necessidade de desaparecimento do sistema capitalista para que sejam viáveis as relações morais e éticas pois a moral emana da estrutura. O estado e a família como instituições capitalistas também têm que desaparecer. Atualidade As sociedades se organizam através do trabalho para sobreviver, gerando relações sociais. São essas relações sociais laços de dominação na sociedade contemporânea? Os valores morais predominantes são os da classe dominante? Não progredi a formação de cultura cidadã para p. e. respeitar a fila ou respeitar as sinais de transito, se bem não são mudanças estruturais?

MAX WEBER (1864 -1920) Visão do autor • Monocausalidade não, multicausalidade sim. • A

MAX WEBER (1864 -1920) Visão do autor • Monocausalidade não, multicausalidade sim. • A ética da responsabilidade é a ética do possível, dentro das condições socioeconômicas, ao contrario do que seria a ética da convicção no Marx que para Weber subordina os meios aos fins. • A sociologia weberiana trata as relações humanas como fatos, objetos, como coisas que funcionam no interior da sociedade independente das vontades e da consciência dos atores individualizado • As valorações objeto de analise pertencem ao campo politico e não da ciência. • O que para Marx são as relações materiais que explicam uma vida econômica, para Weber são as concepções do mundo o que a explicam.

MAX WEBER (1864 -1920) Questão O fim justifica os meios? Para Weber não: tem

MAX WEBER (1864 -1920) Questão O fim justifica os meios? Para Weber não: tem que ajustar os fins se os meios geram sofrimento. Para Marx sim: o comunismo justifica a revolução. Como devo agir? Em Weber, a sociologia não pode responder a questão, pois não está em condições de fazer princípio nenhum; só dar conta dos fatos. Marx identifica a sociedade como Sollen e Weber como Sein. Como deve agir o individuo weberiano? agir racionalmente, respeitando as instituições. O individuo weberiano estaria permanentemente em status quo? Se isso gera um individuo normalizado, como agir p. e ante um professor de escola que pune ao aluno porque não pregou na atividade cultural com o argumento que isso gera desorganização e desobediência entre os colegas de aula?

COMO DEVE AGIR O INDIVIDUO WEBERIANO NESSES CONTEXTOS? Como recentemente aconteceu, um casal ao

COMO DEVE AGIR O INDIVIDUO WEBERIANO NESSES CONTEXTOS? Como recentemente aconteceu, um casal ao sair de um evento foi abordado por um ladrão quem assassinou com arma branca à mulher porque colocou resistência, ao ver isto seu esposo conseguiu desarmar ao ladrão e o assassinou; o caso está sendo julgado à luz da causalidade de defesa própria, mas considerando se houve raiva e consciência ao assassinar a seu agressor, poderia ser condenado alguns anos de prisão. Governo das leis ou governo dos homens? Como deve agir o individuo weberiano, quando os fins não justificam os meios, quem em situação laboral deve acatar as instruções do seu chefe embora sejam contraproducentes e ariscadas mas é a única fonte de recursos imediata para sustento dos seus filhos? Ou no caso dos japoneses. . .

ÉMILE DURKHEIM (1858 -1917) Visão do autor Valores materiais (econômicos) e valores ideais (morais,

ÉMILE DURKHEIM (1858 -1917) Visão do autor Valores materiais (econômicos) e valores ideais (morais, religiosos e estéticos). Os valores ideias tem uma qualidade adicional: sua desejabilidade, trata-se de algo valioso mais para além de sua materialidade. não são as condições materiais como falava Marx senão que tem algo mais para além disso a desejabilidade dos valores ideias. A sociologia deve estudar as representações coletivas, como manifestações da realidade socia o sagrado e o profano: Durkheim opõe o profano ao sagrado; para Marx aquilo do sagrado faz parte mas não é a prioridade, para Durkheim a sociedade está acima do individuo e relega o profano priorizando o sagrado. Para Durkheim agir bem significa obedecer bem. O mal faz parte da sociedade humana, portanto a educação moral é importante. Questão Agir conforme à maioria para que essa ação enquadre na generalidade, nos modos de agir institucionalizados, normais. Evitar as excepcionalidades: tipo crime. O individuo como ator isolado é incapaz de produzir fatos sociais. Os fatos sociais impõem ao individuo sua forma de agir e pensar, mesmo que não tenha consciência disso.

ÉMILE DURKHEIM (1858 -1917) A ação normativa pressupõe o conformismo social dos autores? •

ÉMILE DURKHEIM (1858 -1917) A ação normativa pressupõe o conformismo social dos autores? • A solidariedade e a coesão social são as melhores armas contra a desorganização social, a revolução, o suicídio. • Paliativos ante falta de medidas estruturais de mudança? • Se em um momento concreto, a solidariedade vem do individuo, isso pode contribuir na formação de valores ideais e pode ajudar a que o outro individuo tenha uma situação de bem estar, produto dessa solidariedade? • Os indivíduos devem obedecer por convicção interna, por desejar o bem coletivo. Nesse caso estão os jovens soldados que vão ao exercito porque acreditam que podem dar sua vida pela pátria. Só que normalmente são jovens das famílias mais humildes os que prestam esse serviço e não filhos das classes altas.

ÉMILE DURKHEIM (1858 -1917) Se bem a sociedade, para Durkheim, é a realização do

ÉMILE DURKHEIM (1858 -1917) Se bem a sociedade, para Durkheim, é a realização do bem e o individuo a fonte do mal, como evitar esse mal quando o individuo é inerente e não externo a sociedade? Atualidade A Igreja tem representado uma instituição considerada de coesão social, então, isso tem contribuído na formação de valores morais para um conjunto da sociedade que através de praticas coletivas evita que mais pessoas p. e. se suicidem ou é um paliativo onde ante uma situação dramática, que o individuo por mais adaptado socialmente, será egoísta e procurará seu beneficio? É a culpa o motivador das ações do individuo, que trasladam a responsabilidade do Estado para o esforço do individuo? O templo do povo foi uma comunidade religiosa fundada nos anos 50, liderada por Jim Jones

TALCOTT PARSONS (1902 -1979) Visão do autor • É moral toda ação que fortalece

TALCOTT PARSONS (1902 -1979) Visão do autor • É moral toda ação que fortalece o sistema. • Interdisciplinaridade na sociologia. • Sua teoria parsoniana é antimarxista. Questão A moralidade reaparece sob as formulas da moralidade sistêmica. A normatividade é o principio regulador de toda ação social.

TALCOTT PARSONS (1902 -1979) Questão no Heinz, retomada por Kohlberg A essa pregunta Marx

TALCOTT PARSONS (1902 -1979) Questão no Heinz, retomada por Kohlberg A essa pregunta Marx responderia que sendo a natureza do homem boa, o fim justifica os meios. Para Weber que também acredita que a natureza do homem é boa, o fim não justifica os meios porque nesse caso os meios acarretam sofrimento, então os meios tem que se ajustar, aí então tem que procurar outra alternativa para que a esposa não morra. No caso de Durkheim que acredita que o indivíduo carrega o mal e não a sociedade, não seria a ação que enquadre na normalidade, tem que evitar essas excepcionalidades. E para Parsons é valido no sentido que a sociedade é repressora de instintos.

REFLEXÃO Os juízos morais são relativos à cultura e devem ser avaliados acordo com

REFLEXÃO Os juízos morais são relativos à cultura e devem ser avaliados acordo com os meios e o sentido da ação mais do que o conteúdo e a desejabilidade do fim?