Melhoria da ateno ao prnatal e puerprio na

  • Slides: 24
Download presentation
Melhoria da atenção ao pré-natal e puerpério na UBS, no município de Quinze de

Melhoria da atenção ao pré-natal e puerpério na UBS, no município de Quinze de Novembro, RS. Especializando: Dr. Edito Andrés Rodriguez Segura Orientador: Manuel Messias Santos Pelotas 2015

Introdução Os programas do pré-natal e puerpério são importantes porque: Através de eles é

Introdução Os programas do pré-natal e puerpério são importantes porque: Através de eles é possível diminuir a morbimortalidade na gestação e puerpério. Melhora o desenvolvimento e crescimento saudável do bebê. Ajuda a reduzir o baixo peso ao nascer e a mortalidade infantil. Descobre de forma rapida alterações e doenças na gestação e no puerpério. Melhor controle sobre esta população alvo, em todos os aspectos.

Introdução Nossa a UBS é a única estrutura de Serviço primaria à saúde, modalidade

Introdução Nossa a UBS é a única estrutura de Serviço primaria à saúde, modalidade ESF, localizada no centro do município Quinze de novembro, RS. Conta com uma população de 3000 habitantes, na qual predomina o sexo feminino. A maior parte da população é idosa, acima de 50 anos. Predominam as doenças crônicas como DM e HAS. Dispõe de grupos programáticos: crianças, gestantes, hipertensão, diabetes, idosos e saúde mental. Implementa os programas de vacinação, rastreamento de câncer de mama e colo de útero. Constituído por uma equipe de saúde completa.

Introdução Ao início da intervenção os programas de pré-natal e puerpério apresentavam características insatisfatórias:

Introdução Ao início da intervenção os programas de pré-natal e puerpério apresentavam características insatisfatórias: Sem as ficha específica com todos os dados necessários, nem para o grupo de gestantes ou de puérperas. As pastas familiares ou fichas existentes, não constava quase nada da consulta, vacinas, educação em saúde. ganho de peso, altura uterina, fatores de risco e exame físico,

Introdução O programa SISPRENATAL estava deficiente incompleto pela falta de informação e planejamento. e

Introdução O programa SISPRENATAL estava deficiente incompleto pela falta de informação e planejamento. e Era deficiente seguimento em consulta e visitas às puérperas. Pouca educação em saúde acerca de temas importantes para esta população alvo. Não tinha participação do profissional médico nos grupos.

Objetivo geral Dar uma melhora a atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade

Objetivo geral Dar uma melhora a atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade Básica de saúde, do município de Quinze de novembro, Rio Grande do Sul.

Metodologia Para o desenvolvimento dos objetivos específicos, as ações foram pautadas em quatro eixos:

Metodologia Para o desenvolvimento dos objetivos específicos, as ações foram pautadas em quatro eixos: Organização e gestão do serviço. Monitoramento e avaliação. Engajamento público. Qualificação da prática clínica. Cada ação com suas metas a cumprir.

Metodologia Para alcançar as metas e cumprir com os indicadores, a logística foi: Divulgação

Metodologia Para alcançar as metas e cumprir com os indicadores, a logística foi: Divulgação na comunidade. Capacitação dos professionais. Manual do caderno de atenção ao pré-natal baixo peso, MS. Ficha espelho disposta pelo curso de Especialização de saúde da Família. Ficha espelho de vacina e atendimento odontológico. Atualização do SISPRENATAL. Recurso humano(ESF) disponível. Materiais para capacitação do equipe, e das gestantes. Sistema de agendamento de consultas. Protocolos impressos.

Objetivos, metas e resultados. Objetivo 1: Ampliar a cobertura do pré-natal. Meta 1. 1:

Objetivos, metas e resultados. Objetivo 1: Ampliar a cobertura do pré-natal. Meta 1. 1: Alcançar 100% de cobertura do programa de prénatal.

Objetivo, meta e resultados. Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal realizado

Objetivo, meta e resultados. Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal realizado na unidade. Meta 2. 1: Garantir a 100% das gestantes o ingresso no primeiro trimestre da gestação.

Objetivos, metas e indicadores. Meta 2. 2: Realizar pelo menos um exame ginecológico por

Objetivos, metas e indicadores. Meta 2. 2: Realizar pelo menos um exame ginecológico por trimestre em 100% das gestantes.

