Curso Tcnico em Informtica BOA NOITE TURMA DE

Curso Técnico em Informática

BOA NOITE TURMA DE SUCESSO

Lembrete FALTAR AULA REPROVA!!!!

Preço - Margem de Contribuição - Ponto de Equilíbrio - Margem de Segurança - Markup Divisor - Lei da Oferta e da Procura

Logística - Fornecedor Secundário Fornecedor Primário Indústria Centro de Distribuição Centro Consumidor Final

Definição de Logística É o processo de planejamento, implementação e controle de eficiência, custos efetivos de fluxos e estoque matéria-prima, estoque circulante, mercadorias acabadas e informações relacionadas do ponto de origem ao ponto de consumo com a finalidade de atender aos requisitos dos clientes.

Definição de Logística É o processo de planejamento, implementação e controle de eficiência, custos efetivos de fluxos e estoque matéria-prima, estoque circulante, mercadorias acabadas e informações relacionadas do ponto de origem ao ponto de consumo com a finalidade de atender aos requisitos dos clientes através do físico ou ecommerce

Definição de Logística é um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente pelo menor custo possível. Existe para satisfazer as necessidades dos clientes, facilitando as operações relevantes de produção e marketing

Tipos Modais - Aéreo Ferroviário Hidroviário Marítimo Rodoviário

Curso Técnico em Informática

Lembretes Desligar o celular ou colocar modo silencioso Evitar conversas paralelas Compartilhar informações com a turma Trazer caderno e fazer o máximo de anotações

Organização da Empresa 1 - Administração de Empresas 2 - Segurança no Trabalho 3 - Ética no Trabalho 4 - Técnicas de treinamento


Segurança no Trabalho É o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas e ainda, é o conjunto de atividades relacionadas com a prevenção de acidentes e com a eliminação de condições inseguras de trabalho. (Chiavenato, 1997, pg. 448)

Segurança no Trabalho A implantação de um programa de segurança e saúde do trabalhador deve ser de grande interesse tanto para as Instituições Privadas como Públicas, por ser menos oneroso o investimento educativo e preventivo do que arcar com os afastamentos e aposentadorias precoces. O profissional deve ter a consciência de que também é responsável pela sua segurança e de sua família.

Equipe - Técnico de Segurança no Trabalho Engenheiro de Segurança no Trabalho Médico do Trabalho Enfermeiro do Trabalho CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ØTem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Equipe CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ØTem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A CIPA é composta em empresas a partir de 20 funcionários, isso vai depender do grupo ao qual sua atividade econômica (CNAE) está relacionada.

Importância da Equipe de Segurança no trabalho Além de ser exigido por lei a Segurança do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho.

O que é acidente de trabalho? Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Equiparam-se aos acidentes de trabalho os acidentes que acontecem quando o trabalhador: - Está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho; - Estiver em viagem a serviço da empresa; - Estiver no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa; - Doença profissional (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho; - Doença do trabalho (as doenças causadas pelas condições do trabalho.

Higiene no Trabalho Conceito A higiene do trabalho ou higiene ocupacional é um conjunto de medidas preventivas relacionadas ao ambiente do trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A higiene do trabalho consiste em combater as doenças profissionais.

Higiene no Trabalho Uma das atividades da higiene do trabalho é a análise ergonômica do ambiente de trabalho, não apenas para identificar fatores que possam prejudicar a saúde do trabalhador e no pagamento de adicional de insalubridade/periculosidade, mas para eliminação ou controlar esses riscos, e para a redução do absenteísmo (doença). A capacidade analítica desenvolvida nesse esforço permite ir além, na forma de identificação e proposição de mudanças no ambiente e organização do trabalho que resultem também no aumento da produtividade, e da motivação e satisfação do trabalhador que resultem na redução de outros tipos de absenteísmo que não relacionado às doenças.

Itens Importantes A iluminação, a temperatura e o ruído fazem parte das condições ambientais de trabalho. Uma má iluminação, por exemplo, causa fadiga à visão, afeta o sistema nervoso, contribui para a má qualidade do trabalho podendo, inclusive, prejudicar o desempenho dos funcionários. A falta de uma boa iluminação também pode ser considerada responsável por uma razoável parcela dos acidentes que ocorrem nas organizações.

Higiene no Ambiente • É importante prevenir a entrada e controlar a proliferação de agentes como fungos, bactérias e parasitas no interior das instalações - 24 Horas por dia; • É fundamental garantir protecção a todos quantos apresentam o sistema imunitário diminuído e aos que ainda não tem o seu sistema imunitário desenvolvido; • É prioritário melhorar a consciência cívica relativamente ao papel e importância da Higiene. Cabe aos decisores dar o primeiro passo, estabelecer o exemplo, imprimir o ritmo da mudança. • Sem dúvida que a Saúde e Segurança, passa também pela obtenção de elevados níveis de Higiene nas instalações sanitárias, sendo aconselhável a implementação das seguintes medidas de prevenção: • Limpeza regular estabelecida em função do fluxo de utentes; Instalação de sistemas de Higiene que garantam soluções adequadas de atuação permanente; Contratação de empresas que assegurem profissionais dedicados à manutenção do bom funcionamento dos equipamentos instalados e assegurem uma logística de serviço que aposte no rigor e na garantia de regular reposição dos consumíveis.

