Mapas Conceituais Aprendizagem significativa aprendizagem significativa os conceitos

  • Slides: 10
Download presentation
Mapas Conceituais

Mapas Conceituais

Aprendizagem significativa aprendizagem significativa - os conceitos que interagem com o novo conhecimento -

Aprendizagem significativa aprendizagem significativa - os conceitos que interagem com o novo conhecimento - base para a atribuição de novos significados; O novo conhecimento - no momento em que passa a ter significado para o aprendiz entra em cena o componente idiossincrático da significação. Aprender significativamente - atribuir significados e estes têm sempre componentes pessoais.

 Aprendizagem mecânica, não significativa – naõ atribuição de significados pessoais, não tece relação

Aprendizagem mecânica, não significativa – naõ atribuição de significados pessoais, não tece relação com o conhecimento preexistente A aprendizagem significativa é o estabelecimento de relações entre ideias, conceitos, proposições já estabelecidos na estrutura cognitiva, relações entre subsunçores. Mapas conceituais foram desenvolvidos para promover a aprendizagem significativa.

A análise do currículo e o ensino sob uma abordagem ausubeliana, em termos de

A análise do currículo e o ensino sob uma abordagem ausubeliana, em termos de significados, implicam 1) identificar a estrutura de significados aceita no contexto da matéria de ensino; 2) identificar os subsunçores (significados) necessários para a aprendizagem significativa da matéria de ensino; 3) identificar os significados preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz; 4) organizar sequencialmente o conteúdo e selecionar materiais curriculares, usando as ideias de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa como princípios programáticos; 5) ensinar usando organizadores prévios, para fazer pontes entre os significados que o aluno já tem e os que ele precisaria ter para aprender significativamente a matéria de ensino, bem como para o estabelecimento de relações explícitas entre o novo conhecimento e aquele já existente e adequado para dar significados aos novos materiais de aprendizagem.

 Mapas conceituais não buscam classificar conceitos, mas sim relacioná-los e hierarquizá-los. Modelo hierárquico

Mapas conceituais não buscam classificar conceitos, mas sim relacioná-los e hierarquizá-los. Modelo hierárquico no qual conceitos mais inclusivos estão no topo da hierarquia (parte superior do mapa) e conceitos específicos - estão na base (parte inferior). O mapeamento conceitual é uma técnica muito flexível e em razão disso pode ser usado em diversas situações, para diferentes finalidades: instrumento de análise do currículo, técnica didática, recurso de aprendizagem, meio de avaliação (Moreira e Buchweitz, 1993).

 Como a aprendizagem significativa implica, necessariamente, atribuição de significados, mapas conceituais, traçados por

Como a aprendizagem significativa implica, necessariamente, atribuição de significados, mapas conceituais, traçados por professores e alunos, refletirão tais significados; Mapas conceituais – tanto do aluno como do professor – têm significados pessoais.

 Mapas conceituais são dinâmicos, estão constantemente mudando no curso da aprendizagem significativa. Se

Mapas conceituais são dinâmicos, estão constantemente mudando no curso da aprendizagem significativa. Se a aprendizagem é significativa, a estrutura cognitiva está constantemente se reorganizando por diferenciação progressiva e reconciliação integrativa e, em consequência, mapas traçados podem alterar seus conceitos.

 “O compromisso docente na promoção da consolidação confere ao processo avaliativo sentido diverso

“O compromisso docente na promoção da consolidação confere ao processo avaliativo sentido diverso daquele que vigeu por muito tempo. Não cumpre ao professor meramente classificar, subordinando e hierarquizando pessoas, mas desvelar dificuldades de aprendizagem manifestas por seus alunos e, a partir delas, tracejar percursos e ações favoráveis ao domínio, à aprendizagem, à superação, ao desenvolvimento. Desse modo, o professor precisa "arregaçar as mangas" e empreender esforços no intuito de promover uma aprendizagem mais e mais significativa, porque fundada na bagagem com que o aluno adentra na sala de aula, porque compromissada com seu preparo para a vida e para o exercício da cidadania”. (SOUZA, BORUCHOVITCH, 2010)

Mapas conceituais e avaliação Sob os olhares de SOUZA e BORUCHOVITCH, (2010) “Os mapas

Mapas conceituais e avaliação Sob os olhares de SOUZA e BORUCHOVITCH, (2010) “Os mapas conceituais são uma excelente estratégia de ensino/aprendizagem, bem como ótima ferramenta avaliativa, uma vez que, no curso de sua estruturação e reestruturação, se manifestam conflitos cognitivos e espaços para a tomada de consciência acerca de discrepâncias, problemas, dificuldades, erros - que, quando analisados, confrontados, discutidos e explorados, se apresentam como espaços de avanços, superações e, por que não, de regulações e autorregulações”. (SOUZA, BORUCHOVITCH, 2010)

Ferramenta avaliativa “Os mapas conceituais possibilitam ao professor e aos alunos a percepção quanto

Ferramenta avaliativa “Os mapas conceituais possibilitam ao professor e aos alunos a percepção quanto à identificação e apropriação dos conceitos mais relevantes em um contexto informacional, à assertividade das relações estabelecidas entre eles, bem como ao delineamento da qualidade das alterações processadas na estrutura cognitiva do aprendente. E, mais importante, tal não advém de uma preocupação com a produção de escores, mas do compromisso formativo de proceder à regulação do ensino - tarefa do professor - e à autorregulação da aprendizagem - ofício do aluno”. (SOUZA, BORUCHOVITCH, 2010)