Objetivo, metas e indicadores. Meta 2. 3: Realizar pelo menos um exame de mamas

Objetivo, metas e indicadores. Meta 2. 3: Realizar pelo menos um exame de mamas em 100% das gestantes.

Objetivos, metas e indicadores. Meta 2. 8: Garantir a 100% das gestantes avaliação da

Objetivos, metas e indicadores. Meta 2. 8: Garantir a 100% das gestantes avaliação da necessidade de atendimento odontológico.

Objetivos, metas e indicadores. Meta 2. 9: Garantir a 100% das gestantes com primeira

Objetivos, metas e indicadores. Meta 2. 9: Garantir a 100% das gestantes com primeira consulta odontológica programática na USB.

Objetivos, metas e indicadores. Objetivo 3: Realizar busca ativa a 100% das gestantes faltosas

Objetivos, metas e indicadores. Objetivo 3: Realizar busca ativa a 100% das gestantes faltosas às consultas de pré-natal. Meta 3. 1: Garantir busca ativa de 100% das gestantes faltosas às consultas.

Objetivos, metas e indicadores. Objetivo 4: Manter registro na ficha de acompanhamento de pré-natal

Objetivos, metas e indicadores. Objetivo 4: Manter registro na ficha de acompanhamento de pré-natal em 100% das gestantes. Meta 4. 1: Garantir registro adequado a 100% das gestantes

Objetivos, metas e indicadores. Objetivo 5: Avaliar risco gestacional a 100% das gestantes Meta

Objetivos, metas e indicadores. Objetivo 5: Avaliar risco gestacional a 100% das gestantes Meta 5. 1: Garantir avaliação de risco gestacional a 100% das gestantes.

Objetivo, metas e indicadores. Objetivo 8: Melhorar a qualidade da atenção às puérperas na

Objetivo, metas e indicadores. Objetivo 8: Melhorar a qualidade da atenção às puérperas na Unidade de Saúde. Meta 8. 3: Realizar o exame ginecológico em 100% das puérperas cadastradas no programa.

Objetivos, metas e indicadores. Objetivo 9: Melhorar a proporção de puérperas faltosas á consulta

Objetivos, metas e indicadores. Objetivo 9: Melhorar a proporção de puérperas faltosas á consulta que receberem busca ativa na UBS. Meta 9. 1: Manter busca ativa do puérpera faltosa do programa a 100% das puérperas.

Objetivos, metas e indicadores. objetivo 10: Melhorar o registro das informações. Meta 10. 1:

Objetivos, metas e indicadores. objetivo 10: Melhorar o registro das informações. Meta 10. 1: Manter registro na ficha de acompanhamento do Programa e prontuário médico em 100% das puérperas.

Resultados - Nos primeiros meses os indicadores estavam abaixo de 60% na maioria dos

Resultados - Nos primeiros meses os indicadores estavam abaixo de 60% na maioria dos indicadores. - A intervenção atingiu as metas propostas para o nosso trabalho, porém os indicadores nem sempre foram os melhores. -Garantimos um melhor controle e seguimento aos programas de pré-natal e puerpério. -A partir do segundo mês aumentamos os percentuais, atingindo 100%.

Discussão Nossa intervenção permitiu o controle e monitoramento das ações, atualização de dados e

Discussão Nossa intervenção permitiu o controle e monitoramento das ações, atualização de dados e melhor capacitação da equipe de trabalho na unidade. Também permitiu ainda mais, propiciar melhor qualidade de vida para a comunidade, com possibilidade de prevenir doenças e riscos à população e lograr uma melhor qualidade de vida. Permitiu também incorporar protocolos e ações à rotina do serviço, para melhorar cada dia mais o funcionamento da equipe e dos serviços médicos.

Reflexão critica - Esta intervenção propiciou mudanças na população sobre estilo de vida populacional,

Reflexão critica - Esta intervenção propiciou mudanças na população sobre estilo de vida populacional, com a melhoria do programa de pré-natal e puerpério acercando-nos mais a um atendimento de qualidade. - Além de que foi possível incrementar os conhecimentos sobre a atenção da saúde da família, tendo em conta os protocolos do MS. - Capacitar a todo o equipe sobre temas de prática clínica para aperfeiçoar o serviço. - Permitiu aos especializados uma aproximação junto à comunidade para conhecer os costumes e saber como modificá-las para seu beneficio.