FSICA PROJETO REVISO 2018 MW TROCA DE CALOR

  • Slides: 18
Download presentation
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2018 MW TROCA DE CALOR SENSÍVEL PROFESSOR JOSÉ LUIZ

FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2018 MW TROCA DE CALOR SENSÍVEL PROFESSOR JOSÉ LUIZ

Calorímetro Recipiente termicamente isolado que evita troca de calor entre o seu conteúdo e

Calorímetro Recipiente termicamente isolado que evita troca de calor entre o seu conteúdo e o meio externo. Em princípio, um calorímetro ideal não deveria trocar calor com os corpos de seu interior, mas na prática isso ocorre. Portanto, em alguns casos, vamos considerar a capacidade térmica do calorímetro no equacionamento da troca de calor. Imagem: Akshat Goel / Creative Commons Attribution-Share Alike 3. 0 Unported

Calorímetro A garrafa térmica é um tipo de calorímetro. Com a finalidade de isolar

Calorímetro A garrafa térmica é um tipo de calorímetro. Com a finalidade de isolar termicamente o conteúdo de uma garrafa térmica do meio ambiente, adotam-se os seguintes procedimentos: • As paredes internas são feitas de vidro, que, por ser mau condutor, atenua a troca de calor por condução; • as paredes internas são duplas, separadas por uma região de vácuo, cuja função é evitar a condução do calor que passa pelas paredes de vidro. Imagem: Henna / Creative Commons Attribution-Share Alike 1. 0 Generic

Calorímetro • O vidro de que são feitas as paredes internas da garrafa é

Calorímetro • O vidro de que são feitas as paredes internas da garrafa é espelhado, para que o calor radiante seja refletido, atenuando assim as trocas por irradiação. • Para evitar as possíveis trocas de calor por convecção, basta fechar a garrafa, pois dessa forma as massas fluidas internas não conseguem sair do sistema. • É evidente que não existe o isolamento térmico perfeito; assim, apesar dos cuidados citados, após um tempo relativamente grande (várias horas), o conteúdo da garrafa térmica acaba atingindo o equilíbrio térmico com o meio ambiente. Imagem: Henna / Creative Commons Attribution. Share Alike 1. 0 Generic A garrafa térmica é um tipo de calorímetro.

Trocas de calor - ∑Q = 0 Aparelho utilizado em laboratório com o objetivo

Trocas de calor - ∑Q = 0 Aparelho utilizado em laboratório com o objetivo de realizar experiências envolvendo trocas de calor entre corpos ou substâncias, evitando a perda de calor.

Trocas de calor Num sistema de vários corpos, termicamente isolados do meio externo, a

Trocas de calor Num sistema de vários corpos, termicamente isolados do meio externo, a soma das quantidades de calor por eles trocados é igual a zero. Para um sistema de n corpos, escrevemos: No caso de o sistema não estar termicamente isolado ou de o calorímetro não ser ideal, devemos levar em conta a troca de calor dos corpos com o ambiente.

Vamos Exercitar?

Vamos Exercitar?

Trocas de calor Um recipiente termicamente isolado contém 500 g de água na qual

Trocas de calor Um recipiente termicamente isolado contém 500 g de água na qual se mergulha uma barra metálica homogênea de 250 g. A temperatura inicial da água é 25, 0°C e a da barra 80, 0°C. Considerando o calor específico da água igual a 1, 00 cal/g. °C, o do metal igual a 0, 056 cal/g. °C e desprezando a capacidade térmica do recipiente, determine a temperatura do equilíbrio térmico.