Higiene no Ambiente • As tarefas de limpeza não suficientes. Para se conseguir atingir elevados níveis de Higiene, exclusivamente através das operações de limpeza, seria necessário mão de obra permanente, morosa e mais especializada. Seria necessário adoptar práticas de limpeza meticulosas, profundas, extensas. • Essas práticas não poderiam limitar-se ao óbvio e superficial; deveriam incidir nas superfícies que não estão acessíveis, que raramente são sujeitas a operações de limpeza como por exemplo os interiores de sanitas e urinóis. Deveriam ser extensíveis aos puxadores das portas, e outros em geral, aos manípulos das torneiras, aos botões dos elevadores, interruptores, corrimões, etc.

Plano de Aula - Vídeo Importância da Prevenção - Adotar Medidas Preventivas (EPI e NR 17)

Segurança no Trabalho Normas Reguladoras • As Normas Regulamentadoras - NR, , são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. • O não cumprimento das disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho acarretará ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente. • Constitui ato faltoso a recusa injustificada do empregado ao cumprimento de suas obrigações com a segurança do trabalho.

Normas Reguladoras Listas de Normas • • • • NR 01 - Disposições Gerais NR 02 - Inspeção Prévia NR 03 - Embargo ou Interdição NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional NR 08 - Edificações NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais NR 12 - Máquinas e Equipamentos NR 13 - Caldeiras e Vasos de Pressão NR 14 - Fornos NR 15 - Atividades e Operações Insalubres

Normas Reguladoras Listas de Normas • NR 16 - Atividades e Operações Perigosas • NR 17 - Ergonomia • NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção • NR 19 - Explosivos • NR 20 - Líquidos Combustíveis e Inflamáveis • NR 21 - Trabalho a Céu Aberto • NR 22 - Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração • NR 23 - Proteção Contra Incêndios • NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho • NR 25 - Resíduos Industriais • NR 26 - Sinalização de Segurança • NR 27 - Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho no MTB (Revogada pela Portaria GM n. º 262/2008) • NR 28 - Fiscalização e Penalidades • NR 29 - Segurança e Saúde no Trabalho Portuário • NR 30 - Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário

Normas Reguladoras Listas de Normas • NR 31 - Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura • NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde • NR 33 - Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados • NR 34 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval • NR 35 - Trabalho em Altura • NRR 1 - Disposições Gerais (Revogada pela Portaria MTE 191/2008) • NRR 2 - Serviço Especializado em Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural (Revogada pela Portaria MTE 191/2008) • NRR 3 - Comissão Interna De Prevenção De Acidentes Do Trabalho Rural (Revogada pela Portaria MTE 191/2008) • NRR 4 - Equipamento De Proteção Individual - EPI(Revogada pela Portaria MTE 191/2008) • NRR 5 - Produtos Químicos (Revogada pela Portaria MTE 191/2008)

Segurança no Trabalho NR 17 - Ergonomia • 17. 2. Levantamento, Transporte e Descarga Individual de Materiais • 17. 3. Mobiliário dos Postos de Trabalho • 17. 4. Equipamentos dos Postos de Trabalho • 17. 5. Condições Ambientais de Trabalho • 17. 6. Organização do Trabalho • ANEXO I - Trabalho Dos Operadores De Checkout • Anexo II – Trabalho em Teleatendimento/Telemarketing

Segurança no Trabalho EPI

EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Segurança no Trabalho NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade • • • • 10. 1 - Objetivo e Campo de Aplicação 10. 2 - Medidas de Controle 10. 3 - Segurança em Projetos 10. 4 - Segurança na Construção, Montagem, Operação e Manutenção 10. 5 - Segurança em Instalações Elétricas Desenergizadas 10. 6 - Segurança em Instalações Elétricas Energizadas 10. 7 - Trabalhos Envolvendo Alta Tensão (At) 10. 8 - Habilitação, Qualificação, Capacitação E Autorização dos Trabalhadores 10. 9 - Proteção Contra Incêndio e Explosão 10. 10 - Sinalização de Segurança 10. 11 - Procedimentos de Trabalho 10. 12 - Situação de Emergência 10. 13 - Responsabilidades 10. 14 - Disposições Finais Glossário Anexos

Segurança no Trabalho NR 11 – Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais • 11. 1 Normas de Segurança para Operação de Elevadores, Guindastes, Transportadores Industriais e Máquinas Transportadoras • 11. 2 Normas de Segurança do Trabalho em Atividades de Transporte de Sacas • 11. 3 Armazenamento de Materiais • 11. 4 Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Chapas de Mármore, Granito e Outras Rochas • Anexo I

Segurança no Trabalho LEIS TRABALHISTAS Artigo Jurídico
- Slides: 36