Exercício 01 Massas iguais de cinco líquidos distintos, cujos calores específicos estão dados na

Exercício 01 Massas iguais de cinco líquidos distintos, cujos calores específicos estão dados na tabela adiante, encontram-se armazenadas, separadamente e à mesma temperatura, dentro de cinco recipientes com boa isolação e capacidade térmica desprezível. Se cada líquido receber a mesma quantidade de calor, suficiente apenas para aquecê-lo, mas sem alcançar seu ponto de ebulição, aquele que apresentará temperatura mais alta, após o aquecimento, será: a) a água. b) o petróleo. c) a glicerina. d) o leite. e) o mercúrio. Tabela Líquido Água Petróleo Glicerina Leite Mercúrio Calor Específico (J/9°C) 4, 19 2, 09 2, 43 3, 93 0, 14

Resolução Resposta: e) o mercúrio: c = 0, 14 J/g. ºC Pela equação geral

Resolução Resposta: e) o mercúrio: c = 0, 14 J/g. ºC Pela equação geral da calorimetria (Qs = m. c. ∆T), percebemos que a variação de temperatura é inversamente proporcional ao calor específico da substância. Ou seja, vai sofrer MAIOR VARIAÇÃO DE TEMPERATURA aquela substância que apresentar MENOR CALOR ESPECÍFICO. Resposta: e)

Exercício 02 Um bloco de massa 2, 0 kg, ao receber toda energia térmica

Exercício 02 Um bloco de massa 2, 0 kg, ao receber toda energia térmica liberada por 1000 g de água que diminuem a sua temperatura de 1°C, sofre um acréscimo de temperatura de 10°C. O calor específico do bloco, em cal/g. °C, é: (Adote: cágua: 1, 0 cal/g. °C) a) 0, 2 b) 0, 1 c) 0, 15 d) 0, 05 e) 0, 01

Resolução Sabemos que: Substituindo os valores, obtemos: Como todo calor liberado pela água vai

Resolução Sabemos que: Substituindo os valores, obtemos: Como todo calor liberado pela água vai ser aproveitado para aquecer o bloco, temos que: Resposta: d)

Exercício 03 Um frasco contém 20 g de água a 0°C. Em seu interior

Exercício 03 Um frasco contém 20 g de água a 0°C. Em seu interior é colocado um objeto de 50 g de alumínio a 80°C. Os calores específicos da água e do alumínio são respectivamente 1, 0 cal/g°C e 0, 10 cal/g°C. Supondo não haver troca de calor com o frasco e com o meio ambiente, a temperatura de equilíbrio dessa mistura será: a) 60°C b) 16°C c) 40°C d) 32°C e) 10°C

Resolução Substituindo os valores, obtemos: Sabemos que: Como não vai haver troca de calor

Resolução Substituindo os valores, obtemos: Sabemos que: Como não vai haver troca de calor com o meio externo, temos que: Resposta: b)

Exercício 04 Quando dois corpos de tamanhos diferentes estão em contato e em equilíbrio

Exercício 04 Quando dois corpos de tamanhos diferentes estão em contato e em equilíbrio térmico, e ambos isolados do meio ambiente, pode-se dizer que: a) o corpo maior é o mais quente. b) o corpo menor é o mais quente. c) não há troca de calor entre os corpos. d) o corpo maior cede calor para o corpo menor. e) o corpo menor cede calor para o corpo maior. Resolução Como os corpos estão em equilíbrio térmico, não vai existir calor, visto que CALOR É A ENERGIA TÉRMICA EM TR NSITO devido a diferenças de temperatura entre os corpos. Resposta: c)

Exercício 05 É preciso abaixar de 3°C a temperatura da água da bacia, para

Exercício 05 É preciso abaixar de 3°C a temperatura da água da bacia, para que o nosso amigo possa tomar banho confortavelmente. Para que isso aconteça, quanto calor deve ser retirado da água? O caldeirão contém 10 kg de água e o calor específico da água é 1 cal/g°C. Imagem: Richfife / Domínio Público a) 20 kcal b) 10 kcal c) 50 kcal d) 30 kcal e) Precisa-se da temperatura inicial da água para determinar a resposta.

Resolução Sabemos que: Da equação geral da calorimetria, temos Substituindo os valores, obtemos: O

Resolução Sabemos que: Da equação geral da calorimetria, temos Substituindo os valores, obtemos: O sinal negativo indica que o calor foi retirado da água. Resposta: d)

BOM ESTUDO!

BOM ESTUDO!